A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade Física na Terceira Idade Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade Física na Terceira Idade Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 Atividade Física na Terceira Idade Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento

2 Introdução O envelhecimento vem acompanhado de uma série de efeitos nos diferentes sistemas do organismo que, de certa forma, diminuem a aptidão e a performance física. No entanto, muitos destes efeitos deletérios são secundários a falta de atividade física.

3 Alguns dos efeitos do Envelhecimento: n Perda de 10 a 20% da força muscular n Diminuição da densidade óssea n Diminuição da flexibilidade n Diminuição da agilidade n Diminuição da coordenação n Diminuição da mobilidade articular

4 Benefícios da Atividade Física: -Melhora força muscular e flexibilidade -Melhora condicionamento cardio- respiratório (diminuindo a incidência de HAS, enfermidade coronariana, etc) -Melhora a coordenação motora, equilíbrio e conscientização corporal (diminuindo risco de quedas)

5  Reduz problemas psicológicos, como ansiedade e depressão (melhora auto-estima, bem estar social)  Diminui a incidência de câncer, AVC e doenças do coração  Enfim melhora importante da qualidade de vida, independente da idade

6 Prescrição da Atividade Física na Terceira Idade: Antes de iniciar um programa de exercícios o indivíduo deve passar por uma avaliação médica cuidadosa, e para isso deve-se levar em consideração as alterações já mencionadas, próprias da idade.

7 Principais Atividades Recomendadas : Exercícios físicos aeróbicos de baixa à moderada intensidade e impácto. Prevenindo desta forma quedas, lesões musculares, sobrecarga articular e cardíaca. Ex.: natação, hidroginástica, caminhada...

8 Durante a Atividade é Necessário  Hidratar  Estar atento a frequencia cardíaca e respiratória  Em caso de dor, suspenda a atividade (dor = limite)  Alongar antes e após os exercícios  Utilizar roupas e calçados adequados Manter a atividade regularmente !

9 IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO NA ATIVIDADE FÍSICA Aumento do fluxo sanguíneo local (melhorando difusão de O2 disponível no músculo) Aumenta quantidade de O2 no músculo Aumenta Velocidade de transmissão do impulso nervoso

10 n Diminui o tempo de relaxamento muscular após contração n Aumenta Velocidade e força de contração muscular n Melhora na coordenação dos movimentos n Aumenta a capacidade das articulações de suportar carga (Batista, Djalma; 2004)

11 Tempo Ideal de Aquecimento n Quanto maior a idade, mais cuidadoso, gradual e longo é o período de alongamento n Em média 10 minutos n O efeito do aquecimento perdura de 20 a 30 minutos n Normalmente inicia com alongamento global e caminhada (Batista, Djalma; 2004)

12 CONCLUSÃO A atividade física, quando bem orientada e monitorada, é um meio que promove a saúde funcional do idoso. Portanto é necessário uma mudança no paradigma atual e fazer do exercício físico uma rotina que proporcione prazer e promova saúde e funcionalidade também ao idoso.


Carregar ppt "Atividade Física na Terceira Idade Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google