Carregar apresentação
PublicouIsabela Prisco Alterado mais de 9 anos atrás
1
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS? QUAIS COMPETÊNCIAS (Philippe Perrenoud) Cap.9- O trabalho sobre o habitus na formação dos professores : Análise das práticas e tomada de consciência
2
Lembra a noção de ESQUEMA DE AÇÃO DE PIAGET:
Perrenoud afirma que na vida cotidiana somos em geral movidos pelo INCONSCIENTE PRÁTICO. Nossos costumes e automatismos não dizem respeito apenas a nossos gestos e atos concretos observáveis. Lembra a noção de ESQUEMA DE AÇÃO DE PIAGET: - Esquema: o que numa ação é transferível, generalizável, o que há em comum e se repete em diversas ações.
3
HÁBITUS---- generalização da noção de esquema
Conjunto de esquemas de percepção, de pensamento, de avaliação e de ação. Os esquemas permitem ao sujeito adaptar apenas marginalmente sua ação às características de cada situação.
4
SOCIEDADES TRADICIONAIS – formação do Hábitos Modos de socialização mais baseados nas sanções de que na EDUCAÇÃO FORMAL BORDIEU- Gênese do hábitus ocorre pela interiorização de limites objetivos Aprendizado através de tentativas e erros Seleção de respostas mais adequadas
5
Escola Normal- Disciplina de Ferro Regras de Convivência Estritas
FOUCAULT – formas elementares de socialização de crianças pequenas e de instituições são baseadas na disciplina rigorosa repressiva. Escola Normal- Disciplina de Ferro Regras de Convivência Estritas Controle Social Constante Horários e Quadro Material Restritivos Sanção ao menor desvio Tal modelo não se ajusta à sociedade pós industrial, pluralista e democrática
6
Como conceber uma formação do hábitus profissional
A sociedade democrática requer: Formação de profissionais autônomos, responsáveis, capazes de inovar, de construir estratégias flexíveis em função de objetivos e de uma Ética. QUESTÕES Como conceber uma formação do hábitus profissional orientada por objetivos e aberta e respeitos à pessoa?
7
Pode-se associar formação de hábitus e construção de saberes profissionais explícitos?
Ou acomodamos numa formação dicotômica: -Formação Universitária centrada nos saberes; -Formação Prática – embates com a realidade.
8
Uma Ação Pedagógica que mobiliza o Hábitus
Controlada pelo hábitus através de 4 mecanismos: 1- Rotinas: “gestos do ofício” que já não mobilizam saberes e regras 2- Hábitus Exterior: o professor mobilizará saberes procedimentais, mas desde que: Perceba a relação entre a situação e os princípios da escuta ativa; Domine as relações espontâneas, sua forma habitual de se comportar a partir de recursos cognitivos de outra natureza (insight, faro).
9
3- Microrregulação de toda Ação Intencional
Ação deliberada recorre à razão pedagógica (saberes e racionalidade). Regulação dinâmica da ação, na qual uma parte está sob o controle dos esquemas de percepção, pensamento e decisão. Outra parte origina-se numa compreensão intuitiva, são as modalidades de relação e de comunicação que prevalecem em sua prática.
10
Gestão de Urgência: improvisação é regulada por esquemas de percepção, de decisão e ação que
Mobilizam fracamente o pensamento racional e os saberes explícitos do ator Perrenoud frisa, citando Bordieu, que não reagimos ao acaso, mas em função de nosso habitus, na ilusão de espontaneidade e da liberdade. Mobiliza um esquema interiorizado que chamará de caráter, personalidade, hábito ou intuição.
11
Relatos práticos de professor:
“eu me vi fazendo...” “então, ouvi eu mesmo dizer...” Perrenoud chama a atenção de que o hábitus é investido também: - Na preparação de lições; -Correção de provas; Discussão com seus pares.
12
Duas estratégias possíveis:
Tomada de Consciência e transformação de Esquemas A partir do reconhecimento do hábitus na ação pedagógica questiona-se: Como formá-los no professor se sua ação depende em grande parte, de esquemas inconscientes? Duas estratégias possíveis: 1- Transformar as conduções de sua prática para induzir uma evolução de seus hábitus; 2- Favorecer a tomada de consciência de seu funcionamento e a passagem de certas ações sob o controle de conhecimentos, procedimentos e da razão.
13
Mecanismos de Formação
Capazes de favorecer a tomada de consciência e a transformação do hábitus: Prática Reflexiva Mudança nas representações e nas práticas Observação Mútua Metacomunicação com os alunos Escrita Clínica Vídeo Formação Entrevista de Explicitação
14
História de Vida Simulação e Desempenho de Papéis Experimentação e Experiências A tomada de consciência depende da construção de um “saber analisar” e de um “querer analisar”. Se os professores devem criar essa disponibilidade, também os formadores devem apresentá-la no mesmo grau de frequência e intensidade.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.