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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 Economia Aplicada.

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1 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 Parte 1

2 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco O que é um leilão?  Porquê teoria de leilões?  Leilões como mecanismos de mercado.  Utilizações de leilões: –Obras de arte;–Privatizações –Automóveis usados;–Acções –Flores / Gado / Peixe–IPOs –Concursos Públicos–Licenças de concessão

3 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Tipos de leilões  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

4 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Tipos de leilões  Propostas em sequência e valor ascendente;  Vence o último licitante activo;  Paga o preço de paragem;  Exemplo: obras de arte.  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

5 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Tipos de leilões  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço  Preço anunciado vai descendo;  Vence o primeiro licitante activo;  Paga o preço de paragem;  Exemplo: flores.

6 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Tipos de leilões  Propostas em envelope fechado;  Vence quem oferece o preço mais alto;  Paga o preço que ofereceu;  Exemplo: concurso público.  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

7 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Tipos de leilões  Propostas em envelope fechado;  Vence quem oferece o preço mais alto;  Paga o preço da segunda oferta mais elevada;  Exemplo: venda de espectro na Nova Zelândia.  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

8 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Estrutura de informação  Os compradores têm informação sobre o valor do objecto para si;  O vendedor não sabe o valor estimado por cada comprador;  Informação disponível: –Independentes; –Correlacionados.

9 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Valores para os compradores  Em certos casos os compradores sabem o valor do objecto para si: –Exemplo: leilão de obra de arte; –Valores privados independentes.  Em outros casos os compradores obtêm apenas um sinal do valor do objecto: –Exemplo: leilão de campo de petróleo; –Valores comuns.

10 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões?  O objectivo dos participantes no leilão será maximizar a sua utilidade esperada.  Assumindo neutralidade ao risco esse objectivo por ser escrito como:  A proposta apresentada no leilão deve levar em conta o seu efeito no preço a pagar e na probabilidade de ganhar.

11 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores privados?  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

12 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores privados?  Cada licitante deve manter-se activo até que o preço alcance o seu valor;  Vence o licitante com maior valor;  Paga um preço (essencialmente) igual ao segundo valor mais elevado.  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

13 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores privados?  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço  Cada licitante só deve intervir quando o preço já é inferior ao seu valor;  O vencedor é o licitante com maior valor;  O preço é, em média, igual ao segundo valor mais elevado.

14 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores privados?  Cada licitante oferece um preço inferior ao seu valor: –Estimativa do valor do segundo comprador mais elevado;  O vencedor é o licitante com maior valor;  O preço é, em média, igual ao segundo valor mais elevado.  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

15 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores privados?  Cada licitante oferece um preço igual ao seu valor;  O vencedor é o licitante com maior valor;  O preço é igual ao segundo valor mais elevado.  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

16 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Equivalência entre os leilões com valores privados  O vencedor é sempre o comprador com maior valor;  O preço pago é, em média, igual ao valor do segundo licitante mais elevado (Princípio da equivalência da receita).

17 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores comuns?  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

18 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores comuns?  Cada licitante deve manter-se activo até que o preço alcance a sua estimativa do valor: –Varia ao longo do leilão;  Vence o licitante com maior estimativa do valor;  Paga um preço (essencialmente) igual à estimativa de valor feita pelo segundo comprador mais elevado.  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

19 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores comuns?  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço  Cada licitante só deve intervir quando o preço já é inferior à sua estimativa do valor;  O vencedor é o licitante com maior estimativa do valor;  O preço é, em média, igual à estimativa de valor do segundo comprador mais elevado.

20 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores comuns?  Cada licitante oferece um preço inferior ao seu valor: –Estimativa do valor para o segundo comprador mais elevado;  O vencedor é o licitante com maior estimativa do valor;  O preço é, em média, igual à estimativa do segundo comprador mais elevado.  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

21 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores comuns?  Cada licitante oferece um preço igual à sua estimativa do valor;  O vencedor é o licitante com maior estimativa do valor;  O preço é igual, em média, à segunda estimativa mais elevada.  Inglês  Holandês  Primeiro preço  Segundo preço

22 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Comparação entre os leilões com valores comuns  O vencedor é sempre o comprador com maior estimativa do valor;  O preço pago é, em média, igual à estimativa do valor feita pelo segundo licitante mais elevado: –Varia consoante os leilões.  Ordenação pelo preço pago: –Inglês >= SP >= PP = Holandês.

23 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Maldição do vencedor em leilões com valores comuns  Num leilão com valores comuns é possível que o vencedor pague mais do que o valor que atribui ao bem: –Maldição do vencedor.  Surge com maior facilidade nos leilões de primeiro preço ou holandês.  A estratégia óptima pode requerer que se ofereça um preço muitpo inferior ao valor estimado.


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