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ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

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Apresentação em tema: "ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
Orientações Gerais ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE Prof. Iloni Fochesatto Aula 01

2 INTRODUÇÃO Apesar do título “Orientações gerais”, esta é a aula mais importante, pois a sua correta assimilação garantirá o bom desempenho ao longo do semestre. São orientações e dicas que estabelecem as diretrizes sobre as quais construiremos o nosso processo de ensino-aprendizagem ao longo do curso, delimitando desde já os procedimentos a serem adotados sobre ministração dos conteúdos, disponibilidade de material de estudo, notas, faltas, ambiente de aula e dicas para um melhor aproveitamento das aulas e horários de estudo. Desde já, desejo a todos um excelente semestre de descobertas e aprendizado mútuo. Prof. Iloni.

3 1 – A importância da disciplina
Uma das perguntas mais frequentes sobre esta disciplina, é exatamente sobre a sua importância. Porque não aproveitar a sua carga horária para uma disciplina de formação mais específica e pertinente ao curso escolhido pelo aluno? Eis algumas respostas: 1.1 – O bacharelado Esta disciplina está presente em todos os cursos de bacharelado da Universidade. O bacharelado, pela sua natureza possui conteúdo de formação básica, como é o caso, e de formação específica (profissionalizante). Ou seja, pela sua natureza abrangente de formação, ele tem por objetivo propiciar mais do que uma formação técnica, preparando o aluno para o mercado profissional num sentido mais amplo.

4 1.2 – Formação para o mercado de trabalho
O estudo universitário busca qualificar o aluno para o exercício de uma determinada profissão, ou seja, inseri-lo no mercado de trabalho. No entanto, é necessário conhecer esse “mercado de trabalho”, ou seja, o aluno precisa saber o que encontrará no seu dia a dia, enquanto busca se inserir profissionalmente. Logo, conhecer o mercado de trabalho implica também em entender a dinâmica das relações pessoais e sociais, a formação histórica, cultural e econômica da sociedade em que vivemos, as relações políticas entre governo e sociedade civil, a construção moral no decorrer dos tempos e os valores éticos que regem a nossa sociedade. Somente com estas habilidades é que o egresso do curso superior poderá aplicar o seu conhecimento técnico de modo produtivo, diferenciando-se na concorrência profissional.

5 1.3 – Aprendizado pluridimensional
A - Aprender a conhecer - caracterizado pela busca do domínio dos instrumentos do conhecimento com a finalidade precípua de descobrir, compreender e fazer ciência; B - Aprender a fazer - O “aprender a fazer” refere-se diretamente à formação profissional, na medida que se trata de orientar o acadêmico a por em prática os seus conhecimentos; C - Aprender a viver juntos - Promover a participação, cooperação e, sobretudo, a busca coletiva de soluções para os problemas contemporâneos. Isto implica no desenvolvimento de competências inter e intrapessoal;

6 D - Aprender a ser - Caracteriza-se pela elaboração de pensamentos autônomos e críticos que contribuam na formulação própria de juízos de valor, formando assim um cidadão e profissional decidido e preparado para agir nas diferentes circunstâncias da vida. Abrange a relação do homem consigo mesmo, o reconhecimento dos seus limites e o controle de suas emoções, favorecendo, portanto, o autoconhecimento humano. Baseado no Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI

7 2 – Disponibilidade do material de aula
As aulas serão inseridas previamente no Portal Universitário, sendo da TOTAL RESPONSABILIDADE DO ALUNO o acesso a este material, sendo o mesmo também responsável por procurar os setores devidos (Sala Integrada, Coordenação de Curso e laboratórios de informática) para a solução de problemas técnicos no que concerne ao acesso do aluno ao Portal Universitário. Entende-se também por material de aula, além dos slides disponibilizados, textos anexos, vídeos e bibliografia sugerida ao final de cada roteiro de aula em power point a ser trabalhado em sala de aula.

8 3 – A sala de aula Devido ao formato presencial de curso, a sala de aula é o primeiro e mais importante lugar de estudo, onde o conteúdo será ministrado e debatido, exercícios solucionados e dúvidas sanadas. Para um melhor aproveitamento, algumas práticas devem ser observadas: Pontualidade; Sem conversas paralelas; Celulares desligados; Uso de notebooks somente para anotações de aula; Durante aulas expositivas, carteiras perfiladas;

9 4 – Preparando-se para as avaliações
O desempenho nas avaliações será a resultante de tudo o que foi construído durante o semestre, logo, o preparo para esse período começa antes mesmo da aula em si. Por isso, algumas dicas são importantes: Certifique-se de que você possui todo o material necessário para a aula; Leia antecipadamente os materiais disponibilizados pelos professores; Estabeleça períodos regulares para o estudo; Adote uma postura de estudo em sala de aula; Faça anotações e tire suas dúvidas (inclusive ortográficas e de vocabulário); Não deixe para estudar tudo na semana de provas; Vá além da sala de aula e consulte também a bibliografia indicada; Faça grupos de estudo;

10 5 – Composição das notas 5.1 - A composição das notas se darão obedecendo os seguintes critérios: 1º bimestre: Nota Parcial x 0,3 (30%) + Nota Oficial x 0,7 (70%) 2º bimestre: Nota Parcial x 0,3 (30%) + Nota Oficial x 0,7 (70%) Média Semestral = 1º bim. + 2º bim. / 2 Aprovado = igual ou acima de 7,0 Exame = 5,0 à 6,9 (turmas da saúde) – Exatas, humanas e sociais (4,0 à 6,9) Reprovado = menor que 6,0 Média do exame = 6,0 ou mais. ATENÇÃO: O CÁLCULO É FEITO AUTOMATICAMENTE PELO SISTEMA, PORTANTO NÃO HÁ ARREDONDAMENTO MANUAL DE NOTAS.

11 5.2 – Acompanhamento das notas
O acompanhamento das notas é de responsabilidade do aluno; O dia para conferência e verificação das notas é o dia marcado para a vista de prova; A vista de prova será feita em aula da disciplina subsequente ao dia da prova; Não será feito vista de prova em dia posterior ou na Sala Integrada; Não será aceito nenhuma reclamação em momento posterior; CADA ALUNO É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR GARANTIR O SEU SISTEMA DE BOLSA OU FINANCIAMENTO DE ESTUDO.

12 6 – Realizações e datas das avaliações
As datas das avaliações são as que estão no portal do aluno; As avaliações serão aplicadas somente nas datas estipuladas (inclusive exames e avaliações de 2ª chamada); Em caso de perda de avaliação oficial, a mesma deverá ser feita no dia da 2ª chamada. O conteúdo da avaliação de 2ª chamada será cumulativo, ou seja envolverá conteúdos do 1º e 2º bimestres.

13 7 – Chamadas e faltas As chamadas serão feitas sempre nos primeiros quinze minutos da aula. Os alunos que chegarem depois disto, estarão automaticamente com falta na primeira aula, sendo considerada somente a presença da segunda aula; O percentual máximo de faltas permitido é de 25%; Não há abono de faltas; Atestado médico superior à 7 dias deverá ser encaminhado à Sala Integrada;

14 O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se.
Provérbios 10:4


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