A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação.
NTE RJ12 – NILÓPOLIS

2 Professores Multiplicadores
Autores: Professores Multiplicadores NTE RJ12

3 Justificativa Nos últimos anos a educação passa por grandes transformações. A Escola atual precisa buscar possibilidades diferentes que, além do conhecimento, levem os alunos a possuirem habilidades que os farão se destacar na sociedade e no mercado de trabalho. Este Projeto surgiu da necessidade de desenvolver atividades com educadores e alunos da rede pública de ensino para o conhecimento das possibilidades do uso das Tecnologias na melhoria da vida escolar e pessoal.

4 Público-alvo Professores da Rede Pública Estadual
Alunos do Curso de Formação de Professores.

5 Objetivos: Capacitar professores e alunos do Curso de Formação de Professores para a Era da Educação Digital e Internet; Criar um novo canal de Informação e Comunicação ( ); Motivar o empenho de professores e alunos do Curso de Formação de Professores, apresentando novas possibilidades, incentivando e construindo novos conhecimentos com o uso das tecnologias.

6 Temas abordados Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO/ MEC Possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, na educação das escolas públicas.

7 Conteúdo: Computador e Programas - Hardware e Software;
Introdução a Informática (teclado, arquivo, login/senha, virus de computador...); Internet (browser, link, acessando um site, como localizar conteúdo: ex.: Google..., , sala de bate-papo...); Editor de Texto (Word/Writer); Planilha eletrônica (Excel/Calc); Editor de apresentação (PowerPoint/Impress).

8 Oficinas (oferecidas durante o curso)
As oficinas apresentam ferramentas simples que podem fazer a diferença na hora de planejar uma aula diferente e enriquecedora na aplicação de conteúdos. *Editor de histórias em quadrinhos HQ (montagem de historinhas a partir de um tema ou disciplina) *Projetos Pedagógicos (montagem de slides a partir de um tema ou disciplina) *Introdução ao Sistema Dosvox (básico para inclusão digital de alunos com cegueira ou baixa visão)

9 Sistema Operacional Todos os computadores necessitam de um programa para operar. Eles recebem o nome de Sistema Operacional. Os mais utilizados são: LINUX EDUCACIONAL PROINFO/ MEC LINUX Gratuito WINDOWS Comercializado

10 Recursos utilizados na capacitação:
Humanos: Professores do Ensino Médio, Professoras da Sala de TE. Materiais: Computadores conectados à Internet, textos/apostilas, pincel atômico, CD-R, vídeo, TV, máquina/filmadora digital.

11 Professores da Rede Pública Estadual
Fotos da Capacitação Professores da Rede Pública Estadual

12

13

14

15 Alunos do Curso de Formação de Professores
Fotos da Capacitação Alunos do Curso de Formação de Professores

16

17

18

19 Resultados alcançados:
“ Avançaremos mais se aprendermos a equilibrar planejamento e a criatividade , a organização e a adaptação a cada situação, a aceitar os imprevistos, a gerenciar o que podemos prever e a incorporar o novo, o inesperado”. José Manuel Moran

20 O trabalho realizado por meio do “Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação” trouxe contribuições positivas para todos os envolvidos. Conseguiu-se que os alunos percebessem que as tecnologias podem ser utilizadas como ferramentas facilitadoras para o conhecimento, permitindo habilidades fundamentais para uma melhor atuação na educação e em sociedade. Proporcionou reflexões em relação à prática docente e inesperadamente, mas de forma significativa, sentiram-se estimulados a utilizarem novas estratégias para uma mudança no modo de olhar a educação, conduzindo suas aulas de maneira lúdica, criativa, com informações imediatas, comunicação em tempo real, com estilos e interesses de aprendizagem diferentes dos tradicionais. Preparação de vários materiais para a inovação das aulas: apresentação de slides, textos com auxílio da internet, histórias em quadrinhos, etc.

21 “É importante educar para a autonomia, para que cada um encontre o seu próprio ritmo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, é importante educar para a cooperação, para aprender em grupo, para intercambiar idéias, participar de projetos, realizar pesquisas em conjunto”. José Manuel Moran


Carregar ppt "Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google