A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo XI Fundamentos de sistemas de informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo XI Fundamentos de sistemas de informação"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo XI Fundamentos de sistemas de informação
Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG Informática

2 Definições Sistema - Conjunto de partes coordenadas entre si que formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Dado - É qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a compreensão de determinado fato ou situação. Informação - É o dado processado. Exemplos: previsões sobre mercado de ações, planos para novos produtos, avaliação de empregados. As corporações precisam de informações para tomada de decisões. Gerencial - É o processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) voltado para resultados.

3 ...Definições Um sistema de informação (SI) é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam dados e informações, proporcionando um mecanismo de feedback para atender a um objetivo. O estudo de sistema de informações tornou-se necessário à medida que aumentou o volume de informações geradas pelas empresas, conseqüentemente gerando insuficiência e inadequação das informações necessárias para a correta tomada de decisão.

4 Motivação Algumas das principais reclamações dos executivos das empresas a respeito de informações: Há muita informação de mercado do tipo inadequado e poucas informações adequadas; As informações ficam tão dispersas dentro da empresa que exigem grande esforço para localizá-las e integrá-las; As informações importantes às vezes são retidas com exclusividade por outros executivos; As informações importantes geralmente chegam tarde; As informações muitas vezes não são confiáveis.

5 Componentes de um sistema
Objetivos Processo de Transformação Entradas Saídas Retroalimentação (feedback)

6 Ambiente de um sistema É um conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas qualquer alteração do sistema pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar o sistema.

7 SIBC Um SIBC – Sistema de informação baseado em computador, é um sistema formal que se baseia em definições de dados e procedimentos, mutuamente aceitos e relativamente fixos, para coleta, armazenamento, processamento e distribuição da informação. Os SIBC são montados com a finalidade de resolver problemas mais importantes que surgem na organização. Sistema de Informação Pessoas Organizações Tecnologia Ambiente Externo

8 Componentes de um SIBC Hardware - Consiste no equipamento de computador usado para executar as atividades de entrada, processamento e de saída. Software - Programa para computador que possibilita a operação do equipamento. Bancos de dados - Um banco de dados é uma coleção organizada de fatos e de informações. Um banco de dados de uma organização pode conter fatos e informações sobre clientes, empregados, estoque, vendas da concorrência, entre outros.

9 ...Componentes de um SIBC Telecomunicações, redes e a Internet - Telecomunicações são as transmissões eletrônicas de sinais para comunicações que proporcionam a ligação dos sistemas de computadores a redes eficazes. Pessoas - As pessoas representam o elemento mais importante na maioria dos sistemas de informação computadorizados, incluindo aquelas que gerenciam, executam, programam e mantêm o sistema. Já o usuário é qualquer pessoa que usa o sistema de informação para obter resultados, tais como: executivos financeiros, representantes de marketing, operadores de fabricação e muitos outros. Procedimentos - Os procedimentos abrangem as estratégias, as políticas, os métodos e as regras para se usar um SIC (sistema de informação computadorizado).

10 Classificação dos sistemas
Simples X Complexo – relacionado ao nº de elementos ou componentes que compõe o sistema, e ou a relação entre eles é descomplicada e direta. Aberto X Fechado – classificação dada com relação a interagir com o ambiente. Estático X Dinâmico – relacionado às mudanças causadas no sistema devido às mudanças no ambiente. Adaptáveis X Não-adaptáveis – relacionados à estabilidade e a dinâmica, ou seja, adaptável seria o sistema que responde ao ambiente mutável. Permanente X Temporário – relacionado ao tempo de existência do sistema.

11 Performance de um sistema
A eficiência é medida do que é produzido dividido pelo que é consumido. Ela pode ter um alcance de 0 a 100%. Eficácia é a medida da proporção em que o sistema atinge seus objetivos. A eficiência e a eficácia são objetivos de performance estabelecidos para um sistema global. Para atingir estes objetivos também devemos levar em consideração o custo, grau de complexidade e o nível de controle desejado pelo sistema. Conceitos: Eficiência: está associada à melhor forma de fazer a coisa certa, a melhor forma de atingir os objetivos traçados. Eficácia: está associada ao conceito de fazer a coisa certa, significa atingir os objetivos traçados.

12 Modelos de sistema Modelo Narrativo – Todo modelo que é descrito.
Modelo Físico – representação tangível da realidade. Modelo Esquemático – uso de representação gráfica (gráficos, mapas, figuras, diagramas, ilustrações e fotografias) Modelo matemático – uso da representação aritmética da realidade.

13 Informação valiosa Precisa: A informação precisa não tem erros. Em alguns casos, a informação imprecisa é gerada pela entrada de dados incorretos no processo de transformação. Isto é comumente chamado de entra lixo, sai lixo (ELSL). Completa: A informação completa contém todos os fatos importantes. Por exemplo, um relatório de investimento que não inclui todos os custos importantes não está completo. Econômica: A informação também deve ser de produção relativamente econômica. Os tomadores de decisões devem sempre fazer um balanço do valor da informação com o custo de sua produção.

14 ...Informação valiosa Flexível: A informação flexível pode ser usada para diversas finalidades. Por exemplo, a informação de quanto se tem de estoque disponível de uma determinada peça pode ser usada pelos representantes de vendas no fechamento de uma venda, por um gerente de produção, para determinar se mais estoque é necessário, e por um diretor financeiro para determinar o valor total que a empresa tem investido em estoques. Confiável: A informação confiável pode ser dependente. Em muitos casos, a confiabilidade da informação depende da confiabilidade do método de coleta de dados. Quer dizer, a confiabilidade depende da fonte a informação. Um boato vindo de fonte desconhecida que os preços do petróleo devem subir pode não ser confiável.

15 ...Informação valiosa Relevante: A informação relevante é importante para o tomador de decisões. A informação de que os preços da madeira de construção devem cair pode não ser relevante para uma fábrica de chips de computador. Simples: A informação também deve ser simples, não deve ser exageradamente complexa. A informação sofisticada e detalhada pode não ser necessária. Na realidade, informação em excesso pode causar sobrecarga de informação, quando um tomador de decisões tem informação demais e não consegue determinar o que é realmente importante. Em tempo: A informação em tempo é enviada quando necessário. Saber as condições do tempo da semana passada não ajudará a decidir qual agasalho vestir hoje. Verificável: Finalmente, a informação deve ser verificável. Isto significa que se pode checá-la para saber se está correta, talvez checando várias fontes da mesma informação.

16 ...Informação valiosa Interação da informação com o processo decisório:

17 Sistemas de transações comerciais
O comércio eletrônico envolve qualquer transação empresarial executada eletronicamente entre partes como empresas entre si (business-to-business), empresas e clientes (business-to-consumer), empresas e setor público e, por último, consumidores e setor público.

18 Sistemas de processamento de transação
Sistemas de Processamento em lote  as transações de negócios ficavam acumuladas por determinado período de tempo, aguardando o processamento como uma única unidade ou lote. Exemplo: folha de pagamento. Processamento de Transação on-line  cada transação é executada imediatamente sem o atraso decorrente das transações. Exemplo: venda de passagens aéreas.

19 ...Sistemas de processamento de transação
Questões de Gerenciamento e Controle Planejamento de contingências na empresa. Recuperação de desastre. Auditoria de sistemas de processamento de transações. Aplicações tradicionais de processamento de transações Sistemas de processamento de pedidos. Sistemas de processamento de compras. Sistemas de Contabilidade.

20 Sistemas informações gerenciais
São sistemas que transformam dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. CAPTURAR PROCESSAR ARMAZENAR INFORMAÇÃO RECUPERAR DISPONIBILIZAR

21 Sistemas de apoio à decisão
De acordo com o seu nome podemos perceber que esses sistemas de processamento não tomam decisões por eles mesmos, mas auxiliam gerentes e outros profissionais “funcionários do conhecimento” de uma organização a tomarem decisões inteligentes e bem informadas sobre vários aspectos da operação, ou seja, é um software que através da consulta e manipulação de dados ajuda o gerente na tomada de decisões. Alguns exemplos: planilhas eletrônicas (usadas principalmente para uso em modelos e simulações), sistemas de análise estatística, programas de previsões mercadológicas e outros.

22 Sistemas de informações executivas
São sistemas que passaram a ter certa popularidade com o crescimento da microinformática, dos bancos de dados e das interfaces gráficas, e mais recentemente com as redes internas e externas. Na prática é uma tecnologia, que proporciona à alta direção informações gerenciais de uma forma amigável e fácil de ser entendida e manipulada. Está baseado integralmente em uma workstation gráfica e projetada especialmente para executivos, normalmente com uma navegação mínima e possibilidade razoável de detalhamento da informação.

23 Desenvolvimento de sistemas
Desenvolvimento de sistemas é a atividade de criar ou modificar os sistemas empresariais existentes. Os projetos de sistemas de informação comumente excedem orçamento e ultrapassam os prazos para a conclusão. Etapas do desenvolvimento de sistemas: Investigação ou Avaliação (Compreensão do problema) Análise de sistemas (Compreensão da solução) Projeto (Escolha e planejamento da melhor solução) Implementação (Colocar a solução em uso) Manutenção e Validação de Sistemas (Avaliar os resultados da solução)

24 ERP – Sistema de gestão integrada
ERP (Enterprise Resource Planning, Planejamento de Recursos Empresariais) são sistemas de informações transacionais cuja função é armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais agregando e estabelecendo relações de informação entre todas as áreas de uma companhia. Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automatização e armazenamento de todas as informações de negócios.

25 ...ERP – Sistema de gestão integrada
Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são: Eliminar o uso de interfaces manuais Redução de custos Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) Otimizar o processo de tomada de decisão Eliminar a redundância de atividades Reduzir os lead times e tempos de resposta ao mercado


Carregar ppt "Módulo XI Fundamentos de sistemas de informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google