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Prof. Alessandra de Paula Faculdade Pitágoras

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Apresentação em tema: "Prof. Alessandra de Paula Faculdade Pitágoras"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Alessandra de Paula Faculdade Pitágoras
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Alessandra de Paula Faculdade Pitágoras

2 ADMINISTRAÇÃO Teoria Neoclássica Autor: Peter Drücker (1954)
Ênfase: Nos objetivos e resultados organizacionais Administração por Objetivos ( A.P.O)

3 A Teoria Neoclássica, tratada por Chiavenatto, surge na década de 1950, diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. É uma teoria que consolida a atuação do Administrador e está mais voltada para o porquê e para o quê das atividades de uma empresa.É a Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações modernas. Estudou o processo de eficácia, eficiência / centralização e descentralização.

4 ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS - A . P. O.
“Visa os resultados organizacionais através do uso de objetivos previamente traçados e acordados em todos os níveis da organização, ou seja, do nível estratégico ao operacional” (Peter Drücker)

5 “Cada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista de
eficácia e de eficiência, simultaneamente” (Peter Drücker)

6 EFICÁCIA alcance de resultados
capacidade de satisfazer as necessidades da sociedade preocupa-se com os fins concentra-se no sucesso quanto ao alcance dos objetivos voltada para os aspectos externos da organização EFICIÊNCIA otimização da utilização de recursos disponíveis melhor maneira/método de execução das tarefas (aplicação dos recursos de forma mais racional possível) concentra-se nas operações (meios e procedimentos) voltada para os aspectos internos da organização Ex: Ganhar a partida Ex: Jogar com excelência

7 ESTRATÉGIA Origem militar.
A palavra grega: “estratégos”= Arte do General, quem tem a visão do todo. Expoente: Napoleão

8 PLANEJAMENTO??? “Para onde você vai ? Não sei...Bom! Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve !” (Conto de fadas: Alice no País das Maravilhas)

9 “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer !”
PLANEJAMENTO??? “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer !” (Geraldo Vandré)

10 PLANEJAMENTO??? “Ninguém faz check-up por que vai morrer amanhã é para viver mais anos !” (Daniel Hakin)

11 Conceito de Planejamento
Planejamento: ato ou efeito de planejar Planejar: fazer um plano ou planta de; projetar;traçar; fazer o planejamento de; elaborar um plano ou roteiro de; programar. Fonte: Dicionário Aurélio

12 MEGATENDÊNCIAS ? ? ? Mundo de incertezas; Crise financeira mundial;
Efeito da Globalização : 80% do que compramos é de multinacionais; População cada vez mais idosa; Tecnologia: A cada 18 meses avança 4 vezes sem custos; Lucro não é Receita – Despesa (visão contábil) mas, sustentabilidade “Top of mind” – Michael Porter; Atualmente o mais rápido vence o mais lento e não o maior vence o menor;

13 CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO
QUEM SOU EU ? ONDE ESTAMOS ? QUAIS SÃO MINHAS VANTAGENS COMPETITIVAS ? ONDE QUEREMOS CHEGAR ? O QUE DEVEMOS FAZER PARA CHEGAR LÁ? Criatividade

14 CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO
O QUE CLIENTES, FORNECEDORES, FUNCIONÁRIOS, OS SÓCIOS, O MUNDO PENSAM DE MIM ? EMPRESA

15 FATORES CRÍTICOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ego : Achar que é bom, o máximo Sucessão : Sai o Presidente entra um Estagiário Plano centrado no Topo Planos muito teóricos, complexos SIG : Sistema de Informações Gerenciais para monitoramento e feedback Conhecer suas Qualidades (Sustentabilidade) e não Qualidades (Sombras)

16 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa, e das oportunidades e ameaças do meio ambiente com o intuito de estabelecer objetivos, estratégias e ações que possibilitam um aumento da competitividade da empresa.

17 Planejamento Estratégico
Pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.

18 Planejamento Estratégico
Segundo Kotler, (1992, p 63), “planejamento estratégico é definido como processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.

19 Planejamento Estratégico
Já Peter Drucker, (1977), define Planejamento Estratégico como um processo, contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem riscos. Outra conceituação interessante sobre o PE, define como um processo administrativo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de fatores externos controláveis e atuando de forma inovadora e diferenciada. (Oliveira, 2007)

20 Planejamento Estratégico
Estratégia: do grego “strategós” - a arte do general Estabelece caminhos, cursos, programas de ação que devem ser seguidos para ser alcançados os objetivos e desafios estabelecidos. Fonte: Dicionário Aurélio

21 ETAPAS DA ANÁLISE ESTRATÉGICA
Negócio Princípios / Valores Missão Visão Cenários (Ameaças e Oportunidades) Forças e Fraquezas Objetivos estratégicos

22

23 Quem define os rumos das organizações?

24 Quem articula os processos para a sua execução?

25 Quem executa os processos?

26 Exemplo de um direcionamento Estratégico:
Diretriz: Cúpula Ex.: Temos que aumentar as vendas em 2% a.a. Articulação: Nível Tático/ Gerência de Vendas Ex.: Articular internamente com o setor de compras para aumentar o mix de produtos, fazer mapeamento de novos clientes. Execução: Vendedores, promotores de vendas. Ex.: Apresentar os novos produtos aos consumidores com o objetivo de divulgá-los. Agendar visitas para apresentação de portifólio aos novos clientes.

27 Análise SWOT -FOFA Ameaças Fraquezas OPORTUNIDADES Forças

28 Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças Eliminar

29 F. O. F. A Forças : são recursos que ajudam a organização cumprir sua missão, são os pontos fortes e internos da organização. Exemplo de uma ONG: diversas fontes de captação de recursos. Fraquezas: são as deficiências que atrapalham a organização no cumprimento de sua missão, são os pontos fracos e internos da organização. Exemplo de uma ONG: poucos voluntários.

30 Oportunidades: são os fatores externos à organização e que podem afetá-la de forma positiva.
Exemplo de uma ONG: novas fontes de financiamento. Ameaças: são fatores externos à organização e que podem afetá-la de forma negativa. Exemplo de uma ONG: perda de financiamento governamental.

31 Negócio É o entendimento do principal benefício esperado pelo cliente Aquilo que a empresa explora para atender as necessidades do cliente Visão estreita ou ampliada do Negócio : O fundador da Nike afirma que não vende tênis, que seu negócio é ... O negócio dos chocolates KOPENHAGEM é ... O negócio do Mac Donalds é

32 Negócio VISÃO ESTREITA VISÃO AMPLIADA EMPRESAS NEGÓCIO MÍOPE
NEGÓCIO ESTRATÉGICO Harley - Davidson motocicleta Estilo de vida BMW automóveis Prazer em dirigir Kopenhagen chocolat es Presentes Nike tênis Atitude Revlon cosméticos Beleza Petrobras petróleo Energia Amil assistência médica Saúde Santa Casa Médico hospitalar Xerox copiadoras Digitalização de documentos Coca Cola refrigerantes Bebidas comerciais Tintas Renner tintas Mercado de revestimentos Lojas Homem Vende roupas Moda masculina

33 PRINCÍPIOS OU VALORES São as crenças e conceitos básicos numa organização, elas formam o coração da cultura, definem o sucesso em termos concretos para os empregados, e estabelecem padrões a serem alcançados na organização. Exemplos 1.     Responsabilidade social 2.     Competência interpessoal 3.     Humanismo 4.     Valorização do ser humano 5.     Ética 6.     Preservação ambiental 7.     Integridade 8.     Entusiasmo 9.     Cidadania 10. Pioneirismo e Tecnologia 11. História 12. Eqüidade

34 PRINCÍPIOS OU VALORES Benefícios da definição dos Princípios ou Valores 1)      Balizam o processo decisório 2)    Orientam o comportamento 3)    Balizam as Estratégias 4)    Criam diferencial competitivo 5)    Direcionam a forma como são tratadas todas as partes interessadas

35 Crenças e Valores Credibilidade Responsabilidade Qualidade Competência
Comprometimento Ética e Moral Trabalho em equipe Valorização pessoal

36 VALORES ACCOR Valorizar o Homem Ser Líder Empreender Ter Qualidade
Ter Confiabilidade Ter Sinergia Ser Voltada para Resultados

37 Missão Organizacional
É a razão de ser da organização Implica conhecer seu público-alvo Implica saber o que se quer Fortalece a organização Faz parte do cotidiano da organização É compartilhada Precisa ser construída

38 O que é uma boa missão? Laurie Jones, em seu livro The Path, coloca três qualidades necessárias a uma boa missão: 1.  Nunca ser maior do que uma sentença 2. Ser entendida facilmente por um jovem de 12 anos 3.  Ser recitada de cabeça mesmo sob pressão

39 Missão Deve responder três questões: O que? Como? Para quem?

40 Exemplo de missão FIAT “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio” O que? Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços Como? garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio Para quem? Pessoas que prefiram comprar e tenham orgulho de possuir

41 As Organizações são criadas para fazer alguma coisa, tem uma Missão a cumprir;
Missão: Razão de existir da empresa no seu negócio Tem que ser: Objetiva, clara, impulsionadora e inspiradora O direito de ter Visão ou Sonhos só é possível se você cumprir sua Missão Benefícios da definição da Missão Atrai, motiva e retém talentos Orienta a formulação dos objetivos Funciona com farol alto Orienta o desenvolvimento e a capacitação da força de trabalho Missão

42 MISSÃO REVISTA ABRIL “A ABRIL está empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país”.

43 Missão da Revista VEJA “Veja existe para que os leitores entendam melhor o mundo em que vivemos.”

44 Missão da General Motors
“O propósito fundamental da General Motors é fornecer produtos e serviços de qualidade tal que nossos clientes recebam um valor superior, nossos funcionários e parceiros partilhem de nosso sucesso e nossos acionistas recebam um retorno sustentado e superior sobre seus investimentos”.

45 MISSÃO Mc Donald´s “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.

46 MISSÃO PETROBRAS REPAR “Ser uma unidade de negócio rentável nos segmentos de derivados de petróleo e energia, respeitando as pessoas e o meio ambiente.” Hospital das Clínicas de SP “Salvar vidas” Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre “Desenvolver e proporcionar ações de saúde para todos, com qualidade e Responsabilidade Social”

47 VISÃO                                                                                  

48 VISÃO Aponta objetivos a serem alcançados a longo prazo. É essencial para transmitir valores e crenças de modo claro a todos os empregados. Visão é o estado que a organização deseja atingir no futuro. A visão tem a intenção de propiciar o direcionamento dos rumos de uma organização. Se a empresa não cumpre sua Missão não vai ter uma Visão mas uma ilusão, uma fantasia. A declaração da visão deve ser inspiradora. Benefícios da definição da VISÃO Motiva e inspira a equipe Orienta os investimentos Orienta o planejamento de longo prazo Orienta os objetivos Tira a empresa da zona de conforto

49 VISÃO Exemplos ser a empresa aérea mais bem sucedida do mundo; ser a melhor instituição financeira no mercado de ações da América Latina; ALCOA: ser a melhor companhia de alumínio do mundo, e líder em outros negócios os quais escolhermos para competir. REPAP: A Repar será reconhecida internacionalmente pela excelência dos seus resultados.

50 Exemplos de VISÃO Hospital Santa Casa de Porto Alegre : “Instituição de referência em Saúde integrada a Sociedade” AMBEV - BRAHMA : “Ser a cervejaria nº 1 do mundo”

51 DISNEY DECLARAÇÃO DE VALORES Não ceticismo
Criatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática aos detalhes Preservação e controle da magia Disney MISSÃO Alegrar as pessoas. VISÃO Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.

52 Algumas perguntas que podem ajudar a definir a VISÃO
Como será o mundo daqui a cinco anos? Como será o país daqui a cinco anos? Como será a cidade daqui a cinco anos? Como será a comunidade daqui a cinco anos? Como será a nossa organização daqui a cinco anos? Como estará cada programa/projeto daqui a cinco anos? Como estará cada um daqui a cinco anos?

53 CENÁRIOS MEGATENDÊNCIAS
Concorrência globalizada Clientes mais exigentes Crescente consciência ambiental Crescente violência social Valorização das pessoas Valorização da qualidade de vida Cultura da tradição x cultura da mutação

54 ANÁLISE EXTERNA VARIÁVEIS
Governo Políticas Intervenção . . . Econômica Inflação Taxa de juros . . . Financiamento Mercado Tendências Produtos de sucesso Modismo Crescimento . . . Tecnológica Ambiental Cultural Social Comunidade Consumidores Concorrentes Fornecedores

55 ANÁLISE EXTERNA OPORTUNIDADES É a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer a sua estratégia, desde que conhecida e aproveitada Fatores externos que facilitam o cumprimento da missão Situações do meio ambiente que a empresa pode aproveitar para aumentar sua competitividade

56 Oportunidades são fenômenos ou condições externas, atuais ou potenciais, capazes de contribuir substancialmente para o cumprimento da missão e do alcance da visão de futuro da organização Existência de investidores interessados em formação de parcerias. Existência de mercado potencial para produtos de maior valor agregado Incentivo fiscal liberado pelo governo Baixa taxa de juros Oportunidades são fenômenos ou condições externas, atuais ou potenciais, capazes de contribuir substancialmente para o cumprimento da missão e do alcance da visão de futuro da organização Existência de investidores interessados em formação de parcerias. Existência de mercado potencial para produtos de maior valor agregado Incentivo fiscal liberado pelo governo Baixa taxa de juros

57 ANÁLISE EXTERNA AMEAÇAS É a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada desde que conhecida em tempo hábil Fatores externos que dificultam o cumprimento da missão Situações do meio ambiente que colocam a empresa em risco

58 Ameaças são fenômenos ou condições externas, atuais ou potenciais, capazes de dificultar o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro da organização. Representam riscos de fracassos Maiores exigências da sociedade quanto aos impactos ambientais e desempenho dos produtos. Concorrência ofertando produtos com qualidade e preços diferenciados no mercado Liberação do mercado para importação de produtos concorrentes Alteração da legislação

59 ANÁLISE INTERNA PONTOS FORTES - QUALIDADES
É a situação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem no ambiente empresarial Características ou recursos disponíveis que facilitam o cumprimento da missão É uma característica competitiva da empresa que a coloca em vantagem frente ao concorrentes Variável controlável

60 Forças são fenômenos ou condições internas, atuais ou potenciais, capazes de facilitar o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro da organização no horizonte do Plano Estratégico. Representam as potencialidades da organização. Capacidade para abastecer o mercado regional Baixo custo operacional Capacitação dos empregados Processos certificados pela ISO 9002, e OHSAS 18001

61 ANÁLISE INTERNA PONTOS FRACOS - NÃO QUALIDADES
É a situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem no ambiente empresarial Características ou limitações de recursos que dificultam o cumprimento da missão É uma característica competitiva da empresa que a coloca em desvantagem frente aos concorrentes Variável controlável

62 Fraquezas são fenômenos ou condições internas, atuais ou potenciais, capazes de dificultar o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro da organização, no horizonte do Plano Estratégico. Representam as debilidades da organização Baixa experiência para atuar em ambiente competitivo Deficiência do processo de capacitação profissional Deficiência de logística para o escoamento de derivados Baixo grau de satisfação das pessoas

63 Processo Estratégico Estabelecimento de Objetivos e metas a serem alcançados Objetivo = Resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo. Devem ser focalizados em resultado de médio e longo prazo. Meta = Objetivo de curto prazo (Máximo 1 ano, mesmo exercício).

64 Processo Estratégico Metas devem ser :
Mensuráveis, tangíveis, desafiadoras, alcançáveis, intervalo de tempo para execução, impacto sobre o resultado, históricas/benchmarking/necessidadedos clientes ELAS MOTIVAM ???

65 Processo Estratégico Desdobramento dos Objetivos:
Como cada pessoa dentro da Organização sabe o que precisa fazer para atingir os resultados ?

66 Processo Estratégico Exemplo de Objetivo (Estratégico):
“Ser um dos 3 melhores bancos atuando no Brasil” Exemplo de Metas (Tático): “Informatizar 100% das agências até 31/12/2008” – Responsável: Gerente de TI “Reduzir os custos operacionais em 10% até dezembro/2006” – Responsável: Gerente do Banco “Capacitar 100% dos recursos humanos em técnicas de negociação até dezembro/2008”

67 Processo Estratégico Exemplo de Metas (Tático):
“Capacitar 100% dos recursos humanos em técnicas de negociação até dezembro/2008” – Responsável: Gerente de RH “Alcançar 95% de satisfação dos cliente até dezembro/2008” – Responsável: Gerente de Marketing

68 Processo Estratégico Plano operacionais :
Reduzir o nº de cópias em 10% até Reduzir o consumo de energia elétrica em 10% Implantar software de Gestão de informações

69 Processo Estratégico Itens de controle : Planilhas; Gráficos;
Relatórios gerenciais; Pesquisas; Sistemas de gestão; Indicadores de Resultados

70 Processo Estratégico Exercício:
Defina um objetivo e trace, no mínimo, três metas para cada um dos negócios abaixo: Uma Universidade; Uma fábrica de bebidas; Uma empresa de telefonia Ex.: 1 – Negócio: 2 – Objetivo: 3 – Meta: 4 - Prazo / Responsável: 5 – Item de controle:


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