A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3 António Albano Baptista Moreira EMPREENDEDORISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3 António Albano Baptista Moreira EMPREENDEDORISMO."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 António Albano Baptista Moreira EMPREENDEDORISMO

2 Aula 3 – 22/08/2012 Características empreendedoras Auto avaliação Plano de vida OBJETIVOS

3 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, htp://opetempreendedorismo.pbworks.com Login e senha Como usar

4 Ao final o que levaremos ? EMPREENDEDORISMO CARACTERÍSTICAS AUTO AVALIAÇÃO

5 De que se trata... Nesta disciplina o aluno irá entender a importância do empreededorismo para um país e/ou organização. Para tal, verificará que o perfil e competências de um empreendedor podem ser desenvolvidos. Conhecerá os motivos de sucesso e de fracassos dos novos negócios, bem como, a importância de um Plano de Negócio. Saberá identificar novas oportunidades e tendências de mercado.

6 Competências NºDescriçãoNível 01 Entender o conceito de empreendedorismo, sua tipologia, bem como, importância econômica para um país e inovadora para as empresas. F 02 Conhecer as bases do pensamento empreendedor e suas fundações. N 03 Identificar as características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. F 04 Identificar barreiras e estímulos organizacionais ao comportamento intra-empreendedor. I 05 Entender o ciclo de vida organizacional, bem como, saber diferenciar uma oportunidade de uma idéia. N 06 Entender a importância da análise ambiental, bem como, saber como identificar e avaliar a concorrência. N

7 Apoio bibliográfico Bibliografia Básica DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Campus, MALHEIROS, Rita de Cássia da Costa; FERLA, Luiz Alberto; CUNHA, Cristiano J. C. de Almeida (organizadores). Viagem ao mundo do empreendedorismo. 2 ed. Florianópolis: IEA – Instituto de Estudos Avançados, 2005.

8 Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência AIDAR, Marcelo Marinho. Empreendedorismo. São Paulo: Thomson, BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2010.

9 Nossos encontros DATABASES TECNOLÓGICAS TRABALHADASNºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 08/08 Apresentação, formas de avaliação. Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 APRESENTAÇÃO GERALD A DISCILINA DO QUE VAI SER TRATADO, DA METODOLOGIA E DAS AVALIAÇÕES 15/0 8 Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 22/08 Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. COMPETÊNCIA 2 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE

10 Conteúdo Programático Competência 1 a 3: Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor

11 Material adicional Livros digitalizados Empreender – fazendo a diferença Ler até capítulo 2 até dia 31/03

12 Na internet... Links de páginas, blogs, etc

13 Retomando... Serão retomados assuntos vistos na aula anterior

14 O que responder O que é empreendedorismo? Importância do empreendedorismo? Se nasce empreendedor? Um boa idéia é um bom negócio? Processo de empreender? Abrir empresa? Terceiro setor? Atitude?

15 Lembrar Mitos e definições; A importância do Empreendedorismo; Contextualizar o empreendedorismo; Intra empreendedorismo Algumas recomendações; Como fazer?

16 ESTRATÉGIA PESSOAL Valores / Crenças / Princípios Sonhos / Visão Razão da Existência / Missão

17 Sugestão de Plano Pessoal Talento Competência Essencial Metas Visão / Missão Sonho Plano Ação Avaliação Valores / Princípios Modelos Empreen- dedorismo / Disciplina

18

19 Agora que já sabe... Descubra seus talentos; Desenvolva-os em pontos fortes; Alinhar os Objetivos e Propósitos; Desenvolvimento pessoal; Plano de Negócios; Atitudes Empreendedoras; Alinhar as Estratégias;

20 E principalmente... É preciso dar sentido a tudo isto. Achar um motivo.

21 Filme Tony Robbins no TED Porque fazemos o que fazemos?

22 O Serviço de Apoio à Pequena Empresa no Paraná

23 OBSERVAÇÕES Não há desemprego. O que está desaparecendo é o emprego propriamente dito. William Bridges Fonte: IBGE Somente 50% dos empregos no Brasil são formalizados com 'carteira assinada'. Entre 1980 e 1994, o trabalho por 'conta própria cresceu 37,38%.

24

25

26 Trabalho em equipe comp. 1 Entender o conceito de empreendedorismo, sua tipologia, bem como, importância econômica para um país e inovadora para as empresas. Perguntas: – O que se entende por empreendedorismo e suas variadas interpretações. Cite 3 maneiras de encarar o empreendedorismo. – Quais tipos de empreendedorismo acha que existem? – Qual a importância econômica e social do empreendedorismo? – O que empreendedorismo tem a ver com inovação? – Como na sua opinião se poderia incentivar o empreendedorismo?

27 Sessão pipoca... Pedra filosofal

28 Pedra Filosofal Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer, como esta pedra cinzenta em que me sento e descanso, como este ribeiro manso em serenos sobressaltos, como estes pinheiros altos que em verde e oiro se agitam, como estas aves que gritam em bebedeiras de azul. eles não sabem que o sonho é vinho, é espuma, é fermento, bichinho álacre e sedento, de focinho pontiagudo, que fossa através de tudo num perpétuo movimento. Eles não sabem que o sonho é tela, é cor, é pincel, base, fuste, capitel, arco em ogiva, vitral, pináculo de catedral, contraponto, sinfonia, máscara grega, magia, que é retorta de alquimista, mapa do mundo distante, rosa-dos-ventos, Infante, caravela quinhentista, que é cabo da Boa Esperança, ouro, canela, marfim, florete de espadachim, bastidor, passo de dança, Colombina e Arlequim, passarola voadora, pára-raios, locomotiva, barco de proa festiva, alto-forno, geradora, cisão do átomo, radar, ultra-som, televisão, desembarque em foguetão na superfície lunar.

29 Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança. In Movimento Perpétuo, 1956

30 SUCE$$ !! SÓ OS EMPREENDEDORES TRIUNFARÃO !!! Deus dá a todos uma estrela, Uns fazem da estrela um Sol, Outros nem conseguem vê-la! Helena Kolody

31 Meio ambiente Educação Convívio na família Infância Juventude Incentivar a iniciativa Independente Batalha para resolver problemas O EMPRESÁRIO BEM SUCEDIDO NASCE FEITO?

32 MG PE ES RS SP BR CARACTERÍSTICAS Busca de oportunidades e iniciativa Persistência Comprometimento Qualidade e eficiência Correr riscos Estabelecimento de metas Busca de informações Planejamento e monitor. sist. Persuasão e Redes Contato Independência autoconfiança Média Global PERFIL EMPREENDEDOR P E R C E N T U A I S

33 Características e atitudes 10 características empreendedoras Atitudes e comportamentos Ações que identificam as características 3 para cada característica 30 ações/atitudes/comportamentos no total

34 Age diante de dificuldades relevantes. Insiste ou muda de estratégia com a finalidade de enfrentar desafios ou superar dificuldades. Responsabiliza-se pessoalmente pelo cumprimento dos objetivos estabelecidos.PERSISTÊNCIA

35 Analisa as alternativas e calcula riscos cuidadosamente. Age para diminuir riscos ou controlar resultados. Coloca-se em situações que implicam em desafios ou riscos moderados. CORRER RISCOS CALCULADOS

36 Busca autonomia em relação às normas e controle de outros. Mantém suas decisões, mesmo quando outras pessoas se opõem, diante de resultados desanimadores. Mostra-se confiante na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio. INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA

37 Fixa objetivos que lhe proporcionem desafios e que tenham significado pessoal. G Fixa metas de longo prazo, claras e específicas. G Fixa objetivos de curto prazo, mensuráveis. Estabelecimento de metas/objetivos

38 CLAROS REALISTAS MENSURÁVEIS ESPECÍFICOS REPRESENTAM UM DESAFIO TÊM UM SIGNIFICADO ESPECIAL Critérios para bons objetivos

39 Metas Específicas Significado Provocante Executável Realista Tempo final Observável

40 Se um objetivo é escrito, há um aumento de 60% da probabilidade de atingi-lo. Ajuda você a trabalhar com inteligência, não só com dedicação. Orienta para o futuro, para resultados. Aumenta a motivação Ajuda a administrar a tensão de ser um Empreendedor. MOTIVOS PARA SE ESTABELECER objetivos

41 Pesquisa pessoalmente informações de clientes, fornecedores e concorrentes Pesquisa pessoalmente sobre como fabricar um produto ou fornecer um serviço Solicita orientação de um especialista para obter assessoria técnica ou comercial BUSCA DE INFORMAÇÃO

42 ESCLARECER OBJETIVOS IDENTIFICAR PERGUNTAS DESIGNAR RESPONSABILIDADES DEFINIR UM PRAZO DE REALIZAÇÃO ELEMENTOS DE UM PLANO DE BUSCA DE INFORMAÇÕES

43 Planeja um trabalho grande, dividindo-o em partes mais simples e com prazos definidos Acompanha e revisa seus planos, embasado em informações sobre o desempenho real e em novas circunstâncias Mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICO

44 Age de forma a executar melhor as coisas, mais rapidamente ou mais barato. Procede de forma a realizar coisas que satisfaçam ou excedam aos padrões de excelência. Assegura que o trabalho seja terminado a tempo e atenda aos padrões de qualidade previamente combinados. EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA

45 Realiza atividades antes de solicitado ou forçado pelas circunstâncias. Busca novas áreas de atuação, produtos e serviços para ampliar seu empreendimento Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio novo, obter financiamentos, equipamento, local de trabalho ou assistência BUSCA DE OPORTUNIDADE E INICIATIVA

46 Sacrifica-se pessoalmente ou depende de um grande esforço para completar uma tarefa contratada Trabalha junto com seus empregados ou os substitui caso seja necessário terminar uma tarefa Prima em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, em vez do lucro a curto prazoComprometimento

47 Usa de estratégias para influenciar ou persuadir os outros. Usa de pessoas influentes para atingir seus próprios objetivos. Age para desenvolver e manter relações comerciais. PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS

48 Qual o seu sonho? Vale a pena empreender? O que caracteriza os empreendedores?

49 Para a próxima aula... Formulário de Auto avaliação Bibliografia selecionada: Baixar o livro

50

51 Obrigado

52 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


Carregar ppt "Aula 3 António Albano Baptista Moreira EMPREENDEDORISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google