A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parkinson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parkinson."— Transcrição da apresentação:

1 Parkinson

2 Doença de Parkinson É um distúrbio progressivo do movimento que ocorre mais comumente no indivíduo idoso.

3 É uma das doenças neurológicas mais frequentes visto que sua prevalência situa-se entre 80 e 160 casos por cem mil habitantes, acometendo, aproximadamente, 1% dos indivíduos acima de 65 anos de idade.

4 Doença de Parkinson Causa tremor em repouso, rigidez muscular e hipocinesia, frequentemente demência. TREMOR DE REPOUSO – geralmente começa nas mãos ( rolar pílulas) RIGIDEZ MUSCULAR - aumento da resistência ao movimento passivo. HIPOCINESIA - supressão dos movimentos voluntários.

5 Parkinson Parkinson é uma doença que ocorre quando certos neurónios morrem ou perdem capacidades.

6 Parkinson O indivíduo portador de Parkinson pode apresentar tremores, rigidez dos músculos, dificuldade de caminhar, dificuldade de se equilibrar e de engolir. Como esses neurónios morrem lentamente, esses sintomas são progressivos no decorrer de anos.

7 A doença de Parkinson é idiopática, ou seja é uma doença primária de causa obscura. Há degeneração e morte celular dos neurónios produtores de dopamina, nos gânglios da base. É portanto uma doença degenerativa do sistema nervoso central, com início geralmente após os 50 anos de idade.

8 A dopamina é um importante neurotransmissor no cérebro, produzido por um grupo de células nervosas, chamadas de Neurónios Pré-Sinapticos, que atuam no cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e a sensação de motivação. A dopamina tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central.

9 Neurónios em perigo Embora seja mais comum em idosos, a doença também pode aparecer em jovens. Um britânico de 23 anos já foi diagnosticado com Parkinson e seus sintomas iniciaram com um pequeno tremor na mão aos 19 anos de idade.

10 Sintomas Começam nas extremidades superiores e são normalmente unilaterais devido à assimetria da degeneração inicial no cérebro. Tremores musculares. Estes iniciam-se geralmente numa mão, depois na perna do mesmo lado e depois nos outros membros. Tende a ser mais forte em membros em descanso.

11 Sintomas Rigidez dos músculos, lentidão de movimentos, e instabilidade postural (dificuldade em manter-se em pé).

12 Sintomas Há dificuldade em iniciar e parar a marcha e as mudanças de direção são custosas com numerosos pequenos passos. O doente apresenta uma expressão fechada tipo máscara sem demonstrar emoção, e uma voz monotónica, devido ao deficiente controle sobre os músculos da face e laringe.

13 Sintomas A sua escrita tende a ter em pequeno tamanho (micrografia).
Outros sintomas incluem deterioração da fluência da fala (gagueira), depressão e ansiedade, dificuldades de aprendizagem, insónias, perda do sentido do olfacto.

14 Diagnóstico O diagnóstico é feito pela clínica e testes musculares e de reflexos. Por outro lado, os sintomas cognitivos, embora comumente presentes na DP, continuam a ser negligenciados no seu diagnóstico e tratamento.

15 Tratamento psicológico
90% das pessoas com Parkinson sofrem também com algum outro transtorno psiquiátrico em algum momento. O transtorno mais comum foi a depressão nervosa, identificada em 32% dos casos, e responsável por agravar os problemas motores, de sono, alimentares e de dores. Diversos medicamentos psiquiátricos, inclusive o anti-depressivo mais usado (fluoxetina), podem agravar os sintomas do Parkinson Como antidepressivos pioram a funcionalidade do paciente uma opção é a estimulação magnética transcraniana (EMT) porém ela é cara e de difícil acesso. Uma opção semelhante e mais acessível é a eletroconvulsoterapia.

16 Tratamento fitoterapêutico
O tratamento fisioterapêutico atua em todas as fases do Parkinson, para melhorar as forças musculares, coordenação motora e equilíbrio. O paciente com Parkinson, geralmente está sujeito a infecções respiratórias, que ocorrem mais com os pacientes acamados. Nestes casos a fisioterapia atua na manutenção da higiene brônquica, estímulo da tosse, exercícios respiratórios reexpansivos. Em casos mais graves, em que há comprometimento da musculatura respiratória, é indicado o tratamento com aparelhos de ventilação mecânica e respiradores mecânicos não invasivos, visando a otimização da ventilação pulmonar, com consequente melhora do desconforto respiratório.

17 Em vários estudos clínicos foi observada ligeira predominância do sexo masculino.
Em trabalhos que calcularam a prevalência e incidência da doença de Parkinson , não foi demonstrada diferença significativa em relação ao sexo quanto ao risco de contrair a doença. O aumento da esperança de vida não modificou de forma importante o número de parkinsonianos, permanecendo a prevalência da doença bastante estável desde o início do século.

18 Alimentação

19 Pessoas famosas com esta doença
Adolf Hitler, ditador nazista Alemão. Presumivelmente ele era doente de Parkinson, notava-se os tremores no seu braço esquerdo, que o próprio tentava disfarçar quando estava em público, colocando-o atrás das costas ou ao lado do tronco; Jim Backus, ator americano; Katharine Hepburn, atriz americana; Margaret Bourke-White, fotógrafa americana; Michael J. Fox, ator canadense; Mikhail Gorbachev, último secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética; Muhammad Ali, pugilista americano. Sofre de parkinsonismo não progressivo, chamado dementia pugilistica ou parkinsonismo do pugilista; Ozzy Osbourne, músico inglês; Papa João Paulo II; Salvador Dalí, pintor espanhol;

20 Agrotóxicos X Doença de Parkinson
Ainda não são conhecidas as causas da Doença de Parkinson (DP), a segunda mais frequente doença neurodegenerativa, apenas atrás da Doença de Alzheimer. As pesquisas mais recentes já identificam fatores de risco, principalmente a associação de fatores ambientais e suscetibilidade genética. Estudos recentes já associam a exposição a agrotóxicos e o aumento do risco de desenvolvimento da DP.     

21 Agrotóxicos X Doença de Parkinson
    

22


Carregar ppt "Parkinson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google