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Marketing para o cliente interno

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Apresentação em tema: "Marketing para o cliente interno"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing para o cliente interno
ENDOMARKETING Marketing para o cliente interno

2 •Programa de incentivo •Ações isoladas
O que não é •Programa de incentivo •Ações isoladas •Ou para remediar problemas internos só comunicação interna, mesmo que integrada

3 O que é então antes de mais nada comunicação melhor se for integrada
uma ferramenta que necessita de continuidade para ser assimilada pelos funcionários

4 " é um conjunto de ações de marketing voltado ao público interno"
Kotler define endomarketing como um triângulo estratégico entre a empresa, o funcionário e o cliente. “Endo”, do grego, quer dizer ação interior ou movimento para dentro.

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6 a Empresa (o que entregamos aos colaboradores),
 É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis:     a Empresa (o que entregamos aos colaboradores),     o Ambiente (tangível e intangível),     o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e, por fim,     a Comunicação.

7 Saul Faingaus Bekin, Consultor empresarial, autor do termo "Endomarketing" , define Endomarketing da seguinte maneira:

8 “ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não-lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental."

9 Já Analisa de Medeiros Brum, autora do livro “Um olhar sobre o marketing interno” (2000), passeia pelos conceitos que formam o Marketing interno, e o define:

10  “é dar ao funcionário educação, carinho e atenção, tornando-o bem preparado e bem informado para que possa tornar-se também uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente”.

11 Acrescenta, ainda, que “é um esforço feito por uma empresa
 para melhorar o nível de informação e, com isso,  estabelecer uma maior aproximação com o seu funcionário”.  Segundo a autora, o marketing interno está mais voltado para um processo de comunicação interna.

12 Duas vertentes 1- Comunicação interna motivação
torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.     

13 2- Tratar colaboradores como clientes internos
     As instituições precisam enxergar o funcionário como seu principal bem patrimonial, seu primeiro cliente e multiplicador, seu potencial fornecedor e parceiro.

14 Better inside to be the best outside = endomarketing

15 O que objetiva o objetivo primeiro do endomarketing é sincronizar, amalgamar, sintonizar todas as forças da empresa Posteriormente a implementação de ações de marketing, ou não, da empresa no mercado internalizar a noção de " cliente " Construir relações internas, especialmente na grandes empresas, relacionamentos, histórias comuns

16 existe para melhorar a empreSabilidade; atrair e reter bons profissionais

17 Estratégia de Endomarketing
capacitação e treinamento gera multiplicadores, missionários,  " evangelizadores" do conhecimento e das crenças corporativas  dar ao funcionário consciência da importância estratégica de um serviço orientado para atender os clientes. Inclui o envolvimento, o comprometimento, a valorização e qualificação do funcionário (todos os funcionários, desde o recepcionista até ao presidente) para que ele possa assumir responsabilidades e tomar iniciativas.

18 dar conhecimento, dar informações, estabelecendo um amplo sistema de informações
Todos devem saber o que a empresa produz e as suas rotinas de serviços. Assim os funcionários conhecerão a empresa (saberão o porquê de fazer e para quem fazer) e poderão "vender" a empresa para o cliente externo.  criar entre os funcionários um ambiente interno propício para o atendimento dos clientes

19 Endomarketing também é
envolvimento de  parceiros e terceirizados

20 Endomarketing vai ser instrumento de cidadania empresarial
ERM - employee relationship management

21 Endomarketing é de responsabilidade de quem?
Pode ser dependendo da vertente ser: Dos gerentes de recursos humanos que têm responsabilidade em desenvolver políticas de RH consistentes que incluam recrutamento, seleção e treinamento, além de avaliação, remuneração e reconhecimento. Marketing interno bem-sucedido exige que os gerentes de recursos humanos desenvolvam relacionamentos não apenas com os funcionários, mas também com os gerentes de marketing e os gerentes operacionais. O sucesso também leva a uma cultura de serviço apropriada para apoiar os relacionamentos com os clientes externos.

22 Dos gerentes de Marketing, que têm responsabildade em desenvolver ações de comunicação interna e integrada a este público também Do profissional de RP que também está atento à responsabilidade e já iniciaram capacitação na área

23 Cases:   o mimo distribuído pela gravadora Universal, que cuida da cantora Amy Winehouse, aos funcionários brasileiros que trabalham diretamente com a cantora britânica. Os irmãos Renata e Alan Grimberg, da marca Q-Vizu, desenvolveram a boneca inspirada na cantora, distribuída aos funcionários pelo gerente internacional da gravadora, Bernardo Palmeira.

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25 Endomarketing Volvo (Comunicação Proposta)
Marketing Promocional Planejamento Criativo e Redação Objetivo: parabenizar e ao mesmo tempo motivar os melhores vendedores da empresa. Como: através de um evento de relacionamento em Salvador, Bahia.

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39 Com a sua colaboração para sugestões e eventuais críticas por e-mail
Continua… Com a sua colaboração para sugestões e eventuais críticas por sds


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