A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 DE OUTUBRO DE 2008 A IMPORTÂNCIA DA FRUTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 DE OUTUBRO DE 2008 A IMPORTÂNCIA DA FRUTA."— Transcrição da apresentação:

1 DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 DE OUTUBRO DE 2008 A IMPORTÂNCIA DA FRUTA

2 B.I. Nome: Pêra Origem: Europa e Ásia Nutrientes: Possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo que fortifica o músculo cardíaco essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e sanam alguns problemas de pele. Ainda contem vitaminas A e C e sais minerais incluindo o Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro

3 B.I. Nome: Banana Origem: Ásia Nutrientes: Fonte apreciável de vitaminas A e C, fibras e potássio

4 B.I. Nome: Figo Origem: Ásia Menor Nutrientes: Fruta rica em potássio e fibras

5 B.I. Nome: Morango Origem: Europa Nutrientes: Rico em vitamina C, K, B1, B2 e A, além de potássio, ferro, cálcio, magnésio e fibras. A Vitamina C é um poderoso antioxidante que parece diminuir no organismo os efeitos nocivos dos radicais livres que intensificam o envelhecimento e podem causar doenças como o cancro. É importante na formação do colágeno que dá força e suporte aos ossos, dentes, pele e artérias. Também ajuda na cicatrização de feridas e absorção de ferro, entre outras funções.

6 B.I. Nome: Ananás Origem: América Tropical e subtropical Nutrientes: açúcar e ácidos orgânicos (principalmente ácido cítrico); é considerado boa fonte de vitaminas A e B1, bem como razoável fonte de vitamina C

7 B.I. Nome: Romã Origem: Próximo Oriente – Pérsia/Irão Nutrientes: Rica em vitaminas: tiamina, riboflavina, niacina, pantotenica, vitamina B 6, C, folate (vit. B 9) e vitamina C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Tem sido classificada com a campeã dos antioxidantes que fazem diminuir o colesterol mau e subir o colesterol bom!

8 B.I. Nome: Manga Origem: Sul da Ásia Nutrientes: Importante como auxiliar dos movimentos peristálticos intestinais. As vitaminas do complexo k fazem parte das enzimas digestiva e da absorção dos nutrientes. A sua carência no organismo causa falta de apetite, fadiga, apatia e transtornos no crescimento. Possui uma boa quantidade de um mineral bastante útil ao equilíbrio dos líquidos no corpo: o potássio que pode ter uma acção anticancerígena, Fósforo, magnésio, cálcio, proteínas, gorduras, hidratos de carbono e ferro, Eles entram na composição dos músculos, sangue, ossos, dentes. É recomendada para os casos de bronquite e escorbuto. Tem um alto teor vitamínico de vitaminas A, C, B1, B2, B5. Devido ao teor de vitamina A, a manga é um excelente antioxidante do organismo.

9 B.I. Nome:Coco Origem: Sudeste asiático ou América do Sul Nutrientes: Sais minerais: potássio, sódio, fósforo, cloro e fibras, importantes para o estímulo da actividade intestinal. Devido ao seu conteúdo em sais de potássio e sódio, é um alimento adequado contra aterosclerose, para o sistema nervoso, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos. A água de coco é muito saborosa. Pode ser utilizada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de potássio. É também indicada nos casos de diarreia, vómitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãibras, astenia, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol. Já o coco maduro é contra-indicado às pessoas com problemas cardíacos e que tenham alta taxa de colesterol no sangue.

10 B.I. Nome: Noz Origem: Europa e Ásia Nutrientes: Calorias, Vitaminas E, B1, B2, L14; Fósforo, Cálcio, Sódio Comer nozes após a refeição pode ajudar a diminuir os malefícios causados às artérias por comidas gordurosas.

11 B.I. Nome: Amora Silvestre Origem: América, Europa, Ásia Nutrientes: Fruta altamente nutritiva de sabor doce e um pouco ácida. Composta por 85% de água e vários minerais e vitaminas, a fruta é indicada no controle de hemorragias e da pressão arterial, além de exercer uma função antioxidante.

12 B.I. Nome: Framboesa Origem: Ásia Nutrientes: Contém poucas calorias e é rica em vitamina C. Contem uma fibra insolúvel em suas sementes que ajuda a prevenir a prisão de ventre, reumatismo e outras doenças metabólicas, sobretudo no fígado, rins e hemorróidas. É poderosa contra as indesejadas rugas. Por conter grande quantidade de antioxidantes, torna-se uma potente arma contra os radicais livres. Contem elevada percentagem de antioxidantes. Uma dieta rica em framboesa é capaz de reduzir em até 80% a incidência de câncer de cólon. Tem propriedades laxativas, diuréticas e anti escorbúticas, sendo usada no tratamento de afecções do fígado e vesícula biliar, bem como no combate à osteoporose e como tónico muscular. É boa para equilibrar a falta de vitaminas no organismo e o seu suco com água é indicado para tirar a sede e ajudar na cura de doentes com febre.

13 B.I. Nome: Uva Origem: Ásia Nutrientes: G licose e frutose, é aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre. O suco de uva como a uva e a folha da videira é estimulante das funções hepáticas e para manter as artérias jovens, reduzindo a pressão sanguínea. Combatem o envelhecimento pois contêm 20 antioxidantes Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes e quanto mais vibrante for a cor da casca, maior o seu poder antioxidante, que significa que as uvas vermelhas e roxas são as mais poderosos, contendo anticoagulantes que inibem a oxidação, o colesterol HDL e dilatam os vasos sanguíneos.

14 B.I. Nome: Dióspiro Origem: China e Japão Nutrientes:64 calorias por 100 g, os dióspiros são ricos em potássio, hidratos de Carbono e vitamina C. Também conhecido por damasco-do-japão assemelha-se a um tomate alaranjado.

15 B.I. Nome: Maça Origem: Países frios Nutrientes: O consumo regular de maçã, uma por dia, é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo. Produz efeitos benéficos sobre o coração,, Pode ser usada como uma espécie de laxante, pois auxilia na eliminação das fezes. A maçã contém as seguintes vitaminas B1, B2 e niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.

16 B.I. Nome: Limão Origem: Brasil Nutrientes: Contém vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (caroteno), que se encontra principalmente na casca e, vitamina A na polpa fresca e sumo. - É riquíssimo em vitamina C (40 a 50mg/100gr de fruto), que joga um papel inestimável nos fenómenos óxido redutores,beneficiando,concomitantemente, o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão, é indispensável a sua ingestão diária. - Possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias, contém grandes quantidades de sais minerais e elementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo, encontram-se apreciáveis percentagens de ácidos cítricos, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio, é portador de glucose e frutose directamente assimiláveis, bem como de sacarose, contém gomas e algumas albuminas.

17 B.I. Nome:Cerejas Origem: Ásia Nutrientes: Contém proteínas, cálcio, ferro, vitaminas A, B, C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais.

18 B.I. Nome: Melancia (Citrullus vulgarisschrad) Origem: África Nutrientes: Constituída por mais de 90% de água. É uma fruta altamente refrescante, com propriedades hidratantes; contém ainda açúcar, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, fósforo e ferro.

19 B.I. Nome: Laranja Origem: China Nutrientes: Calorias, proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B3, C, cálcio, potássio, fósforo, sódio, enxofre, magnésio, cloro, silício, ferro.

20 B.I. Nome: Castanha Origem: Ásia Menor Balcãs, Cáucaso Nutrientes: Rica em vitaminas C e B6 e uma boa fonte de potássio. Considerada, actualmente, quase como uma guloseima de época, as castanhas, em tempo idos, constituíram um nutritivo complemento alimentar.

21 B.I. Nome: Kiwi Origem: China Nutrientes: Propriedades nutritivas provêm das sementes que constituem o kiwi e que são naturalmente ingeridas com a polpa, é o fruto mais rico em Vitamina C fornece uma grande dose de fibras, 90% do seu peso é constituído por água, Possui compostos com efeitos preventivos do cancro, doenças cardiovasculares e doenças de foro intestinal.

22 COMER SEMPRE FRUTA É SAUDÁVEL…


Carregar ppt "DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 DE OUTUBRO DE 2008 A IMPORTÂNCIA DA FRUTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google