A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Fundamental, 6° Ano Ginástica: vivência dos fundamentos ginásticos e elementos da ginástica acrobática e rítmica

2 Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Objetivo Conhecer a ginástica acrobática enquanto expressão da cultura corporal e vivenciar seus fundamentos básicos.

3 SEQUENCIAMENTO DA AULA
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática SEQUENCIAMENTO DA AULA Conceito de ginástica; divisão da ginástica; fundamentos da ginástica; modalidades da ginástica; a ginástica acrobática (GA); elementos da ginástica acrobática; desafios acrobáticos (vivências); links interessantes; revisão e conclusões.

4 Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Desafio inicial! Quais são as modalidades de ginástica que vocês conhecem? Imagem: mohit_k /. Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.

5 Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Que modalidade de ginástica é essa? Imagem: Sanko /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

6 Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Que modalidade de ginástica é essa? Imagem: brokenchopstick /. Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.

7 Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Conceito de ginástica Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade”. A ginástica (arte de exercitar o corpo nu) é uma forma de exercitação, com ou sem o uso de aparelhos, engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.

8 Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Divisão da ginástica Modernamente, a ginástica passou a ser dividida em cinco campos de atuação: Condicionamento físico: objetiva adquirir e manter a condição física de um praticante ou de um atleta; Competição: reúne todas as modalidades competitivas; Fisioterapêutico: utiliza o exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças; Demonstração: tem como principal função a interação social e o compartilhamento do aprendizado e da evolução gímnica; Conscientização corporal: foca em reunir novas propostas de abordagem do corpo na busca da solução de problemas físicos e posturais.

9 Fundamentos da ginástica:
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Fundamentos da ginástica: SALTAR; EQUILIBRAR; ROLAR/GIRAR; TREPAR; BALANCEAR.

10 MODALIDADES GINÁSTICAS
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática MODALIDADES GINÁSTICAS

11 Ginástica Olímpica ou Ginástica Artística
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Ginástica Olímpica ou Ginástica Artística A ginástica olímpica ou ginástica artística é uma modalidade da ginástica baseada no conjunto de exercícios corporais – realizados sozinhos ou com a ajuda de aparelhos – com propósitos terapêuticos, educativos ou competitivos. O propósito do ginasta é demonstrar total controle do seu corpo por meio da elegância, habilidade, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. As apresentações profissionais são normalmente realizadas individualmente em um intervalo de tempo. Imagem: Bundesarchiv_Bild /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

12 Ginástica Laboral Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Ginástica Laboral A ginástica laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho. A ginástica é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho. Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua autoestima. Imagem: SteelCityHobbies /. Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.

13 Ginástica Rítmica Desportiva - GRD
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Ginástica Rítmica Desportiva - GRD A Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) é uma atividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais, que combina elementos de ballet, ginástica e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, pode ser iniciada em média aos seis anos e não há idade limite para finalizar a prática deste desporto, onde encontramos competições individuais ou em conjunto (cinco ginastas ao mesmo tempo). Imagem: Eden-lys /. Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.

14 Ginástica Aeróbica Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Ginástica Aeróbica A ginástica aeróbica surgiu no final da década de 1980 como forma de praticar exercícios físicos, voltada para o público em geral. Pouco depois, tornou-se também um esporte competitivo para ginastas de alto nível. De acordo com a FIG, o Brasil é o país com o maior número de praticantes da ginástica aeróbica, com mais 500 mil. Estados Unidos, Argentina, Austrália e Espanha são outros países de práticas destacadas. Variedades da ginástica Aeróbica: alto impacto ou high impact, baixo impacto ou low impact, combo, cardiofunk, step training etc... Imagem: Ninule01 /. Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication.

15 Ginástica Localizada Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Ginástica Localizada Forma de trabalho que visa ao desenvolvimento e à manutenção da força e resistência musculares através de exercícios livres ou com sobrecarga. Imagem: Udrekeli Мариам Купрашвили дочка Генри Купрашвили /. Public domain.

16 PILATES Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática PILATES Pilates é um método de condicionamento corporal que promove harmonia e balanço muscular, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Imagem: J. Vílchez /. Public domain.

17 A Ginástica Acrobática
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática A Ginástica Acrobática

18 A Ginástica Acrobática
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática A Ginástica Acrobática A ginástica acrobática surgiu na Idade Média e foi muito praticada pelos componentes dos circos. Só começou a ter regras próprias e competições na década de 1970. A ginástica acrobática ensina os atletas a cooperarem uns com os outros e a confiarem nos seus parceiros. A ginástica acrobática representa uma área da ginástica que exige muita força e flexibilidade dos ginastas que a praticam. Nos seus treinos, exercitam-se muitos elementos gímnicos de solo provenientes da ginástica artística, assim como elementos de pares ou grupos designados de “figuras”. Esses elementos representam a essência dessa modalidade, pois implicam uma interdependência entre os ginastas que compõem os pares/grupos. Imagem: acrobatic gymnastics /. Creative Commons Attribution-Sahre Alike 3.0 Unported, 2,5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic lisense.

19 A Ginástica Acrobática
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática A Ginástica Acrobática Características gerais Ela requer do ginasta muita coragem, força, coordenação e flexibilidade, além das exigências técnicas de salto. Suas rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música. Descrição e provas O que se pode identificar em uma apresentação de ginástica acrobática são figuras, lançamentos e diagonais. • Figuras: movimentos em que um ginasta sustenta o outro formando figuras. Eles têm que permanecer em uma posição fixa por cinco segundos; • Lançamentos: um dos ginastas (o volante) é lançado para o alto por outros dois (ou três) ginastas (o base).

20 A Ginástica Acrobática
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática A Ginástica Acrobática Provas As séries (rotinas) são executadas num tablado de 12x12 metros, semelhante ao de modalidade artística. Os acrobatas em grupo devem executar três séries: uma de equilíbrio, uma dinâmica e outra combinada. As séries dinâmicas são mais ativas e com elementos de lançamentos com voos dos ginastas. As séries de equilíbrio valorizam os exercícios estáticos e de força. Para os níveis de elite, a terceira série é uma combinação das duas anteriores. Todas são executadas coreografadas de acordo com a música, que dão dinâmica e agilidade à prova. Imagem: Jari Sinnkonen /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. Imagem: Jolijnh /. Creative Commons Attribution 3.0 Unported license.

21 Idade da iniciação Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Idade da iniciação Formação dos 5 aos 10 anos, acrobática a partir dos 5 anos Imagem: Nevit Dilmen /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

22 Treinos intensos Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Treinos intensos Imagem: LauraHale /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

23 Treinos intensos Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Treinos intensos Imagem: LauraHale /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. Imagem: LauraHale /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

24 Força + Flexibilidade + Equilíbrio
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Força + Flexibilidade + Equilíbrio Imagem: LauraHale /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. Imagem: LauraHale /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license

25 Cooperação + Confiança (Interdependência)
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Cooperação + Confiança (Interdependência) Imagem: LauraHale /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. Imagem: Yhz1221 /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

26 Elementos da Ginástica Acrobática (Figuras)
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Elementos da Ginástica Acrobática (Figuras) Imagem: Rick McCharles /. Creative Commons Attribution 2.0 Generic license. Imagem: 金娜 Kim S /. Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license. Imagem: Nevit Dilmen /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

27 Elementos da Ginástica Acrobática (Figuras)
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Elementos da Ginástica Acrobática (Figuras) Imagem: Bauken77 /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. Imagem: Lekegian, G /. Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic license.

28 Elementos da Ginástica Acrobática (Figuras)
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Elementos da Ginástica Acrobática (Figuras) Imagem: Kira 25 /.Public domain. Imagem: unoguy /. Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.

29 Elementos da Ginástica Acrobática (Figuras)
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Elementos da Ginástica Acrobática (Figuras) Imagem: Kluge, Wolfgang /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany license. Imagem; Thieme, Wolfgang /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany license.

30 Vamos tentar uma aula prática ? Ginástica Acrobática (vivências)
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Ginástica Acrobática (vivências) Imagem: Amotoki /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. Imagem: Amotoki /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. Vamos tentar uma aula prática ?

31 ORIENTAÇÕES PARA TAREFA 1
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática ORIENTAÇÕES PARA TAREFA 1 1 - Formação de cinco ou seis grupos de alunos na turma (depende do número de computadores com conexão disponíveis); 2 – pesquisa, até a próxima aula, de informações sobre a ginástica acrobática (histórico, figuras, regras, características etc.), em pelo menos três sites, usando a sala de informática da escola; 3 - cada grupo deverá elaborar um texto resumido, coletivamente, a partir das informações encontradas na Internet (citar as fontes); 4 – depois, deverão elaborar um cartaz referente à ginástica acrobática; 5 – após revisão, cada grupo deverá expor o seu cartaz no pátio escolar no dia marcado para a aula prática (vivência da ginástica acrobática).

32 ORIENTAÇÕES PARA TAREFA 2
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática ORIENTAÇÕES PARA TAREFA 2 1 – Formação de cinco (5) grupos de alunos na turma ; 2 – cada grupo deverá criar uma sequência de figuras (rotina) de ginástica acrobática; 3 – apresentar para os demais alunos no pátio escolar ou em uma sala a sequência de figuras da GA durante a aula prática; 4 - cada grupo deverá, antes da sua apresentação, fazer a leitura de um texto que descreva a origem e as características da ginástica acrobática; 6 – as apresentações não deverão exceder dez minutos cada.

33 Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentos e vivência da ginástica acrobática Sugestão de sites:

34 Obrigado! REVISÃO & CONCLUSÕES Vamos repassar o que aprendemos hoje!
Educação Física - 6º Ano do Ensino Fundamental Fundamentos e vivência da ginástica acrobática REVISÃO & CONCLUSÕES Vamos repassar o que aprendemos hoje! Obrigado!

35 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 4 mohit_k /. Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license 24/08/2012 5 Imagem: Sanko /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. 6 brokenchopstick /. Creative Commons Attribution 2.0 Generic license. 11 Bundesarchiv_Bild /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. 12 Imagem: SteelCityHobbies /. Creative Commons Attribution 2.0 Generic license. 13 Imagem: Eden-lys /. Creative Commons Attribution 2.0 Generic license. 14 Imagem: Ninule01 /. Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication. 15 Udrekeli Мариам Купрашвили дочка Генри Купрашвили /. Public domain. 16 J. Vílchez /. Public domain.

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 18 acrobatic gymnastics /. Creative Commons Attribution-Sahre Alike 3.0 Unported, 2,5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic lisense. 24/08/2012 20 Jari Sinnkonen /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. Jolijnh /. Creative Commons Attribution 3.0 Unported license 21 Nevit Dilmen /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. 22 LauraHale /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. 23 24 LauraHale /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 25 LauraHale /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. Imagem: Yhz1221 /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. 24/08/2012 26 Rick McCharles /. Creative Commons Attribution 2.0 Generic license. 金娜 Kim S /. Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license. Nevit Dilmen /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 27/08/2012 27 Bauken77 /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. Lekegian, G /. Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic license.

38 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 28 Imagem: Kira 25 /.Public domain. Imagem: unoguy /. Creative Commons Attribution 2.0 Generic license. 27/08/2012 29 Kluge, Wolfgang /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany license. I Thieme, Wolfgang /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany license. 30 Amotoki /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google