A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Rogério Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Rogério Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Rogério Ferreira
Traumatismo Professor: Rogério Ferreira

2 Traumatismo é o termo clínico que traduz o conjunto de alterações causadas por um agente físico. Politraumatismo é o termo empregado quando mais de uma região do corpo sofre lesões concomitantes, intencional ou acidentalmente.

3 A atenção ao trauma envolve o desenvolvimento de programas focados em prevenção, atendimento pré-hospitalar, atendimento hospitalar e reabilitação. No atendimento hospitalar deve realizar a avaliação e tratamento inicial (ressuscitação), avaliação secundária e tratamento definitivo.

4 Avaliação inicial: As condições que oferecem risco imediato de vida ao paciente são identificadas e tratadas, essas condições são eliminadas obedecendo à seqüência de prioridades representadas pelo ABCDE.

5 A – desobstrução das vias aéreas e controle da coluna vertebral;
B – ofertar oxigênio; C – boa circulação, envolvendo controle da hemorragia; D – déficit neurológico; e E – exposição completa do paciente

6 Tratamento inicial: Essa fase é realizada concomitantemente com a avaliação inicial. Devendo observar os sinais /sintomas de PCR. São causas de PCR associada ao traumatismo: lesão do SNC com colapso cardiovascular; hipóxia; lesão direta do coração da aorta; doença prévia (fibrilação ventricular); queda do débito cardíaco por pneumotórax hipertensivo ou tamponamento cardíaco; hipovolemia; trauma no frio.

7 lesão do SNC com colapso cardiovascular;
hipóxia; lesão direta do coração da aorta; doença prévia (fibrilação ventricular); queda do débito cardíaco por pneumotórax hipertensivo ou tamponamento cardíaco; hipovolemia; trauma no frio.

8 Cuidados de enfermagem:
assegurar o metabolismo tecidual aeróbico por meio de uma perfusão tecidual adequada, obtida através de oxigenação e reposição volêmica e verificar sinais vitais.

9 Avaliação secundária:
Deve iniciar quando a avaliação inicial estiver completa e a fase de ressuscitação iniciada. Nesta fase deve-se realizar exame minucioso de todas as partes do corpo (cefalo-caudal), verificar P.A., FC, FR, PVC. Necessitando de um especialista.

10 Tratamento definitivo:
nesta fase as lesões devem receber tratamento específico e as complicações devem ser prevenidas e tratadas. São complicações freqüentes no politraumatizado:

11 politransfusões; hemorragias digestivas; fistulas gastrintestinais; Colecistite aguda; Insuficiência renal aguda; Insuficiência respiratória aguda; Infecções hospitalares; Sepse e disfunções múltiplas dos órgãos.

12 Cuidados de enfermagem:
estabilizar precocemente as fraturas; suporte nutricional precoce; antibioticoterapia profilática; e controlar a dor.

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22


Carregar ppt "Professor: Rogério Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google