A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência."— Transcrição da apresentação:

1 DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância

2 Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência de capacitação. TODA A REDE PRECISA – ALÉM DE OUTROS APORTES – DA FIGURA DE UM MODERADOR.

3 Níveis de integração Teoria Vivência Aprendizagem Recurso de leitura, de conteúdos, informações apostiladas. Aplicabilidade dos conteúdos teóricos Definição dos rumos da aplicabilidade teórica pelo moderador.

4 Aprendizagem em rede Toda a aprendizagem ocorre em rede, considerando as relações sociais dentro de um grupo. O conhecimento de um determinado objeto não ocorre de forma linear. É uma aprendizado dinâmico uma vez que cada componente do grupo lança um olhar distinto ao que se aprende. APRENDER NÃO É PROCESSO UNILATERAL E RETILÍNEO.

5 Circuito da aprendizagem Contato com os conteúdos Construção coletiva Vivência de conceitos

6 Atividade Um exercício casuístico: você, como moderador de um grupo, expôs os indivíduos a um conteúdo sobre liderança por meio de uma sequência de palestras. Como você dinamizaria essas etapas do circuito de aprendizagem até que os indivíduos pudessem elaborar opiniões a respeito do conteúdo? Envie o exercício para: dominiocursosonline@gmail.comdominiocursosonline@gmail.com

7 O desafio dos grupos O desafio dos grupos é que cada indivíduo que o compõe traz em si uma história distinta do outro comparsa de equipe. Alguns são flexíveis, outros mais rígidos, outros colaboradoras e introspectivas. Cada qual com o seu traço. Aqui entra a figura do MODERADOR

8 Rotular? A partir de cada perfil, os componentes do grupo se apresentarão de um forma distinta no processo de aprendizagem, de vivência e de contato com o conteúdo. Uns serão mais questionadores, outros terão dificuldades pela base formada por modelos mais tradicionais. Para facilitar o moderador rotula seus componentes. É construtivo? Talvez essa seja uma das falhas na gestão de equipe.

9 Ferramenta contra o “rótulo” Palestras Discussões em grupos Atividades não-verbais Textos por listas de e- mails Leituras dramatizadas

10 A interação Quando uma equipe é bem trabalhada, ela segue em harmonia com os seus objetivos e planejamentos. Ela é regida transparentemente por um maestro – o lider da equipe – e quando as diferenças precisam ser niveladas é preciso trabalhar a equipe sempre com as ferramentas que o líder dispuser.

11 Atividade Faça uma projeção de atividades para promover a interação da equipe. Envie para o e-mail: dominiocursosonline@gmail.comdominiocursosonline@gmail.com

12 Processo grupal Um grupo ou equipe de trabalho não nasce pronto. Precisar ser trabalhado até que se torne um núcleo produtivo. Esse percurso do processo grupal chamamos de GRUPALIZAÇÃO.

13 Combate ao elitismo  Trabalhar com um grupo que não aceita novos membros é, no mínimo elitista e é uma proposta de trabalho ultrapassada. Cada novo componente pode trazer novos ares e idéias, ventilar de forma diferente as vivências. E isso é extremamente válido. HÁ SEMPRE NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE NOVAS ADESÕES.

14 3 momentos da grupalização Momento de defesa da individualidade. autocentramento Pré-tarefa Os integrantes partilham interesses mútuos. A mutualidade é uma tentativa de organização. Tarefa Quando os momentos anteriores são superados. Quando o grupo caminha com autonomia. Projeto

15 Estratégia para o moderador  Sempre partilhar as suas idéias;  Facilitar a participação de todos;  Estimular a busca ao conhecimento;  Saber trabalhar com o elemento diversidade;  Saber unir os objetivos comuns;  Ser o espelho do grupo: mostrar o que ele aprendeu e o que não apreendeu;

16 Atividades  Leia a citação de Augusto Cury: “Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na direção errada”. Qual é a pertinência do excerto para o processo de grupalização? Envie o exercício para: dominiocursosonline@gmail.comdominiocursosonline@gmail.com

17 A comunicação no grupo Todos os indivíduos que partilham de um grupo passam por mudanças, vimos nas etapas do processo de grupalização. CONVIVER TRANSFORMA REALIDADES INTERIORES E, POR SUA VEZ, PAPÉIS SOCIAIS. O MODERADOR PRECISA ENTENDER ESSES FENÔMENOS GRUPAIS, PRECISA COMUNICAR-SE.

18 Moderador e facilitador Precisa-se entender que nem sempre a pessoa que coordena o grupo é o único que tem em mãos a liderança. O facilitador pode ter líderes em: elaboração textual, recepção de eventos, organização de material. Observar o que o grupo comunica é papel do moderador / facilitador.

19 Dados para o facilitador  Sempre gravar as reuniões e observar o papel de cada elementos do grupo;  Observar quem é o indivíduo que precede um momento de silêncio e qual o interrompe.  Perceber a forma como as pessoas dialogam e argumentam;  Perceber quem ri e brinca fora de hora. Pode comunicar imaturidade.

20 Atividade  Responde rápido e, em seguida justifique a sua escolha. Chefiar ou moderar? Envie o exercício para: dominiocursosonline@gmail.comdominiocursosonline@gmail.com

21 Referencial para leitura  Teorias modernas de Gestão. Autor: Ademir Antonio Ferreira et al.


Carregar ppt "DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google