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Como desenvolver os padrões da linguagem escrita com alunos que apresentam pouca fluência leitora e escritora? Aprender os padrões da linguagem escrita.

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Apresentação em tema: "Como desenvolver os padrões da linguagem escrita com alunos que apresentam pouca fluência leitora e escritora? Aprender os padrões da linguagem escrita."— Transcrição da apresentação:

1 Como desenvolver os padrões da linguagem escrita com alunos que apresentam pouca fluência leitora e escritora? Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo Como desenvolver os padrões da linguagem escrita com alunos que apresentam pouca fluência leitora e escritora? SME-SP / DOT Maria José Nóbrega 20/06/2008

2 Como este Projeto dialoga com o “ Referencial de Expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora”? O Referencial considera que: a Prática de Leitura se realiza como interação entre textos e leitores; há tarefas que todos os professores como mediadores de leitura precisam realizar antes, durante e depois da mesma.

3 Os diagnósticos propostos pelo Referencial de Expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora e este Projeto O que a avaliação diagnóstica da Fase 1 quer saber?  Quais são os estudantes que ainda não dominam o sistema de escrita alfabética? O que a avaliação diagnóstica da Fase 2 quer saber?  Qual é o domínio de leitura dos estudantes em textos da esfera literária, escolar e jornalística?

4 Primeira fase da avaliação diagnóstica Selecione textos para que os estudantes leiam em voz alta para algum professor da equipe; Antes de proceder à leitura, permita que os estudantes examinem o texto, leiam-no silenciosamente se desejarem; Após a leitura do texto, proponha que respondam, por escrito, a uma questão aberta relacionada ao conteúdo temático do texto.

5 Estudantes avaliados na Turma ___/ Indicadores 1-A leitura em voz alta revela que: - Não conseguiu ou não quis lerPrioridade 1 / 2006 - Leu com muita dificuldadePrioridade deste Projeto / 2007 - Leu com alguma fluênciaTambém atendidos pelo 77 - Leu com fluência 2- O texto produzido revela - Escrita não alfabéticaPrioridade 1 / 2006 - Escrita alfabética com pouco domínio das convenções da escrita Prioridade deste Projeto / 2007 - Escrita com controle satisfatório das convenções da escrita Também atendidos por este Projeto - Escrita com bom controle das convenções da escrita Tabela-síntese de registro dos dados Fase 1 / Referencial

6 PRIORIDADE 1: Alfabetizar os estudantes do ciclo II

7 Justificativa do Projeto “Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo” As avaliações diagnósticas sugeridas pelo “Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental”, confirmadas pela “Prova São Paulo”, identificaram um número significativo de alunos do Ciclo II que, embora dominem o sistema de escrita alfabética, o fazem com pouca fluência.

8 Objetivo do Projeto “Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo” Desenvolver uma série de seqüências de atividades para alunos do primeiro ano do ciclo II e apoiar o trabalho do professor em sua tarefa de ensinar ortografia, pontuação etc. de modo reflexivo, permitindo que os alunos ganhem maior fluência para ler e produzir textos ajustados aos padrões da escrita, para que possam participar ativamente das atividades escolares.

9 Unidade 1: Palavra Cantada

10 Leitura Acompanhar letras de música para poder cantar. Produção de textos Transcrever letras de música Padrões da Escrita Descobrir quais são os contextos em que pode haver erro por interferência da variedade lingüística falada pelos alunos.

11 Unidade 2: Palavra Dialogada

12 Leitura Leitura dramática de textos curtos (piadas, crônicas, contos) com predominância de seqüências dialogais. Produção de textos Edição de entrevistas transcritas: Cortar passagens repetitivas Acrescentar informações. Substituir termos muito vagos por palavras mais específicas. Inverter expressões ou partes do texto. Padrões da Escrita Pontuação: Uso de pontuação em final de período. Uso da pontuação para introduzir a palavra do outro. Ortografia: Regularidades contextuais: s ou ss; c ou ç; r ou rr; g ou j; c ou qu

13 Unidade 3: Você sabia?

14 Leitura Leitura de curiosidades científicas etc. Produção de textos Revisão e edição de verbetes: Cortar passagens repetitivas Acrescentar informações. Substituir termos muito vagos por palavras mais específicas. Inverter expressões ou partes do texto. Padrões da Escrita Pontuação: Uso da vírgula. Ortografia: Contextos irregulares: c/ç/s/ss/x, s/z, x/ch, g/j. Regularidades morfológicas. Concordância: Regras gerais de concordância verbal e nominal

15 DIAGNÓSTICO DO DOMÍNIO DOS PADRÕES DA ESCRITA – Projeto “Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo” Os alunos devem reescrever uma fábula conhecida sem nenhum tipo de interferência do professor. O objetivo é exatamente verificar que decisões tomam ao escrever e como resolvem as dúvidas que têm.

16 1. Apresenta muitas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de CV. 2. Apresenta erros por interferência da fala na escrita em final de palavras (regularidades morfológicas). 3. Apresenta erros por interferência da fala na escrita no radical (famílias de palavras). 4. Troca as letras c/ç, c/qu, r/rr, s/ss, g/gu, m/n (regularidades contextuais). 5. Troca as letras c/ç/s/ss/x, s/z, x/ch, g/j (contextos competitivos). 6. Realiza trocas entre consoantes surdas e sonoras. 7. Revela muitos problemas na representação da nasalização. Aspectos analisados no diagnóstico do Projeto “Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo”

17 8. Não domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua padrão. 9. Escreve com problemas de segmentação. 10. Não segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação). 11. Não emprega a vírgula no interior das frases. 12. Não segmenta o texto em parágrafos. 13. Não dispõe o texto o escrito na página (margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos) de acordo com as convenções. Aspectos analisados no diagnóstico do Projeto “Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo”

18 Texto de aluno de 4º ano de escola municipal de São Paulo, recolhido em 01/11/2005

19 Aspectos observados no texto do Lucas: 1. Apresenta muitas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de CV. tava*; vagasinho; ressoveu; 2. Apresenta erros por interferência da fala na escrita em final de palavras. jámo; aposta; falo; vamo; chama; que; fico; luga; andano; di; chego; comeso; brinca; da; de vaga; chamo; ganho; acorda 3. Apresenta erros por interferência da fala na escrita no radical. Tava* 4. Troca as letras c/ç, c/qu, r/rr, s/ss, g/gu, m/n. c er; no s a; no ç eu; come s o 5. Troca as letras c/ç/s/ss/x, s/z, x/ch, g/j. rapo z a; doi z ; vaga s inho; can ç ada; e x tava 6. Realiza trocas su/so jámo; guando; sequinte; ressoveu; chatinha 7. Revela muitos problemas na representação da nasalização amanhan

20 Aspectos observados no texto do Lucas: 8. Escreve com problemas de segmentação. Tabom; noçeu; arrapoza; atartaruga; di vagasinho; de vaga 9. Não segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação). Emprega letra maiúscula no início do texto e ponto ao finalizá-lo. 10. Não domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua padrão. “eles doiz procurou” 11. Não emprega a vírgula no interior das frases. X 12. Não segmenta o texto em parágrafos. X 13. Não dispõe o texto o escrito na página (margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos) de acordo com as convenções. X

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24 A raposa e o corvo Um dia um corvo achou um pedaço de queijo. [...] E olhou para cima e viu um pássaro muito bonito e falou assim:  Que pássaro bonito! E respondeu o pássaro:  Córo! E saiu o pedaço de queijo e a raposa pegou o queijo rápido e falou:  Você tem voz mas não tem sabedoria.

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26 A raposa e o corvo Um dia desses um corvo estava no galho da árvore, com um pedaço de queijo. Uma raposa viu ele e viu o queijo e elogiou o corvo: - Que corvo bonito! Um pássaro excelente, muito bacana! Será que a voz é boa? Cante! O corvo ficou tão feliz e, se achando, tirou da garganta a voz e caiu o queijo. A raposa rapidamente pegou o queijo e disse: - Que corvo burro! José, 5ª. Série, 21/03/2007

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28 A raposa e o corvo Um dia, um corvo estava com um queijo no seu bico. Aí passou uma raposa e viu o corvo com o queijo no seu bico. Aí a raposa pensou: - Eu vou elogiá-la chamando ela de um lindo corvo. Aí a raposa foi para debaixo da árvore e falou: - Que lindo corvo! Que penas bonitas! Deve ter uma voz muito linda! Aí o corvo ficou alegre e quis se mostrar. Abriu o bico todo alegre e deixou o queijo cair. A raposa ligeira, saltou, agarrou o queijo e o engoliu. E falou para o corvo: - Você tem cabeça, mas não tem inteligência! Juliana, 5ª. Série, 21/03/2007

29 Modelo didático para ensinar e aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo 1.Avaliação diagnóstica; 2.Seleção do conteúdo a ser estudado; 3.Atividades para a descoberta das regularidades; 4.Atividades para a fixação das regularidades; 5.Atividades para favorecer o uso das regularidades nas práticas de revisão de textos.

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31 Transcrição do texto da Valdirene. Um Dia um corvo numa árvore com um pedaço de queijo no Bico a raposa vio o corvo na árvore e tava pensando em pega o pedaço de queijo e a raposa ficou elogiol o corvo e a raposa falou que passaro bonito e falou que vos bonita eu acho que e bonita e o corvo abriu o seu bico e deu mau grito grc e a raposa aprofeitou que ele abril o bico e comeu o queijo e falou corvo mais Brurro e o corvo ficou Bravo. fim.

32 Avaliação do texto da Valdirene em relação aos padrões da escrita Praticamente, não apresenta erros por interferência da fala na escrita (tava / estava, pega / pegar); Há apenas uma troca entre consoantes surdas e sonoras (aprofeitou); Em relação às sílabas não-canônicas, há um único deslize (Brurro); Em relação à segmentação do texto em palavras, não há problemas. Há problemas na segmentação do texto em frases e parágrafos e, também, de coesão. Mas já indica o parágrafo inicial, usa o ponto para finalizar o texto e emprega algumas palavras com letra maiúscula: Dia, Bico, Brurro, Bravo.

33 Transcrição do texto da Valdirene sem os desvios ortográficos e com realce na retomada dos personagens Um Dia um corvo numa árvore com um pedaço de queijo no Bico a raposa viu o corvo na árvore e estava pensando em pegar o pedaço de queijo e a raposa ficou elogiou o corvo e a raposa falou que pássaro bonito e falou que voz bonita eu acho que é bonita e o corvo abriu o seu bico e deu mau grito grc e a raposa aproveitou que ele abriu o bico e comeu o queijo e falou corvo mais Burro e o corvo ficou Bravo. fim.

34 Transcrição do texto da Valdirene sem os desvios ortográficos e com realce nos conectivos usados para encadear os episódios narrados Um Dia um corvo numa árvore com um pedaço de queijo no Bico a raposa viu o corvo na árvore e estava pensando em pegar o pedaço de queijo e a raposa ficou elogiou o corvo e a raposa falou que pássaro bonito e falou que voz bonita eu acho que é bonita e o corvo abriu o seu bico e deu mau grito grc e a raposa aproveitou que ele abriu o bico e comeu o queijo e falou corvo mais Burro e o corvo ficou Bravo. fim.

35 Edição do texto da Valdirene com foco na substituição do “e” por pontuação e corte de palavras redundantes Um Dia um corvo estava numa árvore com um pedaço de queijo no Bico e a raposa viu o corvo na árvore. [e] E stava pensando em pegar o pedaço de queijo, [e] [a raposa] ficou, elogiou o corvo e [a raposa] falou :  Q ue pássaro bonito ! [ e ] [falou] Q ue voz bonita ! E u acho que é bonita ! [e] O corvo abriu o seu bico e deu mau grito :  grc ! [e] A raposa aproveitou que ele abriu o bico, [e] comeu o queijo e falou :  C orvo mais Burro ! [e] O corvo ficou Bravo. fim.

36 Padrões da escrita: emprego das letras maiúsculas e minúsculas. Atividade: 1.Reler uma fábula para localizar as palavras em que o autor emprega letra maiúscula.

37 A RAPOSA E O CORVO Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com essa idéia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse: – Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza? Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros. Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro "Cróóó!". O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo: – Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência! Moral: Cuidado com quem muito elogia. ASH, R.; HIGTON, B. (compilação). Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas.

38 Edição do texto da Valdirene com foco no uso de maiúsculas no interior da frase Um d ia um corvo estava numa árvore com um pedaço de queijo no b ico e a raposa viu o corvo na árvore. E stava pensando em pegar o pedaço de queijo, ficou, elogiou o corvo e falou :  Q ue pássaro bonito ! Q ue voz bonita ! E u acho que é bonita ! O corvo abriu o seu bico e deu mau grito :  G rc ! A raposa aproveitou que ele abriu o bico, comeu o queijo e falou :  C orvo mais b urro ! O corvo ficou b ravo. fim.

39 Padrões da escrita: segmentação em parágrafos. Atividades: 1.Reler uma fábula para localizar quantas vezes o texto apresenta recuo da margem esquerda (alíneas que sinalizam os parágrafos); 2.Revisar o texto produzido considerando a paragrafação.

40 A RAPOSA E O CORVO Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com essa idéia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse: – Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza? Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros. Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro "Cróóó!". O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo: – Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência! Moral: Cuidado com quem muito elogia. ASH, R.; HIGTON, B. (compilação). Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas.

41 Edição do texto da Valdirene com foco na segmentação em parágrafos Um dia um corvo estava numa árvore com um pedaço de queijo no bico e a raposa viu o corvo na árvore. Estava pensando em pegar o pedaço de queijo, ficou, elogiou o corvo e falou:  Que pássaro bonito! Que voz bonita! Eu acho que é bonita! O corvo abriu o seu bico e deu mau grito:  Grc! A raposa aproveitou que ele abriu o bico, comeu o queijo e falou:  Corvo mais burro! O corvo ficou bravo.

42 Bruna Caroline Bruna Caroline - março

43 Bruna Caroline Bruna Caroline – A raposa e o corvo / ilustração

44 Bruna Caroline Bruna Caroline – março / transcrição A raposa e o corvo Era uma vez um corvo, que vivia na floresta O corvo estava segurando No seu pico um queijo lá tambem vivia uma reposa muito esperta quando A raposa viu o queijo no bico do corvo teve logo uma ideia Então falou que lindo passaro você é, suas penas são Belicimas Aposto que sua vóz é? Maravilioza tambem Então o Corvo abil seu Bico e o queijo caiu! A raposa tão esperta correu logo e pegou o queijo e falou – senhor corvo o senhor tem vóz mas não tem inteligencia Fim

45 Bruna Caroline Bruna Caroline - setembro

46 Bruna Caroline Bruna Caroline - setembro / transcrição O Leão e o Rato – Um dia quando o leão estava dormindo. um ratinho começou a caminhar em cima dele. então quando o leão Acordou ele ficou furioso com o ratinho. e quis come-lo Mas então o ratinho falou – Por favor rei da floresta não me coma pois quando o senhor precisar de ajuda o ajudarei! – O leão rindo soltou o ratinho. o ratinho então foi para sua casinha. Mas um dia quando o ratinho estava caminhando pela floresta ele viu o leão preso em uma rede. então o ratinho começou a roer a rede e soltou o leão. e o leão percebeu que não importa o tamanho para ajudar alguém.

47 Diagnóstico dos padrões da linguagem escrita Bruna Caroline marçosetembro 1. Apresenta muitas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de CV. Não. 2. Apresenta erros por interferência da fala na escrita em final de palavras. Não. 3. Apresenta erros por interferência da fala na escrita no radical. Maravilioza Não. 4. Troca as letras c/ç, c/qu, r/rr, s/ss, g/gu, m/n. Não. 5. Troca as letras c/ç/s/ss/x, s/z, x/ch, g/j. Belicimas Maravilioza Não. 6. Realiza trocas su/so picoNão. 7. Revela muitos problemas na representação da nasalização Não.

48 Diagnóstico dos padrões da linguagem escrita Bruna Caroline março setembro 8. Escreve com problemas de segmentação.Não. 9. Não segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação). Há ocorrências de maiúsculas e de pontuação nem sempre corretas. Pontua, mas quase não usa inicial maiúscula. 10. Não domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua padrão. Não há problemas. 11. Não emprega a vírgula no interior das frases. Uma única ocorrência. Não. 12. Não segmenta o texto em parágrafos.Não segmenta.Já revela preocupação. 13. Não dispõe o texto o escrito na página (margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos) de acordo com as convenções. Boa disposição.

49  Bruna inicia o ano com poucos problemas referentes a ortografia, concordância e acentuação. Suas dificuldades concentram-se nos contextos em que há múltiplas representações para um mesmo fonema. Esse seria o perfil desejado para estudantes do primeiro ano do Ciclo II que não precisariam desenvolver, é claro, boa parte das atividades previstas neste projeto.  Em relação à segmentação do texto em frases e parágrafos, pontuação e emprego da maiúscula, porém, revelava pouco domínio, pois escreve praticamente em um único bloco. Em setembro, já avançou, mas ainda precisa trabalhar esses conteúdos.  No que se refere à coesão seqüencial, já emprega marcadores temporais como ‘quando’, mas associado ao uso desnecessário de ‘então’ que precisa aprender a cortar. Quanto à coesão referencial, já emprega pronomes para evitar a repetição, mas deve aprender que é possível simplesmente omitir o sujeito o que confere ao texto maior leveza. Bruna Caroline Bruna Caroline - avaliação


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