A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docentes: António Rosado (Regente, Prof. Catedrático) Vítor Ferreira (Prof. Associado) Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docentes: António Rosado (Regente, Prof. Catedrático) Vítor Ferreira (Prof. Associado) Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana."— Transcrição da apresentação:

1

2 Docentes: António Rosado (Regente, Prof. Catedrático) Vítor Ferreira (Prof. Associado) Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana FORMAÇÃO DESPORTIVA PROGRAMA 2011 / º Ciclo – Treino Desportivo

3 proporcionar o aprofundamento de matérias relacionadas com a intervenção pedagógica no âmbito das Actividades Físicas e Desportivas OBJECTIVOS GERAIS proporcionar o aprofundamento científico dos diferentes tipos de processos de interacção e explicá-los à luz dos resultados proporcionados pela investigação

4 atletas em formação de clubes desportivos os estudantes do Ensino Básico e Secundário (desporto escolar) PÚBLICO ALVO DESENVOLVER competências pedagógicas de comunicação, interacção, controlo da prática, planificação (entre outras)

5 Uma aula teórica semanal de 01:00 horas (5ªfeiras – 08:30 – 09:30, Sala 4L) Organização e Uma aula teórico-prática de 01:30 horas (2ª feiras – 11:30 – 13:00, Sala 51)

6 Temas Teóricos

7 Formação Desportiva MTD / 2012 Profs. Drs. António Rosado & Vítor Ferreira FDesp - Aulas Teóricas de 01:00 (5ª feiras das 08:30 às 09:30 - Sala 4L) António Rosado 5ª 01-Set08-Set15-Set22-Set29-Set tema 1 A Formação de Treinadores 06-Out13-Out20-Out27-Out tema 2 tema 3 A intervenção Técnicas de pedagógica Instruçãoinstrução 03-Nov10-Nov17-Nov24-Nov tema 4 tema 5 Metodologia de clima e relações observação interpessoais 01-Dez08-Dez15-Dez22-Dez29-Dez Tema 6 Controlo disciplinar 05-Jan12-Jan19-Jan26-Jan Tema 6 Controlo disciplinar

8 Tema 1 A Formação de Treinadores A missão profissional. Característica da profissão. Perfil de funções e competências. Níveis de formação. Modelos de formação. Avaliação de necessidades de formação. Desenvolvimento profissional do treinador. Fontes de desenvolvimento profissional.

9 Tema 2 A intervenção Pedagógica do treinador no treino e na competição Desenvolvimento das técnicas de intervenção no âmbito da gestão do tempo e da administração da sessão de treino. Técnicas de gestão do tempo e dos recursos espaciais, materiais e humanos. Efeito de afunilamento do tempo, tempo horário, útil, tempo disponível para a prática, tempo de empenhamento motor, tempo potencial de aprendizagem; tempo de prática, espera e transição. Accountability (sistemas de responsabilização formais e informais).

10 Tema 3 Desenvolvimento das Técnicas de Instrução Princípios e técnicas de gestão da informação instrucional em treino e competição. Estratégias, métodos e técnicas de instrução. O Questionamento, a Utilização dos Praticantes como Agentes de Ensino, Critérios e Ajudas de Instrução e Recursos Audio-Visuais. A Demonstração. O Feedback pedagógico. A instrução competitiva: prévia, durante e após a competição.

11 Tema 4 A Metodologia da Observação A construção de Sistemas de observação do Comportamento do Treinador e do Atleta. Competência de Observação/Avaliação em Desporto: a competência de avaliação subjectiva de movimentos desportivos.

12 Tema 5 O Clima e a optimização das relações Interpessoais Formação Pessoal, Social e Moral em Desporto. Optimização pedagógico-didáctica das relações interpessoais.

13 Tema 6 O Controlo Disciplinar e Comportamentos Desviantes Indisciplina e Conflito no Treino Desportivo. Factores determinantes da indisciplina. Problemas de comportamento e as estratégias de resolução de problemas de indisciplina, quer num plano preventivo quer remediativo.

14 Rosado, A. & Mesquita, I. (Eds). (2009). Pedagogia do Desporto. Lisboa (Cruz-Quebrada): Edições Faculdade de Motricidade Humana

15 Temas Teórico-Práticos Um a dois temas por aula apresentados e desenvolvidos pelos estudantes organizados em grupos de trabalho

16 Actividade dos Alunos: Apresentação de um a dois temas sorteados (50% da avaliação). Realização de um teste escrito final (50% da avaliação). O trabalho será realizado em grupos de dois-três alunos sobre um leque de temas propostos e com base em textos fornecidos pelo professor. Em cada aula será apresentado e discutido um tema. Cada apresentação terá a duração máxima de minutos, seguida de minutos de questões. A apresentação deverá ser feita em power point. Em papel será distribuída uma cópia aos colegas e ao professor. Um exemplar em formato digital deverá ser fornecido a cada um dos professores da disciplina.

17 Formação Desportiva MTD / 2012 Profs. Drs. António Rosado & Vítor FerreiraVítor Ferreira FDesp - Aulas Teórico-práticas de 01:30 (2ª feiras das 11:30 às 13:00 - Sala 51) 2ª 05-Set12-Set19-Set26-Set Organização 03-Out10-Out17-Out24-Out31-Out Grupo 1Grupo 2Grupo 3Grupo 4Grupo 1 Tema 1Tema 5Tema 4Temas 2 e 3Tema 8 07-Nov14-Nov21-Nov28-Nov Grupo 2Grupo 3Grupo 4Grupo 1 Tema 7Tema 6Tema 11Tema Dez12-Dez19-Dez26-Dez Grupo 2Grupo 3 Tema 9Tema Jan09-Jan16-Jan23-Jan30-Jan versão de 2011 Set. 26

18 Grupo 1Temas 1, 8 e 12 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Temas 5, 7 e 9 Temas 4, 6 e 10 Temas e 11

19 Grupo 1: Tema 1 O modelo de Educação Desportiva Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA Parte 2 – Capítulo 10 The Sport Education Model (learning to become competence, literate, and enthusiastic sportspersons pp do livro:

20 Grupo 2: Tema 5 Instrução Directa Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA Parte 2 – Capítulo 7 Direct Instruction (teacher instructional leader) pp do livro:

21 Grupo 3: Tema 4 Sistemas Personalizados Parte 2 – Capítulo 8 Personalized System for Instruction (students progress as fast as they can, or as slowly as they need) pp do livro: Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA

22 Grupo 4: Temas O Modelo de questionamento + O Modelo de Ensino dos Jogos Tácticos Parte 2 – Capítulo 12 Inquiry Teaching (learner as a problem solver) pp Parte 2 – Capítulo 13 The Tactical Games Model (teaching games for understanding) pp Ambos do livro: Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA

23 Grupo 1: Tema 8 O Ensino da Técnica Desportiva Rosado, A. ; Mesquita, I. (2009) (Eds). Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH Artigo Rosado & Mesquita. Melhorar a aprendizagem, melhorando a instrução pp do livro:

24 Grupo 2: Tema 7 Ensino por pares Parte 2 – Capítulo 11 Peer Teaching Model (I teach You, You teach me) pp do livro: Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA

25 Grupo 3: Tema 6 Aprendizagem Cooperativa Parte 2 – Capítulo 9 Cooperative Learning (the group has not achieved until all of its members have achieved) pp do livro: Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA

26 Grupo 4: Tema 11 Programa Nacional de Formação de Treinadores Livro do IDP: Programa Nacional de Formação de Treinadores (s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal

27 Grupo 1: Tema 12 Ética e deontologia profissional do treinador Tani, G.; Bento, J.; Petersen, R. (2006). Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A. Capítulos 4 e 5 Bento, J. Formação e Desporto e Bento, J. Desporto e Princípio do Rendimento pp. 41 – 57 e pp do livro:

28 Grupo 2: Tema 9 O Modelo Desenvolvimental de Rink (Parte A) Parte 2 – Cap. 4, 5 e 6. Designing Movement Experiences and Tasks, Task Presentation, Content Analysis and Development pp , pp e pp Rink. J. E. ( 1993). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis, Missouri: Mosby-Year Book, Inc.

29 Rosado, A. & Mesquita, I. (Eds). (2009). Pedagogia do Desporto. Lisboa (Cruz-Quebrada): Edições Faculdade de Motricidade Humana

30 Grupo 3: Tema 10 O Modelo Desenvolvimental de Rink (Parte B) Parte 2 – Cap. 13 e 14. Observation and Analysis of Instruction Tools for the analysis of instruction pp e pp Do livro: Rink. J. E. ( 1993). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis, Missouri: Mosby-Year Book, Inc.

31 Avaliação Geral Cada estudante tem de assegurar 2/3 de presenças efectivas nas sessões teórico-práticas. O estudante é aprovado na disciplina com uma classificação global positiva (10 valores ou superior), encontrada pela média aritmética das classificações obtidas: a) no teste final (relativas às aulas Teóricas); b)e, na apresentação e argumentação de um ou dois temas (relativamente às aulas Teórico- Práticas); c)Nenhuma nota pode ser inferior a 7,5 valores (se tal acontecer o estudante é remetido para exame final).


Carregar ppt "Docentes: António Rosado (Regente, Prof. Catedrático) Vítor Ferreira (Prof. Associado) Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google