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PublicouManuella Joaquim Alterado mais de 9 anos atrás
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PROPOSTAS DE REFORMA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL O Sistema Nacional de Qualificação (SNQ) Agência Nacional para a Qualificação
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ÍNDICE 1 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ 4 As Apostas Estratégicas: vencer o atraso A Agenda de Reforma e o FSE 2 Os Progressos Realizados
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1 As Apostas Estratégicas: vencer o atraso
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1 Qualificação da população activa Uma herança pesada que desalinha Portugal nas comparações com os países desenvolvidos Duas fracturas (inter e intra geracional)
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UMA CORRIDA DE FUNDO QUE EXIGE PERSISTÊNCIA 1 As Apostas Estratégicas: vencer o atraso
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48,4% Jovens dos 20 – 24 com nível secundário (UE 25 77%) 25% dos jovens entre os 18 e os 24 anos deixam a escola sem concluir o ensino básico Ofertas profissionalizantes apenas 28,3% Incipiente evolução nos níveis de qualificação da população activa 2 (Apesar dos) Progressos Realizados
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2 Os Progressos Realizados e o FSE Taxa de escolarização/formação dos jovens (% cumulativas) 60% 65% 70% 75% 80% 85% 1985/861986/871987/881988/891989/901990/911991/92 1992/931993/941994/951995/961996/971997/981998/991999/002000/012001/02 2002/03 2003/04 Ensino geral + nocturno liceal + universitário Técnico- profissional + nocturno técnico CEF + CP nível 3 + aprendizagem
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Os Progressos Realizados e o FSE 2
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Taxas bruta de conclusão no nível secundário por via Programas geraisProgramas pré-vocacionais e vocacionais Alemanha3662 Espanha4525 Irlanda6634 Holanda3466 Portugal4014 República Checa1869 Média OCDE4744 Média UE194250 Fonte: OCDE, Education at at Glance,2006; taxa bruta de conclusão, o que possibilita valores superiores a 100 para o total das vias; 2 Os Progressos Realizados 14
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2 A QUALIFICAÇÃO INICIAL DE JOVENS A relevância dos indicadores de impacto na Dupla Certificação Evolução dos níveis de escolaridade em resultado da formação Nível de EscolaridadeÀ entrada (%)À saída (%) 1º ciclo3,11,1 2º ciclo12,80,1 3º ciclo70,716,4 Ensino Secundário13,281,2 NS/NR0.21,2 Fonte: Inq. aos ex-formandos da Form. Inicial / Aval. Int. POEFDS Situação face ao emprego após a conclusão do curso Situação face ao empregoÀ saída Ficou desempregado36,8 Arranjou emprego44,9 Voltou ao emprego que tinha1,5 Voltou a estudar (via ensino)1,5 Iniciou outro curso de formação profissional 3,1 NS/NR12,2 Fonte: Inq. aos ex-formandos da Form.Inicial Aval. Int. POEFDS Os Progressos Realizados
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2 A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
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Os Progressos Realizados e o FSE 2 A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA O desafio da participação Inquérito INE 2003 - nos últimos 12 meses cerca de 9% da população com 15 ou mais anos participou em, pelo menos, uma actividade de aprendizagem não formal Indicador de participação em educação ou formação (Eurostat) O contributo “oculto” para as qualificações e a produtividade A insuficiência dos elementos de avaliação de impacto disponíveis
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Os Progressos Realizados 2 A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA Dos elementos de avaliação disponíveis, ressalta o contributo para uma cultura de formação que, no entanto…: Se caracteriza pela “prevalência da decisão individual na procura de formação (80%) e pela escassa articulação desta com o contexto de trabalho" “Esta é uma dinâmica que acaba por manter afastados da formação aqueles que dela mais necessitariam: os menos escolarizados que, naturalmente, estão mais representados nos escalões mais velhos.”
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Os Progressos Realizados: os sistemas 2 A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA A estruturação de um Sistema de Educação e Formação de Adultos que: Articula políticas de educação e formação Promove o conteúdo profissionalizante das estratégias de qualificação de adultos Promove o princípio da individualização da resposta Operacionaliza o conceito do reconhecimento de competências
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Uma Agenda de Reforma: o SNQ 3 Com o Objectivo de: Levar a cabo a Iniciativa Novas Oportunidades Alargar o acesso, fazer com que toda a formação assegure uma progressão escolar e profissional e aumentar a sua relevância para a modernização empresarial. Uma agenda de reforma centrada em 5 linhas fundamentais: Estruturar uma oferta relevante e certificada; Reformar as instituições e a regulação da formação; Definir prioridades e modelos de financiamento adequados; Promover a qualidade da formação; Facilitar o acesso e promover a procura de formação. Orientada por uma perspectiva de integração
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Promover a generalização do nível secundário Garantir que os cursos profissionalizantes de jovens conferem a dupla certificação e elevar a qualificação de base da população activa Promover uma oferta formativa diversificada Reforçar e consolidar o reconhecimento das qualificações Promover a coerência, a transparência e a comparabilidade das qualificações (nacional e internacional) A criação do SNQ: objectivos 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ
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Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) Dispositivo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Caderneta Individual de Competências e Formação Instrumentos do SNQ 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ
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Instrumento de gestão estratégica das qualificações de um País que integra: –os referenciais de competências –os referenciais de formação –os elementos essenciais à avaliação das competências adquiridas por via da experiência 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) O que é?
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Desenvolver um quadro de qualificações flexível, legível e comparável internacionalmente (relação com o QEQ, ECVET,…) Promover a flexibilidade na obtenção da qualificação e na construção do percurso individual de aprendizagem ao longo da vida (ALV) Reconhecer a qualificação independentemente das vias de acesso Promover a qualidade do Sistema de Educação e Formação Melhorar a eficácia do financiamento público à formação Promover a produção de qualificações e de competências críticas para a competitividade e modernização da economia 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) Objectivos
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Únicos para o Sistema de Educação e Formação Baseados em competências Organizados numa lógica modular Conferem dupla certificação (escolar e profissional) Desenvolvidos e actualizados em articulação com os Conselhos Sectoriais para a Qualificação 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ Referenciais de Qualificação
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3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ O CNQ em 2007… 151 qualificações, das quais 62% (93) são de nível 2 e 38% (58) de nível 3 Fonte: Quadro síntese final do CNQ (Abril 2007) Cobre 33 áreas de formação, ou seja, cerca de 67% das áreas que estruturam a actual oferta Representa 178 saídas profissionais Organizado em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD)/Módulos de 25h e 50h
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Adequação da oferta de formação às necessidades das empresas e dos trabalhadores (procura) Valorização das aprendizagens por via da experiência Estruturação de percursos de formação flexíveis e coerentes O que coloca importantes desafios ao Sistema: integração, cobertura, qualidade e capacidade de resposta, sobretudo no que se refere ao encaminhamento para a formação 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ Dispositivo RVCC
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3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ Caderneta Individual de Competências e Formação É composta por: Todas as competências que o indivíduo adquire ou desenvolve ao longo da vida, nomeadamente as que são objecto do processo de RVCC Todas as acções de formação concluídas com aproveitamento
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3 Reestruturar o Sistema de Certificação Um balanço crítico: Dispersão de competências Morosidade Ligação à regulação ao mercado de trabalho Sem articulação com o RVCC Com frágil impacto na organização da oferta formativa Uma Agenda de Reforma: o SNQ Reformar as instituições e a regulação da formação Que justificam a proposta de separação entre a certificação da formação e reconhecimento de adquiridos e a regulação do acesso às profissões.
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Alguns números SectorCAP Educação/Formação185726 Construção Civil3767 Serviços administrativos404 Madeira, Mobiliário e Cortiça205 Indústria Gráfica18 Metalurgia e Metalomecânica28 Electricidade e Electrónica16 Total190164 IEFP, Dez. 2006 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ
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Alguns números IEFP, Dez. 2006 SectorCandidaturasProcessos decididos Educação/Formação20822066 Construção Civil6649 Serviços administrativos7271 Madeira, Mobiliário e Cortiça2113 Indústria Gráfica148 Metalurgia e Metalomecânica2215 Electricidade e Electrónica145 Total22912228 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ
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Agência Nacional para a Qualificação Conselhos Sectoriais para a Qualificação Conselho Nacional para a Formação Profissional Outros serviços com competências nos domínios da concepção e de execução de políticas de Educação e Formação Profissional 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ SNQ: que intervenientes
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Elaboração e actualização de propostas de referenciais de competências e de formação Estruturação da oferta de educação e formação de dupla certificação, através de um Sistema Integrado de Gestão da Oferta Coordenação e gestão da rede de CNO 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ Agência Nacional para a Qualificação
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Identificação e antecipação de necessidades de competências Elaboração de propostas de inclusão/exclusão de referenciais de qualificação no CNQ 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ Conselhos Sectoriais para a Qualificação
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Aprovação dos referenciais de competências e formação Aprovação das orientações estratégicas de desenvolvimento da formação profissional Emissão de pareceres sobre propostas de diplomas em matéria de formação e certificação 3 Uma Agenda de Reforma: o SNQ Conselho Nacional para a Formação Profissional
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3 Criar o Sistema Nacional de Qualificação Uma Agenda de Reforma Reformar as instituições e a regulação da formação (…em articulação com o EQF)
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3 Reformar o Sistema de Acreditação Uma Agenda de Reforma Promover a qualidade da formação Integração no Sistema Português de Qualidade Reforçar a função de acompanhamento - criar uma bolsa de auditores Reduzir a diversidade de perfis de acreditação ( diagnóstico de necessidades, da concepção e desenvolvimento e da avaliação ) Formalização da candidatura on-line Substituir no processo de renovação a análise documental por uma avaliação presencial
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OS PROGRESSOS REALIZADOS e o FSE 2 O Sistema de Acreditação de Entidades Formadores Desenvolvimento de um referencial de avaliação dos operadores de formação adaptado: ISO 9001:2000 e Modelo Europeu de Excelência: EFQM
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4 A Agenda de Reforma e o FSE
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