Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO
PACTO 2014 MÓDULO 1 1
2
Dinâmica de apresentação Matemática fácil ou difícil?
MÓDULO 1 Dinâmica de apresentação Matemática fácil ou difícil?
3
Dinâmica de apresentação
Jenga No jogo Jenga, os jogadores para remover blocos de uma torre, equilibram peças em Cima umas das outras, criam uma estrutura cada vez maior e mais instável à medida em que o jogo progride. A palavra “Jenga” é a forma imperativa de “Kujenca”, verbo suaíli para “construir”. 3
4
Dinâmica de apresentação
Jenga Objetivo Possibilitar que todos se apresentem. Desenvolvimento Cada integrante de retirar uma peça que está marcada com um numeral que corresponde a uma pergunta. Algumas peças estão sem numeral e serão analisadas através da cor. Estas peças possuem desafios intrigantes! 4
5
Matemática: fácil ou difícil? PROBLEMAS COM A MATEMÁTICA
CHICO BENTO EM: PROBLEMAS COM A MATEMÁTICA 5
8
8
9
9
10
10
11
11
12
12
13
13
14
14
15
15
16
16
17
17
18
18
19
19
20
20
21
21
22
22
23
23
24
24
25
25
26
26
27
27
28
28
29
29
30
30
31
31
32
Essa história foi retirada do caderno de provas do Concurso da Prefeitura de Belo Horizonte para professores de matemática do ano de Mostra o distanciamento entre o pensamento do Chico Bento e das crianças que buscam compreender e significar a matemática, relacionando-as com as suas práticas cotidianas como o mercado, a família, a música, as plantas e o pensamento da professora Marocas que relaciona a matemática à lógica, ao desconhecido (incógnita) e ao abstrato. O medo da matemática assim como a rejeição a qualquer modelo de pensamento que se afaste do permitido pela professora estão presentes nesta narrativa. A história tem como objetivo nos provocar no sentido de percebermos a necessidade premente de aproximarmos essa área do conhecimento, aparentemente inóspita, às práticas significativas e aos conhecimentos prévios das crianças. 32
33
Segundo Elvira Souza Lima, para que o conhecimento seja formado, há duas condições necessárias. Primeiramente que a nova informação seja passível de ser compreendida pela criança, ou seja, precisa haver uma ligação possível entre aquilo que a criança já tem na memória e o que vai aprender. Em segundo lugar, que se estabeleça uma relação ativa da criança com o conteúdo a ser apreendido, de forma que os conteúdos sejam organizados e integrados ao acervo de conhecimentos de que ela dispõe em sua memória. (Currículo e Desenvolvimento Humano, Elvira Souza Lima, 2009). 33
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.