A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos"— Transcrição da apresentação:

1 WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 7º ano. Professora Débora Soifer

2 Introdução Que relevância tem, para os jovens nos dias de hoje, aprender Ciências? Essa é uma questão fundamental, relacionada à influência do conhecimento científico e às formas de pensar na construção e consolidação de uma sociedade democrática. Ao aprender Ciências, o jovem estará desenvolvendo uma forma de perceber o mundo que, muitas vezes, contraria o senso comum. À medida que aumenta sua compreensão da estrutura e do funcionamento da natureza, ele estará aprendendo a observar intencionalmente, a formular hipóteses, a experimentar para testá-las, a concluir e, finalmente, a operar os conceitos adquiridos para solucionar novos problemas. Ao fazer a leitura do livro e a confecção do trabalho proposto, o aluno vai reconhecer a importância da biodiversidade no nosso planeta, entender a relação de equilíbrio existente na natureza e valorizar e respeitar a vida em todas as suas formas. Boa leitura e bom trabalho!

3 Tarefa Os alunos farão a leitura do livro “Bichos Nojentos”, de Nick Arnold (Ed. Melhoramentos), ao longo do mês de maio. Escolherão cinco animais descritos no livro e pesquisarão a sua classificação biológica (conforme estudado no 1° bimestre, em Ciências). Confeccionarão, no mês de junho, um “Guia dos Curiosos”, onde constará, de cada animal escolhido, a pesquisa da sua classificação, uma figura e uma curiosidade retirada do livro e complementada com pesquisa bibliográfica.

4 Processo Durante o mês de maio, os alunos mostrarão seus avanços na leitura do livro para a professora, através das escolhas dos animais para compor o trabalho. É importante que a professora saiba de suas escolhas para poder auxiliá-lo na classificação biológica.

5 Após a leitura e feitas as escolhas dos animais para compor o trabalho, o aluno vai pensar no modelo do seu “Guia dos Curiosos”. Nesta etapa, a professora poderá ajudar a encontrar os materiais necessários para confeccionar o trabalho. O aluno fará, ao mesmo tempo, uma pesquisa bibliográfica a respeito de novas curiosidades sobre as espécies escolhidas. É através dessa pesquisa que o estudante selecionará figuras mostrando os animais.

6 A última etapa do trabalho vai acontecer ao longo do mês de junho e será a parte mais divertida!
O aluno vai confeccionar o trabalho, colocando a sua pesquisa à disposição para todos os “curiosos” que quiserem ler! O “Guia dos Curiosos” vai ser confeccionado em casa, mas será exposto para a classe na data seguinte: *7° A: 25/06/2009 *7° B: 26/06/2009

7 Avaliação O Trabalho fará parte da nota do 2° bimestre, valerá nota 10,0 (dez), sendo analisados os seguintes critérios: Pontualidade na entrega de todas as etapas do trabalho (a serem definidas com a professora, ao longo da leitura); Capricho na confecção do “Guia dos Curiosos”; Conteúdo pesquisado (classificação correta e completa; presença da figura e de curiosidades sobre os animais).

8 Referências As seguintes referências podem ajudar na sua pesquisa:
“O Almanaque de Baratas, Minhocas e Bichos Nojentos”, escrito por Fátima Mesquita (Ed. Original). -

9 Conclusão “Se não existissem esses bichos nojentos não teríamos pragas, mordidas ou picadas. Bichos nojentos fazem do mundo um lugar pior. Mas fazem um lugar melhor também. E essa é a horrível verdade!” Nick Arnold

10 Créditos Esta Web Quest foi confeccionada pela professora Débora Soifer, usando como referência o livro: Arnold, N. Bichos Nojentos. São Paulo: Melhoramentos, 2006.


Carregar ppt "WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google