A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES"— Transcrição da apresentação:

1 GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
A GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA BÁSICA:CONHECIMENTO E REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA COTIDIANA DO GESTOR ESCOLAR TELESSALA CAMETÁ-PARÁ

2 APRESENTAÇÃO DO TEMA O PRESENTE TRABALHO, FAZ UMA REFLEXÃO ENTORNO DA ADMINISTRAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª A 4ª SÉRIE EM CAMETÁ, RESSALTANDO O SENTIDO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DA GESTÃO ESCOLAR, DISCUTINDO A ADMINISTRAÇÃO COMO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO HUMANA. ABORDA AINDA, SOBRE OS SABERES E FAZERES NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA.

3 PROBLEMATIZAÇÃO O REFERIDO TRABALHO, VEM QUESTIONAR O COTIDIANO DO GESTOR ESCOLAR NO CONTEXTO DE UMA POLÍTICA PARTIDÁRIA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ. NESSE MUNICÍPIO O GESTOR É CONSIDERADO CARGO DE CONFIANÇA, DEMONSTRANDO A FORMA QUE O PODER PÚBLICO VEM TRATANDO A GESTÃO ESCOLAR. QUESTIONA AINDA, AS DIFICULDADES DE DISCUTIR E IMPLEMENTAR UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA.

4 OBJETIVOS INVESTIGAR A PRÁTICA DO GESTOR ESCOLAR FRENTE AO CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO E POLÍTICO DE CAMETÁ. ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A MUDANÇA SOCIAL NA ESCOLA. COMPREENDER A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO GESTOR ESCOLAR FRENTE AO ENSINO-APRENDIZAGEM. COMPREENDER A RELAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR COM A COMUNIDADE ESCOLAR.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
ESTE TRABALHO, DISCUTE A EXCLUSÃO DA ESCOLA, QUE (BARRETO,2001), RESSALTA: AS ELITES HISTORICAMENTE OPTAM POR UMA ESCOLA EXCLUDENTE, PRIVILEGIANDO UMA CLASSE SOCIAL. (WITTMANN, 2006) FALA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO COMO FUNÇÃO EDUCATIVA. TAMBÉM, (AMARAL E SOBRINHO,1997) FRISA O CONSELHO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PARA A DEMOCRACIA ESCOLAR. (KOSIKB, 1976), EVIDENCIA QUE A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA PARTE DA AÇÃO DE CADA UM NA ESCOLA. (PARO,2000) PERCEBE A ADMINISTRAÇÃO COMO ATIVIDADE HUMANA. (ADRIÃO E CAMARGO,2001) DISCUTE A RELAÇÃO MERCADO ESCOLA. (SILVA, 1999) E (PADILHA, 1995) DEBATE SOBRE O CARGO POLÍTICO PARTIDÁRIO DE DIRETOR DA ESCOLA.

6 METODOLOGIA O ESTUDO PAUTOU-SE NA PESQUISA DE CAMPO, POR ENTENDER QUE ESSA PROPORCIONA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE. COMO TÉCNICA DE ESTUDO FEZ-SE USO DA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURA E DA ANÁLISE DOCUMENTAL.

7 RESULTADO DA PESQUISA A ESCOLA AINDA ESTÁ LONGE DE SER UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, É VISÍVEL A PRÁTICA DE GESTOR CENTALIZADOR. A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, AINDA ESTÁ DISTANTE DA GESTÃO ESCOLAR. O ENSINO-APRENDIZAGEM POUCO COLABORA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE ESTÁ MAIS NO DISCURSO.

8 CONCLUSÃO DA MONOGRAFIA
A ESCOLA PRECISA ESTÁ INSERIDA NO ASPECTO ATUAL DA REALIDADE SOCIAL. O GESTOR ESCOLAR DEVE PAUTAR A SUA AÇÃO NA RELAÇÃO HUMANA. O GESTOR DEVE POSSUIR VISÃO PEDAGÓGICA, TÉCNICA E POLÍTICA, PARA CONSTRUIR A DEMOCRACIA NA ESCOLA. A PRÁTICA ADMINISTRATIVA DEVE ESTÁ VOLTADA PARA O COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E PARA A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE.


Carregar ppt "GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google