A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAUTA: 1/ 9 / 14 Entrega e correção da PD3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAUTA: 1/ 9 / 14 Entrega e correção da PD3"— Transcrição da apresentação:

1 PAUTA: 1/ 9 / 14 Entrega e correção da PD3 Correção - pág. 53 a 57 (apostila 7)

2 Exercícios - Pág. 53 (apostila 7) 13 – a) O homem torna-se cada vez mais dependente da Internet, portanto não consegue mais viver sem ela. b) Os adolescentes vivem na Internet e estão muito expostos. c) A maioria dos internautas tem muitos amigos virtuais, porém tem poucos amigos reais. 14) a) Conjunção coordenativa conclusiva b) Conjunção coordenativa aditiva c) Conjunção coordenativa adversativa

3 Adequação da linguagem da linguagem na era da informática
Pág Apostila 7 Nem certo nem errado, mas sim adequado! “A língua não está se deteriorando, mas que as mudanças ocorrem em razão de fatores linguísticos e sociais.” Duas razões para evitar os termos CERTO ou ERRADO. ...

4 1ª - Quando se diz para alguém: “Não diga isso, está errado”
1ª - Quando se diz para alguém: “Não diga isso, está errado”!, o falante pode ficar envergonhado, acuado e com medo de se expressar em público. O ideal é dizer: “Nessa situação, o mais apropriado é expressar-se de tal maneira”. 2ª - A língua mudar ao longo do tempo. Dessa forma, o que era certo antigamente pode passar a ser considerado errado e vice- versa. Exemplo: trema (freqüente x frequente). SEMPRE É ADEQUADO USAR A NORMA CULTA? Veja o bilhete enviado ao pai pelo celular – pág

5 28/3/2013 – 15:00 Prezado pai, Ficaria muito feliz se o senhor pudesse me conceder autorização para ir ao shopping hoje com meus pares. Certo da sua compreensão. Neste caso, a norma-padrão está inadequada, pois se trata de uma comunicação informal.

6 Por outro lado, se você tiver de redigir uma solicitação ao diretor do seu colégio não seria adequado usar a linguagem informal, mas a formal, conforme o exemplo a seguir ilustra. Prezado Senhor Diretor, Em nome de todo a turma do 8ºD, solicito autorização para utilizarmos a quadra do colégio no sábado, dia 20/10, das 14h às 16h30, a fim de treinarmos para os “Jogos Regionais”. Desde já, agradecemos e aguardamos sua resposta. Maria Alice Silva ...

7 Os fatores que determinam a linguagem:
Grau de intimidade com o destinatário: nível de conhecimento, faixa etária etc; Finalidade (solicitar, informar, entreter, convencer, ironizar etc); Gênero textual escolhido; Suporte usado: celular, jornal, livro, revista, blog, e- mail etc. ...

8 Resumindo: LINGUAGEM FORMAL (PADRÃO) Adequada a contextos que exigem padrão, clareza, objetividade, seriedade etc. LINGUAGEM INFORMAL (COLOQUIAL) Aceita em situações descontraídas, com pessoas com quem se tem intimidade, em que não se está sendo avaliado e a seriedade não é questionada.

9 Exercícios - Pág. 56 (apostila 7) 1 – Alternativa B
Exercícios - Pág. 56 (apostila 7) 1 – Alternativa B. 2 – Deve ser considerado opinativo, pois o autor dá sua opinião sobre o assunto abordado: o uso do “internetês” e do “miguxês”. 3 – O senso comum é acreditar que o “internetês” está destruindo a língua portuguesa, atrapalhando a redação dos alunos. ...

10 4 – Sim, ele explica que o falante deve usar um tipo de linguagem para cada fim específico, isto é, deve adequar a linguagem ao contexto. Os exemplos são: não se pode usar a linguagem da internet em uma petição, não se escreve um para um superior no trabalho como se escreve para um colega. 5 – Ele acha que as pessoas não dominam o padrão porque a educação não é de qualidade. Se houvesse investimento em educação de qualidade, haveria mais conhecimento sobre o padrão da língua. ...

11 6 – Alternativa C. 7 – O trecho faz intertextualidade com o texto bíblico, segundo o qual o personagem Judas é o traidor. Por isso, no término do Carnaval, é costume “malhar o judas” (boneco de pano). 8 – a) Pessoal. b) Pessoal. c) Pessoal. ...

12 9 – Alternativa A. 10 – É o “miguxês” que se parece com a fala infantil, cheia de “xis”. 11 – Não, o texto não fala em “certo” ou “errado” e sim em “adequado” / “inadequado”. Conforme o texto, é aceitável o uso dessa linguagem em situações informais na internet. ...

13 12 – É inadequado porque a linguagem da internet é aceita apenas em contextos informais e com pessoas com quem se tem intimidade. Para dirigir- se a alguém que exige respeito deve-se usar a norma-padrão. 13 – Prezado senhor, Ocorreu um imprevisto e não poderei comparecer ao trabalho amanhã. Conto com sua compreensão para minha ausência. Desde já, agradeço sua atenção. João. ...

14 14 – O vocabulário utilizado foi o formal; não houve abreviações, apelidos, nem gírias; as palavras foram acentuadas de acordo com as regras e a pontuação foi usada. 15 – Alternativa E. 16 – Não se pode depreender que o autor seja contra ou a favor do uso do “internetês”, mas a comicidade do texto implica crítica ao uso abusivo e indiscriminado. ...

15 17 – Porque não entendeu nada do que o sobrinho escreveu
17 – Porque não entendeu nada do que o sobrinho escreveu. 18 – Não, pois não considerou que o destinatário não entenderia o “internetês”. Se ele estivesse escrevendo para um colega, tal linguagem seria aceitável. 19 – O “internetês”, pois é uma escrita próxima da fala, com prolongamentos de vogais para expressividade, por exemplo. ...

16 20 – Oi, tio. Beleza. Acho que não é difícil, não
20 – Oi, tio. Beleza? Acho que não é difícil, não. Passa aqui em casa que a gente aprende junto! Abraços! 21 – A expressão facial do tio nos quadrinhos – no primeiro estava empolgado e no terceiro, desanimado, pois o sobrinho não o ajudou. A imagem do computador, que mostra o tio digitando, são informações que não podem ser depreendidas pelo que está escrito, mas sim pelas imagens (linguagem não verbal). ...

17 22 - Pessoal. 23 – a) Prezado colega, tudo bem
22 - Pessoal. 23 – a) Prezado colega, tudo bem? Poderíamos nos encontrar na próxima sexta- feira, dia 15, no horário do almoço? Preciso contar- lhe com calma os eventos ocorridos na empresa. b) Nosso treinador nos orientou a fazer um trabalho coordenado, principalmente na zona de preparação, pois, assim, aumentariam as chances de fazermos gol num momento de desestruturação do time adversário. ...


Carregar ppt "PAUTA: 1/ 9 / 14 Entrega e correção da PD3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google