A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO
PACTO 2014 MÓDULO 1 1

2 Dinâmica de apresentação Matemática fácil ou difícil?
MÓDULO 1 Dinâmica de apresentação Matemática fácil ou difícil?

3 Dinâmica de apresentação
Jenga No jogo Jenga, os jogadores para remover blocos de uma torre, equilibram peças em Cima umas das outras, criam uma estrutura cada vez maior e mais instável à medida em que o jogo progride. A palavra “Jenga” é a forma imperativa de “Kujenca”, verbo suaíli para “construir”. 3

4 Dinâmica de apresentação
Jenga Objetivo Possibilitar que todos se apresentem. Desenvolvimento Cada integrante de retirar uma peça que está marcada com um numeral que corresponde a uma pergunta. Algumas peças estão sem numeral e serão analisadas através da cor. Estas peças possuem desafios intrigantes! 4

5 Matemática: fácil ou difícil? PROBLEMAS COM A MATEMÁTICA
CHICO BENTO EM: PROBLEMAS COM A MATEMÁTICA 5

6

7

8 8

9 9

10 10

11 11

12 12

13 13

14 14

15 15

16 16

17 17

18 18

19 19

20 20

21 21

22 22

23 23

24 24

25 25

26 26

27 27

28 28

29 29

30 30

31 31

32 Essa história foi retirada do caderno de provas do Concurso da Prefeitura de Belo Horizonte para professores de matemática do ano de Mostra o distanciamento entre o pensamento do Chico Bento e das crianças que buscam compreender e significar a matemática, relacionando-as com as suas práticas cotidianas como o mercado, a família, a música, as plantas e o pensamento da professora Marocas que relaciona a matemática à lógica, ao desconhecido (incógnita) e ao abstrato. O medo da matemática assim como a rejeição a qualquer modelo de pensamento que se afaste do permitido pela professora estão presentes nesta narrativa. A história tem como objetivo nos provocar no sentido de percebermos a necessidade premente de aproximarmos essa área do conhecimento, aparentemente inóspita, às práticas significativas e aos conhecimentos prévios das crianças. 32

33 Segundo Elvira Souza Lima, para que o conhecimento seja formado, há duas condições necessárias. Primeiramente que a nova informação seja passível de ser compreendida pela criança, ou seja, precisa haver uma ligação possível entre aquilo que a criança já tem na memória e o que vai aprender. Em segundo lugar, que se estabeleça uma relação ativa da criança com o conteúdo a ser apreendido, de forma que os conteúdos sejam organizados e integrados ao acervo de conhecimentos de que ela dispõe em sua memória. (Currículo e Desenvolvimento Humano, Elvira Souza Lima, 2009). 33


Carregar ppt "I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google