A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mudança de Paradigma Pedagógico em Cenários Presenciais e Virtuais Blended Learning Estudo de caso As novas tecnologias e a educação 12.as Jornadas Psicopedagógicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mudança de Paradigma Pedagógico em Cenários Presenciais e Virtuais Blended Learning Estudo de caso As novas tecnologias e a educação 12.as Jornadas Psicopedagógicas."— Transcrição da apresentação:

1 Mudança de Paradigma Pedagógico em Cenários Presenciais e Virtuais Blended Learning Estudo de caso As novas tecnologias e a educação 12.as Jornadas Psicopedagógicas de Gaia. Colégio Internato dos Carvalhos. 29 e 30 Novembro 2007 António Moreira

2 As quedas e as transições Podemos falar, actualmente, em e (lectronic) learning, b (lended) learning, m (obile) learning? Ou bastará falar apenas em a (bsolute) learning, ou apenas aprendizagem? Jay Cross (2006) I could not imagine unblended learning

3 Blended Learning é o uso das mais eficazes soluções de formação, aplicadas de uma forma coordenada, para alcançar os objectivos da aprendizagem (Wilson; Ellen, 2005) – a combinação de modalidades e metodologias A questão não é se devemos combinar... A questão é: que ingredientes combinar? Marc Rosenberg, 2001

4 A Plataforma de Aprendizagem Formare (Sistema de Gestão de Aprendizagem) Não existem SGA (nem tecnologias) que resolvam os problemas da aprendizagem

5 O Choque Inicial – A nova metodologia (…) vou fazer referência ao choque que tivemos na primeira aula ao ficarmos a saber que a disciplina não seria apenas leccionada via aulas presenciais, mas que teria também uma vertente não presencial e bem mais trabalhosa por sinal, que seria via Internet, na plataforma em que se aposta no ensino a distância. Devo dizer que a ideia me agradou bastante, no entanto, inicialmente não estava ciente do trabalho que me esperaria ao longo do semestre, contudo hoje posso dizer que foi trabalhoso, mas valeu a pena (…) No início como tudo era novidade, houve uma certa repulsa ou até mesmo uma resistência, mas com o passar do tempo e força de vontade por parte dos alunos, tudo foi ultrapassado com sucesso. Nós percebemos que afinal não era tão difícil quanto parecia e que até era muito divertido. Com o tempo e motivados pela dinâmica criada e pelas oportunidades pedagógicas criadas, a positividade crítica face à nova metodologia instalou-se. As dificuldades que inicialmente senti, foi o facto de não perceber nada de Internet, dificuldades estas, que já superei, pois já acedo à plataforma e trabalho nela sem dificuldades.

6 Teorias Psicológicas de Suporte ao Paradigma (Piaget, Vygotsky, Paper...) Modelo baseado na aprendizagem interaccionista Devo ainda dizer que relativamente à plataforma esta facilitou e em muito o diálogo entre os alunos, bem como entre estes e o professor dando assim uma maior oportunidade aqueles que são mais tímidos em sala de aula, ou que têm medo de falar, pelo facto de mais tarde os outros gozarem com as suas formas de ver as coisas, ou com a forma como se expressou. Esta disciplina trouxe algo novo, ao qual nunca tinha tido acesso, a possibilidade de poder usufruir de um ensino à distância, tendo a possibilidade de fazer trabalhos, de expressar as nossas opiniões, conversar com colegas e professor da disciplina, assim como tirar dúvidas sem a presença física do mesmo. (…) Neste tipo de ensino houve uma grande interacção entre professor e alunos, foi bonito ver tudo o que se passou lá! Na minha opinião graças à persistência do docente da disciplina, através das aulas leccionadas e da explicação dos conteúdos, dando sempre importância à interacção entre alunos e ele próprio, criou-se uma (muito benéfica) dinâmica na transmissão de conhecimentos e opiniões de uns para os outros, aceitando as diferentes opiniões.

7 Teorias Psicológicas de Suporte ao Paradigma (Piaget, Vygotsky, Paper...) Escola Activa Piagetiana (aluno construtor da sua aprendizagem) A grande novidade desta disciplina, e que me motivou imenso, foi a possibilidade de poder usufruir de um ensino a distância, tendo a possibilidade de fazer trabalhos, de expressar as minhas dúvidas e opiniões, estabelecer conversas com colegas e com o docente da disciplina, sem ser necessária a presença física do mesmo. (…) confesso que, graças à metodologia usada ao longo dos encontros presenciais, determinadas dificuldades que tinha foram superadas e uma nova forma de ensino foi apreendida. Um curso superior põe-nos de várias formas à prova, sendo que é positivo contornar os diversos obstáculos que surgem desta experiência académica. Esta nova maneira de ter aulas, veio exigir mais empenho da nossa por parte, mais interacção e dedicação, visto sermos nós a procurar a informação referente ao que nos é pedido e uma investigação constante do que pretendemos saber ou aprender. Relativamente á metodologia utilizada, inicialmente assustou-me um pouco, mas acho que foi bastante interessante, pois só assim foi possível integrar-me na matéria, visto que exigiu um trabalho de pesquisa que ia aumentando gradualmente o meu interesse.

8 Teorias Psicológicas de Suporte ao Paradigma (Piaget, Vygotsky, Paper...) Escola Activa Piagetiana (professor animador, dinamizador, moderador, comunicador, líder, motivador) –O professor soube desde o início vincular o respeito como um princípio bem presente nas suas aulas. Realço também as acesas discussões sobre os diversos temas, tanto da antiguidade como da actualidade, que criaram mais expectativa e curiosidade em torno da disciplina. (…) foi com muito prazer que discuti e partilhei ideias com o professor e colegas acerca de temas como o Nacionalismo, Colonialismo, Liberdade e Igualdade. Julgo que se conseguiu criar um maior espírito crítico em toda a turma e apesar de nem todos participarem nas aulas presenciais ou via plataforma, muitas cabeças ficaram a pensar sobre aquilo que era discutido. Foi uma disciplina interessante que nos exigiu muito trabalho e disponibilidade ao longo de todo o semestre. A forma como os conteúdos foram leccionados foi muito vantajosa para nós, uma vez que proporcionou a nossa participação activa em todas as aulas. (…) Todo o trabalho de pesquisa exigido para a disciplina foi benéfico não só para a disciplina, como para enriquecer o nosso método de estudo, podendo ser este futuramente utilizado noutras disciplinas. Devo dizer que a plataforma dava algum trabalho pelo facto de ser necessário aceder várias vezes tanto para a realização de questionários como para o esclarecimento de dúvidas.

9 A Área de Interacção do SGA Espaço de comunicação por excelência Área de comunicação Avaliação contínua - uma realidade Esta metodologia ajudou também a que houvesse uma verdadeira avaliação contínua, pois nesta disciplina houve mesmo uma avaliação constante que foi feita através de todas as actividades e questionários realizados durante a época de aulas e de estágio.

10 Ferramentas Pedagógicas Assíncronas - Os Fóruns Espaço de sínteses das temáticas abordadas nas aulas Espaço do Grito –Espaço onde são esclarecidas dúvidas

11 Algumas Reacções Fóruns, Chat –O fórum ajudou para que ocorressem momentos de diversão (no fórum Espaço de Liberdade de Expressão) e também para que tirássemos todas as dúvidas que nos surgissem (no fórum Dúvidas) às quais o professor António Moreira mostrou-se sempre disponível para esclarecer e ajudar em tudo o que estivesse ao seu alcance. E para conseguir ajudar ainda mais, marcou momentos síncronos (…) A existência de fóruns, chat onde além de podermos comunicar uns com os outros, podemos expressar as nossas dúvidas, opiniões, foi o que mais me cativou na plataforma, pois tornou-se quase como um ponto de encontro de todos nos alunos e docente. (…) Por último, outro aspecto que considero importante e, a este respeito, tenho que lhe dar os parabéns, foi a realização das actas, por nós alunos. Este método foi uma excelente opção e que tantos frutos colheu. Primeiro, é um método eficaz que corta pela raiz, qualquer forma de perturbação da aula, mantém a atenção a 100% dos alunos, visto que o medo de ser o eleito para fazer a acta, obriga a isso. Posteriormente, ao aluno eleito, é-lhe exigido uma reflexão profunda sobre essa mesma aula que engloba uma descrição de tudo o que foi referenciado nesta; o que obrigava muitas vezes a procurar várias fontes de pesquisa. (…) Por último, outro aspecto que considero importante e, a este respeito, tenho que lhe dar os parabéns, foi a realização das actas, por nós alunos. Este método foi uma excelente opção e que tantos frutos colheu. Primeiro, é um método eficaz que corta pela raiz, qualquer forma de perturbação da aula, mantém a atenção a 100% dos alunos, visto que o medo de ser o eleito para fazer a acta, obriga a isso. Posteriormente, ao aluno eleito, é-lhe exigido uma reflexão profunda sobre essa mesma aula que engloba uma descrição de tudo o que foi referenciado nesta; o que obrigava muitas vezes a procurar várias fontes de pesquisa.

12 Notas Finais Partindo do pressuposto que os ambientes virtuais de aprendizagem constituem, hoje, um recurso pedagógico fundamental no processo de ensino - aprendizagem, pensamos que é indispensável os professores apostarem na sua formação na área das tecnologias. Sem receios.... Sem medos... Se existem Academias Seniores que a utilizam... Sempre a máquina para o Homem e nunca o Homem para a máquina Bonk, J.C., Graham, R.C. (Eds.) (2006) The Handbook of Blended Learning. San Francisco: Pfeiffer. Clark, R., Kwinn, A. (2007). The New virtual Classroom. San Francisco: Pfeiffer Wilson. D., Smilanich, E. (2005). The Other Blended Learning- A Classroom- Centered Aproach. San Francisco: Pfeiffer.


Carregar ppt "Mudança de Paradigma Pedagógico em Cenários Presenciais e Virtuais Blended Learning Estudo de caso As novas tecnologias e a educação 12.as Jornadas Psicopedagógicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google