A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Física Ginástica? Medicina? Cultura? Jogo? Esporte? Política?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Física Ginástica? Medicina? Cultura? Jogo? Esporte? Política?"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Física Ginástica? Medicina? Cultura? Jogo? Esporte? Política?
Ciência?

2 EDUCAÇÃO FÍSICA Educar adquirir conhecimentos não espiritual
despertar capacidades Físico não psicológico preciso, concreto matemático. Conhecer o homem, a sociedade Concepção de mundo, homem e e o mundo sociedade O significado de Educação Física depende dos pressupostos filosóficos de quem a utiliza

3 Significados da Educação Física
Conjunto de práticas sistematizadas propiciadoras do desenvolvimento motor Componente curricular de processos educacionais Área de conhecimentos atividade científica Significados construídos a partir de práticas sociais

4 Elemento de transformação
Perpetuação das relações sociais Práticas sociais Ideologias Organizações sócio – político - econômica

5 Atividade motora sistematizada
Práticas que envolvem a participação de grande parte da musculatura e que são realizadas regularmente pelos seus praticantes. ( Kolyniak Filho)

6 Atividades motoras sistematizadas
Contexto Sócio-político-cultural Infra – Estrutura Superestrutura (sobrevivência) (idéias, normas e instituições) Reprodução produção Reprodução produção concreta

7 Conjunto de práticas sistematizadas
Sobrevivência (semi-estruturada); Bélica e estética (Grécia, China, Índia e Egito); Adestramento militar (Europa – Idade média); Higienista, estética, pedagógica (Europa-renascimento); Atualmente pedagógico terapêutico profilático estético esportivo lazer adestramento militar

8 Educação Física como componente educacional
Grécia antiga se utilizava das atividades motoras sistematizadas para a educação (ginástica) Oriente – artes marciais Renascimento europeu Os objetivos, os conteúdos, métodos e o sistema de avaliação da educação física escolar, dependem da concepção educacional do sistema político econômico

9 Métodos da Educação Física Escolar
Ginásticas _ alemão de 1723 a 1790 calistenia (sueca) de 1776 a 1839 francês de 1850 a 1890 natural (austríaco) 1920 Desportiva generalizada _ Instituto Nacional de Esportes da França (1950) Psicocinética _ Psicomotricidade -França-Alemanha (1970) Desenvolvimentista _ EUA (1980) Sócio – cultural _ Cultura Corporal (1988)

10 Ciência da motricidade humana
Educação Física como área de conhecimento A Educação Física constitui-se em um conjunto de conhecimentos de ciências como psicologia, fisiologia, antropologia e sociologia da motricidade humana. Ciência da motricidade humana A partir de O que? Objeto de estudo – biopsicossocial Como? Metodologia da pesquisa

11 Educação física não científica
Pré-História Antiguidade Oriental Antiguidade Ocidental Milhões de anos atrás Homem pré-histórico Atividades econômicas políticas e sociais ± a.C. Povos Danças – jogos Lúdicas simbólicos Rituais Educacionais 0 ± 4000 a. C. Civilizações Registros escritos China- Kung Fou 1700 a.C. Índia-Ioga Egito-lutas natação Oriente médio- equitação, arco e flecha Guerreira, terapêutica, esportiva e educacional e religiosa ± 1200 a.C. Civilização grega-homérico Início da Educação Física organizada Jogos gregos (fúnebres) Corridas arremessos Lutas combates Educação, guerra e estético Educação física não científica

12 Antiguidade Ocidental
Educação Física Antiguidade Ocidental Idade-Média ± 800 a.C Civilização greca-histórico cidades estados Atenas Esparta cultural militar Grandes jogos olímpicos 1776 a.C. Guerreiro Formação do homem (Educacional) Corpo docente organizado e hierarquizado ginasiarcaadministrador reitor Pedótriba  professor ± 500 a.C. Grécia-clássico Grandes filósofos Pedagogia Desvalorização da educação física Ginástica (educação) Profissionalismo ± 500 a. C. Roma Realismo utilitarismo Ideal coletivo Lutas Arco e flecha Equitação Natação Corridas Circo Gladiadores ± 400 d.C. Europa-Igreja católica Divórcio entre o físico e o intelectual Saúde da alma Educação como disciplina Cavalaria, guerra Torneio, justas

13 Europa (Antropocentrismo) Pensadores Da Vinci (biomecânica)
Educação Física Idade moderna Idade contemporânea ± 1600 d. C. Renascimento Europa (Antropocentrismo) Pensadores Da Vinci (biomecânica) Rabelais (práticas naturais) Montaigne ( atividades físicas) Valizaram a inclusão da ginástica, jogos “esportes” na escola Séc. XVIII Alemanha Basedow (1774) Educação Física (Ginástica) tem o mesmo peso que as disciplinas intelectuais SALZMANN (1784) Escola Ginástica com valores pedagógicos Séc. XIX Crescimento das cidades Especialização profissional Trabalho excessivo (problemas posturais) Ginástica Alemanha Dinamarca Suécia França (1805) (1804) (1813) (1819) Inglaterra Esporte moderno ( ) (fair-play) Thomaz Arnold 1896 – Renascimento dos jogos Olímpicos


Carregar ppt "Educação Física Ginástica? Medicina? Cultura? Jogo? Esporte? Política?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google