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CENTRO PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia – Mauá

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Apresentação em tema: "CENTRO PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia – Mauá"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia – Mauá
Pesquisa Operacional Prof. Jarbas Thaunahy

2 Programa proposto Fundamentos da Pesquisa Operacional Modelos lineares
Programação Linear e aplicações Problemas de transporte Teoria dos jogos Teoria das filas Problemas de Ordenação Grafos Problemas de Estoque na Indústria Dualidade

3 1. Fundamentos da Pesquisa Operacional
1.1. Introdução 1.2. Conceitos básicos de modelagem 1.3. O processo de modelagem 1.4. A tomada de decisões 1.5. A tomada de decisões, o processo de modelagem e o decisor

4 1.1. Introdução Área de estudos que utiliza computadores, estatística e matemática para resolver problemas de negócios. Pesquisa Operacional MS

5 1.1. Introdução IFORS SOBRAPO www.ifors.org www.sobrapo.org.br
International Federation of Operations Research Societes. SOBRAPO Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional

6 IFORS - International Federation of Operational Research Societies http://www.ifors.org

7 INFORMS - Institute for Operation Research and Management Sciences http://www.informs.org

8 SOBRAPO – Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional http://www

9 1.1. Introdução Processo de decisão Otimização de recursos Localização
Roteirização Carteiras de investimentos Alocação de pessoas Previsão e planejamento

10 1.1. Introdução Objetivos:
Converter dados em informações significativas (SIG, SAD, SE) Apoiar o processo de tomada de decisão de formas transferíveis e independentes (SAD) Criar sistemas computacionais úteis para os usuários não técnicos

11 1.1. Introdução Números e fatos Processamento de Dados Dados
Sistemas de Informação Gerencial Informações Sistemas de Apoio à Decisão Decisões Sistemas Especialistas Conhecimento

12 1.2. Conceitos básicos de modelagem
Modelos icônicos Objetos reais (fotografias e mapas) Modelos analógicos Representam a realidade (grafos) Modelos simbólicos Usam letras, números e símbolos (DFD)

13 1.3. O processo de modelagem
Objetivos Variáveis de decisão ou controle Níveis de detalhe

14 1.3. O processo de modelagem
Mundo real Mundo simbólico Mundo real Situação gerencial Modelo Resultado Decisões Intuição

15 1.3. O processo de modelagem
Intuição Experiência Criatividade Poder de síntese Existe uma enorme dificuldade de modelar o processo de formulação. Existe uma forte tendência considerar a atividade de formulação de um modelo como em arte.

16 1.4. A tomada de decisões Processo de identificar um problema ou uma oportunidade e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo. Um problema ocorre quando o estado atual de uma situação é diferente do estado desejado.

17 1.4. A tomada de decisões Fatores que afetam a tomada de decisão:
- tempo disponível - a importância - o ambiente - certeza / incerteza e risco - agentes decisores - conflito de interesses

18 1.4. A tomada de decisões Nível hierárquico: - estratégico - gerencial
- operacional

19 1.4. A tomada de decisões Tipo de informação: - estruturada
- semi-estruturada - não-estruturada

20 1.4. A tomada de decisões Decisores: - individual menos complexas
- em grupo diferenças culturais entre integrantes situações de conflito no processo comunicação (facilitador ou complicador)

21 1.5. A tomada de decisão, o processo de modelagem e o decisor
Vantagens no processo de modelagem: - os modelos forçam os decisores a tornarem explícitos seus objetivos; - os modelos forçam o reconhecimento de limitações; - os modelos permitem a comunicação de suas idéias e seu entendimento para facilitar trabalho de grupo.


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