A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Disciplinas em Teologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Disciplinas em Teologia"— Transcrição da apresentação:

1 As Disciplinas em Teologia
1.1 Teologia Fundamental e Introdução a Teologia A teologia fundamental, como o nome já o diz, lança as bases do conhecimento teológico e reflete sobre os fatos constituinte da realidade cristã: Deus se auto-manifestou, e a plenitude de seu projeto salvífico se cumpriu em Cristo.

2 Fenomenologia da Religião: a qual busca entender o fenômeno religioso.
Disciplinas da Teologia Fundamental e Introdução a Teologia Fenomenologia da Religião: a qual busca entender o fenômeno religioso. Metodologia de Pesquisa: permite ao estudante os métodos técnicos para elaboração dos trabalhos científicos. Teologia da Libertação: pensamento teológico libertador para a América Latina, relação entre Teologia e práxis. Patrologia I e II: permite aos estudantes o conhecimento da literatura cristã e seus principais escritores.

3 1.2 Teologia Bíblica Tem como objetivo introduzir a leitura teológica e cientifica da bíblia. A constituição dogmática Dei Verbum do Vaticano II solicita que o estudo das escrituras seja a alma da teologia. DISCIPLINAS DA TEOLOGIA BÍBLICA Introdução a Sagrada Escritura: nos transmite uma visão de como se formou os textos bíblicos e suas histórias.

4 Historia de Israel; que estuda os primórdios de Israel, a evolução histórica do povo bíblico, confrontando os dados das escrituras com as hipóteses dos arqueólogos e dos historiadores de Israel. Pentateuco e Livros Históricos; fornece uma visão da formação dos cinco primeiros livros da bíblia e os livros históricos.

5 Livros Proféticos: encontrar-se com os profetas lendo analisando e atualizando a sua mensagem com consciência hoje na América Latina. Salmos e livros Sapienciais: introdução à literatura sapiencial, visão especial aos salmos, os gêneros literários dos salmos, a questão da origem dos salmos. Evangelhos Sinóticos: envolve a abordagem da formação dos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Atos dos Apóstolos: composição dos Atos dos Apóstolos, sua finalidade, Eclesiologia, e pneumatologia, formação comunidade pós – pascal animada pelo espirito.

6 Cartas Paulinas: pseudo-paulinas, mensagem dos escritos paulinos, contexto e visão geral de cada um dos escritos. Hebreus e Epistola Católicas: introdução a cada escrito, mensagem teológica central, temática das epistola de Pedro, Tiago e Judas. Evangelho de São João, Cartas Joaninas e Apocalipse: estuda o evangelho de São João, relação deste com os Sinóticos, o que é o Apocalipse.

7 1.3 Teologia Sistemática A teologia sistemática ou dogmática se ocupa em tornar compreensível e significativo o imenso patrimônio da vida e reflexão dos cristãos. Ela trata-se de uma série de disciplinas resultantes de teorias da Igreja. A matéria prima desta teologia é o dado revelado, reinterpretado e enriquecido pela tradição no decorrer da historia.

8 As disciplinas são: Trindade; conhecer a verdade sobre o mistério de Deus dos cristãos na sua imanência trinitária. O Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Cristologia; estuda a prática de Jesus no seu contexto histórico, conhecendo a verdade Cristã sobre a pessoa e a missão de Jesus Cristo. Pneumatologia; permite refletir sobre o mistério do Espírito Santo, em todo o tempo e lugar, a missão do Espírito Santo, levando o ser humano a vivenciar a presença salvífica e reveladora do Deus de Jesus Cristo.

9 Eclesiologia; imagens bíblicas e história da Igreja, teologia do laicato, estrutura hierárquica da Igreja, comunidades eclesiais de base, missão da Igreja. Mariologia; conhecer a verdade cristã sobre Maria, a partir das Escrituras, dos dogmas, religiosidade popular e o papel de Maria na obra da salvação. Antropologia Teológica; busca conhecer a verdade sobre o ser humano, à imagem de Deus e marcada desde a origem pelo pecado, nas suas dimensões.

10 Introdução aos Sacramentos; situa os sacramentos como eventos da graça e salvação, teologia do sinal, sinais da ação de Cristo na Igreja. Sacramentos I; iniciação cristã, batismo, crisma, eucaristia, pastoral sacramentaria. Sacramentos II; reconciliação, unção dos enfermos, matrimônio e ordem, fundamentação bíblica, relação com a pastoral.

11 Escatologia; apresenta-se como o eixo central da doutrina Cristã, relata a morte e imortalidade do homem; ressurreição, juízo, céu, inferno, purgatório, presença do reino na história. 1.4 Teologia Moral Visa refletir respostas que o cristão dá para Deus nos diversos âmbitos da existência, pessoal, comunitária e política.

12 Moral fundamental; ciência humana e teologia moral, especialidade da moral cristã, a consciência moral, lei natural, e lei evangélica, as virtudes morais. Moral da pessoa e da vida; esta relacionada ao 5º mandamento, o respeito a vida humana, medicina moral, Bioética, manipulação genética, a liberdade e a cultura.

13 Moral social; evoca o 7º e 10º mandamento, doutrina social da Igreja, justiça social, bem-comum, a ética da ecologia, moral política e comunicativa. Moral sexual e matrimonial; apresenta valores morais da sexualidade, esta centrada no 6º e no 9º mandamento, educação dos filhos, sexualidade, e responsabilidade social.

14 1.5 Teologia Espiritual Teologia espiritual I; introdução à espiritualidade cristã, os mestres espirituais, vocação a santidade, discernimento e direção espiritual. Teologia espiritual II; perspectiva e tendências da espiritualidade na América Latina, após Medelin e Puebla e Santo Domingos, todos os movimentos pastorais que surgiram.

15 1.6 Teologia Pastoral Introdução à teologia pastoral; estuda a pastoral da Igreja no Brasil, as linhas da ação pastoral da Igreja. Organização e planejamento pastoral da Igreja; atendimento das necessidades da comunidade. Princípios e técnicas do planejamento pastoral, a nível paroquial, diocesano, regional e nacional, CEBs. A mística da ação pastoral etc.

16 Pastoral Catequética; sob a fonte dos documentos da Igreja, a catequese sempre se encontra em renovação constante. Pastoral da Comunicação; o uso dos meios de comunicação social, evangelizando comunicando com as próprias homilias. Missiologia; conhecida como teologia da missão, com projetos missionários fundados na Escritura Sagrada.

17 Ensino Social da Igreja; atuação da Igreja frente a problemática social; fé e a ação encarnada.
Sociologia da religião; olhar sociológico da religião; o sagrado na sociedade, crença popular, pentecostalismo e as seitas.

18 1.7 Liturgia A liturgia é portadora do dado de fé, comunicado pela revelação. Liturgia I; preocupa-se com as fontes bíblicas da liturgia, história da liturgia, movimento litúrgico da Igreja. Liturgia II; teologia e prática da celebração dos sacramentos, ritos e orações. Liturgia III; a parte organizacional e teológica do ano litúrgico, ofício divino, o domingo, etc.

19 Liturgia IV; a celebração da Eucaristia, celebração da Palavra, canto litúrgico.
1.8 Direito Canônico Direito Canônico I; filosofia e teologia do direito, história do direito, normas gerais, documentação e paróquia. Direito Canônico II; o múnus de ensinar e santificar, direito matrimonial, religiosidade popular.

20 Direito Canônico III; administração canônica dos bens da Igreja, processos direitos e penas.
1.9 História da Igreja História da Igreja na Idade Antiga; estuda desde a fundação até Constantino, Jesus e a Igreja, a Igreja primitiva, expansão do cristianismo, heresias, perseguições, Roma e os Patriarcas, as questões dogmáticas e os Concílios, etc...

21 Historia da Igreja na Idade Média; a Igreja na civilização ocidental, o cristianismo na Inglaterra, a aliança do papado com o reino dos francos, Carlos Magno, Cisma do Ocidente, Cruzadas, inquisição, etc... Historia da Igreja na Idade Moderna; reforma protestante, Concilio de Trento, reforma Católica, racionalismo e a renovação católica, Concilio Vaticano I, etc... Historia da Igreja na Idade Contemporânea; movimentos sociais católicos, Rerum Novarum, a Igreja e as Missões, Pontificados de Pio XI e XII, João XXIII, Paulo VI, e João Paulo II.

22 Historia da Igreja na América Latina e no Brasil; a cristandade na época do descobrimento, a evangelização na América, separação entre a Igreja e o Estado, CELAM, a Igreja no Estado e nas regiões.

23 1.10 Disciplinas Diversas Ecumenismo; visão histórica dos Cristãos, a teologia da unidade Cristã, os movimentos protestantes e ortodoxos, CONIC, seitas. Língua Bíblica I; grego e hebraico. Língua Bíblica II; continuidade dos estudos da língua bíblica.

24 NATUREZA / OBJETO E FINALIDADE DA TEOLOGIA
Teologia define-se como reflexão crítica, sistemática sobre a intelecção de fé. E a fé termina em Deus e não nos enunciados a respeito de Deus, como muito bem explica São Tomás. ‘actus credentis non terminatur ad enutiable, sed ad rem’ o ato do que crê não termina no enunciado, mas na coisa.

25 A fé é fundamental para o estudo da teologia, pois não há teologia sem o dado da crença em um Deus que se revela e liberta o seu povo (Ex 3,7), enfim, sem fé não se faz teologia. Em qualquer ciência é preciso sabe de antemão a essência de seu objeto. (Aristóteles) Psicologia/ Sociologia/ Medicina

26 E a Teologia o que compõe seu objeto de estudo?
Como é possível dizer cientificamente o que é Deus? “De Deus é impossível dizer o que seja”. ( São João Damasceno)

27 Se temos a SE como fonte da teologia; ora a SE não fala somente de Deus, fala também das criaturas, dos seres humanos, de suas práticas, e outras tantas coisas. Mas se temos que o objeto de uma ciência, aquilo que se trata nesta ciência, logo temos que na Teologia se trata sobre Deus. Teologia é discurso sobre Deus, Portanto é Deus mesmo o objeto da Teologia.

28 Assim temos que se Deus é objeto da Teologia, Este é seu objeto Material, em primeiro lugar, depois tudo mais quanto se relaciona com Deus. No entanto, há um outro aspecto sobre o qual se estuda algo: é a perspectiva a partir da qual se estuda, a partir da subjetividade. Este se determina como objeto formal da Teologia.

29 Portanto, a finalidade da Teologia é refletir Deus a partir de um dado: fé.
Embora se possa desenvolver diferentes formas de Teologias, a partir de diferentes enfoques: Do Pobre. Da mulher. Da Etnia. Da Ecologia. Do diálogo inter-religioso

30 Assim se deve ter a fé como primazia, pois sem o vigor da experiência fundante da fé não se pode fazer teologia. O primado da fé se funda na transcendência da própria fé em base ao seu conteúdo. Fé  DEUS  Transcendente.

31 Assim podemos fazer uma teologia Feminista:
Enfoque originário/ olhar primeiro: Como Deus vê a mulher. Novo enfoque: Como a mulher vê Deus. Por fim, como a mulher vê o mundo/ a criação, a partir de Deus: olhar Desdobrado.

32 O ato do crente, não termina no enunciado de fé, mas no próprio Deus que olha a humanidade/ o mundo/ a criação. Assim a operação intelectual humana, é uma seqüência de movimentos que terminam em Deus.

33 Pois fazer teologia é buscar a inteligencia da fé.
Nas palavras de Santo Anselmo “fé que busca a inteligência”. Por isso, referir-se a fazer teologia clássica, trabalha-se com a dupla dimensão da fé: Fides qua Fides quae

34 Fides qua = ato pelo eu me entrego em liberdade à Palavra revelada de Deus e comunicada pela igreja
Fides Quae = Reconheço que esta Palavra tem uma densidade objetiva, a qual devo aderir e que minha subjetividade se conforma.

35 2 Cor 10,4 Rm 1,5 Hb 11,1 Rm 16,26 Mt 16, 17 2 Tm 1,12

36 Fé portanto, é: Adesão pessoal do homem a Deus; assentimento livre a toda verdade que Deus revelou. Jr 17, Sl 40,5 = Confiança = Reconhecimento da completa dependência em relação ao criador. Sb 11, cf. CAIC 301 Sl 103 É entregar-se totalmente na providencia.

37 2. É um ato humano, não contrario a liberdade nem à inteligência.
É entrar livremente em comunhão com Ele. É um ato da inteligência que assente a verdade divina a mando da vontade movida por Deus através da graça. 3. A Fé é Graça :

38 A fé é um dom de Deus; não foi um ser humano que te revelou isso mas o Pai...
Mt 11,25 Deus é que permite ao ser humano reconhecer tais obras como Revelação. A fé é Adesão/confiança/ é dom de Deus.

39 Exercício de aprendizagem:
Escreva com suas palavras, fundamentando biblicamente e com sua experiência de vida o significado de fé.


Carregar ppt "As Disciplinas em Teologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google