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Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
III Jornadas de Reflexão sobre Necessidades Educativas Especiais Escola Inclusiva – Mito ou Realidade ? 8 Abril 2006 Auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça - Moita Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos Augusto Sousa / RUMO
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Escola Básica do 1º Ciclo do Lavradio - Barreiro
1983 / 1985 Escola Básica do 1º Ciclo do Lavradio - Barreiro Experiência de Integração Escolar, promovida pela Rumo, de alunos com deficiência mental
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Integrar sete crianças no ensino regular
Objectivos Gerais Integrar sete crianças no ensino regular Contribuir para a redução do insucesso escolar da escola Criar condições internas na escola, a partir da experiência recolhida, de forma a ganhar o conjunto de professores e famílias para a continuação da experiência Criar condições externas para a institucionalização da experiência
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Fases Contacto com Directora da Escola Contacto com professores, potenciais voluntários Sensibilização do Conselho Escolar: Explicar o projecto / processo institucional Processo de implementação Escolha de 2 professores Definir a futura relação com Conselho Escolar (troca de experiências com todos os professores da escola, facultativos; apoio a crianças da escola não inseridas nos 2 grupos)
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Fases Introdução do processo (com os dois professores) Caracterização das crianças a inserir (global) Caracterização das turmas receptoras (global) Análise conjunta do projecto, detalhadamente Definição da relação futura com os dois professores Disponibilidade (troca de serviços) Modelo de intervenção semanal Modelo de avaliação da experiência Definição das tarefas de cada um Expectativas de cada um
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Apoio Pós-Contratação
Fases 5. Introdução do processo com os pais / Reunião com pais das crianças a inserir Definir os nossos objectivos, em relação às crianças Definir qual a exigência de participação dos pais / protocolo Definir o modelo de trabalho futuro / programas de trabalho 6. Reunião com pais das salas receptoras (todos) Explicar o projecto Definir objectivos com todas as crianças (apoio na escola; tempos livres) Emprego Apoio Pós-Contratação
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Apoio Pós-Contratação
Intervenção Pais Objectivos Aumentar o conhecimento sobre a escola, sobre o filho, sobre a importância das relações familiares Melhorar as condições de higiene e saúde Modificar atitudes Meios Acompanhamento familiar Acção didáctica-informativa Modificação de comportamento - atitude Emprego Apoio Pós-Contratação
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Apoio Pós-Contratação
Intervenção Professores Objectivos Aceitação das crianças inseridas Melhoria da relação professor-aluno Apoiar o professor Meios Reflexão sobre a intervenção Programação conjunta de actividade Acção didáctica-informativa (bibliografia, instrumentos) Apoios pontuais a alunos Apoios globais (metodologia, relações pedagógicas) Hetero e auto-avaliação Emprego Apoio Pós-Contratação
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Intervenção Alunos Objectivos Integração plena na escola, na família e na escola Reduzir o insucesso Desenvolver competências específicas; actuar como suporte de desenvolvimento para a aprendizagem Meios OTL (expressões: corporal, plástica, musical) Educação física Reeducação pedagógica (leitura, escrita, cálculo) Terapias
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Avaliação Por fases (avaliação do projecto / processos / metas) Avaliação dos alunos (base – inicial – base line / periódicas / medica / psicológica / pedagógica / familiar) Avaliação da comunidade integrante Avaliação da sala de aula Avaliação das expectativas dos professores 4. Caracterização do meio envolvente à escola 5. Avaliação da família (Avaliação de expectativas / Caracterização das famílias)
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Equipa Duas professoras (salas receptoras) Duas professoras especializadas Um sociólogo Dois psicólogos Uma terapeuta ocupacional
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Reflexões Educação inclusiva não é educação para crianças com necessidades educativas especiais Educação inclusiva é promover uma escola para todos Educação não é educar um aluno padrão (uma média) Educação inclusiva é educar e promover a diversidade Educação inclusiva não é educar por fatias (educação sectorial, compartimentada) Educação inclusiva é intervenção sistémica, articulada, participada
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Direitos DIREITO A TOMAR DECISÕES SOBRE A SUA VIDA
DIREITO A FREQUENTAR A ESCOLA DA SUA ÁREA DIREITO A CONVIVER COM TODAS AS PESSOAS, NA COMUNIDADE NATURAL DIREITO A USUFRUIR DOS RECURSOS DA COMUNIDADE DIREITO A EXERCER UMA ACTIVIDADE EM LOCAIS NORMAIS DE TRABALHO
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Obrigado
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