Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Apresentação para os supervisores da Diretoria Regional da Penha em
2
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PROBLEMA GERADOR CONCEITOS DA DIMENSÃO GLOBAL TÓPICO DO CURRÍCULO
3
CONCEITOS DA DIMENSÃO GLOBAL
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA IDADE: 9 – 11 ANOS TEMPO DE REALIZAÇÃO: 06 AULAS Nº DE ALUNOS: 35 POSSIBILIDADE S INTERDISCIPLINARES: ARTES, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA PROBLEMA GERADOR TÓPICOS DO CURRÍCULO CONCEITOS DA DIMENSÃO GLOBAL OBJETIVOS MATERIAIS AÇÃO REGISTRO
4
PROBLEMA GERADOR Como entender as causas dos conflitos em sala de aula e manejá-los de modo criativo? VOLTAR AO MAPA
5
2. Produção de texto pictográfico (mural) e escrito;
TÓPICOS DO CURRÍCULO: 1.Procedimentos de leitura (texto pictográfico, texto em prosa: notícia/reportagem), escuta e relato; 2. Produção de texto pictográfico (mural) e escrito; 3. Padrões de escrita: emprego da letra maiúscula; emprego da vírgula, emprego de título, subtítulo, paragrafação. VOLTAR AO MAPA
6
Conceitos da Dimensão Global e suas competências fundamentais:
Resolução de conflitos: compreender que os conflitos podem ter impacto sobre pessoas, lugares e ambientes, local e globalmente. Diversidade: desenvolver um senso de grande admiração e respeito pela diversidade de povos e ambientes no mundo, valorizando semelhanças e diferenças no contexto dos direitos humanos. VOLTAR AO MAPA
7
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Aplicação dessas habilidades em situações de conflito geradas no âmbito escolar e no entendimento de conflitos globais. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Conhecer diferentes exemplos de conflitos locais, nacionais e internacionais e diferentes formas de resolvê-los; Comentar notícias veiculadas no rádio, na televisão, WEB ou jornal impresso, estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, valores, referentes aos diferentes tipos de conflitos locais e globais; Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores; Representar, por meio de manifestações e produções visuais e escritas, o que percebeu, compreendeu e sentiu em relação às manifestações e produções investigadas empregando os padrões de escrita compatíveis com o ano e ciclo. VOLTAR AO MAPA
8
Papel, caneta, lápis, cola, tesoura. Mapa Mundi
MATERIAIS Cartaz com imagem e texto do conceito Resolução de Conflitos; Figuras que expressem diversidade e conflitos produzidas pelos alunos ou retiradas de jornais, revistas, internet. Papel, caneta, lápis, cola, tesoura. Mapa Mundi Reportagens internet, jornais sobre Diversidade – Conflitos VOLTAR AO MAPA
9
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIVERSIDADE E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Produção dos alunos SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIVERSIDADE E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS VOLTAR AO MAPA
10
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIVERSIDADE E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Estudantes em ação SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIVERSIDADE E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS MAIS REGISTROS
11
Prof.ª Vera Lúcia mediando a aprendizagem
Mais registros
12
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIVERSIDADE E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Dimensão Global: presença de Rosa María Torres, coordenadora da Campanha Mundial Educação para Todos SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIVERSIDADE E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
13
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Produção da Prof.ªVera Lúcia RESOLUÇÃO DE CONFLITOS “ONDE HÁ PROBLEMAS HÁ TAMBÉM OPORTUNIDADES ESCONDIDAS”. A criatividade no processo de resolução de conflitos favorece a flexibilidade, oferece melhor aproveitamento da diversidade e da conciliação de situações opostas, encarando e conduzindo a negociação a favor de ambas as partes. Maria Inês Felippe
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.