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São destacados três aspectos contido na teoria clássica: 1-Abordagem simplificada da organização. 2-Ausência de trabalhos experimentais. 3-Extremo racionalismo.

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1 São destacados três aspectos contido na teoria clássica: 1-Abordagem simplificada da organização. 2-Ausência de trabalhos experimentais. 3-Extremo racionalismo na concepção da administração. 4-Abordagem típica da teoria da maquina.

2 ADMINISTRAÇÃO E DESEMPENHO

3 -Eficiência, está relacionada ao conceito de racionalidade econômica
-Eficiência, está relacionada ao conceito de racionalidade econômica. -A eficiência demonstra a coerência entre os meios e fins. -A eficiência está ligado ao custo e beneficio que a organização pode lograr para prestar serviço ou produzir determinados bens.

4 EXEMPLO: Uma empresa pode produzir 500 pares de sapato de forma mais ou menos coerente, se possuir recursos humanos adequados, tecnologias de ponta, métodos de trabalhos e processos interligados . A empresa pode ganhar em termos de custo\benefícios, ou seja, pode produzir 500 pares de sapatos com maior racionalidade.

5 O trabalho eficiente resulta em: -Menores esforços
O trabalho eficiente resulta em: -Menores esforços. -Menor quantidades de mão de obra. -Menor tempo e com menos matéria-prima. (quando se observa coerência entre meios e fins,chega-se a conclusão de que a empresa é eficiente. Podemos dizer que a organização possui meios adequados para atingir seus objetivos fins.)

6 -Eficácia está ligado ao alcance dos objetivos seja ele na quantidade ou na qualidade. -A eficácia ultrapassa o mero alcance dos objetivos fins, demonstrando a capacidade da organização explorar os recursos escassos e valiosos.

7 -Efetividade demonstra se os produtos ou serviços prestados pela organização está ou não atendendo as necessidades e expectativas do mercado.

8 -A relevância é a orientadora da conduta administrativas sugerindo a noção de pertinência,de ligação,de relação com alguém ou algo.

9 As quatro funções básicas do administrador: 1-Planejar. 2-Organizar
As quatro funções básicas do administrador: 1-Planejar. 2-Organizar. 3-Dirigir. 4-Controlar.

10 -Para que as funções do administrador funcionem na prática e resulte em resultados eficientes, eficazes e efetivos, faz-se necessário o uso do feedback.

11 - A administração é a chave principal para qualquer tipo de organização, seja governamental, industrial, comercial, prestação de serviço.

12 -Podemos identificar três níveis de atuação do administrador: 1-Nível estratégico: É representado pelo presidente da organização, se ocupa com a parte conceitual da organização. Está no topo da empresa para observar os movimentos externos do mercado.

13 2- Nível tático: É representado pelo gerente da organização e tem como função articular cada subsistema (R. Humanos, Marketing, Finanças e outros) para facilitar o desenvolvimento de trabalho da base. -O nível tático deve assegurar o alinhamento estratégico entre todos os níveis.

14 3- Nível operacional: É representado pelo supervisor que é responsável pela realização e execução das tarefas. -Nesse nível o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.

15 ATIVIDADES FINS E MEIO: -Atividades fins: São aquelas vinculadas diretamente ao “carro chefe” da empresa. Por exemplo, em uma empresa comercial, as atividades do departamento comercial podem ser classificadas como fínalística por manterem uma relação direta com a razão de ser da organização.

16 -Atividades meios são aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades fins. Por exemplo: Atividades contábeis, que servem de apoio para o desenvolvimento das atividades comerciais.

17 ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA: -A condição lógica da ciência pode ser enunciada em termos de procedimentos e operações intelectuais.

18 TRÊS ASPECTOS DE PROCEDIMENTOS E OPERAÇÕES INTELECTUAIS: 1-A observação racional e controlada dos fatos. 2-A interpretação e explicação adequada dos fenômenos. 3- Fundamentar os princípios da generalização ou o estabelecimento dos princípios e das leis.

19 -A condição factual da ciência (material ou empírica) está concentrada nas coisas, sucessos e processos, ou seja, muito mais nas observações e na experimentação do que na simples conjecturação.

20 -A administração como ciência recebeu e recebe influências de diferentes ciências como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Economia.

21 -Sociologia: contribui para o administrador entender os processos de interação que podem se estabelecer nas mais variadas situações.(sociologia é uma ciências que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições).

22 -Psicologia: Permite ao administrador para compreender as manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas dentro e fora das organizações.

23 -Economia: Ajuda o administrador a entender as relações que ocorrem com a produção e troca de mercadorias.

24 -Filosofia: Oferece ao administrador uma imagem do pensamento humano, ou mesmo a realidade em que este se encontra inserido.

25 ADMINISTRAÇÃO COMO ARTE -Administração é a arte de liderar pessoas e de gerir recursos escassos e valiosos dentro e fora das organizações. O administrador frente ao paradigma da instabilidade, da incerteza e da imprevisibilidade, deve atuar muito mais como um artista do que como um mero executor de tarefas. Deve ser maestro, ter jogo de cintura para improvisar e reinventar, a fim de não deixar a organização passar por dificuldades para alcançar seus objetivos.

26 CONJUNTO DE CONHECIMENTO. ° Administração de Recursos Humanos
CONJUNTO DE CONHECIMENTO ° Administração de Recursos Humanos. ° Administração de Marketing. ° Administração Financeira. ° Administração de Produção. °Administração Estratégica. °Administração de Materiais e logística | | HABILIDADE = ARTE Ações práticas projetos (fazer acontecer)

27 1-PLANEJAR: Diz respeito ás implicações das decisões tomadas hoje para um futuro próximo. (Avaliar o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele.)

28 2-Organizar compreende a distribuição do poder, das tarefas, das responsabilidades e da prestação de contas. -Expressa a distribuição otimizada dos recursos em uma empresa. (podem ser dividida em organização material e social.)

29 3- Dirigir envolve o estilo de liderança e de direção utilizados pelos administradores para motivar as pessoas e atingir os objetivos propostos e proporcionar o sentido da missão.

30 4- Controlar demonstra a compatibilidade entre objetivos proposto e resultados alcançados. (o objetivo é localizar as fraquezas e os erros no intuito de verificá-los e prevenir a reincidência.

31 ADM. Como profissão -Wharton School 1881(um dos primeiros cursos profissionalizantes de administração, inaugurado por Joseph Wharton). -No Brasil a adm. Foi disseminada em 1931 em SP. Pelo IDORT (instituto de organização racional do trabalho). -FGV 1944 (fundação Getulio Vargas).

32 A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISÃO. -Lei n°. 4. 769, de fev. de 1965
A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISÃO. -Lei n°.4.769, de fev.de Regulamentada pelo decreto n°.61934, de 24 de fev.de1966. L

33 A LEI PREVE AS SEGUINTES ATIVIDADES E CAMPOS PROFISSIONAL: -Pareceres,relatórios,planos,projetos, arbitragens,laudos,assessoria em geral,chefia intermediaria e direção superior. -Pesquisas, estudos análise, interpretação,planejamento,implantação,coordenação,controle dos trabalhos nos campos de administração,administração e seleção de pessoal,organização e métodos,orçamentos,administração de materiais,administração financeira,administração mercadológica,administração de produção,relações industriais,bem como outros campos em que esses se desdobrem ou os quais sejam conexos. A

34 -O administrador começou a ganhar maior reconhecimento no concorrido mercado de trabalho quando as empresas perceberam que os efeitos da globalização no ambiente profissional,dominado por novas tecnologias, com maior pressão por resultados e maior exigência pela qualidade de produtos e serviços,requeriam uma administração profissional.

35 Áreas de atuação do administrador: -Teorias de administração -Administração de Recursos Humanos. -Administração da produção. -Administração estratégica de serviços. -Planejamento estratégico. -Administração de marketing. -Administração financeira.

36 Perfil desejado do Administrador: -Capacitação e optidão para compreender as questões cientificas. -Técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observando níveis graduais do processo de tomada de decisão. -Desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas,presente ou emergentes,nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

37 AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR: 1-Habilidade técnica quando compreende e tem domínio da atividade que realiza. -Quando tem conhecimento especializado, habilidades analítica dentro da especialidade facilidade de uso das técnicas e do instrumental voltados especificamente para as atividades que desenvolve.

38 HABILIDADE HUMANA -É a habilidade que demonstra a capacidade de as pessoas trabalharem com eficácia como membros de uma equipe, no sentido de conseguirem esforços cooperativos em prol do alcance dos objetivos comum

39 HABILIDADE CONCEITUAL -É a capacidade de visualizar a organização dentro de seu ambiente externo e compreender as forças políticas,econômicas,tecnológicas e sociais que atuam sobre ela. -Saber destacar os elementos significativos em cada situação e identificar a alternativa mais adequada á ação ou decisão.

40 HABILIDADES GERENCIAIS: -Lideranças
HABILIDADES GERENCIAIS: -Lideranças.(característica) Capacidade de orientar ,motivar,influenciar e inspirar confiança á sua equipe de subordinados para a realização das atividades pertinentes ao projeto de transferência. -Comunicação. (característica)Capacidade de comunicar com clareza á equipe os benefícios do projeto de transferência para alcançar os objetivos da empresa e clareza na transmissão de instruções e nas solicitações para a equipe realizar o projeto.

41 -Negociação. (característica) Capacidade de negociar com as varias entidades que participam do projeto de transferência. -Técnica. (características) Capacidade de entender as tendências tecnológicas e o ambiente de negócios da empresa e ter credibilidade técnicas com os cientistas e engenheiro da empresa. -Empreendedor. (características) Capacidade de gerar um ambiente de desafio, de encorajar a experimentação e a inovação, de estimular a equipe a usar novas técnicas para solucionar problemas e de adaptar á equipe ás mudanças exigidas com projetos de transferência.

42 OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR EM CONDIÇÕES DE INCERTEZA,INSTABILIDADE E IMPREVISIBILIDADE.

43 As ênfase agora são dadas em dois sentido: 1-Um profundo conhecimento da teoria da organização,buscando entender a estrutura,os objetivos e o papel social que as organizações desempenham, assim como entender de que maneira essas organizações podem ser concebidas e mudadas em seu todo e em suas partes. As ênfase hoje são dadas muito mais ao domínio de conhecimento pessoal, as possibilidades individuais e capacidade de entender a organização como um todo. 2- O papel da liderança, a capacidade de trabalhar em equipe,companheiros em tarefas comuns ,muito mais que mandar em empregados. As decisões são muito mais de equipes que de pessoas individuais.

44 -Os papéis que os gerentes exercem tem como responsabilidade única atingir resultados com pessoas e com inovações.O sucesso da organização depende de seu quadro gerencial,pois a ele cabe equilibrar o potencial de resultados, de pessoas e de inovação da organização. -Questões cada vez mais complexas estão se apresentando ao ambiente informacional:custos; eficácia e eficiência organizacional; coleções virtuais; acesso eletrônico;qualidade nos serviços; instalações e ponto de distribuição adequado; disponibilidade de novas tecnologias de informação; o papel do compartilhamento de recursos e cooperação; a liderança da biblioteca no papel de oferecer e transferir informações; entre outros.

45 -Na ciência administrativa , o novo padrão produtivo exige que o novo gerente tenha um papel ativo na empresa para discernir a melhor forma de executar suas metas e atingir objetivos, de maneira que alcance resultados eficazes,pois,para Drucker, ser eficaz é a função do gerente.

46 Pressupostos antigos e contemporâneos da teoria e da prática da gerência: -Escopo. (antes) pressupunha-se fazer com que as normas estabelecidas sejam cumpridas, (hoje) preocupa-se com eficiência,eficácia e efetividade.

47 -Tarefa. (antes) ênfase no trabalho manual como recurso produtivo
-Tarefa. (antes) ênfase no trabalho manual como recurso produtivo.(hoje) A capacidade intelectual dos colaboradores é considerada um diferencial competitivo e é constantemente estimulada.

48 -Posição. (antes) A gerencia é a direção de negócios, e negócios são uma singularidade e uma exceção na sociedade.(hoje) A sociedade está amplamente servida de organização. A gerência assume proporção social central na sociedade.

49 -Natureza (ante) encontrava-se separada dos valores culturais e convicções individuais. É resultado no desenvolvimento econômico. (hoje) Depende sobremaneira da cultura, do sistema de valores e convicções da sociedade que a permeiam.

50 -Dentre as contribuições mais exigidas dos executivos destacamos as seguintes: lealdade,capacidade e a responsabilidade, seguidas de aptidões e habilidades pessoais mais específicas divididas em duas classes;1-compreender habilidades mais gerais,que envolve interesse,vigilância geral,flexibilidades, capacidade de ajustamento,ponderação, e coragem. 2-Habilidades mais especificas e especializadas,baseadas em aptidões particulares ou técnicas adquiridas.

51 Para Mintzberg existem 10 papeis que em conjunto formam o cargo de executivo:

52 1-Representativo. -Chefe simbólico; solicitado a desempenhar um número de obrigações rotineiras de natureza legal ou social.(cerimônias,requisição de estatus,solicitações)

53 2-Líder. -Responsável pela motivação e direção de subordinado
2-Líder. -Responsável pela motivação e direção de subordinado.(reconhecimento de correspondência, trabalho esterno no conselho.

54 3-Vínculo. -Transmite informações e mantém o vínculo entre equipes
3-Vínculo. -Transmite informações e mantém o vínculo entre equipes.(gestor de tecnologia da informação de uma empresa). -Esses três primeiros diz respeito as áreas INTERPESSOAIS

55 4-Monitor. -Recebe grande variedade de informação, serve como centro nervoso de informação interna e externa da organização.(Lida com toda correspondência, contatos classificados como de interesse primário para recebimento de informação).

56 5-Disseminador. -Transmite informações de fora ou de outros subordinados para os membros da organização. (Expedição de correspondência para a organização com depósitos informacionais;contatos verbais envolvendo fluxo de informação para subordinados, assim como sessão de revisão).

57 6-Porta-Voz. -Transmite informação para fora sobre planos, políticas,ações e resultados da organização; serve como perito na industria de organização.(Reuniões com conselho; lida com contatos envolvendo transmissão de informação para os de fora). -Os papeis 4,5 e 6 são identificados como áreas de informação.

58 7-Empreendedor. -Busca oportunidade nas organizações e seus ambientes e inicia projetos que trazem mudanças.(Sessão de estratégia e revisão envolvendo problemas e crises).

59 8-Solucionador de distúrbios
8-Solucionador de distúrbios. -Responsável por ações corretivas quando a organização enfrenta problemas importantes e inesperados.(Sessões estratégicas e revisão envolvendo iniciação ou planejamento de projetos de aprimoramento).

60 9-Alocador de recursos. -Toma ou aprova decisões organizacionais significativas.(programação; requisição para autorizações,orçamento;programação de trabalho dos subordinados).

61 10-Negociador. -Responsável por representar a organização em importante negociações.(negociação de contrato).

62 Existem 4 mitos sobre o trabalho dos executivos
Existem 4 mitos sobre o trabalho dos executivos. 1-O executivo é um planejador sistemático e reflexivo. No entanto, nada contribui para comprova-lá. -Realidade: Um grande número de estudos prova que os executivos trabalham em ritmo inexorável, que suas atividades se caracterizam pela brevidade, variedade e descontinuidade e que estão firmemente orientados para a ação, não apresentando inclinação para atividades de reflexão.

63 2-O verdadeiro executivo não executa tarefas de rotinas
2-O verdadeiro executivo não executa tarefas de rotinas. -Realidade:Além de se ocupar com exceções, o trabalho do administrador envolve a execução de uma série de deveres rotineiros, incluindo rituais e cerimônias, negociações e processamento de pequenas informações que ligam a organização a seu ambiente.

64 3-Os principais executivos necessitam de informações que podem ser mais bem obtidas por meio de um sistema formal de informações gerenciais. -Realidade:O executivo prefere fortemente a mídia verbal,a saber; telefonemas e encontros.

65 Caso MARCELO: -Provavelmente Marcelo em sua promoção teve as seguinte dúvidas:

66 -Quais as funções do Gerente

67 -Quais as habilidades?

68 -Quais as tarefas a serem desenvolvidas pelo dpto.?

69 -Qual a estrutura e a distribuição de cargos?

70 -Como deveria lidar com os subordinados?

71 -Quais as tecnologias que deveria usar?

72 -Qual o contexto ambiental da sua atividade?

73 -Como contribuir para a competitividade da empresa?

74 TAYLOR E A ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

75 -Administração cientifica é abordada de baixo para cima e das parte para o todo. -Os cuidados analíticos e detalhistas permitiu a especialização do operário. -O reagrupamento de movimentos, operações, tarefas e cargos constitui a chamada ORT.

76 PRIMEIRO PERIODO DE TAYLOR: publicou o seu primeiro livro com o titulo de Administração de Oficinas. -Principal preocupação era a racionalização do trabalho por meio de tempos e movimentos.

77 SEGUNDO PERIODO DE TAYLOR: -1911
SEGUNDO PERIODO DE TAYLOR: com a publicação do segundo livro sob titulo Princípios de Administração.

78 -No segundo livro Taylor partiu do principio que a OTR deveria ser acompanhada por uma reestruturação geral das empresas.

79 OS PROBLEMAS BÁSICOS APONTADOS POR TAYLOR: -Vadiagem sistêmica
OS PROBLEMAS BÁSICOS APONTADOS POR TAYLOR: -Vadiagem sistêmica. -Desconhecimento das funções por parte dos gerentes. -Falta de uniformidade nos métodos e técnicas de trabalho.

80 Henry Ford

81 PRINCIPIOS BÁSICOS DE FORD: -Intensificação da produção. -Economicidade. -As operações devem ser continuas. -Produtividade por meio da especialização.

82 TOYOTISMO

83 -Principal característica do Toyotismo é a auto avaliação
-Principal característica do Toyotismo é a auto avaliação. -Esse principio se refere tanto aos dispositivos mecânicos quanto aos dispositivos organizacionais que dizem respeito ao trabalho humano.

84 MÉTODO JUST-IN-TIME: -Deve produzir exatamente as quantidades vendidas e produzi-las no tempo exatamente necessário.

85 -Três pontos básicos do TOYOTISMO: 1-Auto-Ativação 2-Produção Just-In-Time 3-Orientação da produção pela demanda

86 QUESTÕES: 1-Para Taylor as fabricas padeciam de três pontos básicos
QUESTÕES: 1-Para Taylor as fabricas padeciam de três pontos básicos.Quais são? -Vadiagem sistêmica por parte dos operários. -Desconhecimento do fluxo das operações por parte dos gerentes. -Falta de uniformidade nos métodos e técnicas de trabalho.

87 2-A administração cientifica é fundamentada em quatro pontos. Quais são? -A administração como ciências. -Objetivos principais dos sistemas de administração. -Identificação de interesses de empregadores e empregados. -Influencia da produção na prosperidade de empregadores e empregados.

88 3-quais os aspectos que consiste a OTR
3-quais os aspectos que consiste a OTR? -Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos. -Estudo da fadiga humana. -Divisão do trabalho e especialização do operário. -Desenho de cargos e tarefas. -Incentivos salariais e prêmios de produção. -Condições de trabalho. -Padronização. -Supervisão funcional.

89 4-Quais os três aspectos que suportam o sistema de Ford
4-Quais os três aspectos que suportam o sistema de Ford? -O processo produtivo deve ser planejado, ordenado e continuo. -O trabalhador deve receber o trabalho que deve ser feito. -Os fluxos de operações devem ser avaliados de forma contínua para evitar desperdícios e incrementar os níveis de eficiência.

90 5-Quais os princípios básicos de Ford. -Intensificação. -Economicidade
5-Quais os princípios básicos de Ford? -Intensificação. -Economicidade. -Produtividade.

91 HENRI FAYOL O PAI DA TEORIA CLÁSSICA

92 Teoria Clássica desenvolvida na França em 1916 com a publicação do livro Administrations Industrielle et Générale,tinha como principal preocupação aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição de seus órgãos e componentes e de suas estruturas.

93 Teoria clássica aborda a administração ao contrário de Taylor, de cima para baixo e do todo para as partes. A micro abordagem da administração cientifica no nível individual de cada operário com relação a tarefa é ampliada para a organização como um todo.

94 -FAYOL predominava a ênfase na estrutura organizacional
-FAYOL predominava a ênfase na estrutura organizacional. -FAYOL define o ato de administrar como:Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

95 Fayol estruturou a DEPARTAMENTALIZAÇÃO por meio da divisão da empresa e a centralização de um supervisor principal.

96 Fayol destingiu seis funções como conjunto de operações que toda empresa possui:

97 1- OPERAÇÕES TÉCNICAS: -É a função relacionada a produção de bens de produtos e serviços da empresa.

98 2- Operações comerciais: -Está relacionada a compra, venda e permuta de produtos e matéria prima.

99 3- Operações financeiras: -É a função que trata da captação e gerencia dos recursos financeiros.

100 4- Operação de segurança: -Visa proteger bens e as pessoas de problemas.

101 5- Operação de contabilidade: -Relacionada aos registros contábeis.

102 6- Operação administrativa: -Coordena e sincroniza as demais funções.

103

104 QUESTÕES 1-Qual a abordagem de Henry Fayol, onde, quando, foi publicado e qual o titulo de sua obra? R- Fayol abordou a Teoria Clássica da Administração na publicação do livro Administração Industrial geral, FRANÇA em 1916.

105 2-Qual era a preocupação básica da Teoria Clássica
2-Qual era a preocupação básica da Teoria Clássica? R- A principal preocupação era de aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e da disposição de seus órgãos componentes e de suas estruturas.

106 3-Qual o sentido que Fayol abordou a administração
3-Qual o sentido que Fayol abordou a administração? R-De cima para baixo ou seja da direção para a execução e do todo para as partes.

107 4-Qual era a ênfase da Teoria Clássica
4-Qual era a ênfase da Teoria Clássica? R-Ênfase na estrutura organizacional.

108 5-Segundo Fayol existe seis funções empresariais que toda empresa possui.Quais são? R- Operações técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contabilidade e administrativa.

109 6-Qual a função que é relacionada a produção de bens e serviços da empresa? R-Operações técnicas.

110 7-Qual é a função que é considerada um poderoso instrumento que revela a situação econômica da empresa? R-Operação de contabilidade.

111 8-Qual é a função que assegura o ritmo da administração imposta pela direção da empresa? R-Operação administrativa.

112 9-Quais as funções do administrador definidas por Fayol
9-Quais as funções do administrador definidas por Fayol? R-Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

113 10-Quais as diferenças e similaridades entre as teorias cientifica e clássica? R-Teoria cientifica tinha ênfase nas tarefas e abordava a administração de baixo para cima. -Teoria clássica tinha ênfase na estrutura organizacional e abordava a administração de cima para baixo. -Teoria cientifica aumentou a eficiência da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional. -Teoria clássica aumentou a eficiência por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais.

114 Fayol considerou um conjunto necessário de qualidades pessoais, para o desenvolvimento de cada função são elas: -Físicas. (saúde,destreza,vigor). -Intelectuais. (aptidão para compreender e aprender, discernimento, força e agilidade intelectual). -Morais. (energia,firmeza,coragem de aceitar responsabilidades, iniciativa,decisão,tato,dignidade e lealdade).

115 -Cultura geral. (conhecimentos variados) -Conhecimentos especiais
-Cultura geral. (conhecimentos variados) -Conhecimentos especiais. (relativo a função). -Experiências. (conhecimento prático).

116 DIFERENÇAS ENTRE ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: -ADMINISTRAÇÃO é um conceito amplo por envolver o planejamento, a organização, a direção, o controle e a coordenação de forma interconectada. -ORGANIZAÇÃO significa o ato de organizar, estruturar, integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre elas.

117 CONCEITO DE LINHA DE STAFF
CONCEITO DE LINHA DE STAFF. -Os órgãos de assessoria (staff),ligam-se indiretamente aos objetivos básicos da organização através dos setores de linha e sua autoridade é apenas funcional.

118 PRINCIPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL -Segundo Fayol o número de princípios de administração não é limitado, outros princípios pode ser introduzidos no transcorrer do tempo.

119 -Divisão do trabalho. -Autoridade e responsabilidade. -Disciplina
-Divisão do trabalho. -Autoridade e responsabilidade. -Disciplina. -Unidade de comando. -Unidade de direção. -Subordinação de interesses individuais aos interesses grupais. -Remuneração de pessoal. -Centralização. -Cadeia escalar. -Ordem. -Equidade. -Estabilidade e duração do pessoal. -Iniciativa. -Espírito de equipe.


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