A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SABERES E SABORES DO BRASIL Eixo a ser Trabalho RELAÇÃO DO HOMEM COM A COMUNIDADE E SUA CULTURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SABERES E SABORES DO BRASIL Eixo a ser Trabalho RELAÇÃO DO HOMEM COM A COMUNIDADE E SUA CULTURA."— Transcrição da apresentação:

1 SABERES E SABORES DO BRASIL Eixo a ser Trabalho RELAÇÃO DO HOMEM COM A COMUNIDADE E SUA CULTURA

2 OBJETIVO DO PROFESSOR Promover um estudo interdisciplinar com os alunos da 3ª e 4ª séries, ou 4º ou 5º ano, de uma árvore frutífera da região e sua inter-relação com a culinária e as questões sociais, culturais, econômicas e ambientais. Promover um estudo interdisciplinar com os alunos da 3ª e 4ª séries, ou 4º ou 5º ano, de uma árvore frutífera da região e sua inter-relação com a culinária e as questões sociais, culturais, econômicas e ambientais.

3 Áreas de Conhecimento diretamente envolvidas Língua Portuguesa (Leitura e escrita de gêneros literários informativos – expressão oral, escrita pictórica) Língua Portuguesa (Leitura e escrita de gêneros literários informativos – expressão oral, escrita pictórica) Artes - Produção de desenhos de observação, conhecimento de algumas técnicas e materiais, registro fotográfico para a exposição Artes - Produção de desenhos de observação, conhecimento de algumas técnicas e materiais, registro fotográfico para a exposição Natureza e Sociedade (Ciência, Geografia e História) Natureza e Sociedade (Ciência, Geografia e História) Matemática – subjacente a lógica desenvolvida no estabelecimento de relações, associações e tratamento das informações (gráficos, tabelas). Matemática – subjacente a lógica desenvolvida no estabelecimento de relações, associações e tratamento das informações (gráficos, tabelas).

4 Expectativas de Aprendizagem Língua Portuguesa 4º ano QUADRO SÍNTESE DOS GENEREOS INDICADOS Gêneros freqüentados em atividades permanentes ou ocasionais Regras de jogo, verbete de enciclopédia virtual, artigo de divulgação científica para crianças. Gêneros selecionados para estudo e aprofundamento em seqüência didáticas ou projetos. Carta, /relato de experiências vividas; verbete de enciclopédia infantil/ exposição oral; entrevista

5 Expectativas de Aprendizagem Língua Portuguesa 5º ano QUADRO SÍNTESE DOS GENEREOS INDICADOS Gêneros freqüentados em atividades permanentes ou ocasionais Regras de jogo, carta, , verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia virtual, reportagem, entrevista. artigo de divulgação científica para crianças. Gêneros selecionados para estudo e aprofundamento em seqüência didáticas ou projetos. Artigo de divulgação científica para crianças, roteiro e mapa de localização, exposição oral; notícia relato de acontecimento do cotidiano.

6 Artes e Educação física CONTEÚDO4º ANO5º ANO PercepçãoReconhecer nos seres, objetos e paisagem naturais e artificiais, características expressivas das artes visuais.(ponto, linha, forma, cor, textura, luz, movimento, etc.) Perceber variações de tons e semitons, pequenas variações de texturas e formas, etc. Idem = Desenhos e cores em diferentes suportes. ExperimentaçãoDiversos suportes e materiais, afim de utilizá-los com adequação Idem = diferentes suportes

7 Artes e Educação física CONTEÚDO4º ANO5º ANO Criação / Produção Criar produções de Artes Visuais. Desenhar diferentes planos Realizar trabalhos e Cuidar do material. Idem (ao anterior) Criar engenhocas e traquitanas Comunicação Representação Recriar as manifestações e produções das artes visuais. Adaptar as produções as condições do grupo, espaço e materiais.

8 Artes e Educação física CONTEÚDO4º ANO5º ANO Análise e interpretação Identificar as principais características das manifestações e produções das artes visuais apreciadas (título/ autor/ elementos formais/ tais como ponto, linha, forma/ cor e textura. Idem Ampliar o conteúdo com outras esferas sociais próximas. Identificar e valorizar as diferenças entre as manifestações e produtos das artes visuais. Reflexão pesquisa. Reconhecer a diversidade cultural do Brasil e do Mundo. Compreender as produções culturais investigadas. Idem Identificar aspectos socio- históricos referentes as manifestações culturais. Elaborar critérios de classificação. Comparar o que fez com o patrimônio cult. da humanidade.

9 Artes e Educação física CONTEÚDO4º ANO5º ANO RegistroOrganizar cronologicamente as etapas das produções. Elaborar um portfólio de seus trabalhos em artes visuais, com a ajuda do Prof. Idem Crítica e Auto – crítica. Reconhecer as dificuldades e facilidades de execução e organização. Analisar produções construídas por si e pelos colegas. Entender-se enquanto apreciador e produtor de manifestações e produções culturais. Idem

10 Expectativas de Aprendizagem de Natureza e Sociedade 4º ano QUADRO SÍNTESE DOS GENEREOS INDICADOS CONTEÚDOCIENCIAGEOGRAFIAHISTÓRIA O Que ProduzimosC1 / C2/ C3/ C4/ C5 / C6 G2 / G3/ G4 / G5/ G6 H1/ H2/ H3/ H5/ H6 Como nos Comunicamos G6/G7H2/ H6

11 Expectativas de Aprendizagem de Natureza e Sociedade 5º ano QUADRO SÍNTESE DOS GENEREOS INDICADOS CONTEÚDOCIENCIAGEOGRAFIAHISTÓRIA Quem SomosC4/G2/ G3/ G4/ G6/ G7/ G8/ G9 H1/ H3/ H4/ H5/ H6/ H8 Viver na Cidade de São Paulo - SP C1/G2/ G3/ G4/ G5/G9/ H2/ H7

12 Objetivo compartilhado com as crianças. Estudar uma árvore frutífera característica da região e preparar uma grande exposição sobre ela na feira cultural. Estudar uma árvore frutífera característica da região e preparar uma grande exposição sobre ela na feira cultural. Com textos informativos com imagens (desenhos) Com textos informativos com imagens (desenhos) Atividades para outras salas e para a comunidade, podem ser oficinas culinárias (receitas), oficina de jogos, etc. Atividades para outras salas e para a comunidade, podem ser oficinas culinárias (receitas), oficina de jogos, etc.

13 Aprender a Conhecer: Identificar o gênero literário informativo. Identificar o gênero literário informativo. Conhecer a fruta do projeto, suas variáveis no processo de urbanização, e industrialização, a sua inclusão ou não na dieta da comunidade. Conhecer a fruta do projeto, suas variáveis no processo de urbanização, e industrialização, a sua inclusão ou não na dieta da comunidade. Identificar que este trabalho é parte de um trabalho maior que envolve outras regiões do Brasil, através das seguintes cidades: Uberaba/ Uruçuí/ Suape/ Ipojuca/ Rio Grande/ Gaspar/ Rondonóplis/ Araxá/ Santos/ e São Paulo (Jaguaré e Jd. São Luiz). Identificar que este trabalho é parte de um trabalho maior que envolve outras regiões do Brasil, através das seguintes cidades: Uberaba/ Uruçuí/ Suape/ Ipojuca/ Rio Grande/ Gaspar/ Rondonóplis/ Araxá/ Santos/ e São Paulo (Jaguaré e Jd. São Luiz).

14 Aprender a Fazer: Grifar palavras novas no texto e procura-las no dicionário. Grifar palavras novas no texto e procura-las no dicionário. Ler os índices para fazer uma avaliação prévia dos conteúdos do livro. Ler os índices para fazer uma avaliação prévia dos conteúdos do livro. Pesquisar, observar, para comparar, relacionar, distinguir explicar e por fim descrever conteúdo aprendido. Pesquisar, observar, para comparar, relacionar, distinguir explicar e por fim descrever conteúdo aprendido. Fazer resumo de textos de informação. Fazer resumo de textos de informação. Explicar os conteúdos oralmente. Explicar os conteúdos oralmente.

15 Aprender a Ser Pesquisador Pesquisador Leitor Leitor Escritor Escritor Consumidor de furtas Consumidor de furtas

16 Calendário de Atividades Sondagem do conhecimento prévio dos alunos ( textos informativos e escrita pictórica – Tema do primeiro encontro de Formação – em Março). Sondagem do conhecimento prévio dos alunos ( textos informativos e escrita pictórica – Tema do primeiro encontro de Formação – em Março). Encontro de formação com professores, (MARÇO-DEZEMBRO) do projeto Saberes e Sabores (4º ao 5º Ano); Encontro de formação com professores, (MARÇO-DEZEMBRO) do projeto Saberes e Sabores (4º ao 5º Ano); Evento do Meio Ambiente: Saberes e Sabores da Terra (JUNHO) Evento do Meio Ambiente: Saberes e Sabores da Terra (JUNHO) Festa junina –( JUNHO ); Festa junina –( JUNHO ); Feira Literária ( OUTUBRO ); Feira Literária ( OUTUBRO ); Mostra Cultural incluindo o Projeto Saberes e Sabores do Brasil ( NOVEMBRO ). Mostra Cultural incluindo o Projeto Saberes e Sabores do Brasil ( NOVEMBRO ).


Carregar ppt "SABERES E SABORES DO BRASIL Eixo a ser Trabalho RELAÇÃO DO HOMEM COM A COMUNIDADE E SUA CULTURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google