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ROTEIRO DA AULA – 03/03 Sistemas de Informação Atividades em Sala

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Apresentação em tema: "ROTEIRO DA AULA – 03/03 Sistemas de Informação Atividades em Sala"— Transcrição da apresentação:

1 ROTEIRO DA AULA – 03/03 Sistemas de Informação Atividades em Sala
Introdução; Estrutura; Componentes; Tipos; Atividades em Sala Identificação dos problemas de informação; Estudos de casos para discussão; Identificação dos problemas de informação atuais na empresa;

2 ROTEIRO DA AULA – 03/03 GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fundamentos da Vantagem Estratégica; Casos de Empresas; GESTÃO DA INFORMAÇÃO Conceito; Objetivos; Etapas; Plano de Gestão da Informação; Atividades Início de desenvolvimento de Plano de Gestão de Informação

3 Slides elaborados a partir do Livro Sistemas de Informação
Introdução - SI É qualquer sistema utilizado para fornecer informações, incluindo seu processamento, para qualquer uso que se possa fazer dela. Além de tratar dos dados, é capaz de efetuar análises, planificações e apoiar o processo de tomada de decisões. O objetivo do SI é fornecer informações aos tomadores de decisão que lhes permitem tomar melhores decisões. Um SI usa a TI para capturar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular ou expor informações usadas em um ou mais processos de negócios. Os SI suportam, com o apoio da TI, os processos de negócios das organizações. Slides elaborados a partir do Livro Sistemas de Informação

4 Sistemas de Informação
“Combinação de recursos humanos e computacionais que interrelacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão) nas organizações. Podem também ajudar os gerentes e os usuários a analisar problemas, criar novos produtos e serviços e visualizar questões complexas” Slides elaborados a partir do Livro Sistemas de Informação

5 Sistemas de Informação - Estrutura
Slides elaborados a partir do Livro Sistemas de Informação

6 Sistemas de Informação - Componentes
Controle do Desempenho do Sistema Entrada de Recursos de Dados Processa- Mento de Dados em Informações Saída de Produtos de Infor- mação Armazenamento de Recursos Recursos Humanos Recursos de Software Recursos de Dados Recursos de Hardware Recursos de Rede Slides elaborados a partir do Livro Sistemas de Informação

7 Sistemas de Informação - Componentes
Recursos Humanos Especialistas, analistas de sistemas, programadores, operadores, usuários finais; Recursos de Hardware Máquinas (computadores, monitores de vídeo, impressoras, etc.) Mídias (disquetes, fita magnética, CDs, etc.) Recursos de Software Programas (Sistemas Operacionais, Planilhas, Folha de Pagamento) Recursos de Dados Cadastros de clientes, fornecedores, estoque; Recursos de Rede Meios de comunicação, processadores de comunicação, acesso a redes; Produtos de Informação Relatórios, documentos, demonstrativos gráficos, etc; Slides elaborados a partir do Livro Sistemas de Informação

8 Sistemas de Informação - Tipos
Slides elaborados a partir do Livro Sistemas de Informação

9 Sistemas de Informação - Tipos
Sistemas de Apoio às Operações Produzem uma diversidade de produtos de informação para uso interno e externo; Não enfatizam produção de produtos de informação específicos que possam ser melhor utilizados pelos gerentes; Sistemas de Processamento de Transações registram e processam dados resultantes de transações de empresas; Sistemas de Controle de Processos monitoram e controlam processos físicos: chão de fábrica, refinaria de petróleo; Sistemas Colaborativos aumentam as comunicações e produtividade de equipes e grupos de trabalho; Slides elaborados a partir do Livro Sistemas de Informação

10 Sistemas de Informação - Tipos
Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas que se concentram em fornecer informação e apoio para a tomada de decisão eficaz pelos gerentes; Sistemas de Informação Gerencial Fornecem informação através de relatórios para os gerentes em nível de resultados e análises; Sistemas de Apoio à Decisão Fornecem suporte computacional direto aos gerentes durante o processo de decisão, através de simulações e previsões através de gráficos e demonstrativos; Sistemas de Informação Executiva fornecem informação crítica, direcionada para auxiliar no planejamento de atividades de novas estratégias para competitividade da empresa; Slides elaborados a partir do Livro Sistemas de Informação

11 Fundamentos da Vantagem Estratégica
“A TI tornou-se uma necessidade estratégica. Acredite nela, use-a ou torne-se um rodapé na história” (James Champy); O papel estratégico dos Sistemas de Informação (SI) envolve utilizar tecnologia da informação para desenvolver produtos, serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre as forças competitivas que ela enfrenta no mercado mundial;

12 Fundamentos da Vantagem Estratégica
Liderança de Custo Poder de Barganha dos Clientes Fornecedores Rivalidade Concorrentes A Ameaça de Novos Ameaça de Substitutos Diferenciação Inovação Crescimento Aliança Outras Estratégias Forças Competitivas Estratégias

13 Papéis Estratégicos para os Sistemas de Informação
Reduzir Custos Usar a TI para reduzir substancialmente o custo de processos empresariais; Usar a TI para reduzir os custos dos clientes ou fornecedores; Diferenciar Desenvolver novos dispositivos de TI para diferenciar produtos e serviços; Utilizar dispositivos de TI para reduzir as vantagens de diferenciação dos concorrentes; Utilizar dispositivos de TI para concentrar-se em produtos e serviços em nichos de mercado; Inovar Criar novos produtos e serviços que incluam componentes de TI; Fazer alterações radicais nos processos empresariais utilizando TI; Desenvolver novos mercados ou nichos de mercado exclusivos com a ajuda da TI Promover Crescimento Utilizar a TI para administrar expansão dos negócios regional e mundial; Utilizar a TI para a diversificação e integração em outros produtos e serviços;

14 Papéis Estratégicos para os Sistemas de Informação
Desenvolver Alianças Utilizar TI para criar organizações virtuais de parceiros comerciais; Desenvolver sistemas de informação interorganizacionais conectados pela Internet, extranets ou outras redes que apóiem relações empresariais estratrégicas com clientes, fornecedores, subcontratados e outros. Melhorar a Qualidade e Eficiência Utilizar TI para melhorar drasticamente a qualidade da produção e dos serviços; Utilizar TI para fazer melhoramento contínuo na eficiência dos processos empresariais; Utilizar TI para reduzir substancialmente o tempo necessário para desenvolver, produzir entregar produtos e serviços. Montar uma Plataforma de TI Aproveitar investimento em pessoal, hardware e software e redes de SI e converter seus usos operacionais em aplicações estratégicas; Montar uma base de informações estratégicas com dados internos e externos coletados e analisados mediante a utilização de TI; Outras Estratégicas Utilizar sistemas de informação interorganizacionais para criar custos de troca e reter clientes e fornecedores; Utilizar investimento em TI para erguer barreiras ao ingresso contra estranhos no setor; Utilizar TI para ajudar a criar, compartilhar e administrar o conhecimento dos negócios

15 Melhorando os Processos Empresariais
Transacional Transforma processos não estruturados em transações rotineiras; Geográfica Transforma a informação de modo rápido e fácil por grandes distâncias, tornando os processos independentes da geografia; Automação Reduz ou substitui mão de obra humana em um processo; Analítica Traz complexos métodos analíticos para apoiar um processo; Informacional Traz grandes quantidades de informações detalhadas para dentro de um processo;

16 Melhorando os Processos Empresariais
Seqüencial Permite mudanças na seqüência das tarefas, muitas vezes permitindo que tarefas múltiplas sejam realizadas simultaneamente; Conhecimento Permite a captura e disseminação de conhecimento e know-how para melhorar um processo; Acompanhamento Permite o acompanhamento detalhado da situação, entradas e saídas de um processo; Sem intermediação Conecta duas partes dentro de um processo que, caso contrário se comunicaria de um modo intermediário;

17 TI e Vantagem Competitiva
Armazém de Dados; Planejamento de Recursos Empresariais (ERPs); Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SellingCM); Gerenciamento da Cadeia de Vendas (SupplyCM); Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM); E-Business;

18 Exemplos Nestlé Desafio Atua em 69 países;
Comercializa bebidas, doces e comidas e até produtos farmacêuticos; funcionários, 500 Fábricas; 900 computadores de médio porte; 15 computadores de grande porte; 200 sistemas Unix que executam operações em nível mundial; Desafio Como integrar sistemas e atividades de negócios, enquanto ganha alta qualidade, consistência e administração eficiente da informação??

19 Exemplos Nestlé Padronização dos processos de negócio;
Cada fábrica administrava o negócio de acordo com as regras que se ajustassem à cultura empresarial local (operações caras e ineficientes); Não utilizava o seu poder de compra mundial para adquirir as matérias-primas usadas em seus produtos; Embora os fornecedores fossem globais cada fábrica negociava seus próprios interesses e preços; Metas Otimização sustentada de processos de negócio ao longo de toda a cadeia de logística, combinada com uma união mais próxima de localizações no exterior (antes de selecionar um conjunto de aplicações integradas); Software que fosse capaz de acelerar o fluxo de informação e padronizar relatórios para melhorar a capacidade de comparação dos resultados internacionais;

20 Exemplos Wal-Mart Integração primeira entre os sistemas internos;
Ênfase em integrar seus sistemas da Wal-Mart com os dos fornecedores; Trazer processos e sistemas do lado dos clientes de seu negócio para o circuito; Arquitetura Cliente-Fornecedor que permite a Wal-Mart seguir os hábitos de compra dos clientes tão de perto que é possível saber de que gostam e de que não gostam para usar essas informações em promoções bem definidas;

21 Exemplos General Motors (GM)
Precisava integrar suas atividades de retaguarda para padronizar seus dados financeiros e seus processos de negócio em nível mundial; Esforço continuado de cortar custos atualizando a infra-estrutura herdada; Finanças é a coluna-mestre crítica que conecta o escritório da empresa e suas fábricas, sua engenharia, o marketing e suas crescentes operações internacionais; As operações de negócios eram tão diferentes de uma divisão para outra que os softwares tinham dificuldades na comunicação; Principal motivador: reduzir o custo dos sistemas de computador que a companhia precisa à medida que constrói uma série de novas plantas de carros e componentes pelo mundo;

22 Exemplos American Express
Serviços em viagens, assessoria financeira e atua como banco internacional em mais de 160 países; TRS (Travel Related Services) Cartão de cobrança Amex, cartão Optima, cheques de viagem e outros produtos que tem como alvo principalmente o cliente de alto poder aquisitivo; Estratégia: quanto mais os clientes gastam, mais privilégios adquirem; AEFA (Amex Financial Advisors) Serviços e produtos financeiros para pessoas e empresas; Planejamento financeiro, vendas de seguro e renda anual, fundos mútuos, sociedades limitadas, serviços de corretagem e varejo, serviço de créditos e preparação de tributos; Consultores fornecem planejamento financeiro que abrange proteção financeira, investimento, imposto de renda, aposentadoria, entre outros;

23 Exemplos American Express Novos desafios
Amex Bank é focado no fornecimento de serviços financeiros principalmente para corporações e indivíduos fora dos Estados Unidos; O banco comercial trabalha com financiamento de negócios e serviços de administração de risco em mercados emergentes; Novos desafios Reconstrução do serviço de corretagem on-line; Lançamento do Blue, cartão seguro com chip embutido para compra na Internet; Novas ferramentas on-line para seus clientes e planejamento financeiro; Adquirir e reter mais clientes;

24 Exemplo A Transformação da Amex Como era Como ficou
Serviços de Viagem ; Cartões de Crédito; Planejamento Financeiro; Banco; Focado no Produto; Orientado à tarefa; Como ficou Serviços de Viagem on-line; Prêmios por participação; Planejamento de plano de vida; Banco Privado; Focado no Cliente; Orientado à solução;

25 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Conjunto de conceitos, princípios, métodos e técnicas utilizados na prática administrativa e colocados em execução pela liderança de um serviço de informação para atingir a missão e os objetivos fixados.

26 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Objetivos
Garantir que a informação seja gerenciada como um recurso indispensável e valioso. Garantir que essa gestão esteja alinhada com a missão e os objetivos do serviço de informação.

27 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Etapa 1 - Sensibilização
A Gestão da Informação não é um fim em si mesma, mas um apoio indispensável para um objetivo mais abrangente – a gestão de uma organização. Deve ser implementada e desenvolvida numa perspectiva de “negócio” e sob a ótica do cliente.

28 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Etapa 2: Estruturação adequada
Deve contemplar as necessidades de informação dos clientes e da organização. Permitir uma integração das atividades e dos recursos disponíveis e a aportar. Estabelecer e divulgar claramente os níveis de responsabilidade, as políticas, normas, procedimentos e técnicas a serem adotadas.

29 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Etapa 3: Plano de Gestão da Informação.
Deve ser desenvolvido de modo a facilitar o alcance da missão e dos objetivos da organização e do SI. Estar apoiado em : perfil informacional dos clientes/usuários, características da informação, custos e valor da informação e normas e legislação pertinentes.

30 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Plano de Gestão de Informação - Fluxos
Considera a gestão formal de todas as fases do ciclo de vida da informação ( aquisição, processamento, armazenamento, disseminação e utilização). Considera, em cada fase, as implicações que as decisões tomadas terão nas demais fases. Procura contemplar vários métodos e técnicas.

31 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Plano de Gestão de Informação - Aquisição sobre visão macro Contemplar requisitos de qualidade, disponibilidade. Deve calcular a relação custo/benefício de sua utilização por clientes/usuários. Acervos existentes e suas necessidades de ampliação. Formatos e normas vigentes. Verificar se a informação é estratégica para a organização, sua missão e objetivos.

32 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Plano de Gestão de Informação - Processamento
Contextualizar a informação, transformando-a em conhecimento utilizável. Agregação de valor à informação processada. Estabelecer mecanismos de compartilhamento da informação processada.

33 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Plano de Gestão de Informação - Armazenamento
Respeitar critérios de preservação e conservação, confidencialidade, relevância e legislação. Separar a informação útil. Em caso de destruição/descarte, respeitar as normas relativas a formatos e processos( triturador, desmagnetizador, reciclagem).

34 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Plano de Gestão de Informação - Disseminação
Garantir que a informação é precisa, válida, atual, confiável e relevante para os objetivos propostos. Conciliar a necessidade de compartilhar a informação com o respeito aos critérios de segurança. Conciliar os objetivos de maximizar a utilização da informação com a necessidade de minimizar os custos de sua disseminação.

35 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Plano de Gestão de Informação – Utilização
O conhecimento gerado pela utilização da informação deve ser capitalizado. Criar mecanismos de auditorias e avaliação que acompanhem a utilização da informação por clientes/usuários do serviço de informação para: detectar necessidades de informação e as lacunas entre o que se pretendeu ofertar e o que se ofertou.

36 Questões da Gestão da Informação
Criação de ferramentas e instrumentos melhores e fazer bom uso delas para acessar a informação, utilizá-la e gerar o conhecimento. Na era da informação e do conhecimento as pessoas devem possuir alto grau de compreensão no que diz respeito às competências para gerir e usar a informação ( literacia informacional ou competência em informação). Rever os modelos mentais e moldar a capacidade para a reflexão e a análise crítica e o aprendizado ao longo da vida.

37 Questões da Gestão da Informação
Atitude crítica de apreciação do valor e poder da informação. Necessidade de ser pro-ativo para a procura e atualização das necessidades de atualização de informação. Consciência de multiplicidade de fontes de informação e formatos existentes. Capacidade de utilizar diversos sistemas de recuperação da informação para identificar, localizar e obter dados e informações necessários, de modo eficiente e eficaz.

38 Questões da Gestão da Informação
Entendimento de como usar ou gerir a informação para um determinado propósito, extraindo, organizando, sintetizando e avaliando o que foi recuperado. Capacidade de distinguir entre informação e conhecimento Essas competências não são novas, porém, são novos o modo e o grau como são utilizadas, em decorrência das inovações havidas nas tecnologias de informação e comunicação.

39 Da Gestão da Informação à Gestão do Conhecimento
Resultado de pesquisa sobre um conjunto de dados, seguido de uma análise e explicitado como mensagem significativa e contextualizada Reflete estados mentais que estão em constante transformação, cujos processos associados às articulações são inerentes à mente humana e seu saber. DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO

40 Serviço de Informação e Gestão do Conhecimento
Definição de estratégia. Estar conectado. Horizontalidade de processos e compartilhamento da informação. Valorização de idéias e sugestões. Flexibilização de estrutura organizacional. Inserção da cultura de aprendizagem organizacional.

41 Conceitos Relacionados à Gestão do Conhecimento
Inteligência competitiva/ processo formal e contínuo de coletar informações sobre o negócio e o mercado Define o suporte para Informação Competitiva inclui a informação sobre os concorrentes e o ambiente competitivo Reengenharia de processos de negócios/repensar radicalmente os processos /atividades e alcançar melhorias rapidamente Inteligência Organizacional capacidade de criar o conhecimento e usá-lo para se ajustar estrategicamente ao mercado e à ótica dos clientes Transforma-se em Aprendizado organizacional processo de mudança adaptativa ou proativa Memória Organizacional informações armazenadas da história de uma organização que podem ser o apoio às decisões É apoiada na CADEIAS DE VALOR

42 Processos de Gestão de Conhecimento
Criação e aquisição de conhecimento Organização e armazenamento de conhecimento Distribuição de conhecimento Aplicação de Conhecimento QUESTÕES SÓCIO- CULTURAIS TECNOLOGIA


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