A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologias de Intervenção Psicológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologias de Intervenção Psicológica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias de Intervenção Psicológica
Rosário Pinho

2 Modalidades de intervenção
Modelo de funcionamento independente Modelo de consulta indirecta Modelo de colaboração directa

3 Modalidades de intervenção
Modelo de funcionamento independente Outros profissionais de saúde Psicólogo Referência com pedido

4 Modalidades de intervenção
Existe um separação entre a intervenção médica e psicológica; O psicólogo intervêm directamente com o doente, família e outros significativos; Frequente nas situações em que são necessárias adaptações especificas por parte do paciente/família. ex. avaliação das perturbações psicológicas decorrentes da doença.

5 Modalidades de intervenção
Vantagens Tem mostrado vantagens no processo de integração dos psicólogos nas unidades hospitalares; Adequa-se a situações muito pontuais e específicas. Desvantagens Não efectiva colaboração entre profissionais, Perspectiva pouco integrada dos problemas; Falta de sintonia nas intervenções dos profissionais.

6 Modalidades de intervenção
Para compensar as desvantagens: Pedir relatório de informações ao profissional que referenciou; Recolher informação sobre o processo; Enviar relatório de resposta ao pedido, eventualmente acompanhado de outras informações que se considerem relevantes; Pedir feedback do relatório; Fazer consultas de acompanhamento.

7 Modalidades de intervenção
Modelo de consulta indirecta É um modelo comum em unidades de serviços médicos ou de formação de profissionais de saúde Outros profissionais de saúde Psicólogo Pedem consultadoria

8 Modalidades de intervenção
O psicólogo tem um papel de consultor da equipe de saúde e só indirectamente lida com o paciente/família; Pedidos de consultadoria em relação a procedimentos ou formas de actuação e comunicação com paciente/família, em situações de diagnóstico, hospitalização ou a preparação para a alta hospitalar; Pode ainda concretizar-se em seminários, cursos de formação, palestras ou reuniões de discussão sobre matérias na área da saúde e/ou ligados a problemas ou questões psicológicas de adaptação, educação, etc.

9 Modalidades de intervenção
Vantagens Tem mostrado vantagens no processo de integração dos psicólogos nas unidades hospitalares; Promove a formação dos profissionais de saúde e aumenta a sua informação sobre as potenciais colaborações do psicólogo. Desvantagens Não efectiva colaboração entre profissionais; Falta sistemática de relação entre o psicólogo e os doentes; Possibilidade de erros devido a deficientes informações.

10 Modalidades de intervenção
Para compensar as desvantagens: Obter e cruzar a maior quantidade de informação possível sobre o caso (antes de se pronunciar); Pedir feedback; Constituir os casos como processos que devem ter seguimento: Adequar a formação aos vários profissionais e formar com atitude de formando (estabelecer a colaboração).

11 Modalidades de intervenção
Modelo de colaboração directa Técnicos de saúde Enfermeiros Equipa de saúde Médicos A. social Doente/ Família Psicólogo

12 Modalidades de intervenção
Técnicos e psicólogo têm uma relação forte com o paciente e partilham entre si responsabilidades e tomadas de decisão; Neste modelo, frequentemente considerado ideal o psicólogo colabora com outros especialistas nas tomadas de decisão adaptando as suas opiniões ao estado clínico do paciente e ao momento do ciclo da família. Torna-se assim possível a elaboração de planos de acção conjunta, nos quais médicos, psicólogos, enfermeiros e outros terapeutas, têm intervenções adaptadas à sua formação, mas em que existe uma partilha de informações que permite adequações de métodos de intervenção aos objectivos comuns.

13 Antes da intervenção … Avaliação Hipótese clínica
Selecção da(s) técnica(s) de intervenção mais adequada para aquela pessoa (nível de desenvolvimento socio-cognitivo), naquele contexto (de doença), naquele momento (fase da doença)…

14 Técnicas de intervenção
Didácticas Relaxamento Reforço Programação de actividades Reestruturação cognitiva Resolução de problemas Treino de inoculação ao stress Treino de competências sociais … e outras


Carregar ppt "Metodologias de Intervenção Psicológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google