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Regimento.

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Apresentação em tema: "Regimento."— Transcrição da apresentação:

1 Regimento

2 Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional projeta e organiza os relacionamentos dos níveis hierárquicos e o fluxo das informações essenciais de uma Instituição.

3 Estatuto Deriva da palavra latina status que significa posição vertical, situação, condição. Regulamento Consiste num conjunto sistemático de regras sobre condições gerais de trabalho, prevendo diversas situações a que os interessados se submeterão na solução dos casos futuros; pode dispor também sobre normas, organização da atividade, disciplina interna e vantagens conferidas aos trabalhadores, com plena eficácia jurídica.

4 O Regimento Interno é um instrumento administrativo de caráter normativo e flexível, que explicita a missão da Instituição, e/ou sua Filosofia de trabalho, concentra por escrito toda a organização infraestrutural do Serviço, estabelece as competências, funções e ações dos profissionais a partir das necessidades da população e dos serviços disponíveis, definindo as competências dos profissionais e sua qualificação técnica. Fonte: Manual de Gerenciamento de Enfermagem Lore Cecília Marx, Luiza Chitose Morita – 2.ed.rev. e atual. – São Paulo: EPUB,2003. p. 11 e 12

5 Capa ( identificação da instituição e setor/ datas: implantação / revisão / última revisão)
Cap 1 – da Finalidade Cap 2 – da Responsabilidade Cap 3 – da Estrutura Organizacional Cap 4 – do Pessoal, seus Requisitos e Competências Cap 5 – do Pessoal e suas Atribuições Cap 6 – das Normas Gerais Cap 7 – das Disposições Gerais

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7 Capítulo I - da Finalidade Foco: Por que o serviço foi criado?
Exemplo: Art. 1º - O Departamento de Fiscalização tem as seguintes finalidades: I – Fiscalizar o Serviço de Enfermagem por meios de atos e procedimentos para prevenir ocorrências de infrações as legislações reguladoras do exercício da enfermagem; II – Inspecionar e analisar as condições da estrutura operacional para o desenvolvimento das atividades de enfermagem em prol da assistência segura. 7

8 Capítulo II - da Responsabilidade
FOCO: Quais atividades são inerentes e objetivam atender as finalidades do departamento ? Exemplo: Art.2º - O Departamento de Fiscalização possui as seguintes Responsabilidades: I -   Administrar todas as atividades de fiscalização da Sede e Subseções; II - Disciplinar os procedimentos das ações de fiscalização nas Instituições que houver o exercício da enfermagem; III - Padronizar as atividades dos profissionais sob sua competência; IV - Identificar, avaliar e encaminhar questões éticas dos profissionais de Enfermagem sob sua jurisdição; V - Estabelecer parceira com instituições públicas de caráter regulamentador e de interesse para a coletividade;

9 Capítulo III - da Estrutura Organizacional
FOCO: Por quem a unidade, departamento ou setor é chefiado/ dirigido? Qual a sua subordinação direta? Existem subdivisões nas áreas (unidades, departamentos, setores)? Exemplo: Art. 3º - O Departamento de Fiscalização é representado por uma Gerência / Chefia e subordinado ao Plenário/ Diretoria. Interage com todos os demais departamentos e sua estrutura é composta minimamente pelos seguintes profissionais: Gerência/ Chefia Fiscal Auxiliar de Fiscalização Agente Administrativo

10 Art. 4º - A estrutura organizacional poderá estar representada pelo organograma a seguir:
Plenário/ Diretoria Gerência/ Chefia Fiscal Auxiliar de Fiscalização Agente Administrativo

11 Capítulo IV - do Pessoal, seus Requisitos e Competências
FOCO: Descrever Cargos / Funções que compõe a equipe. Quais são os requisitos para cada Cargo/ Função? (inclusive as competências necessárias para o profissional exercer o cargo) Exemplo: Art. 5º O Departamento de Fiscalização é composto pelos seguintes funções: I -  Gerência/ Chefia II -  Fiscal III - Auxiliar de Fiscalização IV – Agente Administrativo

12 Art. 6º - São requisitos para exercer a Gerência/ Chefia do Departamento de Fiscalização:
a) Formação em Enfermagem b) Registro junto ao COFEN/COREN c) Conhecimento profícuo das legislações pertinentes ao exercício profissional da enfermagem Liderança

13 Capítulo V - do pessoal e suas atribuições
FOCO: Especificar as atribuições de cada cargo/ função. O que compete a cada profissional da equipe executar? Exemplo: Art. 7º - São atribuições do Gerente/ Chefe do Departamento de Fiscalização: I - Organizar, Coordenar, Executar e Avaliar as atividades sob sua responsabilidade; II - Definir atribuições e elaborar rotinas de trabalho ; III - Aprovar o cronograma de trabalho dos Fiscais, monitorando o desempenho e o alcance das metas planejadas...

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15 Exemplos de Verbos de Ação
Exercício: Vamos definir as atribuições da sua Equipe de trabalho.

16 Capítulo VI - das Normas Gerais
FOCO: Descrever as principais normas gerais da instituição e as específicas do Departamento / Setor (inclusive horário de funcionamento do departamento/setor) Exemplo: Art. 8º - São normas gerais do Conselho Regional e específicas do Departamento de Fiscalização: I - O Conselho Regional de Enfermagem atenderá o publico no horário das 07h00 às 16h00, de segunda à sexta feira; II - O Departamento de Fiscalização acatará todas as denúncias recebidas.

17 Capítulo VII - Das Disposições Gerais
FOCO: Abordar assuntos que considerar importante Exemplo: Art.9º - Todos os profissionais do Departamento de Fiscalização receberão Treinamentos periódicos, previamente planejados, de forma a contribuir para o melhor desempenho dos profissionais de enfermagem; Art. 10º - Todo o profissional recém admitido no Departamento de Fiscalização receberá o Manual do Colaborador que deverá ser cumprido na sua íntegra, estando sujeito às sanções conforme legislação vigente. Art. 11º - Este regimento entrará em vigor após a validação do Presidente do COREN - ...

18 Fique Atento: • O regimento deverá retratar o que realmente acontece na sua prática diária • Seja claro e objetivo na descrição do seu regimento, de forma que qualquer pessoa entenda o funcionamento do seu serviço. • Ao receber um colaborador recém-admitido leia com ele o regimento, esclarecendo possíveis dúvidas. Deixe o regimento em local estratégico em seu Departamento/Setor para que todas as pessoas tenham acesso. • Sempre que ocorrer uma mudança na sua estrutura funcional atualize o regimento.

19 Cap 1 – da Finalidade Cap 2 – da Responsabilidade Cap 3 – da Estrutura Organizacional Cap 4 – do Pessoal, seus Requisitos e Competências Cap 5 – do Pessoal e suas Atribuições Cap 6 – das Normas Gerais Cap 7 – das Disposições Gerais

20 Manuais

21 Manuais Manual é o conjunto de normas,diretrizes, políticas,objetivos e orientações que norteiam a execução das fases do processo de trabalho em busca de resultados para a organização.

22 Instrumento Operacional Padrão Manual de Procedimentos
Manual Serviço Manual de Procedimentos Normas Manual Qualidade Rotinas Instrução

23 Descrevendo um procedimento...

24 Por que o manual é importante?
Porque corresponde a uma importante e constante fonte de informações sobre os processo de trabalho da instituição; Facilitam a implantação de normas, procedimentos e funções, ajudam a fixar critérios e padrões, bem como uniformizam a terminologia técnica básica do processo de trabalho.

25 Possibilitam a normatização das atividades, adequação, coerência e continuidade nas normas;
Possibilitam treinamento aos novos e antigos colaboradores, favorecem efetivo crescimento na eficiência e eficácia dos processos; representam um instrumento efetivo de consulta e orientação além de restringir a improvisação inadequada que geralmente aparece nas mais variadas formas.

26 Aprimoram o sistema hierárquico da instituição, uma vez que possibilitam melhor delegação mediante instruções escritas, proporcionando ao superior controlar apenas os fatos que saem da rotina normal, ou seja, o controle por exceção.

27 Os Manuais devem responder às perguntas, que são comuns, daqueles que vão trabalhar no processo:
 O que deve ser feito ?  Como deve ser feito ?  Quando deve ser feito ?  Onde deve ser feito ?  Quem deve fazer ?  Por que deve ser feito ?

28 Premissas Básicas... Tenha consciência da necessidade real e efetiva para a instituição; Avalie todo o processo e suas relações interdepartamentais estabelecendo negociações que não prejudique o resultado final do trabalho; Utilize sempre um título para o manual e ou procedimento adequado para sua finalidade; Busque sempre que possível fundamentação legal na legislação para estabelecer as ações descritas no processo de trabalho; Desenvolva-o dentro da diagramação padronizada pela instituição - (Lay-out); Utilize uma redação simples, curta e clara; Sempre que possível utilize ilustrações que irão contribuir para uma melhor compreensão do processo; Para os manuais de procedimentos administrativos / técnicos, fique atento para o sistema de codificação preconizado

29 Sua preparação, quando malfeita ou pouco cuidadosa, traz, paralelamente, sérios inconvenientes ao desenvolvimento normal das operações pelas várias unidades organizacionais; Quando muito sintéticos, tornam-se pouco úteis e, por outro lado, quando muito detalhados, correm o risco de se tornarem obsoletos diante de quaisquer mudanças.

30 Ponto importante... Nunca utilize-se de uma comunicação interna, memorando ou circular para mudar um processo, sem antes ter realizado as devidas alterações no procedimento. Uma circular é um instrumento que serve para informações, normalmente instável, porém um procedimento está relacionado com a estrutura organizacional, permeando aspectos mais estáveis. A revisão periódica do manual permitirá desenvolver no seu time de trabalho a iniciativa e a criatividade.

31 Processo de atualização dos manuais
Todo manual deverá ser revisado sempre que houver alterações que afetem parte de seu conteúdo e que possa prejudicar as orientações inerentes ao processo de trabalho. Para os manuais de procedimentos técnicos e administrativos criamos uma metodologia que permite a atualização individual dos procedimentos, já para os demais manuais de orientação será necessário uma nova reimpressão toda vez que houver atualização de parte do conteúdo. Divulgação O principal objetivo da descrição dos procedimentos é facilitar a realização das atividades inerentes aos processos de trabalho, portanto deverá ser divulgado para toda a equipe de trabalho, antes de ser colocado em prática.

32 Estrutura do manual: 1) Capa 2) Apresentação 3) Instruções para uso
4) Índice 5) Conteúdo básico 6) Anexos 7) Glossário 8) Bibliografia

33 1) Capa 2) Apresentação Deverá seguir a padronização estabelecida:
- Título do Manual; - Área - Departamento / Setor - Logo da Instituição no rodapé 2) Apresentação Todo manual deverá conter uma apresentação que enfoque seu objetivo; essa apresentação deverá ser assinada pela chefia da área em questão, de forma que documente a todos os colaboradores a importância quanto ao uso do conteúdo referente ao manual.

34 Não esqueça, sempre ao final deste tópico deverá ter a validação:
3) Instruções para uso Todo manual deverá conter uma redação suficientemente clara e objetiva para facilitar seu uso pelos vários colaboradores envolvidos no processo de trabalho. Sobre a disposição do conteúdo; Sobre os princípios que se baseiam os tópicos ou capítulos; Sobre o sistema de codificação utilizado; Sobre a utilização dos anexos; Sobre a utilização do glossário; Sobre a utilização do índice temático; Sobre a forma de atualizações e modificações efetuadas, essa informação poderá ser dissertativa ou através de fluxograma. Não esqueça, sempre ao final deste tópico deverá ter a validação: Elaborado por: Aprovado por: Validado por: Data Carimbo / assinatura

35 4) Índice 5) Conteúdo básico
Todo manual deverá conter um índice numérico que facilite a localização do conjunto de assuntos abordados no conteúdo do mesmo. 5) Conteúdo básico Corresponde à parte do manual que, realmente, possui todo o conteúdo principal, ou seja, a razão de ser do manual. Como conseqüência, é a parte mais extensa do manual.

36 6) Anexos Deverá ser colocado nos anexos todos os impressos, formulários e fluxogramas utilizados no processo de trabalho. Os anexos normalmente são utilizados para evitar possível quebra na clareza da leitura do conteúdo principal do manual; quando utilizados, são representados por instrumentos auxiliares que melhor contribuem para o entendimento do conteúdo principal. 7) Glossário Todo manual deverá conter antes da bibliografia um glossário, ou seja, uma espécie de dicionário técnico que serve para definir a conceituação dos termos básicos utilizados no manual. Os termos deverão ser colocados em ordem alfabética. Como exemplo, pode-se afirmar que o manual de procedimentos administrativos pode conter definições de termos como: norma, rotina, procedimentos, formulários, fluxograma etc.

37 8) Bibliografia Todo manual deverá conter a relação dos referenciais bibliográficos consultados e citados no texto. Essa relação deverá ser composta da seguinte forma: Em ordem alfabética; Sobrenome dos autores citados; Título da obra; Edição; Local; Editora e; Ano de publicação.


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