A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR."— Transcrição da apresentação:

1 REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR

2 PORQUE A PESQUISA NA ESCOLA?

3 ...não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] Enquanto ensino contínuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.(Paulo Freire, 2006, p.32)

4 DETECTANDO PROBLEMAS: AS EXPERIÊNCIAS NAS ESCOLAS DE CAMPO MOURÃO...

5 REALIDADE ENCONTRADA: FALTA DE METODOLOGIA; FALTA DE PLANEJAMENTO; RESULTADO: PESQUISA SEM REFLEXÃO; PESQUISA SEM INTERPRETAÇÃO;

6 DIANTE DISSO... QUE POSTURA ASSUMIR PERANTE O ALUNO PARA QUE A PESQUISA NA INTERNET NÃO SE TORNE UMA AÇÃO PURAMENTE MECÂNICA?

7 Pesquisa; Atualização; Motivação; Ousadia; UTILIZAR AS TECNOLOGIAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS DEMANDAM DO EDUCADOR:

8 O QUE SIGNIFICA PESQUISAR? COMO FAZER PESQUISA? POR QUE FAZER PESQUISA? É FUNDAMENTAL SABER:

9 PESQUISA E TECNOLOGIA RECURSOS TECNOLÓGICOS PODEM E DEVEM AUXILIAR PROFESSORES E ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA ESCOLAR.

10 NAGEVANDO NO MUNDO DA INFORMAÇÃO… A INTERNET APRESENTA-SE COMO PRINCIPAL RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DE PESQUISAS NAS ESCOLAS, CONTUDO, NEM TUDO QUE ESTÁ NA WEB É FIDEDGNO!!

11 INFORMAÇÃO NÃO É CONHECIMENTO Quanto mais fácil é achar o que queremos, mais tendemos a acomodar-nos na preguiça dos primeiros resultados, na leitura superficial de alguns tópicos, na dispersão das muitas janelas que abrimos simultaneamente (MORAN)

12 ALGUMAS SAÍDAS PARA O PROFESSOR: APRESENTAR UM ROTEIRO AO ALUNO; ANALISAR A CREDIBILIDADE DO CONTEÚDO; PESQUISAR SITES E PORTAIS EDUCACIONAIS RECONHECIDOS; VERIFICAR AUTORIA DE ARTIGOS E REPORTAGENS;

13 PAPEL E FUNÇÃO DO PEDAGOGO... É ele quem poderá estimular o professor quanto a utilização das TICs (tecnologias de informação e comunicação) na escola.

14 ALGUMAS IDÉIAS... PORTAL DIA-DIA EDUCAÇÃO

15 RIVED – REDE INTERATIVA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO

16 PORTAL EDUCAREDE

17 WEBQUEST

18 Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. (Paulo Freire)

19 REFERÊNCIAS FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, ca_principal&&id_comunidade=0&ID_INF_ESCOLA=288

20 CRTE –CAMPO MOURÃO EDILAINE DE OLIVEIRA SANTOS JOSÉ CARLOS DA SILVA MARILEUZA ASCENCIO MIQUELANTE RENATO FIORIN SHEILA DOS SANTOS LIMA SUELEN FERNANDA MACHADO VANIA SARA DONEDA


Carregar ppt "REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google