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PLANO DE LOGÍSTICA COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

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Apresentação em tema: "PLANO DE LOGÍSTICA COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE LOGÍSTICA COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

2 FORNECEDORES Cadeia de fornecimento é o grupo de fornecedores que supre as necessidades de uma empresa na criação e no desenvolvimento dos seus produtos. Pode ser entendido também como uma forma de colaboração entre fornecedores, varejistas e consumidores para a criação de valor. Cadeia de fornecimento pode ser definida como o ciclo da vida dos processos que compreendem os fluxos físicos, informativos, financeiros e de conhecimento, ...

3 FORNECEDORES ... cujo objetivo é satisfazer os requisitos do consumidor final com produtos e serviços de vários fornecedores ligados. A cadeia de fornecimento, no entanto, não está limitada ao fluxo de produtos ou informações no sentido Fornecedor -> Cliente. Existe também um fluxo de informação, de reclamações e de produtos, entre outros, no sentido Cliente -> Fornecedor (Ayers, 2001, p. 4-5).

4 CADASTRO DE FORNECEDORES
O cadastro de fornecedores tem as atribuições de qualificar o desempenho de fornecedores de materiais e serviços. No exercício de suas atividades, acompanha a evolução do mercado, subsidia as informações e tarefas do comprador e, fundamentalmente, efetua a manutenção dos dados cadastrais, inclusive pontuando cada fornecedor com méritos e deméritos, obtidos por meio da análise da atuação respectiva durante as fases de consulta e de fornecimento.

5 CADASTRO DE FORNECEDORES
Analisando-se as premissas do tripé “qualidade-preço–prazo”, determina-se: Ter registrado fornecedores de produtos ou serviços de interesse efetivo ou potencial; Garantir fornecedores padrão acima do mínimo; Despertar o interesse do fornecedor em manter-se atualizado perante metas da empresa; Antecipar as necessidades de aquisição da empresa.

6 CADASTRO DE FORNECEDORES
Tripé “qualidade-preço–prazo”: Cadastro de Fornecedores Qualidade Prazo Preço

7 CRITÉRIOS DE CADASTRAMENTO
A quantidade de empresas mantidas no cadastro varia em função do número e da diversidade dos materiais consumidos. Então, se, por um lado, esse número não deve ser tão reduzido, o que poderá resultar em poucas alternativas de fornecimento, com riscos de aferições inadequadas e, conseqüentemente, compras a preços elevados, pro outro lado, não deve ser tão elevado, de forma a dificultar o estreito controle do desempenho dos fornecedores cadastrados.

8 CRITÉRIOS DE CADASTRAMENTO
Nesse contexto, o cadastro deve pautar sua atuação no sentido de não ficar saturado, mantendo uma quantidade equilibrada e suficiente de fornecedores para todos os materiais utilizados, impedindo o registro de fornecedores que pouco ou nada têm a contribuir para o abastecimento da empresa.

9 PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO
Cada empresa adota procedimentos próprios para inclusão de fornecedores em seu rol, e obedecem geralmente a duas regras gerais: Fase inicial – análise preliminar: Análise social; Análise econômico-financeira; Análise Técnica preliminar. Fase final – análise complementar: Análise jurídica; Análise Técnica conclusiva.

10 ANÁLISE TÉCNICA CONCLUSIVA
O formulário “Planilha de qualificação técnica” facilita a tabulação dos critérios anteriormente analisados, visando determinar a qualificação referente ao conceito técnico do fornecedor em análise.

11 PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO

12 PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO

13 PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO
APROVAÇÃO DO CADASTRO No preenchimento do formulário, dá-se notas/pesos da seguinte forma: Insatisfatório – 0 Satisfatório – 1 Bom – 2 Excelente – 3 Soma-se os pontos e classifica-se com segue abaixo: Não cadastrar – de 2 a 8 pontos; Recomendar medidas para nova avaliação – de 9 a 16 pontos; Cadastrar sem restrições – entre 17 e 24 pontos.

14 PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO
De posse dos dados coletados, elabora-se a análise, atribuindo-se o conceito técnico do fornecedor: deficiente, regular, bom e excelente. As empresas com conceito bom e excelente deverão ser cadastradas; as com conceito regular poderão vir a sê-lo, desde que atendam às exigências e superem as restrições; e as deficientes não deverão obter registro. Cumprida as formalidades, a empresa deve ser comunicada a respeito.

15 PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO
CLASSIFICAÇÃO DE FORNECEDORES As empresas cadastradas são classificadas consoante a classe de materiais de sua linha, de conformidade com os critérios estabelecidos pelo setor de compras, objetivando o inter-relacionamento entre fornecedores e grupos de materiais, originando, em conseqüência, os grupos de compra, que objetivam facilitar o processo de seleção de fornecedores para a concorrência.

16 SELEÇÃO DE FORNECEDORES PARA CONCORRÊNCIA
CRITÉRIO DE SELEÇÃO A SEREM ADOTADOS: O fornecedor da última compra deve sempre ser indicado, exceto se desclassifica na avaliação de fornecedores; Não indicar fornecedores com atrasos na entrega superiores a 20%; Evitar concentração de consultas em grupos reduzidos de fornecedores; Priorizar as consultas aos fabricantes; Evitar fornecedores com baixo índice de cotação em seleções anteriores.

17 AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES
Os fornecedores devem ser constantemente e sistematicamente avaliados quanto ao desempenho de seus fornecimentos, por meio dos seguintes critérios: Desempenho comercial; Cumprimento de prazos de entrega; Qualidade do produto; Desempenho do produto em serviço.

18 AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES
DESEMPENHO COMERCIAL O fornecedor é avaliado sob os seguites aspectos: Coleta de preços: Índice de cotação ou respostas positivas á consultas; Obediência às condições gerais de fornecimento. Cumprimento das confições Contratuais: Condições de pagamento; Reajustes de preços; Preços propostos; Ética comercial.

19 AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES
CUMPRIMENTO DOS PRAZOS DE ENTREGA Oportunidade em que o fornecedor é avaliado quanto a: Cumprimento dos prazos de entrega; Presteza no atendimento de emergências. QUALIDADE DO PRODUTO Oportunidade em que o fornecedor é avaliado por meio da quantidade de devoluções efetuadas.

20 AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES
DESEMPENHO DO PRODUTO O fornecedore é avaliado por meio das ocorrências de desempenho insatisfatórios no serviço. Os cadastros coletados são processados e tabulados por meio de pontuações ponderadas, estabelecendo-se um “ranking” de fornecedores em função de seu desempenho, o que pode gerar, em casos negativos: Suspensão temporária; Exclusão do cadastro.

21 AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES
DESEMPENHO DO PRODUTO EM SERVIÇO As ocorrências significativas referentes as fornecedores do rol do cadastro devem ser apontadas em formulário adequado para aprovação superior e registro respectivo.

22 PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO

23 CONCORRÊNCIA As compras devem ser formalizadas e, em conseqüência, devidamente documentadas, isentando de qualquer suspeita os fornecimentos de materiais à empresa. Assim, a decisão de uma compra requer a análise de vários fatores: o preço, a condição de pagamento e o prazo de entrega, necessitam ser obtidos fora da empresa e, sempre que necessário, o setor de compras efetua levantamento formal desses pormenores.

24 CONCORRÊNCIA Logo, a concorrência é o procedimento inicial para aquisição de materiais e serviços, por meio de consulta formal ao mercado, compreendendo a expedição de consulta aos fornecedores, abertura, análise e avaliação das propostas. Nesse contexto, torna-se evidente a necessidade de um documento comprobatório do fornecimento dessas informações, documento este conhecido por várias denominações, como: tomada de preços, cotação de preços, coleta de preços, etc...

25 MODALIDADE DE COLETA DE PREÇOS
PELO GRAU DE URGÊNCIA: NORMAL – para reposição normal, com prazo para entrega compatível a obtenção das melhores condições comerciai; EM EMERGÊNCIA – necessidade de entrega em prazo incompatível para o trâmite normal. Lesivo a empresa, impede a prática da concorrência em sua plenitude. Majoração dos preços, dada a urgência.

26 MODALIDADE DE COLETA DE PREÇOS
PELA DURAÇÃO DA CONTRATAÇÃO: MEDIANTE AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO – independente do grau de urgência, atua por autorização; LONGO PRAZO – aquisição de materiais regular necessários à empresa por determinado período de tempo, por meio de contrato de longo prazo.

27 DISPENSA DE CONCORRÊNCIA
Admitida nos casos que se caracterizam por: Pequenos valores; Conveniência administrativa; Concorrência sem resposta; Concorrência com preços acima do mercado; Fornecedor exclusivo; Compra de imóvel.

28 DISPENSA DE CONCORRÊNCIA
CONDIÇÕES GERAIS DA CONCORRÊNCIA O sucesso da concorrência está alicerçado em regras claras e precisas que norteiam o fornecedor a respeito dos critérios e condições para sua promoção, motivo pelo qual o verso do formulário em questão fica destinado à transcrição de tais regras norteadoras.

29 DISPENSA DE CONCORRÊNCIA
CONDIÇÕES GERAIS DA CONCORRÊNCIA Assim, entre outros, devem ser citados: PREÇO – os preços unitários deverão ser cotados por item e incluir todas e quaisquer despesas e ônus. IPI não indicado na proposta, presume-se que está embutido no preço; Embalagens, quando necessário devem ser destacadas do preço total; Deverá ser indicado se o preço é reajustável ou fixado.

30 DISPENSA DE CONCORRÊNCIA
CONDIÇÕES GERAIS DA CONCORRÊNCIA Assim, entre outros, devem ser citados: ALTERNATIVAS – cotações para materiais similares aos discriminados ou alternativas de execução dos serviços deverão ser apresentadas a parte, com todas as indicações necessárias a sua competente caracterização. Deverão ser cotados, preferencialmente, materiais de origem nacional. Se a cotação for para material nacionalizado, deverá constar obrigatoriamente sua procedência.

31 DISPENSA DE CONCORRÊNCIA
CONDIÇÕES GERAIS DA CONCORRÊNCIA Assim, entre outros, devem ser citados: GARANTIA – o prenome deverá garantir o produto ou serviço contra defeitos de fabricação, de material ou de execução, por período mínimo adequado a cada situação. A garantia incluirá a reposição do material ou o retrabalho do serviço, sempre sem quaisquer ônus.

32 DISPENSA DE CONCORRÊNCIA
CONDIÇÕES GERAIS DA CONCORRÊNCIA Assim, entre outros, devem ser citados: ACEITAÇÃO DO MATERIAL – a aceitação do material está condicionada à conferência de quantidade e de qualidade. Caso o material não seja aprovado, os encargos de frete e de seguro, de e volta, correrão por conta do fornecedor.

33 DISPENSA DE CONCORRÊNCIA
CONDIÇÕES GERAIS DA CONCORRÊNCIA Assim, entre outros, devem ser citados: OUTRAS CONDIÇÕES – serão desclassificadas propostas sem prazo de entrega, manuscritas, sem assinatura, entregues fora do prazo estabelecido, c/ preços ilegíveis,sujeitos a qualquer tipo de confirmação posterior a critério do proponente, por ocasião da eventual encomenda ou entrega, ou ainda, que deixem de atender a quaisquer das exigências contidas nessas instruções.

34 DISPENSA DE CONCORRÊNCIA
CONDIÇÕES GERAIS DA CONCORRÊNCIA Assim, entre outros, devem ser citados: OUTRAS CONDIÇÕES – ... É vedado anexar à proposta quaisquer “condições de venda” de comércio em geral; fica a critério da empresa julgar as propostas por item, assim como revogar essa concorrência; a abertura dos envelopes que contêm as propostas dar-se-á em reunião em local, data e horário indicados no anverso dessa coleta de preços.

35 DISPENSA DE CONCORRÊNCIA
INFORMAÇÕES ADICIONAIS Preço-teto: É o preço máximo estipulado para aquisição. Vantagens – dispêndio pode ser previsto e induz a preços mais vantajosos; Desvantagens – mal formulado pode induzir a preços mais elevados e sequência de disso traz descrédito desta ferramenta.

36 DISPENSA DE CONCORRÊNCIA
INFORMAÇÕES ADICIONAIS Preço-referência: Trata-se de preço mencionado como parâmetro, como segue: Último preço praticado; Informalmente repassado aos concorrentes durante a negociação.

37 ETAPAS DA CONCORRÊNCIA
A concorrência é processada por meio das seguintes etapas: Montagem do processo; Estipulação de datas devolução / abertura; Expedição e endereçamento; Recepção das propostas dos fornecedores; Abertura; Avaliação; Negociação; Adjudicação.

38 PROPOSTA Para padronizar e facilitar os trâmites, a maioria das empresas adota a praxe de aceitar a proposta de fornecimento no formulário coleta de preços, objeto da concorrência. Estabelecidos os critérios da concorrência, por meio dos aspectos gerais, comerciais e técnicos, cada fornecedor participante apresenta sua respectiva proposta.

39 ASPECTOS DA PROPOSTA CONDIÇÕES COMERCIAIS - A proposta deverá conter clara e precisamente os seguintes itens: Preço; Prazo de entrega; Frete; Embalagem; Condições de pagamento; Descontos; Fórmula de reajuste de preços; Multas contratuais; Garantias; Assistência técnica.

40 ASPECTOS DA PROPOSTA CONDIÇÕES ESPECÍFICAS
A proposta também deverá explicitar clara e precisamente a confirmação dos requisitos técnicos descritos na especificação de compra, ou, se for o caso, apresentar alternativas possíveis de fornecimento.

41 MODELO DE COLETA DE PREÇOS

42 AVALIAÇÃO DA CONCORRÊNCIA
Abertos os envelopes que contêm as propostas, é necessário avaliar, analisar e proceder ao julgamento, elegendo o vencedor da concorrência, mediante a adoção dos critérios previamente definidos e conhecidos dos participantes.

43 QUADRO COMPARATIVO DOS RESULTADOS
Para facilitar a avaliação e a eleição do vencedor da concorrência, o comprador utiliza o formulário quadro comparativo, que permite imediata visualização das condições mais importantes cotadas pelos fornecedores concorrentes. O quadro comparativo deve reservar espaço para o respectivo parecer do comprador quanto à concorrência.

44 QUADRO COMPARATIVO DOS RESULTADOS

45 Mauricio Rodrigues de Magalhães MBA em Logística Empresarial (48)


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