Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiuliana Rama Alterado mais de 11 anos atrás
1
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
ESTUDO DE MERCADO PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
2
O ESTUDO DE MERCADO É A PARTE DO PROJETO NA QUAL SE DETERMINA O GRAU DE NECESSIDADE QUE A SOCIEDADE APRESENTA EM RELAÇAO AO BEM CUJA PRODUÇÃO SE DEVE ESTUDAR.
3
OBJETIVO DETERMINAR A QUANTIDADE DE BENS E SERVIÇOS PROVINIENTES DE UMA NOVA UNIDADE DE PRODUÇÃO QUE NUMA CERTA ÁREA GEOGRÁFICA E EM DETERMINADAS CONDIÇÕES DE VENDA (PREÇOS) A COMUNIDADE ESTÁ DISPOSTA A COMPRAR.
4
O ESTUDO DE MERCADO DEVE RESPONDER AS SEGUINTES RESPOSTAS
I) QUEM COMPRARÁ? II) QUANTO SE COMPRARÁ? III) A QUE PREÇOS SE COMPRARÁ O PRODUTO ESTUDADO?
5
O ESTUDO DE MERCADO IMPLICA OS SEGUINTES ASPECTOS
ANALISAR DADOS DO PASSADO, OBSERVÁ-LO NO PRESENTE E PROJETAR ESSA TENDÊNCIA PARA O FUTURO; É NECESSÁRIO QUE A PROCURA SEJA SUPERIOR A OFERTA. OBS. A DIFERENÇA ENTRE OFERTA E PROCURA CHAMAMOS DE PROCURA INSATISFEITA E É O OBJETIVO CENTRAL DO ESTUDO DE MERCADO..
6
IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR
a) OS LIMITES GEOGRÁFICOS; b) O NÍVEL DE RENDA DOS CONSUMIDORES; c) O SEXO; d) FAIXA ETÁRIA; e) SETOR PRODUTIVO.
7
CLASSIFICAÇÃO DOS BENS
OS BENS PODEM SER : DE CONSUMO; BENS DE PROCURA DERIVADA.
8
OS BENS DE CONSUMO PODEM SER:
a) BENS DE CONSUMO CORRENTE. Exemplo: Alimentos, produtos de higiene, diversões, serviços médicos, etc.; b) BENS DE CONSUMO DURÁVEIS. Exemplo: Roupas, calçados, eletrodomésticos, automóveis, etc.
9
BENS DE PROCURA DERIVADA
a) BENS INTERMEDIÁRIOS. Exemplo: Matérias-primas, serviços de mão-de-obra, energia elétrica, derivados de petróleo, etc.; b) BENS DE CAPITAL. Exemplo: Equipamentos, instalações, edificações, etc.
10
NO ESTUDO DE MERCADO DEVE CONTER O CONCEITO DE CONSUMO APARENTE
QUE SIGNIFICA A PRODUÇÃO NACIONAL DO BEM MAIS AS IMPORTAÇÕES E MENOS AS EXPORTAÇÕES.
11
COLETA DE INFORMAÇÕES PODEMOS COLETAR INFORMAÇÕES RELATIVAS: CONSUMO DO BEM HISTÓRICO, CAPACIDADE DE PRODUÇÃO EXISTENTE, POPULAÇÃO CONSUMIDORA, PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES, AO CONSUMO EM FUNÇÃO DO PREÇO, RELATIVAS AO MERCADO INTERNACIONAL DO PRODUTO, RENDA PER CAPITA E RELATIVAS A POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO.
12
ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES
O ESTUDO DE MERCADO DEVE SER REALIZADO MEDIANTE: a) A IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO, DOS CONSUMIDORES E SUAS CORRELAÇÕES; b) COLETA DE INFORMAÇÕES; c) ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS E DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS E PARÂMETROS DE PROJEÇÃO; d) PROJEÇÕES DAS INFORMAÇÕES.
13
fim
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.