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Gestão de Recursos Humanos

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Apresentação em tema: "Gestão de Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Recursos Humanos

2 LIDERANÇA AUTOCRÁTICA LIDERANÇA LIBERAL LIDERANÇA DEMOCRÁTICA TOMADA DE DECISÃO Apenas o líder decide e fixa diretrizes. Total liberdade para a tomada de decisões. As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo PROGRAMAÇÃO DOS TRABALHOS O líder determina as providências para a execução das tarefas. A participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas alternativas. O próprio grupo esboça as providências e técnicas para atingir os objetivos DIVISÃO DO TRABALHO O líder determina qual a tarefa que cada um deverá executar. Tanto a divisão das tarefas como a escolha das pessoas ficam totalmente a cargo do grupo A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo. PARTICIPAÇÃO DO LÍDER O líder é “pessoal” e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular o curso das coisas. O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.

3 LIDERANÇA SITUACIONAL- HERSEY BLANCHARD
Baseia-se numa inter-relação: 1- A quantidade de orientação e direção (COMPORTAMENTO TAREFA) 2- A quantidade de apoio sócio-emocional (COMPORTA MENTO DE RELACIONAMENTO) 3- O nível de MATURIDADE dos subordinados no desempenho de uma tarefa, função ou objetivo específico. Profa Denise Rauta Buiar

4 Profa Denise Rauta Buiar
MATURIDADE Capacidade e DISPOSIÇÃO das pessoas de assumir a RESPONSABILIDADE de dirigir seu próprio comportamento. Essas variáveis de MATURIDADE devem ser consideradas somente em relação a uma tarefa específica a ser realizada. Profa Denise Rauta Buiar

5 LIDERANÇA SITUACIONAL
Não existe um único modo melhor de influenciar as pessoas. O estilo de liderança que uma pessoa deve adotar com indivíduos ou grupos depende do nível de maturidade das pessoas que o líder deseja influenciar. Profa Denise Rauta Buiar

6 GRIDD GERENCIAL – Blake e Mouton
9.9 5.5 9.1 ALTA 1.9 COM AS PESSOAS PREOCUPAÇÃO 1.1 BAIXA ALTA BAIXA Profa Denise Rauta Buiar PREOCUPAÇÃO COM A PRODUÇÃO

7 Profa Denise Rauta Buiar
DIMENSÕES DO COMPORTAMENTO DE TAREFA E DE RELACIONAMENTO E SEUS INDICADORES DE COMPORTAMENTO TAREFA A medida com que um líder... FIXAÇÃO DE OBJETIVOS ORGANIZAÇÃO FIXAÇÃO DE PRAZOS DIREÇÃO CONTROLE Especifica os objetivos que as pessoas devem realizar. Organiza a situação de trabalho para as pessoas. Fixa prazos para as pessoas. Dá orientações específicas. Especifica e exige relatórios regulares sobre o progresso feito. RELACIONAMENTO Dar apoio Comunicar Facilitar as interações Ouvir com atenção Fornecer feedback Dá apoio e estímulo. Envolve as pessoas em discussões sobre as atividades do trabalho. Facilita as interações das pessoas entre si. Solicita e ouve as opiniões e preocupações das pessoas. Fornece feedback sobre os resultados alcançados pelas pessoas. Profa Denise Rauta Buiar

8 Profa Denise Rauta Buiar

9 Profa Denise Rauta Buiar
M1 DETERMINAR – para maturidade baixa. Pessoas que não têm nem capacidade nem vontade de assumir a responsabilidade de fazer algo, não são competentes nem seguras de si. Em muitos casos, sua falta de disposição é conseqüência da insegurança em relação à tarefa exigida. Profa Denise Rauta Buiar

10 Profa Denise Rauta Buiar
M2 PERSUADIR – para maturidade entre baixa e moderada. As pessoas que não tem capacidade mas sentem disposição para assumir responsabilidades têm confiança em si, mas ainda não possuem as habilidades necessárias. Profa Denise Rauta Buiar

11 Profa Denise Rauta Buiar
M3 COMPARTILHAR – para maturidade entre moderada e alta. As pessoas deste nível de maturidade têm capacidade, mas não estão dispostas a fazer o que o líder quer. Sua falta de disposição muitas vezes é conseqüência da falta de confiança em si mesmas ou insegurança. Profa Denise Rauta Buiar

12 Profa Denise Rauta Buiar
M4 DELEGAR – para maturidade alta. As pessoas deste nível de maturidade têm capacidade e disposição para assumir responsabilidades. Um estilo discreto de delegação, que dê pouca direção e pouco apoio, apresenta a maior probabilidade de ser eficaz com indivíduos desse nível de maturidade. Profa Denise Rauta Buiar

13 ESTUDO DE CASO CIA ROCHA
Profa Denise Rauta Buiar

14 Profa Denise Rauta Buiar
ESTILOS EFICAZES E3 E2 RELACIONAMENTO DIMENSÃO DE EFICÁCIA E4 E1 ESTILOS BÁSICOS Q3 Q2 Q4 Q1 TAREFA RELACIONAMENTO TAREFA EFICAZES ESTILOS INEFICAZES Q3 Q2 Q4 Q1 TAREFA RELACIONAMENTO INEFICAZES Profa Denise Rauta Buiar

15 Profa Denise Rauta Buiar
EFICÁCIA DA LIDERANÇA EFICAZES INEFICAZES E1 Visto como tendo métodos bem definidos que são úteis aos subordinados Visto como alguém que impõe métodos aos outros; às vezes visto como desagradável e interessado só em resultados a curto prazo. E2 Visto como alguém que satisfaz às necessidades do grupo estabelecendo objetivos e organizando o trabalho, mas também oferecendo um alto nível de apoio sócio-emocional Visto como alguém que usa mais estruturação do que o necessário para o grupo e que muitas vezes não parece ser sincero nas relações interpessoais. E3 Visto como alguém que tem confiança implícita nas pessoas e que está interessado principalmente em facilitar a consecução dos objetivos dela. Visto como interessado principalmente em harmonia, às vezes, visto como não disposto a cumprir uma tarefa se esta implicar no risco de romper um relacionamento ou perder a imagem de uma “pessoa boa”. E4 Visto como alguém que delega adequadamente aos subordinados as decisões sobre como fazer o trabalho e oferece pouco apoio sócio-emocional ficando a cargo do próprio grupo. Visto como alguém que oferece pouca estruturação ou apoio sócio-emocional quando isso é necessário aos membros do grupo. Profa Denise Rauta Buiar

16 Profa Denise Rauta Buiar
DELEGAÇÃO EFICAZ 1- Avalie corretamente a si mesmo e, obviamente aos outros, nada de protecionismos. 2- Transmita claramente todos os detalhes a serem respeitados. 3- Verifique o que a pessoa entendeu 4- Registre na sua agenda, fax, , o dia e a hora em que ele terá que lhe trazer o trabalho realizado. Compromissos verbais são apenas intenções. 5- Analise o processo detalhadamente, tarefa por tarefa. Profa Denise Rauta Buiar

17 Profa Denise Rauta Buiar
DELEGAÇÃO EFICAZ 6- Avalie as habilidades exigidas para a execução da tarefa. 7- Certifique-se de que a meta e respectivos padrões foram bem entendidos (comunicação eficaz) 8- Discuta em grupos onde são ouvidos clientes e fornecedores internos. 9- Rode o “PDCA” na velocidade indicada para cada maturidade dos liderados ou da situação (liderança situacional) 10- Redefina metas e padrões. 11- Considere o clima e a cultura organizacional. Profa Denise Rauta Buiar

18 PARADIGAMA ANTIGO X PARADIGMA MODERNO
1- O líder planejava produtos, processos e orçamentos. 2- O líder faz P.E. 3- Gerencia processos. 4- Aprendemos a obedecer ordens – não queremos assumir responsabilidades. 5- O líder assume todas as responsabilidades. 6- O líder salva as pessoas 7- O líder define metas 8- Resultados obscuros 9- Metas desvinculadas de recompensas 10- O líder dá respostas 11- Aprendizado lento 1- Planeja também o desenvolvimento pessoal 2- Gerencia o P.E. em cada indivíduo 3- Faz com que o P.E. seja assumido e entendido pelos responsáveis por sua execução. 4- Assumimos responsabilidades. 5- A pessoa mais capaz de assumir responsabilidades é a que está fazendo a tarefa. 6- As pessoas têm desejo de responsabilidade. 7- O líder discute as metas. 8- Resultados divulgados 9- Recompensa pelas metas atingidas. 10- O líder ouve alternativas de solução 11- Aprendizado contínuo e evolutivo. Profa Denise Rauta Buiar

19 FATORES DE ÊXITO NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE DE TRABALHO (Chiavenato)
1- A equipe deve ter em mente objetivos claros e definidos. 2- A equipe deve ter uma implicação multifuncional 3- Implicação simultânea e de jornada integral 4- Co-localização 5- Comunicação 6- Evitar recursos compartilhados 7- Envolver pessoas externas à equipe Profa Denise Rauta Buiar

20 AS 6 LINHAS BÁSICAS PARA ALCANÇAR O CONSENSO DO GRUPO
1- Apresente uma posição clara e lógica 2- Ouça o que as pessoas têm a dizer 3- Envolva a todos na discussão 4- Não mude sua opinião para evitar conflitos 5- Não use votos ou compromissos para resolver as diferenças 6- Não busque uma solução do tipo ganhar/perder Profa Denise Rauta Buiar

21 Profa Denise Rauta Buiar


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