A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO

2 Introdução O recurso mais valioso nas Organizações são as pessoas.
O processo de aprendizagem é essencial para a ação estratégica da organização e tem seu ponto de partida no nível individual. A gestão do conhecimento está inserida nas organizações, entre os temas de grande importância, como o capital humano e intelectual e inteligência competitiva.

3 A vantagem competitiva tem como principais determinantes os recursos e as competências da empresa, que podem ser tangíveis ou intangíveis. Quanto maior o conhecimento agregado do indivíduo, melhor será seu desempenho frente a empresa, tornando-a mais competitiva, produtiva e reconhecida. Portanto, através do processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, as organizações podem desenvolver competências necessárias para a realização de sua estratégia competitiva.

4 2. Recuperação do conceito de aprendizagem
A aprendizagem poderá ou não modificar o comportamento das pessoas, dependendo do resultado dos estímulos provocados. Essas mudanças são observáveis e mensuráveis, tendo duas vertentes teóricas, com os seguintes modelos de aprendizagem: Modelo Behaviorista – tem o comportamento como foco principal. Modelo Cognitivo – tem o foco em aspectos objetivos, comportamentais e subjetivos, considerando como influência as crenças e percepções dos indivíduos. Nas organizações, as questões de aprendizagem têm raiz mais forte no cognitivismo, mas enfatiza as mudanças comportamentais observáveis.

5 Aprendizagem organizacional
O processo de aprendizagem organizacional se resume em 3 níveis: Nível do Individuo Nível do Grupo Nível da Organização Emoções negativas ou positivas por meio de caminhos diversos. Aprendizagem por um processo social partilhado pelas pessoas do grupo. Processo de aprendizagem individual de compreensão e interpretação partilhados pelo grupo (estruturas, regras, procedimentos, elementos simbólicos).

6 Crítica de Peter Senge às instituições sociais:
O ser humano vem ao mundo motivado a aprender, explorar e experimentar. As empresas tendem a controlar o individuo mais do que proporcionar condições de aprendizagem. Recompensam o desempenho das pessoas pelo cumprimento de padrões estabelecidos e não por seu desejo de aprender.

7 Segundo Senge o processo de aprendizagem é como um
ciclo continuo, composto com 3 conjuntos de elementos: O desenvolvimento de novas aptidões e habilidades altera a compreensão dos indivíduos sobre a realidade. Quando novos conhecimentos e sensibilidades são incorporados, modificam os modelos mentais e influenciam as atitudes e o modo de encarar o mundo. Disso, podem surgir novas atitudes e crenças que estimulam o desenvolvimento contínuo de habilidades e aptidões, transformando o sistema em um ciclo reforçador.

8 Circuitos de Aprendizagem
Circuitos de aprendizagem tratam de como os pressupostos que orientam o comportamento dos indivíduos e grupos das organizações podem ser alterados em um processo de aprendizagem organizacional. (Argyris e Schön 1974, 1978)

9 Tipos de circuito de aprendizagem
Circuito simples Resolve os problemas visíveis, porém não soluciona a raiz da questão, ou seja, somente identifica e corrige um erro. Circuito duplo Primeiro é necessário alterar os pressupostos ou valores fundamentais antes de corrigir o problema aparente, ou seja, identifica, altera valores pressupostos que causam o erro e por fim o corrige, para que o mesmo não se repita.

10 Circuitos de Aprendizagem

11 Aprendizagem e gestão do conhecimento Definição de Conhecimento:
O conhecimento pode ser entendido como o conjunto de informações associadas à experiência, à intuição e aos valores. ( Fleury e Oliveira Junior, 2001 ).

12 Tipos de conhecimento:
Explicito: Conhecimento estruturado, codificado, que pode ser facilmente transmitido através de linguagem formal e do qual o individuo tem consciência que possui . Tácito: Conhecimento próprio do individuo que o possui, de forma que esta estruturado para atender uma necessidade deste; muitas vezes utilizado de maneira automática, aplicado inconscientemente - por isso de difícil transmissão, explicação e codificação.

13 Conhecimento Explicito
Espiral do conhecimento Para Para Conhecimento Tácito Conhecimento Explicito Socialização Externalizaçao Internalização Combinação De De Fonte: Nonaka e Takeuchi (1995)

14 Espiral do Conhecimento
Socialização: inicia-se com a construção de um campo de interação, o que facilita a troca de experiências entre seus membros. Combinação: facilitada pela coordenação entre membros do time e pela documentação do conhecimento existente ( Manuais). Internalizaçao: pode ser estimulada por processos de “ Aprender Fazendo”. Externalizaçao: iniciada com sucessivas rodadas de dialogo, onde os membros do time revelam o conhecimento tácito (utilização de metáforas). Nessa espiral, conhecimento começa no nível individual, move-se para o nível grupal e então para o nível da empresa.

15 Caráter Estratégico do Conhecimento
Agilizar a multiplicação do conhecimento reproduz um paradoxo central: A codificação e a simplificação do conhecimento facilitam a imitação. Apesar da necessidade estratégica de transferir conhecimento para se desenvolver é preciso, ao mesmo tempo, evitar que os competidores tenham facilidade de imitação, pois isso levaria à corrosão da vantagem competitiva.

16 Disseminação do conhecimento
Processos Comunicação e circulação de conhecimentos: circulação do conhecimento de forma rápida e eficiente por toda organização. Quando compartilhado o conhecimento é muito mais útil do que concentrado em apenas uma pessoa. Treinamento: Continua sendo a forma mais utilizada para disseminação de novas tarefas e aprendizado. Rotação de Pessoas: Importante que todos circulem por todas as áreas para vivenciar e entender novas situações para compreender a contribuição de cada área da empresa. Trabalho em Equipes Diversas: Integração com pessoas de diferentes culturas e termos de formação e experiência pode ajudar no surgimento de novas idéias e soluções para alguns problemas.

17 Construção da memória É importante armazenar as informações com base na história organizacional da empresa (experiências bem e mal sucedidas) e garantir o fácil acesso de todos à consulta. Histórico de informações auxilia tomadas de decisão. Duas maneiras de construção da memória organizacional: Estratégias centralizadoras, bancos de dados. Conhecimento estocado e disponibilizado a todos da organização. Conhecimento disponibilizado por um individuo através de sua rede de interações .


Carregar ppt "APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google