A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANARQUISMO Definição Sentido morfológico, do grego: AN - SEM ARCHON – GOVERNANTE. Importante: diversidade de Propostas. O que os une? A crença de que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANARQUISMO Definição Sentido morfológico, do grego: AN - SEM ARCHON – GOVERNANTE. Importante: diversidade de Propostas. O que os une? A crença de que."— Transcrição da apresentação:

1

2 ANARQUISMO

3 Definição Sentido morfológico, do grego: AN - SEM ARCHON – GOVERNANTE. Importante: diversidade de Propostas. O que os une? A crença de que o Estado é NOCIVO e DESNECESSÀRIO e a defesa incondicional da LIBERDADE.[

4 Pierre-Joseph Proudhon (1803 – 1865) Nasceu em Besançon, França em 1803 Filho de um cervejeiro. Até os 12 anos trabalhou como pastor de vacas. Estudou em escola jesuíta e passou a trabalhar como tipógrafo. (Experiência de vida camponesa e artesã)

5 Do princípio federativo (1863) Os indivíduos deveriam fazer acordos entre si em base de igualdade. Sociedade composta por grupos cooperativos de indivíduos livres. Composta de artesãos, pequenos proprietários e pequenos comerciantes, profissionais liberais.

6 Federação Pequenos Produtores Artesãos Profissionais liberais Pequenos comerciantes

7 Banco do Povo. Para o fomento dos pequenos produtores: Micro-credito. Organização econômica dos trabalhadores, união de credito no qual os produtos e serviços seriam trocados a preço de custo. Reuniu 27 mil membros.

8 Mikhail Bakunin (1817 – 1876) Nasceu em 1814 no Império Russo, filho de aristocratas. Característica do Império Czarista: autocracia. Como nobre recebeu treinamento militar. Reinado de Nicolau I – Repressão aos movimentos oposicionistas.(Levante Dezembrista) Mudou para Berlin, onde estudou na Universidade de Berlim. Participação no grupo dos Jovens hegelianos de Esquerda.

9 1848, lutou na França em Paris. Participou da insurreição Tcheca (1848) Em 1849 lutou em Dresden, Alemanha. Foi detido e deportado para a Rússia. Fuga da Sibéria para os EUA e depois até Londres Fundou a Aliança Social – Democrata (década de 1850). Participou de formação da I Internacional (1862). Ações Revolucionárias

10 Ação Direta. O desejo de Destruir também é um desejo criativo. Toda a Europa incluindo São Petersburgo, Paris e Londres, transformadas num imenso monte de escombros. Desencadear as paixões más.

11 Coletivismo e Anarco-Sindicalismo Definição: A Sociedade só poderá ser reconstruída quando a classe operária tiver TOMADO O CONTROLE da economia por meio de uma REVOLUÇÃO SOCIAL, tiver DESTRUÍDO os aparelhos do Estado e reorganizado a produção com base na propriedade coletiva controlada pela ASSOCIAÇÃO DE TRABALHADORES.

12 Com slogans anarquistas na cabeça e coquetéis molotov na mão, os black blocs se espalham pelo Brasil e transformam protestos em arruaça. Jovens da periferia, punks e até universitárias de tênis Farm compõem o bando (...) Embora, àquela altura, pouca gente soubesse o que era isso, o bando de inspiração anarquista, defensor da destruição consciente da propriedade privada e autodeclarado inimigo do capitalismo, começava a se organizar no país. (...) Para eles e seus admiradores confessos – entre os quais professores universitários pagos com dinheiro público -, destruir uma agência bancária a marretadas ou golpes de extintor de incêndio não é vandalismo, mas uma ação simbólica, que, inserida na estética da violência, simularia a ruína do capitalismo. Embora haja uma definição mais precisa para isso – e ela pode ser resumida na palavra crime -, quase nenhum black bloc está preso hoje no país. (...) O anarquismo, do qual derivam os black blocs, prega a organização da vida em sociedade fora da moldura do estado – segundo creem, a fonte de todos os males. Os black blocs, no entanto, assimilam apenas o subproduto desse ideário: a improvisação, a baderna e a tolerância para com certos crimes. Tudo aquilo de que o Brasil está louco para se livrar. (Ricardo Seti, Revista Veja, 23/08/2013)


Carregar ppt "ANARQUISMO Definição Sentido morfológico, do grego: AN - SEM ARCHON – GOVERNANTE. Importante: diversidade de Propostas. O que os une? A crença de que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google