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GESTÃO E EMPREENDEDORISMO NA COMUNICAÇÃO

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Apresentação em tema: "GESTÃO E EMPREENDEDORISMO NA COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO E EMPREENDEDORISMO NA COMUNICAÇÃO
AS ORGANIZACÕES Profª. Elizabete Nunes

2 O QUE SÃO ORGANIZAÇÕES?

3 O QUE SÃO ORGANIZAÇÕES? A organização é um artefato que pode ser abordado como um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetado para um dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes (crenças, valores, culturas etc.). (MEIRELES, 2003, p. 46).

4 O QUE SÃO ORGANIZAÇÕES? As organizações constituem a forma dominante de instituição em nossa sociedade altamente especializada e interdependente, que se caracteriza por um crescente padrão de vida. (CHIAVENATO, 1999, p. 474) [...] A organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. (CURY, 2000, p. 116).

5 O QUE SÃO ORGANIZAÇÕES? Uma organização é uma coletividade com uma fronteira relativamente identificável, uma ordem normativa (regras), níveis de autoridade (hierarquia), sistemas de comunicação e sistemas de coordenação dos membros (procedimentos); essa coletividade existe em uma base relativamente contínua, está inserida em um ambiente e toma parte de atividades que normalmente se encontram relacionadas a um conjunto de metas; as atividades acarretam consequências para os membros da organização, para a própria organização e para a sociedade. (HALL, 2004)

6 Característica das organizações
São caracterizadas pela divisão do trabalho, poder e responsabilidade de comunicação, pela presença de um ou mais centros de poder que controlam os esforços combinados da organização e os dirigem para reexaminar continuamente a realização da organização e, quando, necessário, reordenar a sua estrutura, afim de aumentar a sua eficiência, substituindo pessoas, ou reorganizando funções.

7 Organizações envolvem
Coordenação de esforços coletivos Burocracia Divisão de Trabalho Hierarquia Poder e controle complexidade)

8 As organização podem ser:
Quanto ao grau de formalização: FORMAIS INFORMAIS

9 Quanto ao grau de formalização:
Organização Formal: Divisão racional do trabalho; Critérios pré-estabelecidos; Composta por cargos, funções, relações Hierárquicas e funcionais; Não leva em conta sentimentos e emoções; Possui normas e regulamentos. EX.: empresas; instituições governamentais; escolas etc.

10 Quanto ao grau de formalização:
Organização Informal: Surge espontânea e naturalmente; Relações pessoais de grupos informais com sentimentos ou interesses comuns; Não precisa ter limites físicos nem horários: pode se estender a horas e locais de lazer; Possui normas sociais estabelecidas pelas pessoas e não pela instituição; As normas são respeitadas, mesmo não sendo escritas. EX.: grupos de amigos, família, no bairro etc.

11 Quanto ao Setor Produtivo - Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)- IBGE
• Setor Primário: agricultura, pecuária, silvicultura e exploração, florestal, pesca; indústrias extrativas. • Setor Secundário: indústrias de transformação; produção e distribuição de eletricidade, gás e água; construção civil e obras públicas. • Setor Terciário: comércio; reparação de veículos automotores, objetos pessoais e domésticos; alojamento e alimentação; transporte, armazenagem e comunicações; serviços, etc.

12 Quanto ao Setor DA SOCIEDADE
Primeiro Setor Estado (Governamentais): Atendem a necessidade de caráter público, tendo sua gestão, pelo menos em parte, sob controle do governo. Segundo Setor Mercado (Econômicas): Objetivam lucros; indústrias, comércio, prestadores de serviço. Terceiro Setor Sociedade Civil (Sociais): Formado por indivíduos com mesmos interesses políticos, sociais, ideológicos, filantrópicos etc. São entidades privadas e sem fins lucrativos.

13 Quanto ao porte (bndes)
Receita operacional bruta anual ou anualizada: • Micro Empresas: de até R$ 1,2 milhão • Pequenas Empresas: superior a R$ 1,2 milhão e inferior a R$ 10,5 milhões • Médias Empresas: superior a R$ 10,5 milhões e inferior a R$ 60 milhões • Grandes Empresas: superior a R$ 60 milhões

14 Quanto ao porte (SEBRAE)

15 ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES
FINALIDADE: Distribuir a autoridade; Distribuir as atividades entre setores e cargos (responsabilidade); Especificação de um sistema de comunicação Permitir alcançar os objetivos organizacionais (permite que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para tal finalidade)

16 Elementos da estrutura organizacional
Definição das atividades; Escolha dos critérios para a departamentalização; Centralização x descentralização das áreas de apoio; Localização das assessorias; Amplitude de controle x níveis hierárquicos; Nível de descentralização da autoridade; Sistemas de comunicação; Grau de formalização.

17 organizações: ESTRUTURA TRADICIONAL

18 Estruturas tradicionais
O modelo organizacional: É uma forma genérica estrutural que pode ser assumida por uma organização. É possível distinguir dois tipos ideais de modelos organizacionais: modelo mecanicista modelo orgânico Os dois modelos organizacionais representam um continuum, entre os quais existem vários estágios

19 Modelos mecanicistas Tarefas bem definidas e elevada especialização;
Hierarquia clara de controle e coordenação (hierarquia); Prevalece a hierarquia nas relações internas; Estruturas verticais - muitos níveis hierárquicos; Departamentalização funcional; A comunicação é vertical e formal; Decisões centralizadas na cúpula; Elevada formalização com muitas regras; Os membros devem ser leais à organização e obedientes aos seus superiores; Prioriza o desempenho em cada função.

20 Modelos Orgânicos Reduzida especialização do trabalho e redefinição contínua e tarefas; Os laços internos são fluidos e em permanente mudança Tecnocracia Equipes multifuncionais; Comunicação informal Estruturas horizontais e achatadas; Decisões descentralizadas; Reduzida formalização; Identificação dos membros e comprometimentos com a organização; Priorização dos objetivos globais da organização.

21 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES
O que é ambiente? É tudo que envolve externamente uma organização. O que está além das fronteiras. É muito amplo e complexo sendo segmentado por: • Microambiente: (ambiente específico) mais próximo e imediato. • Macroambiente: (ambiente geral) envolve o microambiente e todas as organizações.

22 O que é ambiente? É tudo que envolve externamente uma organização. O que está além das fronteiras. É muito amplo e complexo sendo segmentado por: • Microambiente: (ambiente específico) mais próximo e imediato. • Macroambiente: (ambiente geral) envolve o microambiente e todas as organizações.

23 dos Recursos Ambientais
Macroambiente Ambiente Econômico Ambiente Sóciocultural Microambiente EMPRESA Governo Clientes Ambiente Político-Legal Concorrentes Fornecedores Ambiente Tecnológico Ambiente dos Recursos Ambientais Ambiente Demográfico

24 Microambiente McDonalds
Uma análise... Ambiente dos Fornecedores Compra corporativa, melhor negociação Ambiente dos Clientes Alvo principal as crianças e Adolescentes Executivos (almoço rápido) Crescimento entre as classes B e C Ambiente Concorrência Crescendo no Brasil (Habibs, Subway, Bob´s, Burger King) 2ª Mercado (em 2011 a posição para a Subway – lojas) Ambiente regulador Fiscalização sanitária, tributária e trabalhista

25 Macroambiente McDonalds
Uma análise... Ambiente Econômico No Brasil Big Mac é luxo Depende forte na economia mas está favorável Ambiente Tecnológico Domínio público, facilmente copiado. Ambiente Sócio-cultural Ameaça da tendência de “saudáveis” Ambiente Político-Legal Muita tributação, sonegação, afetado pelas decisões diárias. Ambiente Ecológico Embalagens devem sofrer restrições (muito lixo) Ambiente Demográfico Envelhecimento da população deve baixar receita Obesidade, Problemas de Saúde


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