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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 Parte 1
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco O que é um leilão? Porquê teoria de leilões? Leilões como mecanismos de mercado. Utilizações de leilões: –Obras de arte;–Privatizações –Automóveis usados;–Acções –Flores / Gado / Peixe–IPOs –Concursos Públicos–Licenças de concessão
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Tipos de leilões Inglês Holandês Primeiro preço Segundo preço
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Tipos de leilões Inglês Holandês Primeiro preço Segundo preço Preço anunciado vai descendo; Vence o primeiro licitante activo; Paga o preço de paragem; Exemplo: flores.
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Tipos de leilões Propostas em envelope fechado; Vence quem oferece o preço mais alto; Paga o preço que ofereceu; Exemplo: concurso público. Inglês Holandês Primeiro preço Segundo preço
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Tipos de leilões Propostas em envelope fechado; Vence quem oferece o preço mais alto; Paga o preço da segunda oferta mais elevada; Exemplo: venda de espectro na Nova Zelândia. Inglês Holandês Primeiro preço Segundo preço
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Estrutura de informação Os compradores têm informação sobre o valor do objecto para si; O vendedor não sabe o valor estimado por cada comprador; Informação disponível: –Independentes; –Correlacionados.
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Valores para os compradores Em certos casos os compradores sabem o valor do objecto para si: –Exemplo: leilão de obra de arte; –Valores privados independentes. Em outros casos os compradores obtêm apenas um sinal do valor do objecto: –Exemplo: leilão de campo de petróleo; –Valores comuns.
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores privados? Inglês Holandês Primeiro preço Segundo preço Cada licitante só deve intervir quando o preço já é inferior ao seu valor; O vencedor é o licitante com maior valor; O preço é, em média, igual ao segundo valor mais elevado.
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores privados? Cada licitante oferece um preço inferior ao seu valor: –Estimativa do valor do segundo comprador mais elevado; O vencedor é o licitante com maior valor; O preço é, em média, igual ao segundo valor mais elevado. Inglês Holandês Primeiro preço Segundo preço
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Equivalência entre os leilões com valores privados O vencedor é sempre o comprador com maior valor; O preço pago é, em média, igual ao valor do segundo licitante mais elevado (Princípio da equivalência da receita).
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Como licitar em leilões com valores comuns? Cada licitante oferece um preço inferior ao seu valor: –Estimativa do valor para o segundo comprador mais elevado; O vencedor é o licitante com maior estimativa do valor; O preço é, em média, igual à estimativa do segundo comprador mais elevado. Inglês Holandês Primeiro preço Segundo preço
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Comparação entre os leilões com valores comuns O vencedor é sempre o comprador com maior estimativa do valor; O preço pago é, em média, igual à estimativa do valor feita pelo segundo licitante mais elevado: –Varia consoante os leilões. Ordenação pelo preço pago: –Inglês >= SP >= PP = Holandês.
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