A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEATRO ROMANO DA ANTIGUIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEATRO ROMANO DA ANTIGUIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 TEATRO ROMANO DA ANTIGUIDADE

2 PRINCÍPIOS Formas populares X - mimo - atelana - pantomima
Formas eruditas - comédia e tragédia baseadas em modelo grego ORIGENS: Segundo Tito Lívio (59 a.C. – 17 d.C.): natureza religiosa; 364a.C. – etruscos.

3 FORMAS POPULARES MIMO - farsa popular, entremeada por danças e jogos, que tratava de temas do cotidiano.

4 FORMAS POPULARES ATELANAS ou fabula atellana:
- originadas na cidade de Atella, na Campânia; - modificação de uma rude mascarada da região; - atores usavam máscaras e assumiam papéis fixos, com tipos estilizados: . Pappus: velho estúpido e avaro; . Maccus: serviçal ridículo; . Bucco: glutão com máscara de lábios grossos; . Dossenus: corcunda, parasita e confuso. - Temática: acontecimentos diários; - teor farsesco e improvisado; - usada como exodium; - Principais autores: Lucius Pomponius, Novius.

5 FORMAS POPULARES PANTOMIMA
- decorrente do mimo, resulta do desaparecimento da palavra e da permanência do gesto como meio de expressão; - enquanto o ator mima a ação, um outro diz as palavras do texto; - fama para atores e atrizes (Pylades, Bathyllus, Dionisia); - presença do coro musical.

6 FORMAS ERUDITAS TRAGÉDIA - Sêneca: poemas dramáticos;
- Escritos para serem lidos e não encenados; - Literatura elitista e acadêmica. - Obras: Agamêmnon, Hércules Furioso, Tiestes, As Fenícias, Édipo, Hipólito, Medéia, Hércules em Eta, As Troianas.

7 FORMAS ERUDITAS COMÉDIA - Nascida da Comédia Nova grega;
- Particularidades latinas: divisão em atos, palco vazio nas ocasiões em que os personagens o abandonavam, inexistência total do coro, acompanhamento de instrumentos musicais (misto de recitativo, canto e dança) - Estrutura: prologum, soliloquia, diverbia, cantica; - Valeu-se da Contaminação.

8 FORMAS ERUDITAS Principais Autores – PLAUTO
nascido em Sarsina ( a.C.); foi ator de mimo e mercador viajante; Temática: vida e costumes contemporâneos, metáforas e referências da vida militar, comercial, jurídica e popular, modo de ser da humanidade; Personagens cômicas, identidades trocadas, intriga e sentimentalismo burguês alimentam suas comédias; Obras: Anfitrião. O Soldado Fanfarrão, Os Gêmeos, Miles Gloriosus, etc.

9 FORMAS ERUDITAS Principais Autores – TERÊNCIO
Escravo africano (195a.C.); Elementos de crítica benevolente na obra dramática; Imitava o discurso cultivado na nobreza romana; Peças: A Mulher de Andros, A Sogra, O Verdugo de Si Mesmo, O Eunuco, Phormio, Os Irmãos.

10 EDIFÍCIO TEATRAL Inspirado no modelo grego, mas mais grandioso e maciço; Construído em terreno plano; Arquibancadas e orquestra em semicírculo; Orquestra: recinto seleto para espectadores ilustres; Scaena elaborada com a presença do pulpitum (palco), bem mais baixo que o grego; Arquibancadas (cavea) cobertas por um toldo pintado; A inexistência do párodo tornava o teatro romano um só bloco arquitetônico; Profusa decoração.

11 CURIOSIDADES Ator romano: companhias estáveis, com diretor e administrador; Espetáculos promovidos por iniciativa particular, financiados pelo conductor ou produtor; mais tarde o estado encampou o teatro que passou a ser gratuito; Concursos dramáticos: 40 dias no ano; Indumentária: como o grego, usava as túnicas, o coturno e as máscaras; Contribuições de Horácio (Arte Poética) e Vitrúvio (Sobre a Arquitetura).

12 TEATRO DE MÉRIDA

13 TEATRO DE POMPEU , ROMA (recriação)

14

15 TEATRO DE MARCELLUS, Roma (maquete)


Carregar ppt "TEATRO ROMANO DA ANTIGUIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google