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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa
Ensino Médio, 3ª Série Texto argumentativo: dissertação escolar.

2 Objetivo da dissertação escolar
LÍNGUA PORTUGUESA, 3º Ano Texto argumentativo: dissertação escolar Objetivo da dissertação escolar Sabendo-se que nesse gênero a maior finalidade é persuadir, convencer seu interlocutor de sua opinião, ou mesmo fazer com que a sua hipótese seja aceita como válida, é necessário entender como isso pode ser feito com mais eficácia. Para isso partiremos de dois pontos (elementos) básicos: 1- TESE: sua hipótese, sua opinião acerca do tema. 2- ARGUMENTOS: aquilo que você vai utilizar para convencer alguém a aceitar sua tese.

3 Imagine a seguinte situação:
LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano Texto argumentativo: dissertação escolar Imagem: Prefeitura de Olinda /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Prefeitura de Olinda /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagine a seguinte situação: Sua escola irá organizar uma excursão pedagógica ao Sítio Histórico de Olinda, mas seus responsáveis não permitem que você vá. O que você poderia dizer para convencê-los do contrário?

4 b- haverá um trabalho para a nota; c- vai ser divertido;
LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano Texto argumentativo: dissertação escolar a- Todos os meus amigos vão; b- haverá um trabalho para a nota; c- vai ser divertido; d- vai ser a maior festa no ônibus; e- vamos conhecer um pouco da história do nosso Estado; f- vamos estar acompanhados por 10 professores; g- no Alto da Sé vende-se um acarajé delicioso; h- vamos ver ao vivo coisas que só vemos nos livros, como a arte e a arquitetura barroca. Imagem: Chen / public domain

5 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar Pois é, considerando que seus responsáveis se preocupam com sua educação, o natural seria que os seguintes argumentos funcionassem melhor: b- haverá um trabalho para a nota; e- vamos conhecer um pouco da história do nosso estado; f- vamos estar acompanhados por 10 professores; h- vamos ver ao vivo coisas que só vemos nos livros, como a arte e a arquitetura barroca.

6 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar Porém, se você tivesse tentando convencer um amigo a ir com você, talvez, estes funcionassem melhor: a- todos os meus amigos vão; c- vai ser divertido; d- vai ser a maior festa no ônibus; g- no Alto da Sé, vende-se um acarajé delicioso;

7 b- haverá um trabalho para a nota;
LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano Texto argumentativo: dissertação escolar Tese: - quero ir a Olinda Interlocutor: responsáveis Argumentos: b- haverá um trabalho para a nota; e- vamos conhecer um pouco da história do nosso estado; f- vamos estar acompanhados por 10 professores; h- vamos ver ao vivo coisas que só vemos nos livros, como a arte e a arquitetura barroca. Tese: vamos a Olinda comigo! Interlocutor: amigos Argumentos: a- todos os meus amigos vão; c- vai ser divertido; d- vai ser a maior festa no ônibus; g- no Alto da Sé, vende-se um acarajé delicioso; Imagem: Drodriguez505 /  GNU Free Documentation License. Imagem: Pictofigo /  Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

8 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar Dependendo do seu interlocutor (responsáveis ou amigos), ficaria simples escolher quais argumentos funcionariam melhor. Na Dissertação Escolar, porém, seu interlocutor pode ser qualquer um – o que chamamos de leitor universal. Sendo assim, seus argumentos devem ser também universais, ou seja, ser reconhecidos como verdadeiros ou possíveis por qualquer um. Aqui vão algumas estratégias que podem ajudá-lo nessa importante escolha: Imagem: Steelman /  Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

9 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar Tipos de argumentos I – Argumentação por citação (ou de autoridade): neste tipo de argumento, utiliza-se a voz de outras pessoas que corroboram (confirmam) a opinião do autor. Normalmente essa pessoa (ou instituição) citada é um especialista na área ou alguém reconhecido pela sociedade como confiável. TESE: A leitura é extremamente importante. EX: A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e até mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país. Através do conhecimento da língua, todos tem acesso à informação e são capazes de emitir uma opinião sobre os acontecimentos. Ter opinião é cidadania e essa parte pode ser a grande transformação social do Brasil (1).

10 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar Tipos de argumentos II – Argumentação por dados concretos: estes argumentos se baseiam em demonstrar a opinião através de estatísticas, dados que revelem o que o autor quer provar. Tese: O brasileiro não tem o hábito de ler Em uma pesquisa recente sobre hábitos de leitura, os brasileiros ficaram em 27º em um ranking de 30 países, gastando 5,2 horas por semana com um livro. Os argentinos, vizinhos, ficaram em 18º (2).

11 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar Tipos de argumentos III – Argumentação por exemplificação: aqui se faz a defesa da tese, através da apresentação de um exemplo, um fato, um acontecimento que demonstrem o que o autor quer provar. Obs.: é preferível que o fato escolhido seja amplamente conhecido, porém não precisa ser verídico, mas reconhecidamente verossímil, ou seja, mesmo que não tenha acontecido, deve estar o mais perto possível da realidade. Tese: O Brasil começa a dar mais importância à leitura. Um jovem senta no metrô, abre sua mochila, retira um livro e começa a ler. Essa é uma imagem cada vez mais frequente e que reflete uma lenta mudança de hábitos no Brasil. Imagem: José Ferraz de Almeida Júnior (1850–1899) /  public domain.

12 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar Tipos de argumentos IV – Argumentação por causa e consequência: a argumentação aqui passa por uma questão de lógica. O autor, ao usar este tipo de argumentação, estabelece uma relação entre o motivo (causa) e a consequência (efeito) de determinado fato. Assim o autor pretende, de maneira lógica, provar sua tese. TESE: O hábito da leitura traz benefícios incríveis Ex.:  Os benefícios da leitura são cientificamente comprovados. Pesquisas indicam que crianças que têm o hábito da leitura incentivado durante toda a vida escolar desenvolvem seu senso crítico e mantêm seu rendimento escolar em um nível alto. O analfabetismo, um dos grandes obstáculos da educação no Brasil, está sendo combatido com a educação de jovens e adultos, mas a tecnologia está afastando nossas crianças dos livros (3).

13 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar Introdução Introduzir uma dissertação escolar é mais do que meramente iniciá-la, é, na verdade, dar início à persuasão. Assim, o modo como se introduz o texto pode ou não contar pontos para atingir o objetivo: provar a tese. Vejamos algumas formas eficazes de se fazer isso.

14 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar ( ) Na década de 90, tivemos um exemplo da violência e do descaso com as crianças do país. A tragédia conhecida como Chacina da Candelária expôs o flagelo da realidade de grande parte de nossas crianças. ( ) A situação das crianças brasileiras não é das melhores. Não há creches suficientes para atender as menores, as escolas que atendem as maiores não oferecem um bom serviço e, como se não bastasse, são frequentes os casos de abusos e violências. ( ) É preciso mudar drasticamente o tratamento dado à criança brasileira. Não se pode mais negar a elas direitos essenciais do ser humano como educação, saúde, moradia etc. como vem acontecendo ao longo do tempo ( ) Quais as reais oportunidades dadas à criança brasileira hoje? Quantas terminarão a faculdade? Quantas concluirão um curso técnico ou mesmo o Ensino Fundamental? I- ROTEIRO: como em toda introdução, o tema deve estar presente. Além disso, neste tipo é apresentado ao leitor o roteiro de discussão que será seguido durante o desenvolvimento. II- HIPÓTESE: este tipo de introdução traz o ponto de vista a ser defendido, ou seja, a tese que se pretende discutir. III- PERGUNTAS: esta introdução constitui-se de uma série de perguntas sobre o tema. Tais perguntas devem ser comprovadas durante o desenvolvimento. IV- HISTÓRICA: esta introdução traça um rápido panorama histórico da questão, servindo muitas vezes de contraponto ao presente (4).

15 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano Texto argumentativo: dissertação escolar
V- COMPARAÇÃO: por semelhança ou oposição, procura-se, neste tipo de introdução, mostrar como o tema, ou aspectos dele, se assemelham - ou se opõem - a outros. VI- DEFINIÇÃO: parte da definição do significado do tema, ou de uma parte dele. VII- CONTESTAÇÃO: contesta uma ideia ou uma citação conhecida. VIII-NARRAÇÃO: narra-se um pequeno fato de relevância como ponto de partida para a análise do tema. IX- ESTATÍSTICA: consiste em se apresentar dados estatísticos relativos à questão a ser tratada. X- MISTA: procura fundir várias formas de introdução. ( ) A criança brasileira não é tratada com dignidade. Qual a qualidade da escola oferecida à maioria de nossas crianças e adolescentes? Quais oportunidades reais, além do futebol, são oferecidas a ela? ( ) Embora a mortalidade infantil tenha diminuído mais de 50% nos últimos 20 anos, o descaso com as crianças continua evidente quando encaramos o fato de que essas mortes poderiam ser reduzidas em pelo menos 70% se às mães fosse dado o tratamento adequado. ( ) Ainda ecoa na lembrança do país o caso da adolescente resgatada pela polícia em Goiânia. A adolescente estava amarrada e apresentava marcas de espancamento, como se não bastasse, era responsável por todo o serviço da casa. ( ) O Brasil é o país do futuro diz o ditado, porém quando vemos a situação das crianças que são o futuro do país – má educação, falta de saúde, de segurança e de oportunidades – somos levados a crer que o futuro será triste, a menos que algo seja feito para mudar esse quadro. ( ) Direito seria o inegável, o justo, o legítimo. Baseado nisso, parece lógico dizer que as crianças deste país não têm de fato direitos, já que necessidades básicas lhes são negadas e não são tratadas com legitimidade ou justiça.

16 Na dissertação escolar, temos de assumir os dois significados:
LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano Texto argumentativo: dissertação escolar Conclusão O verbo concluir tem dois significados básicos: finalizar, terminar, pôr fim; inferir, tirar conclusões a partir de fatos. Na dissertação escolar, temos de assumir os dois significados: I- o gênero tem a função de convencer o leitor da validade de sua tese; II- os argumentos usados no desenvolvimento tentam provar a tese; III- finaliza-se o texto inferindo algo a partir dos argumentos apresentados.

17 A- apresenta-se a tese;
LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano Texto argumentativo: dissertação escolar Levando em consideração os pontos I, II e III, é necessário admitir a conclusão como um retorno à tese, observe: A- apresenta-se a tese; B- apresentam-se argumentos para defender a tese; C- chega-se a uma conclusão a partir dos argumentos apresentados, que provam a tese.

18 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar A conclusão, além da finalização do texto, é obviamente um retorno à tese, pois seus argumentos orientarão o pensamento do leitor até ela. Porém, ela não é um simples retorno à introdução, mas um reforço à tese desde que seja garantida a progressão textual, ou seja, a continuidade das ideias do texto.

19 Vejamos na prática o que tudo isso significa:
LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano Texto argumentativo: dissertação escolar Vejamos na prática o que tudo isso significa:

20 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano Texto argumentativo: dissertação escolar
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações. Além disso, nesta últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou. Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável. Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras (5).

21 Análise da Estrutura Argumentativa
LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano Texto argumentativo: dissertação escolar Análise da Estrutura Argumentativa INTRODUÇÃO Apresenta a tese e antecipa os argumentos (1º fome, 2º miséria, 3º desequilíbrio ecológico) Introdução (tipo roteiro) Aqui o autor nos apresenta claramente sua tese – “o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos”– e nos apresenta logo de início quais argumentos utilizará no desenvolvimento: Argumento 1 = “existem populações imersas em completa miséria”; Argumento 2 = “a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais”; Argumento 3 = o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. PRIMEIRO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Fome e miséria SEGUNDO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Conflitos violentos TERCEIRO ARGUMENTO Argumentação por causa e consequência Desequilíbrio ecológico CONCLUSÃO Reforço da tese Proposta de solução

22 Análise da Estrutura Argumentativa
INTRODUÇÃO Apresenta a tese e antecipa os argumentos (1º fome, 2º miséria, 3º desequilíbrio ecológico) Introdução (tipo roteiro) A partir da introdução, (tipo roteiro) já conseguimos identificar a linha de argumentação do autor. O autor pretende provar que os maiores problemas da humanidade ainda não foram resolvidos, para persuadir seu interlocutor dessa posição, ele citará exemplos de imensos problemas de diversas naturezas. PRIMEIRO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Fome e miséria SEGUNDO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Conflitos violentos TERCEIRO ARGUMENTO Argumentação por causa e consequência Desequilíbrio ecológico CONCLUSÃO Reforço da tese Proposta de solução

23 Análise da Estrutura Argumentativa
INTRODUÇÃO Apresenta a tese e antecipa os argumentos (1º fome, 2º miséria, 3º desequilíbrio ecológico) Desenvolvimento: nesse texto o autor desenvolve seus argumentos seguindo a mesma ordem já apresentada na introdução – primeiro parágrafo: Argumento 1 = “existem populações imersas em completa miséria”; Argumento 2 = “a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais”; Argumento 3 = “o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico”. PRIMEIRO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Fome e miséria SEGUNDO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Conflitos violentos TERCEIRO ARGUMENTO Argumentação por causa e consequência Desequilíbrio ecológico CONCLUSÃO Reforço da tese Proposta de solução

24 Análise da Estrutura Argumentativa
INTRODUÇÃO Apresenta a tese e antecipa os argumentos (1º fome, 2º miséria, 3º desequilíbrio ecológico) 1º argumento: Ao iniciar a argumentação propriamente dita, o autor prova a ideia já apresentada da existência da fome e da miséria quando nos exemplifica tais fatos citando países do Terceiro Mundo, sobretudo certas regiões da África, onde reconhecidamente as pessoas enfrentam dificuldades alimentares extremas. PRIMEIRO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Fome e miséria SEGUNDO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Conflitos violentos TERCEIRO ARGUMENTO Argumentação por causa e consequência Desequilíbrio ecológico CONCLUSÃO Reforço da tese Proposta de solução Imagem: Pablo Romero Ibáñez /  public domain.

25 Análise da Estrutura Argumentativa
INTRODUÇÃO Apresenta a tese e antecipa os argumentos (1º fome, 2º miséria, 3º desequilíbrio ecológico) 2º argumento: No 2º argumento – 3º parágrafo – o autor demonstra, através dos exemplos de algumas guerras, o que havia afirmado na introdução: “a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais” PRIMEIRO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Fome e miséria SEGUNDO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Conflitos violentos TERCEIRO ARGUMENTO Argumentação por causa e consequência Desequilíbrio ecológico CONCLUSÃO Reforço da tese Proposta de solução Imagem: Eduarda7 /  Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Portugal.

26 Análise da Estrutura Argumentativa
INTRODUÇÃO Apresenta a tese e antecipa os argumentos (1º fome, 2º miséria, 3º desequilíbrio ecológico) 3º argumento: O quarto parágrafo muda um pouco a estratégia argumentativa. Para provar o desequilíbrio ecológico, o autor estabelece uma relação de causa e consequência, entre a “ambição desmedida”e o “desequilíbrio ecológico”. PRIMEIRO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Fome e miséria SEGUNDO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Conflitos violentos TERCEIRO ARGUMENTO Argumentação por causa e consequência Desequilíbrio ecológico CONCLUSÃO Reforço da tese Proposta de solução Imagem:  Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

27 AMBIÇÃO DESEQUILÍBRIO (causa) (consequência)
3º ARGUMENTO Imagem: Marya /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: alexandro auler from Recife, Brazil / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. AMBIÇÃO DESEQUILÍBRIO (causa) (consequência)

28 Análise da Estrutura Argumentativa
INTRODUÇÃO Apresenta a tese e antecipa os argumentos (1º fome, 2º miséria, 3º desequilíbrio ecológico) Conclusão Na conclusão, como de praxe, o autor retoma sua tese inicial: “o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos” (trecho da introdução) (6) PRIMEIRO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Fome e miséria SEGUNDO ARGUMENTO Argumentação por exemplificação Conflitos violentos TERCEIRO ARGUMENTO Argumentação por causa e consequência Desequilíbrio ecológico CONCLUSÃO Reforço da tese Proposta de solução

29 COMPONENTE CURRICULAR, Série
Tópico Conclusão Note, porém, que, apesar de ser um retorno à tese, o autor garante a progressão textual, ao afirmar quem são “ TODOS” citados na exposição inicial da tese: “o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária.” (7)

30 Muitos exames, como o ENEM,
pedem que o candidato apresente propostas para solucionar ou amenizar o problema exposto. Vemos aqui que o autor caminha neste sentido, porém não traz uma proposta concreta. Releia a conclusão: Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras (8).

31 COMPONENTE CURRICULAR, Série
Tópico É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras A frase acima nos leva a duas questões básicas para se chegar a uma solução. 1- O que, de fato, poderia ser feito para contê-las? 2- Quem são as forças ameaçadoras citadas na conclusão?

32 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar O que seriam as “forças ameaçadoras” de que o autor fala? a- Quais as causas da miséria? b- Qual a causa da degradação ambiental? 2º PARÁGRAFO Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações. 4º PARÁGRAFO Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável (9).

33 LÍNGUA PORTUGUEAS, 3º Ano
Texto argumentativo: dissertação escolar Avaliando as causas apresentadas (falta de solidariedade, ambição) e estendendo-as, através da experiência de vida, às guerras, chegamos a uma proposta mais concreta: Ex: Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É preciso apostar pesadamente numa educação transformadora e cidadã, que tenha suas bases no respeito e solidariedade, só assim poderemos construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras (10).

34 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
3a Prefeitura de Olinda /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 28/03/2012 3b 4 Chen / public domain 29/03/2012 7a Drodriguez505 /  GNU Free Documentation License. 7b Pictofigo /  Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 8 Steelman /  Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 30/03/2012 11 José Ferraz de Almeida Júnior (1850–1899) /  public domain. 03/04/2012 24 Pablo Romero Ibáñez /  public domain. 25 Eduarda7 /  Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Portugal. 26  Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

35 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
27a Marya /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 03/04/2012 27b alexandro auler from Recife, Brazil / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.


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