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Semana 04 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA.

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1 Semana 04 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA

2 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
O que é tipografia? • É a arte, o processo de criação e a classificação do desenho de letras do alfabeto e de caracteres usados para formar as palavras; • É a principal ferramenta de comunicação, que permite dar expressão ao documento, transmitindo instantaneamente uma atmosfera e imagem.

3 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Existe uma crescente valorização de imagens e suas aplicações, mas a palavra escrita continua muito importante para informar e comunicar. A tipografia desempenha um papel muito importante na sinalização. As regras para utilização de tipografia para sinalização podem sofrer algumas alterações em relação às utilizadas para a área editorial, ela precisa ser de rápida compreensão e legibilidade.

4 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
As tipografias podem ser avaliadas de acordo sua: • Anatomia • Genealogia • Classificação • Composição

5 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Anatomia Claro que nenhum designer/publicitário seria demitido de um emprego por se referir à orelha da letra g, por exemplo, como “aquela coisinha bonitinha que sai da parte de cima e que faz um ‘rabinho’”, ou por não saber a diferença entre uma terminal e um remate, mas certamente não custa nada aprender.

6 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Anatomia

7 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Anatomia

8 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Anatomia

9 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Anatomia

10 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Anatomia

11 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Genealogia ou família É um conjunto de tipografias com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes.

12 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Genealogia ou família Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, condensed, dentre outros.

13 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Genealogia ou família

14 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação Tradicionalmente a tipografia é classificada em 6 grandes grupos: estilo antigo, moderno, serifado, sem serifa, manuscrito/cursivo e decorativas.

15 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação Outra forma de classificar os tipos é agrupá-los segundo correntes históricas, esse tipo de classificação leva em consideração os diferentes movimentos tipográficos ao longo do tempo e as suas consequentes transformações estéticas.

16 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Antigo Baseado na escrita à mão dos escribas, que trabalhavam com uma pena na mão. Exemplos de sensações: antigo, tradição, requinte, confiabilidade, artesanal, sofisticação. Exemplos: Goudy, Times e Palatino.

17 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Antigo

18 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Moderno Criado em 1700 na Itália, com a evolução das técnicas de impressão mecânica. É derivado do romano clássico, visando uma melhora na legibilidade das letras. Exemplos de sensações: solidez, força, robustez, destaque. (combinam bem para materiais de automóveis, moda, alimentos, perfumes). Exemplos: Bodoni, Times Bold e New Century Schoolbook.

19 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Moderno

20 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Serifado Também conhecido como estilo egípcio, surgiu depois da Revolução Industrial como conceito de propaganda. Exemplos de sensações: padronização, seriedade, elegância e segurança. Exemplos: Clarendon, Memphis e Memphis Bold.

21 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Serifado

22 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Sem Serifa Mais conhecido como sans serif, foi elaborada em 1919, pela Escola de Artes Alemã e Ofício de Weimar, Bauhaus. Estética clara legível, letras minúsculas e geométricas com linhas obliquas e verticais, rejeita ornamentos e apresenta grandes numerais e símbolos. Exemplos de sensações: clean, rigidez, exatidão, inovação, frieza e a depender pode ser pesada. Exemplos: Antique Olive, Formata, Gill Sans, Sans serif, Arial, Franklin Gothic.

23 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Sem Serifa

24 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Manuscrito Simulam letras cursivas, como se fossem feitas a mão. Possui vários estilos que se apropriam de alguns elementos de outros tipos. Exemplos de sensações: realidade, verídico, artesanal. Exemplos: Trashand, Good Dog Cool, Staccato, English.

25 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Manuscrito

26 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Decorativo Apresenta variações exageradas de peso e tamanho, contornos algumas vezes arrojados e ornamentos. Exemplos de sensações: luxo, encanto, requinte, riqueza, extravagância, excesso. Exemplos: Juniper, Scarlett.

27 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação » Estilo Decorativo

28 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA
Classificação

29 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Semana 04 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

30 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Esta é a atividade que ocupa maior tempo do designer – de maneira bem direta, dispor as letras em palavras, palavras em frases, frases em parágrafos e parágrafos em layout. Alguns princípios e semântica a respeito de espaçamento, organização e uso adequado de pontuação são imperativos para uma composição competente.

31 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Perguntas • O que vai ser lido? • Por quem vai ser lido? • Em que vai ser aplicado o texto? • Onde vai ser lido?

32 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Considerações Importantes A personalidade da fonte; A natureza da ideia/conceito; O perfil do cliente-anunciante; O Público-alvo; A Legibilidade.

33 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Considerações Mais Importantes Alinhamento; Espaço entre linhas (leading); Espaço entre letras/entreletras (tracking); Kerning; Órfãs e Viúvas (Forcas); Pontuação pendente; Pontuação; Legibilidade e Leiturabilidade.

34 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Alinhamento

35 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Entrelinhas ou leading Também chamado de entrelinha, é o espaço colocado entre duas linhas de texto. A medida da entrelinha é igual ao corpo mais o espaço ou, mais corretamente, de linha de base a linha de base

36 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Entrelinhas ou leading

37 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Entreletras ou tracking Também chamado de espaço entre as letras, é o espaço total entre cada letra. É possível espaçar as letras de maneira fechada ou mais aberta. Versaletes e maiúsculas se beneficiam de uma espaçamento mais generoso.

38 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Entreletras ou tracking Trata-se de um processo de adicionar ou remover espaço em todo um bloco de texto, ou seja, mexe-se no espaçamento existente em todo o conjunto de letras por igual, seja uma única palavra, frase, parágrafo inteiro.

39 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Entreletras ou tracking

40 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Entreletras ou tracking O espaçamento entre palavras deve ser o menor possível e sobretudo consistente. Espaço inconsistente cria ‘rios’ no texto, dificultando a leitura. Estes espaços são também conhecidos como ‘dentes de cavalo’ ou ‘janelas’.

41 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Entreletras ou tracking

42 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Entreletras ou tracking

43 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Kerning É o espaço entre duas letras específicas. É ajustado independente do tracking. Cada par de letras tem o seu kerning definido na fonte digital, mas por vezes são necessários ajustes manuais, sobretudo em tamanhos grandes.

44 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Kerning Parte das letras que ‘sai fora’ do bloco para permitir o encaixe de outras letras que caso contrário ficariam demasiado afastadas, opticamente.

45 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Kerning

46 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Órfãs e Viúvas (forca) • Órfãs: ocorrem quando a primeira linha de um parágrafo começa no final de uma página ou coluna. • Víuvas: ocorrem quando a última linha do parágrafo é a primeira de uma coluna ou página.

47 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Órfãs e Viúvas (forca)

48 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Pontuação pendente

49 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Pontuação pendente

50 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Pontuação • Aspas: “aspas” • Primo: ‘primo’ | 15’ (minutos) | 30’’ (segundos) • Hífen: neo-acadêmico | se-pa-ra! • Travessão-n: aberto das 13:00 – 15:00 (alt ) • Travessão-m: Então — timidamente — beijaram-se. (alt ) • Reticências: E … Ação! (alt )

51 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Legibilidade Refere-se ao aspecto geral de cada letra e a habilidade do leitor em distinguir uma das outras. • C – G • I – l – 1 • c – e • E – F • i – j • rn – m • N – H • b – h • Ti – T1

52 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Legibilidade A legibilidade deve manter um equilíbrio entre: • Necessidades expressivas; • Tamanho do texto; • Corpo de fonte; • Adequação à mídia.

53 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
Leiturabilidade Refere-se a como o tipo se comporta em um texto. • Tipografia de leitura contínua ou de longa durabilidade (funcionais) • Tipografia efêmera ou de impacto (características)

54 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

55 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

56 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

57 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

58 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

59 CORRETO DE TIPOGRAFIAS
Semana 04 REGRAS PARA O USO CORRETO DE TIPOGRAFIAS

60 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
01. Para uma legibilidade máxima, escolha tipos clássicos e testados ao longo do tempo, com um “cadastro” comprovado.

61 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
02. Um texto composto somente em caixa-alta atrasa muito a leitura. Utilize caixa-alta e baixa para obter a melhor leiturabilidade possível.

62 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
03. Tenha o bom senso de não utilizar demasiados tipos diferentes ao mesmo tempo. A simplicidade é mais importante que o exibicionismo.

63 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
03.

64 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
04. Realce os elementos no texto com sutileza e sem perturbar o fluxo da leitura. No design, menos é mais.

65 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
04.

66 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
04.

67 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
05. Utilize comprimentos de linha adequados. As linhas demasiado curtas ou compridas prejudicam o processo de leitura. Pois os olhos devem viajar pelas linhas, captando as palavras em grupos de três ou quatro de cada vez e saltando de linha sem esforço.

68 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
05.

69 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
06. Os títulos devem ser maiores que o corpo do texto e surgir acima deste. O estabelecimento de uma hierarquia visual é importante para comunicar claramente.

70 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
07. O texto principal deve ser de um tamanho legível para o meio em que é aplicado. Texto demasiado pequeno ou demasiado grande torna-se cansativo e difícil de ler. A distância e o tempo de leitura é um dos fatores mais importantes a ter em mente.

71 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
08. Deve utilizar-se um tipo de letra standardizado. Letras decorativas e de pobre legibilidade devem ser escassamente usadas e nunca para texto corrido.

72 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
08.

73 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
09. O espaço entre pares de letras, letras numa frase e palavras deve ser consistente. O texto deve criar linhas fáceis de seguir pelo olhar, letras ou palavras demasiado juntas ou afastadas criam distração e impedem a leitura.

74 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
10. Elementos de ênfase devem ser discretos. O itálico e o negrito são formas preferenciais de dar ênfase a uma passagem, pois não quebra o ritmo de leitura e não deixa de transmitir a enfatização pretendida.

75 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
11. Apenas se deve recorrer à justificação completa (esquerda e direita), quando temos controle total sobre kerning, tracking e hifenização, caso contrário, deve alinhar-se à esquerda. A justificação total em sistemas que não suportam controle tipográfico do espacejamento criam espaços e perdem a consistência.

76 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
12. As linhas não devem ser curtas, nem longas demais. A linha ideal tem 66 caracteres* (incluindo espaços), porque ajuda a ler rapidamente e permite uma eficiente mudança de linha (fim de uma linha para o início da linha seguinte). *50 a 80 caracteres é aceitável.

77 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
13. Quando possível, deve indentar-se os parágrafos. O primeiro parágrafo de uma página não precisa de indentação.

78 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA
13.

79 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Semana 04 COMBINANDO TIPOGRAFIAS

80 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Pergunta Como escolhê-las? Como combiná-las?

81 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Além do efeito sinestésico de uma tipografia, sabemos que a tipografia também segue “tendências”.

82 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
ela deve representar o perfil do público consumidor; representar a empresa anunciante; e aquilo que se quer dizer está no sentido do texto e aquilo que se quer mostrar está na escolha do tipo.

83 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Sendo assim a sensatez, o poder de crítica são fundamentais. E tomar cuidado com o gosto pessoal. Só use uma determinada tipografia se estiver absolutamente certo que ela estará adequada ao seu trabalho. Pois ela pode enriquecer como destruir seu layout.

84 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Estabelecer uma relação dinâmica na página, que pode ser: Concordante; Conflitante; Contrastante.

85 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Concordância Um layout estará em concordância quando você optar pela utilização de apenas uma família de tipo e os outros elementos que compõem a página possuírem as mesmas qualidades daquele tipo, como a versão em itálico, por exemplo, ou aumentar o tamanho da fonte, etc.

86 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Concordância

87 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Concordância

88 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Conflito Um layout tem conflito quando se adotam duas ou mais fontes similares na mesma página, mas que não são efetivamente diferentes. Quando se colocam duas fontes parecidas juntas, a maior parte das pessoas que vão olhar para o material acha que foi um erro.

89 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Conflito

90 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Conflito

91 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Contraste O contraste marcante atrai os olhos, e uma das maneiras eficazes, simples e satisfatórias de se conferir contraste a um desenho é através da tipografia.

92 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Contraste

93 COMBINANDO TIPOGRAFIAS
Contraste

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