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Percepção.

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Apresentação em tema: "Percepção."— Transcrição da apresentação:

1 Percepção

2 As Percepções nada mais são do que imagens, as descrições interiores, a nossa maneira de ´´fotografar´´ e interpretar o mundo que nos cerca.

3 Percepção Os cientistas sociais, voltados ao estudo do comportamento humano, estão cada vez mais conscientes de que o que qualquer coisa é depende de como quem olha para o quê. Os autores Postman e Weingartner apresentam 5 colocações(fatos) sobre a percepção humana.

4 Percepção/Fato 1 Não obtemos as nossas percepções a partir das ``coisas`` que nos cercam. As nossas percepções provêm de nós. Quer dizer que, seja o que for que está ´´ai fora´´, nunca poderá ser conhecido, exceto na medida em que seja filtrado através do sistema nervoso humano. Nunca podemos sair da nossa própria pele. A ``realidade´´ é uma percepção localizada em algum lugar atrás dos olhos.

5 Percepção/Fato 2 O que nós percebemos é em grande parte, uma função de nossas experiências prévias de nossos pressupostos e de nossos fins( isto é, necessidades). Em outras palavras, o ``perceptor`` decide o que um objeto percebido é, onde está e por que está, de acordo com as suas finalidades e com suas pressuposições que faz em qualquer momento determinado. A nossa tendência é para percebemos o que queremos e temos necessidade de perceber, e o que a nossa experiência passada nos leva a supor que ``funcionará`` em nosso interesse.

6 Percepção/Fato 3 É improvável que alteremos as nossas percepções enquanto não formos frustrados em nossas tentativas para fazer algo baseado nelas. Se parecer que nossas ações nos permitirão satisfazer nossas finalidades, não mudaremos nossas percepções, por mais freqüentemente que nos digam que elas estão ``erradas``. Significa que dispomos da alternativa de mudar percepções, quando isso seja de nosso interesse.

7 Percepção/Fato 4 Como as nossas percepções provém de nós mesmos e da nossa experiência passada, é obvio que cada indivíduo perceberá o que está ali fora de um modo único. Não temos um mundo comum e a comunicação só é possível na medida em que dois perceptores tem finalidades, pressupostos e experiências semelhantes. O processo de conversão num ser social eficaz depende de entendermos o ponto de vista dos outros.

8 Percepção/Fato 5 A percepção é num grau muito mais elevado do que previamente se imaginava, uma função das categorias lingüísticas a disposição do perceptor.

9 Perçepção Em suma o significado de uma percepção é como esta nos leva a atuar. Se chove algumas pessoas buscarão abrigo, outras sentirão prazer em caminhar na chuva. As suas percepções do que está acontecendo são diferentes, como se reflete no fato de fazerem coisas diferentes.O fato de que ambos os grupos concordarão com a frase ´´está chovendo´´ não significa que perceberam o acontecimento da mesma maneira.

10 PERCEPÇÃO 1 PERCEPÇÃO 2

11 Eficiência Eficácia Efetividade
Administração Eficiência Eficácia Efetividade

12 A Nova Administração A época em que vivemos e os desafios que enfrentamos não permitirão que gerentes e líderes complacentes sobrevivam por muito tempo. Novas idéias, novas formas de fazer as coisas e, talvez, o mais importante de tudo, novas formas de pensar sobre as coisas precisam ser avaliadas, adotadas, valorizadas e incorporadas ou rejeitadas para que a vida organizacional progrida.

13 Nova Administração Nova Administração ou ReAdministração trata-se de uma abordagem integral, sistêmica e holística, e que, de forma crescente aceleradas, ganha espaço na literatura administrativa. Tópicos como efetividade, ética, responsabilidade social entre outros são temas abordados na teoria administrativa moderna.

14 ReAdministração É uma forma de gerir as organizações conteporâneas, de tal sorte que consigamos, de um lado, organizações eficientes (produtivas), eficazes ( que atinjam de forma sistemática e continuada os resultados planejados) e efetivas ( que levem em consideração sua responsabilidade pública e cultivem a ética em seu desempenho) e, de outro, indivíduos satisfeitos e recompensados com e pelo o que fazem.

15 Eficiência Está ligado aos meios.
Quando falamos em eficiência ou aumento da mesma, estamos pensando em : Redução de custos Diminuição dos tempos nas operações Em maior produtividade, o que permitirá ampliar os mercados consumidores.

16 Eficácia Está ligado aos fins.
Está ligado a consecução dos objetivos pretendidos. Busca sistemática de resultados. Somos eficazes na medida em que realizamos os que nos propomos a realizar. Exemplo jogo de futebol onde o objetivo é vencer e ao final o placar é favorável.

17 Efetivade Está ligado á responsabilidade pública. Está ligado a ética

18 EFICIÊNCIA X EFICÁCIA

19 Comunicação VÍDEO

20 Comunicação A comunicação tem papel fundamental no dia a dia das organizações e das pessoas. Várias empresas sofrem com problemas de falta de comunicação, o que dificulta o cumprimento de suas metas e deixa desfavorável o clima organizacional. Frases comuns: O problema desta empresa é a comunicação Ninguém se comunica com ninguém O meu departamento é sempre o ultimo a saber

21 Comunicação - Conceito
É o processo de transferir informação, significado e compreensão, de um emisso para um reecptor. O problema é não apemas comunicar-se, mas comunicar-se bem, com eficácia. Exemplo: O exercício da liderança em um contexto organizacional não pode ser compreendido sem que o líder seja efetivamente um excelente comunicador.

22 Comunicação A comunicação pressupoe a existência de cinco componentes e quatro ações. Componentes: Emissor da informação. Mensagem Meio utilizado Ruído (os) Receptor

23 Comunicação As Quatro ações; A codificação da informação
O ato de enviar O recebimento Decodificação da informação

24 Modelo Básico de Comunicação
O emissor origina a mensagem ao codificá-la, isto é, ao construíla. Mensagem é o conteúdo da comunicação. O emissor envia a mensagem através de um meio. Um meio corresponde a forma de transmissão e não a mensagem propriamente dita.( Ex meios – palavra falada, gestos, vídeo) O Receptor então codifica a mensagem, isto é interpreta (é comum no decorrer do processo haver interferências, telefonemas,interrupções em função de visita, reuniões não planejadas) a isso chamamos de ruidos.

25 Comunicação Ruídos podem contribuir para que haja interpretações erroneas. Somente através de um processo de feedback( retroalimentação) é que o sentido correto isto é, pretendido pela mensagem original, poderá ser restabelecido.

26

27 EMISSOR MENSAGEM CANAL RECEPTOR RUÍDOS FEEDBACK

28 FEEDBACK

29 Formas de comunicação A comunicação pode se dar de forma : VERBAL
NÃO VERBAL.

30 Comunicação Verbal A comunicação verbal significa o uso da linguagem, seja ela escrita ou falada.

31 Comunicação Verbal - ORAL
Possivelmente é a mais comum característica das interações humanas. A mesma história pode ser contada de formas diferentes e num espaço de tempo muito reduzido.

32 Comunicação Verbal - ESCRITA
Quando as comunicações se dão em linguagem escritas – cartas, memorandos e s – a possibilidade de que ocorra a interpretação errônea de parte do receptor é significativamente reduzida. A interpretação pode ainda ser diferente do que o emissor desejava, mas não há nenhum questionamento em relação a palavras e expressões usadas pelo emissor, pois estão gravadas. Portanto há um grau maior de precisão.

33 Comunicação Não Verbal
Especialmente nas comunicações interpessoais, diretas face a face, a comunicação não verbal – isto é, a forma como você veste, diz as palavras, olha para o interlocutor/receptor, a distância que você mantém do mesmo – tem um peso expressivo. Exemplo; muitos gerentes, procurando praticar o que chamam de ´´política de portas abertas´´, dizem em alto e bom som aos seus subordinados; ´´sempre que tiverem alguma dificuldade ou simplesmente quiserem relatar algo, me procurem, estou a sua disposição.

34 Comunicação Não Verbal
Entretanto são tão ocupados que quase nunca dispõem de tempo para receber seus subordinados. Qual a mensagem real da chefia? Qual a leitura da situação feita pelos subordinados? Resposta; Não me procurem

35 Direções do Fluxo de Informação
Comunicação de cima para baixo; provinda dos níveis organizacionais mais elevados para a base da organização, dos altos executivos para a gerência intermediária; ou desta para o nível de supervisão ou de operações. Comunicação de baixo para cima; informações ou sugestões que partem da base, dos empregados, para a supervisão ou gerência intermediária e desses para o corpo diretivo superior Comunicação lateral; está se dá entre níveis iguais da hierarquia, entre departamentos, entre gerentes das diversas unidades.

36 Orientação da comunicação dentro das comunicações
Comunicação Descendente (Metas, objetivos, políticas,decisões,feedback) Comunicação Ascentende (informações,questionamentos, problemas, solicitação de esclarecimentos) GERÊNCIA COLABORADORES COLABORADORES Comunicação Lateral Informação (formal ou informal) para a solução de problemas conjuntos

37 Canais de Comunicação Fundamentalmente existem dois canais de comunicação. Canal Formal Canal Informal

38 Canal Formal – Características
Planejados, estruturados e regulados pela organização. Refletem a estrutura formal da organização, conforme prevista no organograma. Definem quem tem a responsabilidade pela disseminação da informação. Podem ser alteradas pela organização

39 Canal Informal – Características
Desenvolvem-se pelas relações interpessoais dos membros das organizações. Não são especificados pela organização Seu tempo de vida pode ser longo ou curto, variando com os indivíduos do grupo O Fluxo de informação tende a ser rápido ( Rádio Peão) São usados tanto em relação a realização de trabalho quanto a outros interesses individuais.

40 FIM


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