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ATRIBUTOS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO Aula 02. Relembrando... DADOS são os meios de expressar coisas e INFORMAÇÃO é a disposição dos dados em padrões dotados.

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1 ATRIBUTOS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO Aula 02

2 Relembrando... DADOS são os meios de expressar coisas e INFORMAÇÃO é a disposição dos dados em padrões dotados de significado. CONHECIMENTO é a aplicação e o uso produtivo das informações e, por fim, SABEDORIA é o uso do conhecimento com discernimento. Portanto, DADOS e INFORMAÇÕES são o alicerce da função Administrativa.

3 Dado, Informação, Conhecimento, Inteligência e Sabedoria

4 O que mais? CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA e SABEDORIA são utilizados para construir Sistemas de Informação. Para funcionarem, Sistemas de Informação dependem: Da QUALIDADE da INFORMAÇÃO por que? Do CONHECIMENTO e da INTELIGÊNCIA das Pessoas.

5 Quanto vale uma informação de qualidade? Antes de começar qualquer tarefa, temos que aprender a fazer a pergunta: De que tipo de informação necessito, sob que forma e quando?... As perguntas seguintes que precisamos aprender a fazer são: A quem devo que tipo de informação ? Quando e onde ? Peter Drucker

6 O QUE É QUALIDADE? Definição mais comum: Qualidade é a adequação ao uso. Outras definições: Durabilidade, confiabilidade, precisão, facilidade de operação, etc., sob o ponto de vista do cliente/usuário (Kotler). Atender perfeitamente, de forma confiável, acessível e segura, e no tempo certo, às necessidades do cliente (Falconi). Conformidade com as exigências dos clientes. Relação custo / benefício. Valor agregado. Etc.

7 Um exemplo prático Você precisa fazer um relatório consolidando as Vendas de 3 filiais da sua empresa, porém o preço de um dos produtos vendidos não estava cadastrado no software. Para fechar o relatório, você pergunta a alguns colegas, que respondem: Informação perfeita: o preço do produto é R$ 1.050,00. Outros colegas confirmaram. Informação imprecisa: no mês passado, o preço do produto era R$ 1.020,00; hoje deve estar de 20 a 40 reais mais caro. Informação incerta: o custo do produto é R$ 500,00. Somando uns 20% de impostos mais uns 30% de markup, acho que o preço é R$ 950,00. Informação incompleta: o preço é R$ 800,00 mais impostos. Informação inconsistente: João disse que o preço era R$ 1.080,00; Elaine disse que era R$ 1.040,00.

8 O Valor da Informação A qualidade da decisão está relacionada com o grau de conhecimento do decisor a respeito das condições do ambiente. Quanto pior a qualidade da informação, maior o risco relacionado à decisão que está sendo tomada. Portanto, a qualidade da informação é algo imprescindível no processo de tomada de decisão. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO são desenvolvidos para auxiliar na garantia de qualidade da informação.

9 Desafios de hoje A humanidade gerou a mesma quantidade de informação nos últimos 50 anos que nos 5 mil anteriores. Esse número duplicará nos próximos 26 meses. Em 2010, a informação duplicará a cada 11 horas (Fonte: CENADEM)

10 Dimensões da Qualidade da Informação TEMPO FORMA CONTEÚDO

11 ATRIBUTOS ASSOCIADOS À DIMENSÃO DO CONTEÚDO Atributos de qualidade da informação

12 PRECISÃO A informação precisa não contém erro. Muitas vezes gera-se informações imprecisas a partir de dados imprecisos (propagação do erro). A precisão para as Informações não deve ser confundida com precisão computacional (conceito normalmente associado ao número de dígitos depois da vírgula em números).

13 CONFIABILIDADE Atributo muito ligado à Precisão da informação, e depende de dois fatores principais: Método de coleta de dados; Fonte da informação. Exemplo: pesquisa de opinião para eleições O método estatístico deve ser aplicado corretamente, sem vícios; Parte-se do pressuposto que as pessoas responderão honestamente.

14 RELEVÂNCIA A informação deve estar relacionada aos interesses e às necessidades de informação de um receptor específico para uma situação especifica. Com a internet, hoje temos um grande volume de informações e é cada dia mais difícil filtrar as informações realmente relevantes. Exemplos de informação relevante: Cotação do Dólar para um operador de Comércio Exterior; A cotação do aço para um gerente de produção de uma metalúrgica. Exemplos de informação irrelevante: O horário do jogo do Avaí para um guarda de trânsito em Manaus; O aumento do preço da Goiaba para um dono de Sapataria.

15 INTEGRIDADE A informação íntegra e completa contém todos os dados importantes e permite construir um conhecimento consistente. Exemplos de informação sem integridade: Relatório de investimentos que não inclua os custos com capacitação de funcionários; Relatório de posição de estoque sem constar as vendas do dia; Prova sem o nome do aluno preenchido. Muitas vezes, durante a transmissão de informações pode-se perder dados, comprometendo a sua integridade.

16 CONCISÃO Informação concisa é aquela que contém TUDO o que é necessário para a tomada de decisão, e SOMENTE o que é necessário. A Concisão também está ligada ao conceito de Simplicidade da informação (simples não quer dizer simplório!). Informações não concisas e excessivamente complexas induzem a outros problemas relacionados aos seus atributos de qualidade de Conteúdo como, por exemplo, perda de Relevância.

17 AMPLITUDE e FLEXIBILIDADE Em relação à sua Amplitude, a informação pode ter: Alcance amplo ou estreito; e Um foco interno ou externo. Exemplos: Contracheque (alcance estreito e foco interno); Propaganda (alcance amplo e foco externo). A Flexibilidade diz respeito a diferentes propósitos de uso de uma informação. Exemplos: Nível de estoque de Pacotes de Café em um mercado: Repositor: se está na hora de repor produtos; Estoque: se está na hora de comprar mais; Marketing: promoção para marcas que vendem pouco.

18 Resumo – dimensão do Conteúdo Precisão A informação deve estar isenta de erros Confiabilidade Garante a precisão da informação a partir do método e das fontes de coleta de dados Relevância A informação deve estar relacionada às necessidades de informação de um receptor específico para uma situação especifica. Integridade Toda a informação que for necessária deve ser fornecida Concisão Apenas a informação que for necessária deve ser fornecida Amplitude A informação pode ter um alcance amplo ou estreito, ou um foco interno ou externo Flexibilidade Uma mesma informação pode ser utilizada para uma variedade de propósitos

19 ATRIBUTOS ASSOCIADOS À DIMENSÃO DA FORMA Atributos de qualidade da informação

20 CLAREZA e DETALHAMENTO Informação Clara é aquela que está disponível em um formato de fácil compreensão. Portanto, é necessário pensar nas necessidades e condições do receptor da informação. Conceito ligado à ACESSIBILIDADE. A apresentação da informação deve ser feita com um nível de Detalhamento equilibrado. Problemas neste item prejudicam a compreensão do Conteúdo da informação. Exemplos: Pouco detalhe = perda de integridade Muito detalhe = perda de relevância

21 APRESENTAÇÃO e ORDEM Pode ser crucial para o valor de uma informação. Aspecto ligado à dimensão do conteúdo, principalmente em relação à Concisão. Exemplo: muitas pessoas acham muito mais fácil compreender gráficos do que números Uma imagem vale por mil palavras. Seqüência lógica de acordo com a qual os conteúdos são apresentados. Também é um aspecto ligado à dimensão do conteúdo, pois a Ordem deve favorecer a compreensão do conteúdo pelo público. Exemplo: explicar o caminho da faculdade até a sua casa.

22 MÍDIA Mídia é o meio que transporta e apresenta os conteúdos da informação. Assim, a informação pode ser fornecida na forma de documentos em papel impresso, monitores de vídeo, ou outras mídias. NÃO CONFUNDA: No universo do Marketing, mídia é algo ligado aos meios de comunicação (jornais, revistas, outdoor, rádio, TV, sites, etc.).

23 Resumo – dimensão da Forma ClarezaA informação deve ser fornecida de uma forma fácil de se compreender DetalheA informação pode ser fornecida em forma detalhada e resumida OrdemA informação pode ser organizada em uma seqüência pré-determinada ApresentaçãoA informação pode ser apresentada em forma narrativa, numérica, gráfica ou outras MídiaA informação pode ser fornecida na forma de documentos em papel impresso, monitores de vídeo e outras mídias

24 ATRIBUTOS ASSOCIADOS À DIMENSÃO DO TEMPO Atributos de qualidade da informação

25 PONTUALIDADE e ACEITAÇÃO A informação deve ser entregue no momento necessário. Hoje, quanto antes recebemos uma informação importante, maior a vantagem competitiva da empresa. IMPORTANTE: o valor da informação em geral está diretamente relacionado ao seu tempo de existência, ou ao momento em que ela é necessária (oportunidade). Quanto mais urgente for a necessidade por uma informação, maior será o preço para obtê-la!! A informação deve estar atualizada quando for entregue, refletindo o momento atual. Informação obsoleta tem pouco ou nenhum valor!

26 FREQÜÊNCIA Descreve o número de vezes que uma informação deve ser entregue, e de quanto em quanto tempo. Algumas informações precisam ser informadas periodicamente, em determinado dia/horário (pontualidade) e refletindo o momento mais atual (aceitação). Exemplos: Cotação do dólar para uma empresa de Comércio Exterior: freqüência diária. Número de alunos aprovados no processo seletivo: freqüência semestral

27 PERÍODO Reflete a abrangência temporal de uma informação. Pode ser: Passado: históricos. Presente: agora, informações recentes ou momentâneas. Futuro: projeções (baseadas em informações presentes e passadas).

28 Resumo – dimensão do Tempo Pontualidade A informação deve ser fornecida quando necessária Aceitação A informação deve estar atualizada quando for fornecida Freqüência A informação deve ser fornecida quantas vezes forem necessárias Período A informação pode ser fornecida sobre períodos passados, presentes e futuros

29 Outros aspectos ligados à Qualidade da Informação SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Uma dos assuntos mais discutidos atualmente nas empresas. Envolve segurança física e eletrônica. Algumas organizações têm exigências legais, tais como Sarbannes-Oxley (SOX) e Basiléia. Pessoas são o elo fraco da segurança da informação Educação e Conscientização são fundamentais. ACESSIBILIDADE : Facilidade de acesso à informação. Pessoas autorizadas devem ter acesso fácil às respectivas informações. Pessoas portadoras de deficiências também devem ter acesso cuidado com os formatos dos arquivos!

30 O Valor da Informação Toda informação tem um custo para a sua obtenção. Algumas informações podem ter um preço mais alto do que o benefício proporcionado pelas mesmas. Portanto, os tomadores de decisão devem sempre equilibrar o Valor da Informação com o respectivo custo para a sua Obtenção.

31 A informação deve ser verificável Para que o conteúdo de uma informação seja Confiável, é importante que a mesma possa ser verificável, ou seja, sempre que possível deve haver uma forma de conferência para validar a informação que está sendo fornecida. Ao validar a informação assegura-se que ela é confiável e precisa. Por isso, é sempre importante citar as fontes da informação!

32 Ou seja... Entregar a informação certa no momento certo para o público certo no formato correto a um custo adequado.

33 Qualidade da Informação na Internet Grande volume de informações Baixa qualidade das informações Dificuldade em verificar se as informações são confiáveis e precisas Sistemas complexos ou com interfaces ruins Usabilidade e Acessibilidade Buscadores são pouco precisos Resultados nem sempre trazem o que buscamos Como ser relevante na internet? (SEO) Como tomar proveito da facilidade de disseminação de informações trazida pela internet? (Marketing Viral)


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