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1 Fases de desenvolvimento do controlo de gestão.

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1 1 Fases de desenvolvimento do controlo de gestão

2 © JCNeves 2 INICIAL RETROVISORPROSPECTIVOINTEGRADO OBRIGAÇÃO RETROSPECTIVO FEED-BACK FEED-FORWARD LEGAL Fases de desenvolvimento do controlo de gestão

3 © JCNeves 3 Fase Inicial Contabilidade geral Análises pontuais Controlo dos extractos bancários Folhas de obra, livro de fiados, etc.

4 © JCNeves 4 Fase 1 – Retrospectiva: Unidade contabilística Contabilidade geral – operacional Procedimentos administrativos de aprovação de despesas, de lançamento de proveitos, de controlo do pessoal, etc Circuitos de informação minimamente definidos Tableau de Bord

5 © JCNeves 5 Fase 2 - Retrospectiva: Contabilidade de base múltipla Contabilidade analítica: –Centros de custos –Vendas por tipo de produto –Critérios de afectação dos custos aos produtos –Resultados por tipo de produtos Centros de responsabilidade Tableaux de Bord

6 © JCNeves 6 Fase 3 – Prospectiva: Orçamentação Objectivos anuais por centros de responsabilidade Orçamentos por centros de responsabilidade Orçamentos (mensais ou trimestrais) Tableaux de Bord: –Sinais de alerta –Análise de desvios Reuniões de controlo orçamental

7 © JCNeves 7 Fase 4 – Prospectivo: Evolução para pensamento estratégico Reuniões de discussão da estratégia Definição estratégica não formalizada Não existe plano formal de implementação estratégica Não se sabe muito bem qual a ligação que existe entre estratégia e orçamento

8 © JCNeves 8 Fase 5 – Integração dos instrumentos: Planeamento estratégico Existe plano estratégico e operacional Os planos e os orçamentos estão integrados Não há por vezes coerência temporal entre planos e orçamentos

9 © JCNeves 9 Fase 6 – Integração dos instrumentos: Maturidade do controlo de gestão Existe concordância temporal entre planos e orçamentos Os desvios são analisados mensalmente e tomadas decisões correctivas Existe participação dos quadros na elaboração da estratégia, na discussão dos planos e elaboração do orçamento A gestão está descentralizada A contabilidade está de acordo com as necessidades verificadas nos diversos centros de responsabilidade e é coerente com o orçamento

10 © JCNeves 10 ANÁLISE DE DESVIOS ACÇÕES CORRECTIVAS IMPACTOS ORÇAMENTO PLANO ESTRATÉGICO Fase 7 – Integração dos instrumentos: Acompanhamento integrado

11 © JCNeves 11 Tipo III Empresas em Declínio Divisões ou Subsidiárias de Grandes Grupos TIPO II Empresas com Forte Crescimento PMEs Sub-capitalizadas TIPO IV Empresas em Dificuldade TIPO V Empresas Médias Tipo I Empresas em Maturidade Empresas em Monopólio Tecnológico ou Geográfico BAIXO ELEVADO RENDIBILIDADE ELEVADA BAIXO RISCO Tipologia de empresas

12 © JCNeves 12 RISCO (BAIXO) RENDIBILIDADE (ELEVADA) (BAIXA) (ELEVADO) TIPO I TIPO II TIPO IV TIPO V Rendibilidade dos produtos Ponto crítico Tableau de Bord Mínimo Orçamento Tesouraria Todos os instrumentos clássicos Rendibilidade dos Produtos Redução de Custos Análise de Desinvestimentos Planos de acção e orçamentos Plano estratégico Plano de Investimento Rendibilidade dos Produtos Plano de financiamento Orçamento de Tesouraria TIPO III Instrumentos e necessidades de controlo de gestão


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