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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Médio, 2ª Série Abordagem histórica das lutas

2 Abordagem histórica das lutas

3 Objetivo Possibilitar o conhecimento histórico e a vivência da luta enquanto conhecimento da Cultura Corporal historicamente criada e culturalmente desenvolvida pelo homem, refletindo sobre os seus conceitos, valores, hábitos e atitudes.

4 Recursos sala de aula; data show; computador;
aparelho de som e CD’S de música de capoeira; aparelho de DVD e DVD do filme “Besouro”; TV; quadra ou pátio.

5 Desenvolvimento 1ª aula - Aula expositiva com data show, usando apresentação em PPT sobre “A História das Lutas”. Segue uma sugestão de um traçado histórico sobre as lutas, mas o educador também poderá usar algum outro material semelhante de que disponha e que aborde a mesma temática, como um texto, um filme ou um documentário.

6 Conceito Segundo as OTM (2008), luta é uma forma de expressão corporal que representa vários aspectos da vida do homem. A luta precisa ser compreendida desde a busca pela sobrevivência, no que se refere a sua história- passando pelas esferas sociais, afetivas, religiosas, políticas, econômicas etc.- até uma forma de linguagem transmitida ao ser humano ao longo dos tempos.

7 A história das lutas Pré-História
Os homens, nessa época, utilizavam a luta para brigar pela sua sobrevivência. A luta para eles era o meio mais natural e primitivo de ataque e defesa, sua finalidade era submeter, humilhar e até mesmo eliminar os seus adversários ou animais que representassem perigo (1). Imagem: Tim Ross / Public Domain

8 A Idade Antiga e suas civilizações
Muitas das lutas que nós conhecemos hoje têm as suas raízes na Índia e na China, há aproximadamente 5000 anos atrás. Imagem: Demonstrating Shaolin Gongfu at Daxiangguo Temple / GNU Free Documentation License

9 Em 776 AC, data mais aceita para início dos Jogos Olímpicos na antiga Grécia, já se tem notícia de que as lutas faziam parte dessa competição, eram o boxe, wrestling e pancrácio, que floresceram nessa época. Imagem: Marie-Lan Nguyen / 2007 / Two athletes competing in the pankration / Creative Commons Attribution 2.5 Generic Imagem: MatthiasKabel, Acervo de Uffizi Gallery / Pankratiasten im Bodenkampf / GNU Free Documentation License

10 No ano de 264 AC, nos circos de Roma, aconteciam as lutas dos gladiadores, escravos que lutavam até a morte, para entreter o público. Imagem: Jean-Léon Gérôme, Pollice Verso, 1872, Acervo de Phoenix Art Museum / Public Domain

11 Idade Média No ano 500 dC é criado na China o Templo Shaolin, espaço destinado para o treinamento dos lutadores sob orientação dos monges. A partir do século X, no Japão, surge a figura do Samurai, exímio lutador, que tinha por função principal defender o seu senhor, no tempo do Japão feudal.

12 No século XIV, no Japão, surgem várias escolas de esgrima.
No século XV, China e Japão proibiram o porte de arma, o que levou ao desenvolvimento do combate desarmado, e as lutas que surgiram nessa época foram Jiu Jitsu e o Karatê. No século XV, na Alemanha, Johannes Liechtenauer escreveu um manual de esgrima, baseando-se nos estudos que realizou durante as suas viagens pelo Oriente.

13 Na Itália, em 1410, é escrito Flos Duellatorum por Fiore dei Liberi, manual que documenta técnicas que envolvem o combate corpo a corpo, adaga, espada de uma mão, espada longa, lanças e alabardas, combate com e sem armadura (2). Imagem: Unknown from Germany / "Longsword", a leaf from the "Gladiatoria fechtbuch“ / Public Domain

14 Idade moderna No século XVI, a mão de obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil. Da necessidade de se proteger contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros, os escravos africanos criaram a Capoeira. No século XVI, a esgrima alemã tendeu ao enfoque esportivo da arte marcial (3).

15 No século XVIII, surge, na China, o Kung Fu.
Em 1743, Jack Broughton, um lutador inglês de boxe com as mãos nuas, escreve as primeiras regras do boxe. Em 1750, as técnicas da arte marcial chinesa do Tai Chi Chuan são escritas (4). Imagem: Jgremillot / December / Tai Chi Chuan on the Bund in Shanghai, China / GNU Free Documentation License

16 Idade Contemporânea Surge o Judô em 1882, quando o japonês Jigoro Kano modifica o tradicional Jiu Jitsu. Em 1893, Edward William Barton-Wright viaja para o Japão para estudar o Jiu Jitsu, e cria o Bartitsu. Ao retornar para a Inglaterra, introduz as artes marciais japonesas no Ocidente (4).

17 Em 1896, acontecem os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, e, nessa edição, a luta também fez parte da programação. Em 1896, e de 1904 a 2008, a Luta greco-romana esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos. Em 1896, e de 1904 a 2008, a Luta estilo livre esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos.

18 De 1896 a 2008, a Esgrima esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos.
De 1900 a 1920, o Cabo de guerra esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos. De 1904 a 1908, e de 1920 a 2008, o Boxe esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos.

19 Em 1964, e de 1972 a 2008, o Judô esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos.
De 2000 a 2008, o Taekwondo esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos. Imagem: PASCALOUE / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

20 A capoeira Imagem: Unknown / United States Public Domain

21 2ª e 3ª aula Exibição do filme “Besouro”, que tem com temática a luta brasileira Capoeira. O filme mostra como a capoeira era praticada no início do século XX, faz um resgate da cultura afro-brasileira e aborda a luta/jogo/dança, afetividade/agressividade e o sagrado/ profano. Obs.: O professor poderá usar um outro filme ou documentário que aborde a mesma temática. Após a exibição do filme, propor a vivência da luta capoeira nas aulas práticas de Educação Física.

22 4ª aula Aula prática Antes de começar a prática, organizar os alunos em um grande círculo, e identificar quais são os educandos que já praticaram ou assistiram a alguma exibição de capoeira. Baseando-se na experiência prévia desses alunos, iniciar a aula perguntando: se eles conhecem os estilos da capoeira (angola, regional e contemporâneo); quais são as diferenças básicas existentes entre eles.

23 Conversar um pouco sobre os três estilos.
Mantendo- os na mesma formação, colocar no som uma música de capoeira angola e realizar um alongamento da musculatura das pernas, braços, tronco e um aquecimento das principais articulações. Obs.: Pedir aos alunos que tenham alguma experiência com a luta para ajudar na demonstração didática dos movimentos, caso não haja nenhum, o próprio professor demonstrará.

24 Durante toda a aula prática, usar a música da capoeira angola.
Aprendizado dos movimentos básicos da capoeira: demonstração da ginga; repetição do movimento pelos educandos; demonstração da benção; demonstração da cocorinha;

25 - sequência: ginga/ benção/ ginga/ cocorinha...;
repetição da sequência pelos educandos. Obs.: O tempo de duração e a quantidade de repetições de cada atividade fica a critério do professor, que deverá adequá-las à realidade da sua escola. Avaliação: Reflexão ao final da aula com os educandos, para identificar quais foram as principais impressões que eles tiveram acerca da prática.

26 5ª aula Organizar os alunos em um grande círculo.
Colocar no som uma música de capoeira angola e realizar um alongamento da musculatura das pernas, braços, tronco e um aquecimento das principais articulações . Obs.: Pedir aos alunos que tenham alguma experiência com a luta para ajudar na demonstração didática dos movimentos, caso não haja nenhum, o próprio professor demonstrará.

27 Revisão dos movimentos vivenciados na aula anterior.
Revisão da sequência vivenciada na aula anterior. Formar duplas para realizarem a sequência, um de frente para o outro, simulando uma luta. Trocar as duplas e, passado algum tempo, mais uma vez, trocar as duplas.

28 Formação de um grande círculo com todos os alunos.
Demonstração da negativa. Repetição do movimento pelos educandos. Demonstração da meia lua de frente. Sequência: ginga/ meia lua de frente/ ginga/ negativa... Repetição da sequência pelos educandos.

29 Obs.: O tempo de duração e a quantidade de repetições de cada atividade fica a critério do professor, que deverá adequá-las à realidade da sua escola. Avaliação: Reflexão ao final da aula com os educandos, para identificar quais foram as principais impressões que eles tiveram acerca da prática.

30 6ª aula Organizar os alunos em um grande círculo.
Explicar para que serve cada golpe: movimentação básica - ginga; ataque - benção e a ponteira; defesa - cocorinha e a negativa. Colocar no som uma música de capoeira angola e realizar um alongamento da musculatura das pernas, braços, tronco e um aquecimento das principais articulações .

31 Revisar todos os golpes, enfatizando o papel de cada golpe na capoeira.
Repetição de todos os golpes vivenciados pelos educandos. Agora, com os educandos conscientes do papel de cada golpe da capoeira, formar duplas e repetir as duas sequências aprendidas, simulando uma luta. Trocar as duplas e, passado algum tempo, mais uma vez, trocar as duplas.

32 Obs.: O tempo de duração e a quantidade de repetições de cada atividade fica a critério do professor, que deverá adequá-las à realidade da sua escola. Avaliação: Reflexão ao final da aula com os educandos, para identificar quais foram as principais impressões que eles tiveram acerca da prática.

33 7ª aula Organizar os alunos em um grande círculo.
Falar um pouco sobre a Ladainha , cântico que é entoado na Roda de Capoeira, e explicar em que momento, como e por que ela é utilizada. Ensinar alguma ladainha para os educandos. Colocar no som uma música de capoeira angola e realizar um alongamento da musculatura das pernas, braços, tronco e um aquecimento das principais articulações .

34 Organizar os alunos em duplas, pedir para que eles simulem uma luta usando os golpes aprendidos, só que dessa vez não haverá uma sequência definida dos golpes. Os golpes de movimentação, defesa e ataque deverão surgir de maneira espontânea durante o combate. Trocar as duplas e, passado algum tempo mais uma vez, trocar as duplas. Formar uma roda de capoeira, definir algumas duplas para lutar na roda e, cantando a

35 ladainha aprendida, iniciar o jogo, como é chamado o combate na capoeira.
Obs.: O tempo de duração e a quantidade de repetições de cada atividade fica a critério do professor, que deverá adequá-las à realidade da sua escola. Avaliação: Reflexão ao final da aula com os educandos, para identificar quais foram as principais impressões que eles tiveram acerca da prática.

36 8ª aula Aula de pesquisa no laboratório de informática ou na biblioteca. Dividir a turma em grupos. Cada grupo deverá pesquisar na internet, livros ou revistas especializadas, golpes da capoeira que não foram vivenciados nas aulas práticas, podendo ser dos seguintes tipos: Defesa Ataques voadores Acrobacias Ataque Movimentações Desequilibrastes Ataques frontais Golpes de mão Especiais

37 Cada equipe deverá treinar o movimento pesquisado.
Na aula seguinte, deverá demonstrar o movimento pesquisado. Ensinar para toda a turma o movimento pesquisado. Explicar para que serve o golpe e em que momento do jogo deve ser utilizado.

38 9ª aula Organizar os alunos em um grande círculo.
Colocar no som uma música de capoeira e realizar um alongamento da musculatura das pernas, braços, tronco e um aquecimento das principais articulações . Organizar os grupos para mostrarem os movimentos pesquisados. Cada grupo deverá demonstrar o seu golpe. Os demais alunos deverão repetir o golpe apresentado.

39 Formar duplas para realizar uma simulação de combate, agora usando também os movimentos apresentados pelos alunos. Obs. O tempo de duração e a quantidade de repetições de cada atividade fica a critério do professor, que deverá adequá-las à realidade da sua escola. Avaliação: Reflexão ao final da aula com os educandos, para identificar quais foram as principais impressões que eles tiveram acerca da prática.

40 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
7 Tim Ross / Public Domain 19/03/2012 8 Demonstrating Shaolin Gongfu at Daxiangguo Temple / GNU Free Documentation License 9a MatthiasKabel, Acervo de Uffizi Gallery / Pankratiasten im Bodenkampf / GNU Free Documentation License 20/03/2012 9b Marie-Lan Nguyen / 2007 / Two athletes competing in the pankration / Creative Commons Attribution 2.5 Generic 10 Jean-Léon Gérôme, Pollice Verso, 1872, Acervo de Phoenix Art Museum / Public Domain 13 Unknown from Germany / "Longsword", a leaf from the "Gladiatoria fechtbuch“ / Public Domain 15 Jgremillot / December / Tai Chi Chuan on the Bund in Shanghai, China / GNU Free Documentation License 19 PASCALOUE / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 20 Unknown / United States Public Domain


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