A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapas e Escalas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapas e Escalas."— Transcrição da apresentação:

1 Mapas e Escalas

2 O que é um mapa? Podemos dizer que um mapa é uma representação gráfica de uma região da superfície terrestre desenhada em uma superfície plana. Para se diferenciarem dos desenhos, os mapas devem ter certos elementos básicos, tais como: título, orientação, legenda, coordenadas geográficas, e principalmente escala.

3 História No começo os mapas eram muito simples.
O mapa T-O foi elaborado no século VII pelo bispo Isidoro de Sevilha e tentava representar o mundo até então conhecido.

4 História Muitas vezes os mapas mostravam monstros marinhos onde as pessoas não tinham certeza da existência de outras terras.

5 Mapas para todos os usos
Existem mapas de vários tipos, pois podem ser muitos os seus usos. São exemplos: Mapas políticos – mostram em diferentes cores, os países, os estados, as capitais e as cidades; Mapas físicos – por meio de cores variadas, representam as diferentes altitudes e formas de relevo de uma região (planícies, montanhas, etc.); Mapas temáticos – abordam um tema ou características típicas de uma região (vegetação, tipos de solo, clima, população, etc.).

6 Mapa político da Europa

7 Mapa físico do Estado do Ceará

8 Mapa temático da produção mundial de petróleo

9 Mapa com cara de mapa Como foi falado antes, um mapa precisa ter certos elementos básicos, tais como: título, orientação, legenda, coordenadas geográficas, e principalmente escala. Observe esses elementos no mapa a seguir:

10 Título Escala Orientação

11 O que é escala? Quando queremos fazer a representação de uma região sobre o papel, devemos reduzir suas medidas para que o desenho caiba nele. Escala é a relação que existe entre a medida de uma distância no mapa e a medida dessa mesma distância na realidade.

12 Escala numérica A escala numérica (E) relaciona o tamanho do mapa com seu tamanho real sobre o terreno. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. Já o denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. Por exemplo, a escala 1: significa que 1cm no mapa equivale a cm na superfície terrestre.

13 Escala gráfica Com a escala gráfica podemos medir diretamente distâncias do terreno sobre o próprio mapa. Em uma reta graduada, cada 1cm equivalerá a uma certa distância em quilômetros na realidade. Observe a escala abaixo: Cada parte da reta graduada, Equivale a 1cm no mapa e a 2000 quilômetros na superfície real.

14 Calculando a escala É possível saber a distância aproximada ou mesmo correta entre dois pontos de um mapa utilizando-se um simples cálculo de escala. Observe a seguir: E = denominador da escala (dado em cm); D = distância verdadeira (dada em km ou m); d = distância no papel (em cm);

15 Calculando a escala Distância real: D = d x E
Distância no papel: d = D/E Denominador da escala: E = D/d Exemplo Em um mapa do Brasil, a distância em linha reta entre Salvador e Porto Alegre é de 10 cm. A escala do mapa é de 1: Qual seria então a distância real entre as cidades? D = d x E D = 10 x :. D = cm:. D = km

16 Calculando a escala Hora de praticar:
De acordo com o mapa do Brasil, a distância em linha reta entre Manaus e Belo Horizonte é de 2cm. Calcule a distância real entre as duas cidades.


Carregar ppt "Mapas e Escalas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google