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Aula 1 – António Albano Baptista Moreira EMPREENDEDORISMO.

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1 Aula 1 – António Albano Baptista Moreira EMPREENDEDORISMO

2 Aula 7 – 19/09/2012 Oportunidades Estudo das oportunidades OBJETIVOS

3 Ao final o que levaremos ? EMPREENDEDORISMO TENDÊNCIAS OPORTUNIDADES ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES MODELO DO PLANO DE NEGÓCIOS

4 O que responder Oportunidades Plano de negócios

5 QUAIS AS TENDÊNCIAS ?

6 Finalmente!

7 Vamos ao conteúdo EMPREENDEDORISMO OPORTUNIDADES INTRA EMPREENDEDORISMO

8 Como identificar e avaliar uma oportunidade de negócio

9 IDENTIFICANDO UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Identificação necessidades/deficiências Observação de tendências Derivação da ocupação atual Exploração de hobbies Lançamento de moda Imitação do sucesso alheio

10 AO FAZER A ESCOLHA, LEVE EM CONTA: Conhecimento do que vai fazer e experiência no ramo Capital estimado para investimento inicial Habilidades necessárias e implícitas ao negócio Fatores morais, ético e religiosos Apoio da família

11 ECOS DO FUTURO VIII Assembléia Geral da World Futuru Society Cliente - verdadeiro rei, convidado honorável Estrutura de trabalho: % CT Compras e comércio: atender necessidades específicas (alimentação, educação, etc) Tempo: leitura de jornais, compras... Big Emerging Markets: China, Índia, Brasil Internet: educação, finanças, marketing... Revolução genética: do homo sapiens ao homo cyberneticus Evolução conhecimento: 2020 dobrará a cada 80 dias

12 TELEMEDICINA

13 TECNOLOGIA Bluetooth

14 CHIP SUBCUTÂNEO - do tamanho de um grão de arroz

15 DESENHOS SOBRE SETORES Educação: equipe, criatividade, idiomas Saúde e Medicina: genética, home care, telemedicina Turismo : ecoturismo, consultor turismo, indústria sistema turismo Varejo: realidade virtual, atendimento customizado, customização total Alimentação: refeições semi- prontas, alimentos naturais, biotecnologia Energia: fontes energéticas, conservação, movimento ambientalista

16 ENERGIA - VELOZ E LIMPO SELO DE ECOLOGICAMENTE CORRETO carro híbrido, capaz de rodar com gasolina ou hidrogênio

17 BIODIESEL menos poluentecusto muito menor ÓLEO DE DENDÊ ÓLEO DE CANOLA

18 REALIDADE VIRTUAL FastSkin, da Speedo Swift Suit, da Nike

19 Mistura de calcário com vegetais como batata, arroz, trigo e mandioca. matéria prima o milho BIOPLÁSTICO

20 O SER HUMANO DO FUTURO Jovens adultos mais tempo em casa Lares com duas rendas Superpopulação x problemas sociais x oportunidades negócios Diversidade é a tônica do futuro- idiomas, nacionalidades Idosos - concentração mais alta do mundo Ascensão da mulher Geração Bits/Bytes individualista solitário menor lealdade e comprometimento mantém alternativas abertas tecnoliterata comunicação bits e bytes visão irreal e material

21 O ENSAIO DO SUCESSO Descreva as características do produto Determine o público-alvo Estime o mercado Conheça seus concorrentes Defina canal de distribuição Recursos financeiros, físicos e humanos Avalie o risco do negócio Verifique as questões de legislação

22 PRECAUÇÕES Invista na dobradinha talento-disciplina Não dispense a experiência de profissionais bem sucedidos Jamais pense que já esgotou as possibilidades Faça pesquisa sobre o potencial do negócio Planeje o empreendimento Conscientize-se que é preciso ser o melhor.

23 23 Idéia e oportunidade Idéias não são necessariamente oportunidades A oportunidade deve se ajustar ao empreendedor Características da oportunidade: atraente, durável, tem uma hora certa, é ancorada em um produto ou serviço que cria ou adiciona valor para o seu comprador É um alvo móvel. Se alguém a vê, ainda há tempo de aproveitá- la. Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde. Não é questão de usar técnicas, checklists e outro métodos

24 24 Fontes de idéias Pesquisa universitária Olhar nas ruas Idéias que deram certo em outros lugares Experiência enquanto consumidores Experiência no emprego Mudanças demográficas e sociais Caos econômico, crises, atrasos Como usar as capacidades e habilidades pessoais Franquias

25 Vamos ao conteúdo INTRA EMPREENDEDORISMO

26 Quadro das Mudanças

27 Tendências Atuais do Mundo Moderno Globalização Tecnologia Competitividade Informação Produtividade Qualidade Ênfase no Cliente Conhecimento Foco nos Serviços Capital Humano - Habilidades - Competências - Talento - Motivação - Compromisso

28 VISÃO E ESTRATÉGIA FINANÇAS CLIENTE PROCESSOS INTERNOS APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO Como criar valor para os acionistas? Como criar valor para os clientes? Como tornar excelentes os processos do negócio? Como crescer e melhorar?

29 Empregabilidade O Mundo pertence aqueles que pensam em novos caminhos. Vwe Grahl, arquiteto

30 E o Capital Humano como fica em meio as mudanças? Fim do emprego vitalício Pagamentos por competência Guerra dos talentos Rápida obsolescência do conhecimento técnico Automação >> desemprego Telemática >> deslocalização do trabalho

31 Conhecimentos Habilidades Atitudes dos novos Profissionais Estratégico e Visionário Parceria e Compromisso Longo Prazo e Missão Consultivo Foco no Negócio Foco Externo e no Cliente Pro ativo e Antecipatório Foco nos Resultados e nos Fins

32 Perfil Profissional Tecnologia + Negócios Visão sistêmica e holística Polivalência Iniciativa Adaptabilidade Ética Trabalho em equipe Flexibilidade Empreendedorismo Motivação Criatividade Cultura global

33 A revolução do empreendedorismo O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20 (Timmons, 1990)

34 Empreendedorismo + Inovação = Prosperidade

35 O velho modelo econômico (a era da manufatura) Dirigido pelos modelos clássicos Recursos escassos eram materiais raros Força de trabalho (poder dos músculos) Retornos pequenos Barreiras de entrada Ativos físicos Sobrevivência dos maiores

36 O novo modelo econômico (a era da inovação mpreendedora) Dirigido por novos modelos de negócios Recursos escassos são imaginação e conhecimento Retornos maiores Baixas barreiras de entrada Ativos intelectuais Poder do conhecimento Sobrevivência dos mais rápidos

37 Fatores associados com maiores níveis de atividade empreendedora (GEM) Percepção da oportunidade Fatores sociais e culturais Educação (segundo grau e universitário) Participação das mulheres Experiência Suporte financeiro para start-ups

38 Empreendedorismo = Pessoas + Processos

39 Quem é o empreendedor? Alta InventorEmpreendedor A grande maioria Gerente, Administrador Criatividade e Inovação Baixa Alta Habilidades gerenciais e know-how em business

40 Mitos sobre o empreendedor Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Realidade: Enquanto a maioria dos empreendedores nasce com um certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam habilidades relevantes, experiências e contatos com o passar dos anos. A capacidade de ter visão e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo. Mito 2: Empreendedores são jogadores que assumem riscos altíssimos Realidade: tomam riscos calculados evitam riscos desnecessários compartilham o risco com outros dividem o risco em partes menores

41 Mitos sobre o empreendedor Mito 3: Os empreendedores são lobos solitários e não conseguem trabalhar em equipe Realidade: São ótimos líderes Criam times Desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes, fornecedores e muitos outros

42 O processo empreendedor

43 Processo empreendedor Recursos Equipe Oportunidade Criatividade Liderança Comunicação Ambiguidade Incerteza Forças externas Mercado de capitais Fits and Gaps business plan © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

44 Como alguns executivos vêem empreendedorismo Orçamento Subordinados Oportunidade Iniciar com um orçamento Evitar riscos Estabelecer uma base operacional © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College Acabar identificando uma oportunidade ?! Mesmos componentes, atitude diferente!!!

45 Caminho crítico do planejamento Reconhecimento/avaliação da oportunidade Estratégia Detalhamento das ações Orçamento Reconhecimento/avaliação da oportunidade Estratégia Detalhamento das ações Orçamento X

46 Modelo interativo do EC Características organizacionais Suporte gerencial Tipo de trabalho Recompensas/incentivos Disponibilidade de tempo Limites organizacionais Características individuais Propensão de assumir riscos Desejo de autonomia Necessidade de realização Orientação a metas Auto-controle Evento inicial Disponibilidade de recursos Decisão para agir de forma empreendedora Planejamento Viabilidade do negócio Implementação da idéia Habilidade de superar barreiras

47 Uma estrutura para o empreendedorismo Organizar a geração e armazenamento das oportunidades (banco de dados, reuniões periódicas etc) Rever processos ou estrutura formal e/ou informal: suporte gerencial a ações empreendedoras Definir meios de recompensar e/ou incentivar a geração de idéias Disponibilidade de recursos e tempo (dia-a-dia e projetos Empreendedores) Fazer com que tais políticas sejam parte da cultura da organização Incentivar o aprendizado Assumir riscos calculados / tolerar falhas

48 10 mandamentos do empreendedor corporativo 1. Faça o trabalho que for necessário para que seu projeto dê certo, independente de sua função/cargo na empresa 2. Compartilhe os créditos do sucesso 3. Lembre-se, é mais fácil pedir perdão que permissão 4. Venha trabalhar cada dia querendo ser demitido!!! 5. Peça conselho antes de pedir recursos 6. Siga sua intuição a respeito das pessoas; construa um time composto pelos melhores 7. Prepare-se antes de divulgar sua idéia; publicidade prematura não é imune ao sistema corporativo 8. Nunca aposte uma corrida na qual não esteja participando! 9. Seja verdadeiro com suas metas, mas realista sobre as formas de atingi-las 10. Honre seus superiores, sua empresa, seus patrocinadores! * Fonte: Pinchot,

49 GLOBALIZAÇÃO: PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE. QUALIDADE NÃO SERÁ MAIS UM DIFERENCIAL COMPETITIVO. MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO CADA VEZ MAIS ESTREITAS. CLIENTES MENOS FIÉIS. USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. A INFLUÊNCIA DA INTERNET – REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES GRANDES MUDANÇAS PARA O SÉCULO XXI

50 A INTERNET E SUA INFLUÊNCIA CONSEQÜÊNCIAS: NOVAS FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO NOVAS FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO MOSTRAR E ADQUIRIR PRODUTOS EM QUALQUER LUGAR NO MUNDO MOSTRAR E ADQUIRIR PRODUTOS EM QUALQUER LUGAR NO MUNDO FECHAR NEGÓCIOS COM CLIENTES EM TODO PLANETA FECHAR NEGÓCIOS COM CLIENTES EM TODO PLANETA AULAS A LONGA DISTÂNCIA, COM DIÁLOGOS EM TEMPO REAL AULAS A LONGA DISTÂNCIA, COM DIÁLOGOS EM TEMPO REAL PESQUISAS E ACESSO AS BIBLIOGRAFIAS MAIS RECENTES PESQUISAS E ACESSO AS BIBLIOGRAFIAS MAIS RECENTES RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA AS EMPRESAS, ENTRE OUTRAS COISAS RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA AS EMPRESAS, ENTRE OUTRAS COISAS MIDIAS SOCIAIS MIDIAS SOCIAIS ETC ETC

51 TENDÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO ñ MOVIMENTO EM DIREÇÃO AO LIVRE COMÉRCIO MUNDIAL ñ IMPULSO DAS TELECOMUNICAÇÕES ñ BIOTECNOLOGIA ñ REDUÇÃO DO TAMANHO DOS PRODUTOS ñ PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS ñ GERENTES GLOBALIZADOS (EMPREENDEDORES) ñ COSTUMIZAÇÃO ñ ERSONALIZAÇÃO

52 QUAIS AS TENDÊNCIAS ?

53 GERENTES GLOBALIZADOS ANTES HOJE AUTORITÁRIO ABERTO À PARTICIPAÇÃO CENTRALIZADOR DELEGADOR VISÃO DEPARTAMENTAL VISÃO SISTÊMICA INDIVIDUALISTA PARTICIPATIVO ESPECIALISTA MULTI ESPECIALISTA CHEFEEMPREENDEDOR

54 COMO VENCER A COMPETITIVIDADE DOS NOVOS TEMPOS 1) Positividade 2) Flexibilidade 3) Organização 4) Criatividade e inovação 5) Foco

55 POR QUE CONTINUARÁ CRESCENDO O NÚMERO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS? Tendências das grandes corporações a transformarem seus complexos em muitas empresas pequenas. A consolidação do franchising. O espírito empreendedor e a necessidade de realização pessoal, principalmente no meio executivo. A aposentadoria precoce. A informatização e a robotização das empresas, que dispensam pessoas de níveis técnicos/gerenciais. O crescimento descomunal de serviços especializados, principalmente ligados à informação. O enxugamento da máquina governamental, que desemprega executivos e técnicos. A terceirização e desverticalização das médias e grandes empresas. Os aspectos tributários e burocráticos, que criam alguns benefícios.

56 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO EMPRESÁRIO DA MPE Normalmente sem formação acadêmica. Aprendeu o ofício na prática, como empregado (com os vícios da prática). Vem da produção ou vendas. Aversão a controles e informações. Altamente intuitivo. Decide empiricamente. Limita-se a acompanhar a concorrência. Estilo de administração autocrática/paternalista. Fazedor de tudo. Coragem e capacidade de assumir riscos. Individualista. Visão e preocupação imediata. Descrente de mudanças e aprendizado. Desinformado – não lê. Não investe em auto desenvolvimento. Ressalte-se uma nova classe

57 CONTRIBUIÇÕES DAS MPEs CONTRIBUIÇÕES DAS MPEs Emprego e renda-família Emprego e renda-família Escola de mão-de-obra Escola de mão-de-obra Incubadora de novos negócios Incubadora de novos negócios Complemento na cadeia produtiva Complemento na cadeia produtiva Flexibilidade para pequenos nichos Flexibilidade para pequenos nichos

58 COMO AS MPEs PODERÃO SER COMPETITIVAS I - Atuar em pequenos nichos II - Participar de um complexo produtivo maior III - Em ambas as situações: Modernizar relações com o consumidor Modernizar relações com o consumidor Investir em qualidade e produtividade Investir em qualidade e produtividade Aproveitar a qualidade de empreendedor Aproveitar a qualidade de empreendedor do funcionário do funcionário Auto-desenvolver seus dirigentes Auto-desenvolver seus dirigentes Bancar novos investimentos nessa Bancar novos investimentos nessa modernização modernização

59 Menor carga tributária Maior carga tributária Informalidade Produção nào-seriada Cadeias e terceiros Até o cliente Economia de escala Rigidez produção/ Venda/ramo O cliente se adapta Ao produto(cria hábitos) Mão-de-obra qualificada Decisões descentralizadas Formalização das operações Produção seriada(em linha) Contato direto Com o cliente Custos Unitários maiores Versatilidade produção/ Venda/ramo Adequação dos Produtos ao cliente Mão-de-obra menos qualificada Decisões centralizadas

60 EMPREENDEDOR (High-Tech): Pessoa capaz de Perceber, Planejar e Explorar Oportunidades de Inovações Tecnológicas. OPORTUNIDADE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Uma oportunidade de inovação tecnológica é percebida pelos empreendedores por seus aspectos qualitativos de: Atratividade (novidade, diferencial e utilidade); Temporariedade (janela da oportunidade); Intensidade (motivação para gerar um novo empreendimento de base tecnológica). Empreendedorismo e Inovação Tecnológica

61 GRAU DE INOVAÇÃO Objeto da Inovação Produto, Serviço, Processo ou Design. Dimensão Tecnológica Estado da Arte (Atualidade). Dimensão Mercadológica Cobertura de Mercado (Local / Global).

62 IDÉIA INOVADORA Provérbio Inspirador Nada é mais forte do que uma idéia cujo tempo é chegado... Vítor Hugo Como chegar a essa idéia? As idéias inovadoras e geradoras de empreendimentos de base tecnológica são decorrentes de trabalhos de P&D em áreas especializadas utilizando tecnologia avançada.

63 Como julgar se a idéia é promissora, capaz de gerar um novo produto /serviço inovador, base de um empreendimento de sucesso? Realizando um estudo capaz de demonstrar a sua viabilidade técnica e econômica (EVTE) e um planejamento capaz de convencer da sua atratividade comercial e financeira (Plano de Negócios)

64 Em que consiste o EVTE? Apresentar elementos de comprovação de que a idéia pode gerar um produto ou serviço: * Factível (protótipo ou demo funcional); * Necessário (para clientes alcançáveis); * Inovador (com alto grau de inovação); * Rentável (retorno do capital empregado).

65 Em que consiste o Plano de Negócios? Convencer (promotores e investidores) da atratividade do negócio, apresentando: * Equipe gestora (competência/experiência); * Tecnologia (atual/produtos de alto valor); * Mercado (alcançável com liderança); * Lucratividade (rápido ROI e alta TIR).

66 Em quanto tempo ocorre a maturação de empreendimentos de base tecnológica? 3 a 5 anos São necessários de 3 a 5 anos para: * Estruturar a empresa (RH técnico e gerencial); * Desenvolver os produtos e serviços; * Conhecer e desenvolver o mercado-alvo; * Atrair e captar recursos financeiros.

67 Qual é a forma mais eficaz para apoiar e acelerar esse amadurecimento? Engajar em programa de Incubadora de Empresas de Base Tecnológica para acesso a: * Treinamentos; * Consultorias individuais; * Encontros informais; * Eventos especializados.

68 Como surgiu e evoluiu o Plano de Negócios para demonstração da atratividade de negócios? * Inicio para atrair capital de risco (anos 60) ; * Estendido para outros stakeholders (anos 70); * Generalizado seu uso para capitalização (80).

69 Qual é a utilidade atual do Plano de Negócios? * Repensar o negócio; * Atrair parceiros; * Exibir as competências existentes; * Decidir com segurança; * Captar recursos financeiros.

70 Requisitos para atingir os objetivos do P/N ? * Apresentar o negócio de forma estruturada; * Identificar as oportunidades de inovação tecnológica baseadas na pesquisa de mercado e na análise SWOT; * Focar em nichos de mercado-alvo; * Dimensionar para rentabilidade desejada; * Revisar para consistência, clareza e objetividade.

71 OBJETIVOS DO PLANO DE NEGÓCIOS Analisar a viabilidade da futura empresa Analisar a viabilidade da futura empresa Orientar de forma segura o empreendedor Orientar de forma segura o empreendedor Diminuir os riscos Diminuir os riscos Aumentar as chances de sucesso Aumentar as chances de sucesso Planejar agora o que fazer no futuro Planejar agora o que fazer no futuro

72 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS ASPECTOS ECONÔMICOS Mercado Consumidor Mercado fornecedor Concorrentes TAMANHO E LOCALIZAÇÃO Produto Localização ASPECTOS TÉCNICOS Tecnologia Processo Produtivo Equipamento (Lay-out) Investimentos Fixos Mão-de-obra CAPITAL Próprio Terceiros ASPECTOS FINANCEIROS Faturamento Custos Lucro Capital de giro Retorno do investimento

73 Busca de Oportunidades Exercício em equipes de 4 alunos. Pesquisar em notícias de jornal, revistas 4 idéias de negócios e mostrar EVTE ao final da aula. Escolher uma das tendências a seguir e montar 3 exemplos de negócios dentro da tendência. Envelhecimento da população, Forma física, Meio ambiente, responsabilidade social, educação permanente, casais trabalhando fora, globalização, solteiros, famílias divorciados, eventos, moda antiga, romantismo, costumização, aumento de produtividade, internet, redes sociais, e-commerce, copa, pull.

74 Perguntas Real necessidade? Cliente busca? Valor agregado? Competitivo? Lucrativo/rentável? Vale o esforço? Tecnologia? Segmentação? Nicho? Longo prazo? Potencial? 5 forças de Porter – Concorrência, fornecedores, clientes, novas empresas, substitutos? Momento propício? Ciclo de consumo? Minhas vantagens competitivas? Me interessa, gosto disto? Estilo de vida conhecimentos, habilidades, competências requeridas. Ética, lei, pessoas.

75 Fechar os conceitos O que é uma oportunidade de negócios? Analisar a oportunidade de engócio.

76 Obrigado

77

78 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


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