Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedrohenrique Gonsales Alterado mais de 9 anos atrás
1
CENTRO PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia – Mauá
Pesquisa Operacional Prof. Jarbas Thaunahy
2
Programa proposto Fundamentos da Pesquisa Operacional Modelos lineares
Programação Linear e aplicações Problemas de transporte Teoria dos jogos Teoria das filas Problemas de Ordenação Grafos Problemas de Estoque na Indústria Dualidade
3
1. Fundamentos da Pesquisa Operacional
1.1. Introdução 1.2. Conceitos básicos de modelagem 1.3. O processo de modelagem 1.4. A tomada de decisões 1.5. A tomada de decisões, o processo de modelagem e o decisor
4
1.1. Introdução Área de estudos que utiliza computadores, estatística e matemática para resolver problemas de negócios. Pesquisa Operacional MS
5
1.1. Introdução IFORS SOBRAPO www.ifors.org www.sobrapo.org.br
International Federation of Operations Research Societes. SOBRAPO Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional
6
IFORS - International Federation of Operational Research Societies http://www.ifors.org
7
INFORMS - Institute for Operation Research and Management Sciences http://www.informs.org
8
SOBRAPO – Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional http://www
9
1.1. Introdução Processo de decisão Otimização de recursos Localização
Roteirização Carteiras de investimentos Alocação de pessoas Previsão e planejamento
10
1.1. Introdução Objetivos:
Converter dados em informações significativas (SIG, SAD, SE) Apoiar o processo de tomada de decisão de formas transferíveis e independentes (SAD) Criar sistemas computacionais úteis para os usuários não técnicos
11
1.1. Introdução Números e fatos Processamento de Dados Dados
Sistemas de Informação Gerencial Informações Sistemas de Apoio à Decisão Decisões Sistemas Especialistas Conhecimento
12
1.2. Conceitos básicos de modelagem
Modelos icônicos Objetos reais (fotografias e mapas) Modelos analógicos Representam a realidade (grafos) Modelos simbólicos Usam letras, números e símbolos (DFD)
13
1.3. O processo de modelagem
Objetivos Variáveis de decisão ou controle Níveis de detalhe
14
1.3. O processo de modelagem
Mundo real Mundo simbólico Mundo real Situação gerencial Modelo Resultado Decisões Intuição
15
1.3. O processo de modelagem
Intuição Experiência Criatividade Poder de síntese Existe uma enorme dificuldade de modelar o processo de formulação. Existe uma forte tendência considerar a atividade de formulação de um modelo como em arte.
16
1.4. A tomada de decisões Processo de identificar um problema ou uma oportunidade e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo. Um problema ocorre quando o estado atual de uma situação é diferente do estado desejado.
17
1.4. A tomada de decisões Fatores que afetam a tomada de decisão:
- tempo disponível - a importância - o ambiente - certeza / incerteza e risco - agentes decisores - conflito de interesses
18
1.4. A tomada de decisões Nível hierárquico: - estratégico - gerencial
- operacional
19
1.4. A tomada de decisões Tipo de informação: - estruturada
- semi-estruturada - não-estruturada
20
1.4. A tomada de decisões Decisores: - individual menos complexas
- em grupo diferenças culturais entre integrantes situações de conflito no processo comunicação (facilitador ou complicador)
21
1.5. A tomada de decisão, o processo de modelagem e o decisor
Vantagens no processo de modelagem: - os modelos forçam os decisores a tornarem explícitos seus objetivos; - os modelos forçam o reconhecimento de limitações; - os modelos permitem a comunicação de suas idéias e seu entendimento para facilitar trabalho de grupo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.