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FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING

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Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
ou ELEMENTOS DO MARKETING Profa. Denise Moraes Aula 28/04/2014

2 Devolução exercício – comentários Entrega da atividade individual
ATIVIDADES Devolução exercício – comentários Entrega da atividade individual Dúvidas trabalho final

3 CURIOSIDADE Propaganda Subliminar: percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente.

4 LINKS - SUBLIMINAR https://www.youtube.com/watch?v=S-Swzu3UIUQ

5 VOCABULÁRIO/CONCEITOS:
RÁPIDA REVISÃO AULA 14/4 PRINCIPAIS TÓPICOS VOCABULÁRIO/CONCEITOS: Composto de Marketing Demanda Tangibilidade do Produto (tangível e/ou intangível) Bens duráveis e bens não duráveis (estratégia de durável com baixa duração) Bens de consumo e bens industriais Bens de consumo: de conveniência, de compra comparada, de especialidade, não procurados. Cinco níveis de produto: central/genérico, básico, esperado, ampliado, potencial.

6 COMPOSTO DE PRODUTO O composto de produtos de uma empresa apresenta amplitude, extensão, profundidade e consistência: Amplitude - diz respeito aos números de linhas diferentes de uma empresa. Ex.: Unilever tem linhas de lácteos, produtos de higiene, produtos de limpeza. Extensão – número de produtos em cada linha. Ex. linha de lácteos: leites, sobremesas lácteas, manteiga, margarina, requeijão. Profundidade - considera o número de versões do produto. Ex. linha de lácteos => extensão - leite => profundidade - leite integral, leite semi desnatado, leite desnatado. Consistência - refere-se ao grau de relacionamento existente entre as diversas linhas de produtos, em dimensões como matéria prima, canais de distribuição, benefícios propostos, utilidade e processos de comunicação. Ex.: pasta de dente, escova de dente, fio dental, etc. Neste ponto a empresa pode ganhar em redução de custos.

7 ATRIBUTOS DO PRODUTO 1) Qualidade: a qualidade exerce um impacto direto no desempenho do produto e, portanto, está diretamente relacionada ao valor e a satisfação do cliente. Lembrando que a qualidade é subjetiva, assim, o que é qualidade para um pode não ser para outro. Teoricamente (Gestão da Qualidade = ausência de defeito + satisfazer ou superar expectativas (necessidades e desejos). QUALIDADE X CUSTO X BENEFÍCIO A qualidade apresenta duas dimensões: - Nível de qualidade: significa qualidade de desempenho. Carro de luxo tem um desempenho diferente de um carro médio, e, consequentemente, atendem expectativas diferentes no mercado. - Qualidade de conformidade: atende às especificações técnicas do produto. Busca do defeito zero, gestão da qualidade total. 2) Características: um produto pode ser oferecido com características variáveis. O ponto de partida é um modelo básico, e, de acordo com o mercado, agregar outras características ao produto.

8 ATRIBUTOS DO PRODUTO 3) Marca (BRANDING): É um nome, termo, símbolo, desenho — ou uma combinação desses elementos, que deve identificar produto de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los dos da concorrência. A marca bem construída é rapidamente identificada pelo consumidor. Nome: deve ser o mais objetivo possível, precisa ser de fácil memorização, de fácil apreensão, que gere emoção, que seja simples e que possa ser protegido legalmente (registrado).

9 ATRIBUTOS DO PRODUTO 4) Embalagem: função básica: proteção.
Na logística: proteção na armazenagem, movimentação e transporte. No Marketing: potencializar vendas  - Níveis da Embalagem: (5 níveis) 1º) Primária: protege o produto, responsável pela conservação. Contato direto com o produto.

10 ATRIBUTOS DO PRODUTO 2º) Secundária: é o contenedor (embalagem que contém/protege a embalagem primária). A embalagem secundária contém uma ou várias embalagens primárias e é normalmente responsável pela proteção físico-mecânica durante a distribuição. A embalagem secundária é, muitas vezes, também responsável pela comunicação, sendo o suporte da informação, principalmente nos casos em que contém apenas uma embalagem primária, como por exemplo, as caixas de cereais que contêm um saco de cereais. Ou no exemplo abaixo: garrafas de refrigerantes.

11 ATRIBUTOS DO PRODUTO 3º) Terciária: caixas de madeira, papelão, etc. (embalagem primária + secundária). Estocagem, movimentação, transporte. A embalagem terciária agrupa diversas embalagens primárias ou secundárias para o transporte, como a caixa de cartão canelado ou a grade plástica para garrafas de bebidas. A escolha de embalagens deste tipo depende de: - natureza da embalagem individual (rígida, semirrígida ou flexível); - esquema de paletização (dimensionamento da embalagem coletiva com vista a maximizar o aproveitamento do palete); - custos.

12 ATRIBUTOS DO PRODUTO 4ª) Quaternária: a embalagem quaternária são embalagens que facilitam a movimentação e a armazenagem Exemplo: paletes.

13 ATRIBUTOS DO PRODUTO 5º) Quinto nível: a embalagem de quinto nível é, por exemplo, a embalagem conteinerizada, ou embalagens especiais para envios de longa distância. (conteinerizada = armazenada em conteiners).

14 FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO DE MARKETING
1) MATRIZ BCG (BOSTON COSULTING GROUP) Trata-se de uma ferramenta que através de análise gráfica, (desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group, em 1970), visa classificar o portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. É utilizada para alocar, ou retirar, recursos em atividades de gestão de marketing. Para garantir a criação de valor a longo prazo, a empresa deve ter um portfólio de produtos que contenha tanto produtos com altas taxas de crescimento no mercado (que precisam de investimentos) e mercadorias com baixo crescimento (que geram receita).

15 FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO DE MARKETING

16 FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO DE MARKETING
 Produto Estrela: % de participação em um mercado com alta taxa de crescimento. Empresas necessitam gastar muito para proteger e ampliar a sua participação de mercado. O ideal é que as estrelas transformem-se em vacas leiteiras. Produto Vaca Leiteira: Alta participação num mercado de crescimento mais lento. A concorrência é intensa associada a uma liderança no mercado geram vacas leiteiras, ou seja, unidades cujas receitas podem ir para outros negócios ou para pesquisas e desenvolvimento. Produto Interrogação (dúvida): Baixa participação num mercado de alto crescimento. Obter participação neste mercado pode ser dispendioso, mas se os pontos de interrogação tiverem potencial de longo prazo para tornarem-se estrelas e vacas leiteiras, vale a pena investir neles. Caso contrário pode ser melhor retirar do mercado, ou ajustes. (análise do mercado / contexto) Produto Abacaxi: Baixa participação num mercado de crescimento lento. Os abacaxis servem um grupo leal de clientes lucrativos, porém tendem a não ser uma fonte importante de receita para a empresa. Geralmente, são eliminados das empresas. Ou mesmo avanço tecnológico.


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