A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO ) PROF. RICARDO SCHMITZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO ) PROF. RICARDO SCHMITZ."— Transcrição da apresentação:

1 IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO ) PROF. RICARDO SCHMITZ

2 SIGNIFICADO HISTÓRICO IMPERIALISMO IMPERIALISMO = PROCESSO DE EXPANSÃO DAS PRINCIPAIS POTÊNCIAS INDUSTRIAIS CONSEQUÊNCIA DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL = EXPANSÃO CAPITALISTA. NEOCOLONIALISMO PRINCIPAIS NAÇÕES IMPERIALISTAS: INGLATERRA, FRANÇA, ALEMANHA, JAPÃO, BÉLGICA = NEOCOLONIALISMO

3 A PARTILHA

4 EUROPA: SÉCULO XIX ACELERADO CRESCIMENTO POPULACIONAL EUROPEU: EM 1900, ERAM 430 MILHÕES DE PESSOAS – A POPULAÇÃO DOBROU NESSE SÉCULO. CRESCIMENTO DAS CIDADES PROBLEMAS: FALTA DE EMPREGO, MISÉRIA E CRIMINALIDADE. SOLUÇÃO POSSÍVEL: A MIGRAÇÃO PARA OUTROS PAÍSES (EUA, ARG., BRAS., AUSTR.)

5 EUROPA: SÉCULO XIX NO FINAL DO SÉCULO, O AUMENTO DA POPULAÇÃO, DAS CIDADES E DO PODER AQUISITIVO DAS PESSOAS PERMITIRAM QUE AS INDÚSTRIAS AMPLIASSEM A SUA PRODUÇÃO. SÍMBOLO DESSA MASSIFICAÇÃO DO CONSUMO: O AUTOMÓVEL – MODELO FORD T. AINDA: FOGÃO A GÁS, UTENSÍLIOS DE VIDRO E FERRO, SABÕES INDUSTRIALIZADOS, A BICICLETA, OS PERIÓDICOS E A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS.

6 FATORES QUE EXPLICAM O IMPERIALISMO ECONÔMICOS ECONÔMICOS: BUSCA DE NOVOS MERCADOS, DE NOVAS FONTES DE ENERGIA E DE MATÉRIAS-PRIMAS. POLÍTICOS POLÍTICOS: A CAMPANHA IMPERIALIS-TA FOI USADA PELOS GOVERNOS COMO PROPAGANDA POLÍTICA, DESPERTANDO NAS POPULAÇÕES O SENTIMENTO NACCIONALISTA.

7 CULTURAIS MISSÃO CIVILIZADORA CULTURAIS : EUROPEUS USARAM A JUSTIFICATIVA DA MISSÃO CIVILIZADORA SEGUNDO ELES, OS POVOS ATRASADOS RECEBERIAM AS CONQUISTAS DA MODERNIDADE, DA INDÚSTRIA E DE UMA CIÊNCIA SUPERIORES. DARWINISMO SOCIAL = SPENCER

8 PARTILHA DA ÁFRICA

9 NEOCOLONIALISMO: ÁSIA E OCENIA

10 IMPÉRIO BRITÂNICO ERA O MAIOR E MAIS PODEROSO DE TODOS OS IMPÉRIOS COLONIAIS DA ÉPOCA. SUAS COLÔNIAS ESTAVAM DISTRIBUÍDAS EM VÁRIOS CONTINENTES. NA ÁSIA, A MAIS IMPORTANTE FOI A ÍNDIA, QUE ABASTECIA O MERCADO EUROPEU COM CHÁ E ALGODÃO. ALÉM DISSO, ERA UM VASTO MERCADO CONSUMIDOR DOS PRODUTOS DA INDÚSTRIA INGLESA.

11 IMPÉRIO BRITÂNICO

12 IMPÉRIO FRANCÊS POLÍTICA EXPANSIONISTA INICIOU COM A CONQUISTA DA ARGÉLIA, EM NO FINAL DO SÉCULO XIX, OCUPARAM TODO O NOROESTE AFRICANO, ALÉM DE SOMÁLIA E MADAGASCAR. NA ÁSIA, CONTROLOU A INDOCHINA ( LAOS,CAMBOJA E VIETNÃ ).

13 IMPÉRIO FRANCÊS

14 IMPÉRIO ALEMÃO A ENTRADA DA ALEMANHA NO PROCESSO DE EXPANSÃO IMPERIALISTA DEVE-SE A SUA UNIFICAÇÃO TARDIA. OCUPAM ÁREAS AFRICANAS SOMENTE NO FINAL DO SÉCULO XIX, COMO TOGO E CAMARÕES. A LUTA DA ALEMANHA POR MAIS ESPAÇOS NA ÁFRICA RESULTOU EM CONFLITOS COM OS INTERESSES INGLESES E FRANCESES.

15 DOMÍNIO ALEMÃO

16 IMPÉRIO ITALIANO SUA UNIFICAÇÃO TAMBÉM FOI TARDIA, O QUE TAMBÉM EXPLICA SEU ATRASO NAS CONQUISTAS TERRITORIAIS. DOMINOU O LITORAL DA LÍBIA, A ERITREIA E A SOMÁLIA.

17 DOMÍNIOS DA ITÁLIA

18 IMPÉRIO JAPONÊS A INDUSTRIALIZAÇÃO JAPONESA E A ERA MEIJI FIZERAM DO PAÍS UMA POTÊNCIA CAPITALISTA NA ÁSIA. NA ÁSIA, O JAPÃO ANEXOU PARTE DO TERRITÓRIO CHINÊS E A COREIA.

19 DOMÍNIO JAPONÊS

20 IMPÉRIO PORTUGUÊS TEM RAÍZES NA EXPANSÃO ULTRAMARINA DOS SÉCULOS XV E XVI. O IMPÉRIO PORTUGUÊS FOI O PIONEIRO E O MAIS DURADOURO. NO SÉCULO XIX, JÁ EM DECLÍNIO, PORTUGAL EXPANDIU SEUS DOMÍNIOS EM DIREÇÃO À ANGOLA E MOÇAMBIQUE.

21 DOMÍNIOS PORTUGUESES

22 ARTE MODERNA NOVIDADES DA TECNOLOGIA FEZ A ARTE TRANSFORMAR-SE MODERNISMO SURGE O MODERNISMO = A ARTE PARA REPRESENTAR O NOVO MUNDO URBANO E TECNOLÓGICO. A ARTE TRADICIONAL NÃO INTERESSAVA MAIS = FORAM CHAMADOS DE VANGUARDISTAS PRINCIPAIS MOVIMENTOS VANGUARDISTAS: IMPRESSIONISMO, CUBISMO E DADAÍSMO.

23 ARTE MODERNA PINTURA = ARTE DE VANGUARDA. ARTISTAS NÃO SE PRENDIAM A REALIDADE, UTILIZAVAM MUITO A IMAGINAÇÃO. PARA OS MODERNISTAS, AS REGIÕES OCUPADAS SERVIRAM DE INSPIRAÇÃO PARA UMA ARTE INOVADORA – A ARTE TRADICIONAL CONSIDERAVA A CULTURA DESSAS ÁREAS COMO PRIMITIVAS.

24 CINEMA O CINEMA TRANSFORMOU-SE NA ARTE DAS MULTIDÕES. 1ª EXIBIÇÃO CINEMATOGRÁFICA: IRMÃOS LUMIÈRE, FRANÇA ( 1895 ). O CINEMA APROXIMOU-SE DO POVO PELA TEMÁTICA MAIS POPULAR E FAMILIAR E PELA INCLUSÃO DE VÁRIOS GÊNEROS, COMO AS COMÉDIA, DRAMAS R DOCUMENTÁRIOS.

25


Carregar ppt "IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO ) PROF. RICARDO SCHMITZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google